E Os Anos Chegando

E os Anos chegando

Sobre Francisco Anacleto Barros Fidelis de Moura, Físico, pela Universidade Federal de Pernambuco e atualmente professor na Universidade Federal de Alagoas, membro da ABC (Academia Brasileira de Ciências)

 

Hoje é o seu aniversário, Louro. Essa é a aventura de estar vivo. Muitos e muitas, quero dizer tanto homens como mulheres tiveram na vida seus valores avaliados pelo peso da Ciência.

Aqui tratarei de alguns homens que passaram para a posteridade e de certa forma alguns deles se despediram da vida sem aproveitarem quase nada dela, no entanto deixaram um volume de conhecimento e feitos espantosos.

Vamos a alguns nomes:

Arthur Schopenhauer foi-se aos 74 anos, Albert Einstein, aguentou ainda até aos 76 anos, Franz Schubert, saiu do palco aos 31 anos; Johnnnes Gutenberg, saiu de cena aos 68 anos; Antônio Francisco Lisboa, (Aleijadinho) partiu aos 84 anos, Edgar Allan Poe, aos 40 anos deixou a terra; Oscar Wilde, evaporou aos 46 anos, Rembrandt, foi-se aos 63 anos; Vincent van Gogh, pipocou aos 37 anos; Wolfgang Amadeus Mozart, deixou a música aos 37 anos; e o Cientista Nikola Tesla chegou até aos 87!

Nessa relação temos Poetas, Físicos, compositores e músicos; pintores, educadores, escultores, escritores famosos, engenheiros e mais precisamente muitos inventores, que tiveram pouco tempo conosco e outros que adentraram uma boa convivência nos anais da história. Falarei em seguida sobre um Cientista da gente que hoje está aos 45 anos e esperando com muito afinco botar essa rapaziada no bolso e se esconder nos enlevos do tempo para ultrapassar uns bons invernos e bastante volta em redor do nosso Astro Rei, o Sol!

 

Esse moço é o nosso Chico

Que do mundo viu um pouquinho

Nas Universidades por onde andou

Nunca se encontrava sozinho

Desses camaradas ai de cima

Viu de perto eles todinhos!

 

Pelas fotos deles nas paredes

E nos contrafortes das Ciências

Escutou muitas palestras

Sempre com benevolência

Dos relatos desses doutores

Aprendeu com muitas experiências

 

Ainda tem muito o que descobrir

E o tempo certamente vai colaborar

Apreciar novos conhecimentos

Verá como a Ciência poderá lhe ajudar

Descobrindo novos conhecimentos

Aos quais, lhe será fácil inventar!