Compreensão

Entender as pessoas

Por que é tão difícil entender as pessoas, por que é tão difícil que se dêem bem, tudo é fruto de uma sociedade vã e consumista com apreços fúteis e completamente desapegada a princípios

sejam eles éticos ou morais, ou ensinamentos de nosso grande pai que mesmo assim todos insistem em falar que é o todo poderoso e que dele tudo depende e que a ele tudo devemos mas não conseguimos nem de longe seguir a fundo seus ensinamentos.

Somos um ser complicado. Somos bons, maus, incompreendidos, somos os vilões vítimas do nosso próprio destino. Mas o destino nosso somos nós que fazemos.

Por que é tão difícil para um ser humano perdoar, mas é tão fácil insistir em ferir e magoar aquele que nomeia como irmão quando é preciso numa necessidade. De onde vem essa vaga idéia de viver, que é estudar, trabalhar se divertir e morrer, qüão ilusória essa noção de crescimento.

Amadurecer, o nosso amadurecer é vago. Raras as pessoas que conseguem realmente crescer, crescer é não entender mas compreender os ensinamentos de nosso Deus, é compreender que as pessoas têm problemas, tanto quanto nós. É perdoar uma pessoa por uma falta, por mais que ela seja impossível de perdoar, pois tantos foram os nossos pecados e Deus nos perdoou.

Devemos compreender a nós mesmos, e compreender os outros, como se nós eles fossem, é preciso olhar o outro. Não existe ódio ou mal, não existe nem mesmo o pecado. Tudo é na verdade apenas um grande plano, onde precisamos entender e aprender. Crescer, como verdadeiros filhos de Deus e não como nos impõem filhos do homem.

Pode ser que Deus não exista, mas mesmo sem existir é algo que faz bem. Talvez a tão grande e tola disputa, seja pelo simples fato

que todos imaginamos Deus como um alguém. E Deus não é alguém, ele é como uma essência, algo que fica guardado em cada um de nós, em nossos corações. Por mais frio que seja, por mais doloroso que pareça e por mais cruéis que as pessoas se mostrem são apenas como crianças, sedentas de aprendizado e que foram deixadas para que pudessemos ensiná-las e até mesmo para aprendermos com elas.

Mas se tudo é tão bom e tão belo, e se até mesmo o mal é tão bonito. Por que sempre estamos a fechar os olhos. Por que negarmos ajuda a um irmão necessitado. A gente diz, "ele vai comprar droga". E se não for??? E se for??? O que importa. Quem se importa?

Esse é o nosso problema, queremos uma vida boa, uma vida bençoada por Deus, mas não conseguimos nem lembrar o que é Deus o que ele representa, o que ele quer nos mostrar. Seguimos nossa vida de uma forma vã, seca, e sem sentido. Matando-nos uns aos outros, para ver quem se dá melhor no final.

Vemos pessoas roubando pessoas na rua, vemos pessoas trancadas em grandes muralhas de isolamento, vemos pessoas frias que não conseguem confiar nem mesmo em parentes. Pessoas que só tem fé quando vão a igreja, que só rezam para melhorar seus problemas, que ignoram os problemas alheios. são essas, não apenas pessoas cruéis, mas também pessoas de fé.

Que Deus é esse de vocês, que lhe apoia em maltratar um irmão, em chantagear um amigo. Em ser desonesto com coisas, por mais fúteis que sejam

Que vida abençoada é essa que procuram, viver trancafiado, temendo pela própria vida e de entes queridos.

Não isso não é Deus. Somos nós, todos nós.

Somos culpados por todos os nossos problemas, até mesmo os nossos problemas que nossos não são. Somos responsáveis por nossas atitudes e também pela de nossos irmãos, somos indignos de um só almejo de nosso coração. Mas tudo que recebemos é sempre o perdão.

Então por que é dificil compreentender um ser humano?

Por que ele nunca extrai os males de Seu coração, nem ao menos ao ponto de compreender que todos os problemas que temos, também se mostram de modo diferente no coração de nosso irmão.

Ib Souza
Enviado por Ib Souza em 12/03/2009
Código do texto: T1482975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.