Acontecimentos

Aconteceu na África do Sul, um ativista e político preso por 29 anos, liberto para se tornar o presidente (1994 a 1999) eleito pela sua nação e orgulho para com o seu povo. Acabou com o Apartheid - sistema de segregação racial – diante a raça negra pela minoria branca. Seu nome é Nelson Rolihlahla Mandela. Prêmio Nobel da Paz em 1993.

Aconteceu no Reino Unido, o surgimento de um dos maiores estadistas da Europa. Chegou ao cargo de Primeiro-Ministro britânico (1940 a 1945 /1950 a 1955) em meio a Segunda Guerra Mundial. Combateu firmemente aos avanços nazistas com sucesso. Foi também responsável por alianças estratégicas ganhando respeito não só do seu povo, mas também mundo afora. Seu nome é Winston Leonard Spencer Churchill. Prêmio Nobel de Literatura em 1953.

Aconteceu na França, um professor de Ciências Sociais e político, que se tornaria o primeiro presidente socialista liberal daquele país após oitenta anos de domínio conservador francês. De (1981 a 1995), longevos quatorze anos no poder. Seu nome é François Maurice A. M. Mitterrand. Fundador do Premiado e aclamado Museu Louvre, o maior e mais importante do mundo moderno.

Aconteceu nos Estados Unidos, um político negro, filho de pai africano e mãe norte-americana, nasceu do Havaí, formado em Direito, tornou-se o primeiro presidente afro dos USA, eleito e reeleito pelo povo (2009 a 2017), depois de mais de 200 anos de democracia daquela nação. Seu nome é Barack Hussein Obama. Prêmio Nobel da Paz em 2009.

Aconteceu na antiga União Soviética, um defensor de Karl Marx, político e estadista, chega ao poder e se tornaria o último presidente da URSS (1985 a 1991). Comandou a Perestroika e Glasnot, dissolvendo o comunismo e pondo fim a Guerra Fria. E assim surgia uma Rússia do livre mercado econômico e da liberdade de expressão. Seu nome é Mikhail Sergeevitch Gorbatchov. Prêmio Nobel da Paz em 1990.

Aconteceu no Oriente Médio, um líder político, presidente da OLP - Organização da Libertação da Palestina - que governou o seu país (1994 a 2004). Iniciou-se em um movimento de paz na região, firmando acordo pacífico e diplomático com o Estado de Israel naquele período. Seu nome é Yasser Arafat. Prêmio Nobel da Paz em 1994.

Por fim, aconteceu na Índia, em meados das primeiras décadas do Século XX, sobre forte domínio inglês, surgia um líder político ativista em prol à liberdade e independência da Índia. Foi presidente do Congresso Indiano (1919 a 1948) e comandou o movimento pacífico antiviolência chamado de Satyagraha. Seu nome é Mohandas Karamchand Gandhi. Indicado cinco vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Não aconteceu NADA de relevante na política do Brasil, desde sua Independência, há 200 anos, passando pelas Repúblicas, Regime Militar, Redemocratização até os tempos atuas e, pelo andar da carruagem, NADA acontecerá nos próximos 100 anos. Lamentável!

Sérgio Russolini
Enviado por Sérgio Russolini em 28/10/2022
Reeditado em 28/10/2022
Código do texto: T7637763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.