APOLOGIA DE UM COMPÊNDIO CIENTIFICO DE RELAÇÃO À VIDA

Quero com muita satisfação mostrar este grande texto que fiz um livro feito e elaborado por mim que fiz com muita honra e satisfação que servira como um apoio de saber sobre o corpo, espirito e alma que nós aqui pesquisamos ao rumo de uma existência sobre a vida que guardo como segurança de minha vida sobre as enfermas doenças e moléstias que o mundo é desatinado por uma realidade da própria vida e quero que sintam a nobreza de meus estudos sobre a vida atrás da felicidade de viver e ser feliz que se enrolam nessas inúmeras pagina teoricamente de grandes mestres estudiosos da ciência e de grande curiosidade de minha sabedoria que se ascende junto ao meu livro que vai dentro como uma emanação de luz sobre a vida e seus contextos de viver e ser feliz em plena saúde.

Quero com firmeza por em ponto e vista dos leitores que esse compendio feito e criado por mim é uma extraordinária lembrança que guardo com amor e afeto para todos ler e entender com extraordinária firmeza que a vida em nós a algo muito de valor por sermos humanos e filhos de deus e saber compreender cada detalhe narrado nestas pequenas folhas que nasceu de um sentimento e pensamento que a vida é como uma caixa de ressonância eterna por nunca parar de tocar sempre a mesma musica ou a mesma vida que é pulsação constante por toda vida.

A biologia é a ciência que estuda a vida e os organismos vivos, sua estrutura, crescimento, funcionamento, reprodução, origem, evolução, distribuição, bem como suas relações com o ambiente e entre si; biociência, ciências biológicas [Compreende várias outras ciências especializadas, como, p.ex., a ecologia, a bioquímica, a genética, a zoologia e a botânica.].

A vitamina é na bioquímica cada uma das moléculas orgânicas, presentes em quantidades relativamente pequenas em seres vivos, mas essenciais para o metabolismo.

Os Sais Minerais são nutrientes que fornecem substâncias importantes como sódio, potássio, cálcio e ferro e etc.

A proteína na bioquímica é uma macromolécula composta de uma ou mais cadeias polipeptídicas, cada uma possuindo uma sequência de aminoácidos e peso moleculares característicos; protídeo [Representa uma grande porção da massa dos seres vivos e é necessária na dieta de animais e organismos que não realizam a fotossíntese.].

A célula é unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática.

O Corpo humano é um conjunto da estrutura óssea e muscular que comporta o organismo humano. É o responsável também por manter a vida humana, juntamente com todas as outras funções vitais que o corpo humano desempenha.

A musculação é um complexo de movimentos musculares.

O Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.

O reino vegetal é o reino da natureza que agrupa as plantas, um vasto conjunto de organismos eucariotas multicelulares, sem motilidade e predominantemente autotróficos fotossintéticos, contendo células que em geral incluem um ou mais cloroplastos, organelos.

O reino mineral, diferente dos reinos animal e vegetal, é formado por tudo aquilo que não possui vida, por exemplo, a água, o solo, os gases, os minérios, as rochas. A origem dos minerais que são caracterizadas pelo resfriamento do magma, precipitação de sais ou o rearranjo de íons (metamorfismo).

O reino plantae - Conceito, o que é, Significado. O Reino Plantae é um conceito que pertence à área da Biologia e se refere ao grupo formado por todas as plantas terrestres, incluindo desde musgos até as grandes árvores da Amazônia.

As enzimas são substâncias orgânicas com a função de catalisar outras reações químicas e aperfeiçoar a produção de outros compostos essenciais para a nossa saúde.

Doenças autoimunes é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de doença autoimune.

Os átomos para os pensadores do atomismo, cada uma das partículas minúsculas, eternas e indivisíveis, que se combinam e desagregam movidas por forças mecânicas da natureza, determinando desta maneira as características de cada objeto.

O Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. O número atômico é a quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo.

A fisiologia é o estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, esp. dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios; biofisiologia.

As funções que são comuns a todos os seres vivos, também chamadas funções vitais, incluem: as funções da reprodução, incluindo a gametogénese, a fecundação, a propagação dos esporos ou outras estruturas reprodutivas, etc.; as funções do metabolismo, como a respiração, a alimentação; as funções do catabolismo.

Os genes, na definição da genética clássica, é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos - as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.

Química é o estudo científico da constituição da matéria, suas propriedades, transformações e as leis que as regem.

Bioquímica é a ciência (ou ramo) interdisciplinar que utiliza princípios e métodos da química na investigação das transformações que ocorrem nas substâncias e moléculas provenientes de seres vivos e de seus processos metabólicos; química biológica, química fisiológica.

A alquimia é a química da Idade Média, que procurava descobrir a panaceia universal, ou remédio contra todos os males físicos e morais, e a pedra filosofal, que deveria transformar os metais em ouro; espagiria, espagírica.

A metafisica no aristotelismo, subdivisão fundamental da filosofia, caracterizada pela investigação das realidades que transcendem a experiência sensível, capaz de fornecer um fundamento a todas as ciências particulares, por meio da reflexão a respeito da natureza primacial do ser; filosofia primeira.

no kantismo, estudo das formas ou leis constitutivas da razão, fundamento de toda especulação a respeito de realidades suprassensíveis (a totalidade cósmica, Deus ou a alma humana), e fonte de princípios gerais para o conhecimento empírico.

O corpo é primeiro entendimento do que é o corpo fica por ser a parte visível, ou seja, aquilo em que habitamos no mundo físico. Há trechos na bíblia em que afirmam que Deus fez o homem do pó da terra, que surgiu no catolicismo romano e do islã.

A composição orgânica do corpo tem 72% de água, 14% de carbono, 9% de hidrogênio, 5% de nitrogênio e 3,5% distribuídos entre outros 15 elementos como o cálcio, potássio, enxofre, sódio, iodo, cloro, zinco, entre outros. Coincidência ou não, essa também é a mesma composição orgânica da terra. Ou seja, a terra que dá vida aos seres humanos é a mesma da terra que produz os alimentos.

A Bíblia é bem enfática ao dizer que Jesus em tudo se fez homem, mas também era 100% espírito. Mas para Deus, o corpo é o seu endereço, ou santuário, ou tabernáculo de carne, ou até mesmo um pequeno Deus.

A alma no novo testamento reconhece a alma como “psiqué”, traduzido do grego como parte interna invisível. Ela é considerada a sede das emoções que trabalha no campo da mente humana e das sensações emotivas. Ainda no antigo testamento eram sugeridos quatro categorias de almas: a alma biológica (ligada às emoções em sentido físico), a alma eterna (dádiva de Deus, uma alma diferenciada), a alma como cidadão e a alma como sentimento (sentimentos como alegria e tristeza).

O espírito É a parte que liga os cristãos a Deus, é a ligação com coisas espirituais. É algo que pertence apenas ao homem. Na bíblia vemos que o espírito foi insuflado nas narinas de Adão. A ligação entre o espírito e Deus acontece através da oração, o louvor e da glória ao mesmo.

O espírito pode reger a vida e o caráter do homem, representando a natureza e o transformando cada dia na imagem verdadeira e semelhança de Deus. É o princípio ativo da nossa vida espiritual e é também imortal. Responsável por manter uma ligação com Deus e receber seus conhecimentos.

Homogêneo é o que possui igual natureza e/ou apresenta semelhança de estrutura, função, distribuição etc. em relação a (diz-se de qualquer coisa em comparação com outra).

É o que apresenta grande unidade, adesão entre seus elementos.

A física é a ciência é o que investiga as leis do universo no que diz respeito à matéria e à energia, que são seus constituintes, e suas interações.

A física quântica é um ramo teórico da ciência que estuda todos os fenômenos que acontecem com as partículas atômicas e subatômicas, ou seja, que são iguais ou menores que os átomos, como os elétrons, os prótons, as moléculas e os fótons, por exemplo.

Os cinco reinos é a categoria de maior abrangência e engloba seres vivos que apresentam características semelhantes, porém algumas peculiaridades importantes. Atualmente consideramos a existência de cinco reinos: Monera, Protista ou Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Os sete e cinco sentidos são o Paladar, tato, olfato, visão e audição não são os únicos sentidos do corpo humano. Muitas vezes escutamos a afirmação de que temos 5 sentidos. Mas o que estudiosos como o neurologista Alvaro Pascual-Leone e os psicólogos Daniel Simons e Christopher Chabris, da Universidade Harvard, nos EUA, dizem é que a nossa capacidade de perceber o mundo, tanto internamente quanto externamente, vai muito além dos básicos 5 sentidos aristotélicos. Para termos uma noção do que isso quer dizer, podemos tentar responder perguntas. No começo, a pergunta do título parece boba: na escola, aprendemos que são apenas cinco – visão, audição, tato, olfato e paladar. Aí veio a ficção para expandir nossos horizontes – o filme “O Sexto Sentido” nos apresentou mais um, responsável por perceber experiências extra-sensoriais e sobrenaturais, enquanto no universo do desenho “Os Cavaleiros do Zodíaco” é possível alcançar até o oitavo sentido, que seria superior a todos os demais. Mas qual dessas suposições está certa?

A resposta pode parecer absurda, mas um pouco de pesquisa nos leva à resposta de que não estamos restritos aos sentidos “clássicos” – porém, a ficção também não acerta nas explicações. Os números variam de acordo com a pesquisa desenvolvida e vão de um mínimo de 9 para um máximo de 33 diferentes percepções.

Quebrando o mito

Os sentidos mais comuns que conhecemos e aprendemos são os chamados “sentidos fundamentais”. A classificação é atribuída ao filósofo grego Aristóteles e leva em conta os métodos de percepção mais básicos do corpo humano, capazes de explicar nossa relação com os diferentes estímulos do ambiente. Ainda assim, isso não quer dizer que tal informação está errada, mas apenas incompleta.

Tato, paladar, olfato, visão e audição fazem parte de uma resposta consensual – todos eles existem, mas podem ser expandidos para classificações mais complexas. O problema é que não há uma formulação oficial para quantos sentidos existiriam no corpo humano.

Como as ramificações mais complexas envolvem um conhecimento científico mais específico, vamos abordar o que seriam os quatro sentidos adicionais do nosso corpo.

As percepções

Fora da ficção, a percepção não tem nada a ver com “Eu vejo gente morta” ou qualquer outro tipo de experiência sobrenatural. Dois dos sentidos estão fortemente relacionados com sensações bastante cotidianas, mas que você nem imagina que se encaixem nessa categoria.

Propriocepção

Quando você está de olhos fechados, por exemplo, você consegue perceber os músculos e membros de seu corpo, mesmo que não consiga enxergá-los – esse é o chamado sentido da propriocepção, ou localização espacial do corpo. Olha só como ele é importante: feche os olhos e encoste o dedo indicador direito em seu umbigo. O responsável por "mostrar" inconscientemente a você onde estão essas partes do corpo é a propriocepção.

Equilíbrio

Outra percepção importante diz respeito ao equilíbrio, que é um dos mais importantes sentidos do nosso organismo. Afinal, é ele o responsável por nos fazer ficar de pé, caminhar por aí, sentir a gravidade que age sobre nosso corpo e praticar esportes, por exemplo. Ele funciona a partir da movimentação de fluidos presentes no ouvido interno, que balançam de acordo com nossas ações.

Os superpoderes da pele

Um dos mecanismos mais fascinantes do corpo humano é o que o sistema nervoso é capaz de fazer a partir da pele. Ela reage ao contato com qualquer objeto – e de maneira diferente se a tocamos com um cubo de gelo ou uma brasa, por exemplo. É ela a responsável pelos outros sentidos adicionais do corpo humano.Termocepção

É na pele que estariam concentrados o maior número de sentidos adicionais, graças ao alto número de terminações nervosas diferentes. O que chamamos de tato, portanto, pode ser expandido para a termocepção, que é o ato de sentir mudanças de temperatura, como a água gelada ou quando você chega perto do fogão ligado, por exemplo.

Além disso, essa é uma característica de defesa muito importante, já que nos mantém longe de eventuais perigos como temperaturas muito altas ou baixas. Mas, assim como os demais sentidos do corpo, ele não funciona sem a ajuda de outros mecanismos.

Nocicepção

Essa percepção está geralmente associada com outros sentidos, já que é ativada para alertar sobre a dor. Pode ser uma presença física a partir do toque, como um soco ou uma agulha, até feridas térmicas (como queimaduras) e químicas (como inflamações). Os responsáveis por detectar tudo isso são sensores espalhados por todo o corpo chamados de nociceptores.

Os sentidos internos

Mas nenhum desses sentidos funcionaria sem a atividade cerebral e nosso sistema nervoso. Além dos mecanismos já citados, o organismo é capaz de manifestar percepções que você nem percebe que estão em funcionamento, mas que são essenciais para nossa existência. Até o funcionamento dos órgãos podem ser considerados sentidos isolados, como a filtragem dos rins ou a liberação de secreções pelo fígado.

Sem entrar em assuntos mais complexos, é possível citar ainda percepções como fome, sede ou a passagem do tempo. Além disso, segundo alguns dos estudos que aumentam o número de sentidos humanos para 21 ou 33, partes bem mais específicas do corpo também entram na lista, como vários receptores sensoriais espalhados pelos pulmões, cérebro ou medula.

Sinestesia

Algumas pessoas dizem serem capazes de relacionar cores, cheiros, sons ou gostos entre si, mesmo que eles não estejam presentes no ambiente – como unir o verde a um gosto adocicado ou sentir imediatamente um cheiro de carne ao ver uma imagem de um churrasco sendo feito, por exemplo.

Isso é a sinestesia, um fenômeno bastante curioso com relação aos sentidos. Quem a possui é capaz de misturar mais de um plano sensorial, causando efeitos como nos exemplos citados acima. Normalmente, essa atividade está relacionada ao uso de drogas alucinógenas, mas há quem desenvolva esse “superpoder” sem o auxílio de nenhuma substância. Agora que você já sabe que o corpo humano tem mais de cinco sentidos, perceba durante o cotidiano quantas vezes você utiliza cada um dos sentidos complementares – e se assuste ao imaginar como seria viver sem um deles.

Os sete chacras e seus significados existem sete chacras principais que estão associados ao sistema endócrino do corpo humano, localizados ao longo da coluna vertebral, de baixo para cima são: Básico, Sexual, Umbilical, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário.

O poder da mente, estamos falando da sua própria capacidade de mudar a sua vida. A maioria de nós está ciente da existência de uma mente “subconsciente” – mas não sabemos necessariamente o que ela é, o que faz ou como a dominamos.

A Yoga ou ioga significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica.

A psicologia é ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. É um conjunto dos traços psicológicos característicos de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos.

Agora vamos decifrar várias questões que eu aqui há emprego com muito amor de tudo sobre a vida e suas variantes estratégias em que virmos o corpo humano bem mais com eficiência aos nossos olhos que talvez não enxergue simplesmente as relações do ser humano entre a ciência e a vida e muito obrigado a todos!

O QUE É BIOLOGIA?

O que é Biologia? Quem nunca fez essa pergunta ao estudar essa disciplina? Essa ciência está relacionada com o estudo da vida em todas as suas nuances.

A Biologia estuda a vida em seus mais variados aspectos Antes de iniciar o estudo de qualquer disciplina, devemos saber o que ela é. Provavelmente, foi esta dúvida que lhe trouxe até aqui: o que é a Biologia, afinal?

O nome dessa ciência vem da junção de dois termos gregos: bio, que significa vida, e logos, que significa estudo. Assim sendo, dizemos que a Biologia é a ciência responsável por estudar a vida em todos os seus aspectos. Mas você deve estar perguntando-se: O que seria a vida? E, afinal, que aspectos são esses estudados pela Biologia?

Por mais incrível que isso possa parecer, a primeira pergunta não é fácil de ser respondida, pois a vida não possui uma definição aceita por todos os cientistas. É muito difícil definir de maneira clara o que é a vida sem excluir alguns organismos claramente vivos. Até então, a grande maioria dos pesquisadores estabelece que um ser vivo é um organismo que apresenta metabolismo, reproduz-se e está sujeito aos processos evolutivos.

A partir da definição de vida, surgem outros questionamentos: O que é metabolismo? O que é reprodução? O que é evolução? Podemos dizer que metabolismo são as reações bioquímicas que ocorrem no corpo de um ser e nas suas células. Já a reprodução é a capacidade de gerar um novo ser vivo. Por fim, a evolução diz respeito às mudanças que os seres vivos sofrem através do tempo. Portanto, para um organismo ser considerado vivo, ele deve realizar reações bioquímicas em seu corpo, ser capaz de gerar descendentes e sofrer modificações pelo tempo.

Agora que sabemos o que é a vida que os biólogos estudam, resta saber os fatores ligados a ela que são estudados pela Biologia especificamente. Infelizmente, essa resposta também não é simples, pois essa ciência preocupa-se com toda e qualquer característica de um organismo vivo. Ao estudar essa ciência, analisamos as características físicas e químicas de um ser, as estruturas de suas células, seus genes, como os órgãos funcionam, como ocorre o desenvolvimento e evolução de um ser vivo, como esse organismo relaciona-se com outros e com o meio, entre vários outros aspectos fundamentais para se entender como um ser estabelece-se ou se estabeleceu no planeta.

Diante de tantas perguntas a serem respondidas sobre um ser vivo, foi necessário dividir a Biologia em várias áreas para que o estudo ocorresse de maneira satisfatória. A Botânica, por exemplo, é uma área da Biologia que estuda as plantas. Entretanto, não existe um profissional que estuda todos os aspectos das plantas, pois há botânicos especializados na anatomia do vegetal, na fisiologia, na taxonomia, na genética e em vários outros aspectos.

Vale frisar que a Biologia não existe apenas para descrever seres vivos. Foi por meio dela que conseguimos descobertas maravilhosas, como as que ocorreram no campo da saúde e que contribuíram para a prevenção de várias doenças e cura de problemas que anteriormente eram sentenças de morte. Essa ciência também tem alcançado resultados maravilhosos na Genética, como a criação de organismos geneticamente modificados. Além disso, a Biologia exerce papel fundamental na Criminalística, ajudando a responsabilizar criminosos a partir do estudo de material biológico em cenas de crimes.

Percebe-se, portanto, que a Biologia, mesmo sendo uma área extremamente ampla, complexa e cheia de perguntas a serem respondidas, é também uma área cheia de belezas e aspectos fascinantes que nos fazem compreender a importância de cada ser, desde os macro até os microscópicos.

Neste espaço você conhecerá os pontos mais curiosos da Biologia e aprofundar-se-á em temas essenciais para essa ciência. Descubra nos textos dispostos logo mais abaixo o que há de mais fascinante no estudo da vida.

Vitaminas

As vitaminas são compostos orgânicos não sintetizados pelo organismo, sendo incorporados através da alimentação.

Elas são essenciais para o funcionamento de importantes processos bioquímicos do organismo, especialmente como catalisadoras de reações químicas.

As principais fontes de vitaminas são as frutas, verduras, legumes, carne, leite, ovos e cereais.

A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto que o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose. Avitaminose é a carência extrema ou total de vitaminais.

Existem ainda as pró-vitaminas, substâncias a partir das quais o organismo é capaz de sintetizar vitaminas. Por exemplo: carotenos (pró-vitamina A) e esteróis (pró-vitamina D).

As vitaminas são encontradas em uma grande diversidade de alimentos

Tipos

As vitaminas são divididas em dois grupos, conforme a substância na qual se dissolvem:

• Vitaminas lipossolúveis: São as vitaminas solúveis em gordura e por isso podem ser armazenadas. Fazem parte deste grupo as vitaminas A, D, E e K.

• Vitaminas hidrossolúveis: São as vitaminas do complexo B e a vitamina C, solúveis em água. Elas não podem ser armazenadas no corpo, tornando raro os casos de hipervitaminose. Também são absorvidas e excretadas rapidamente.

Vitaminas Lipossolúveis

Vitamina A (Retinol/Beta-Caroteno)

• Funções: Crescimento e desenvolvimento dos tecidos; ação antioxidante; funções reprodutivas; integridade dos epitélios;importante para a visão.

• Fontes: Fígado, rim, nata, manteiga, leite integral, gema de ovo, queijo e peixes oleosos. Fontes de carotenos presentes na cenoura, abobrinha, batata doce, manga, melão, mamão, pimentão vermelho, brócolis, agrião, espinafre.

• Hipovitaminose: Queratinização das membranas de mucosas que revestem o trato respiratório, tubo digestivo e trato urinário. Queratinização da pele e do epitélio do olho. Alterações na pele, insônia, acne, pele seca com descamações, diminuição do paladar e apetite, cegueira noturna, úlceras na córnea, perda de apetite, inibição do crescimento, fadiga, anormalidades ósseas, perda de peso, aumento da incidência de infecções.

• Hipervitaminose: Dores nas articulações, afinamento de ossos longos, perda de cabelo e icterícia.

Vitamina D

• Funções: Absorção de cálcio e fósforo. Auxilia o crescimento e a resistência dos ossos, dentes, músculos e nervos;

• Fontes: Leite e derivados, margarinas e cereais enriquecidas, peixes gordos, ovos, levedo de cerveja.

• Hipovitaminose: Anormalidades ósseas, raquitismo, osteomalácia;

• Hipervitaminose: Hipercalemia, dor óssea, enfraquecimento, falhas no desenvolvimento, depósito de cálcio nos rins;

Vitamina E (Tocoferol)

• Funções: Ação antioxidante, protege as células dos danos provocados pelos radicais livres, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

• Fontes: Óleos vegetais, nozes, amêndoa, avelã, gérmen de trigo, abacate, aveia, batata doce, vegetais verde-escuros.

• Hipovitaminose: Anemia hemolítica, distúrbios neurológicos, neuropatia periférica e miopatia esquelética.

• Hipervitaminose: Não existe toxicidade conhecida.

Vitamina K

• Funções: Catalisar a síntese dos fatores de coagulação do sangue no fígado. A vitamina K atua na produção de protrombina, que combina com o cálcio para ajudar a produzir o efeito coagulante, além de ser necessária na manutenção da saúde dos ossos.

• Fontes: Vegetais verdes folhosos, fígado, feijão, ervilha e cenoura.

• Hipovitaminose: Tendência a hemorragias.

• Hipervitaminose: Dispnéia e Hiperbilirrubinemia.

Vitaminas Hidrossolúveis

Vitamina CI

• Funções: Antioxidante, cicatrizante, atua no crescimento e manutenção dos tecidos corporais, incluindo matriz óssea, cartilagem, colágeno e tecido conjuntivo.

• Fontes alimentares: Frutas cítricas, frutas vermelhas, maçã, tomate, batata inglesa, batata doce, repolho, brócolis.

• Hipovitaminose: Pontos hemorrágicos na pele e nos ossos, capilares fracos, articulações frágeis, dificuldade de cicatrização de feridas, sangramento de gengivas.

As frutas exóticas também são excelentes fontes de vitamina C.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B compreendem oito vitaminas, são elas:

Tiamina (B1)

• Funções: Liberação de energia dos carboidratos, gorduras e álcool.

• Fontes: Gérmen de trigo, ervilha, levedura, cereais matinais fortificados, amendoim, fígado, batata, carne de porco e vaca, fígado, grãos, leguminosas.

• Hipovitaminose: Beribéri (dor e paralisia das extremidades, alterações cardiovasculares e edema), anorexia, indigestão, constipação, atonia gástrica, secreção insuficiente de ácido clorídrico, fadiga, apatia geral, enfraquecimento do músculo cardíaco, edema, insuficiência cardíaca e dor crônica no sistema músculo-esquelético.

• Hipervitaminose: Pode interferir na absorção de outras vitaminas do complexo B.

Riboflavina (B2)

• Funções: Disponibiliza a energia dos alimentos, crescimento em crianças, restauração e manutenção dos tecidos.

• Fontes: Iogurte, leite, queijo, fígado, rim, coração, gérmen de trigo, cereais matinais vitaminados, grãos, peixes oleosos, levedura, ovos, siri, amêndoa, semente de abóbora, vegetais.

• Hipovitaminose: Queilose (rachaduras nos cantos da boca), glossite (edema e vermelhidão da língua), visão turva, fotofobia, descamação da pele, dermatite seborréica.

Niacina (B3)

• Funções: Necessária para a produção de energia nas células. Desempenha papel nas ações das enzimas no metabolismo dos ácidos graxos, respiração dos tecidos e eliminação de toxinas.

• Fontes: Carnes magras, fígado, peixes oleosos, amendoim, cereais matinais vitaminados, leite, queijo cogumelo, ervilha, vegetais folhosos verdes, ovos, alcachofra, batata, aspargos.

• Hipovitaminose: Fraqueza, pelagra, anorexia, indigestão, erupções na pele, confusão mental, apatia, desorientação, neurite.

Ácido Pantotênico (B5)

• Funções: Transformação da energia de gorduras, proteínas e carboidratos em substâncias essenciais como hormônios e ácidos graxos.

• Fontes: Fígado, rim, gema do ovo, leite, gérmen de trigo, amendoim, nozes, cereais integrais, abacate.

• Hipovitaminose: Doenças neurológicas, cefaleia, cãibras e náuseas.

Piridoxina (B6)

• Funções: Desempenha papel no sistema nervoso central, participa no metabolismo dos lipídios, na estrutura da fosforilase e no transporte de aminoácidos através da membrana celular.

• Fontes: Gérmen de trigo, batata, banana, vegetais crucíferos, castanhas, nozes, peixe, abacate, semente de gergelim.

• Hipovitaminose: Anomalias do sistema nervoso central, desordens da pele, anemia, irritabilidade e convulsões.

• Hipervitaminose: Ataxia e neuropatia sensorial.

Biotina (B8)

• Funções: Produção de energia através dos alimentos, síntese de gorduras, excreção dos resíduos de proteínas.

• Fontes: Gema de ovo, fígado, rim, coração, tomate, levedura, aveia, feijão, soja, nozes, alcachofra, ervilha e cogumelo.

• Hipovitaminose: Alterações cutâneas.

Folato (B9) - Ácido Fólico

• Funções: Atua como coenzima no metabolismo dos carboidratos, mantém a função do sistema imunológico, juntamente com a vitamina B12, está presente na síntese de DNA e RNA, além de participar na formação e maturação de células do sangue.

• Fontes: Vegetais folhosos verdes, fígado, beterraba, gérmen de trigo, cereais vitaminados, nozes, amendoim, grãos, leguminosas.

• Hipovitaminose: Anemia megaloblástica, lesões de mucosas, má formação do tubo neural, problemas de crescimento, transtornos gastrointestinais, alterações na morfologia nuclear celular.

Cobalamina (B12)

• Funções: Atua como coenzima no metabolismo dos aminoácidos e na formação da porção heme da hemoglobina; essencial para a síntese de DNA e RNA; participa na formação de células vermelhas do sangue

• Fontes: Alimentos de origem animal, fígado, rim, carne magra, leite, ovos, queijo, leveduras.

• Hipovitaminose: Anemia perniciosa, anemia megaloblástica, distúrbios gastrointestinais.

• Descubra para que serve e onde encontrar cada tipo de vitamina

Alimentação pouco variada provoca doenças derivadas da avitaminose

As vitaminas promovem diversos benefícios para o corpo, além de manter o funcionamento do organismo em ordem. Segundo o nutrólogo André Veinert, elas também pertencem a um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Por isso devem ser ingeridas diariamente em porções adequadas.

A quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física da pessoa. As doses de vitaminas devem ser aumentadas e reforçadas em gestantes, lactantes e pessoas com saúde debilitada- explica o especialista.

As vitaminas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem. As vitaminas A,D,K, E são lipossolúveis, ou seja, solúveis em gordura. Se ingeridas em excesso, podem prejudicar o organismo. Já a vitamina C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9) são hidrossolúveis (solúveis em água). Elas são excretadas pelos rins e podem ser consumidas diariamente.

O nutrólogo alerta para a carência de vitaminas no organismo, que pode causar avitaminose e outras doenças.

- A ausência pode ser causada por uma alimentação pouco variada. Quem não consome frutas ou verduras pode desenvolver algumas doenças como consequência da avitaminose- afirma.

Mas lembre-se que o consumo abusivo também se torna um perigo à saúde. Procure a orientação de especialistas, mantenha hábitos saudáveis e faça exercícios físicos, assim você manterá todo o seu organismo e sua mente funcionando em perfeita sintonia.

Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes:

Vitamina A

Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele. Onde encontrar: alimentos de origem animal, vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas.

Vitamina D

É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.

Vitamina E

Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras. Onde encontrar: amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, gema de ovo, nozes, gérmen de trigo.

Vitamina C

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia no processo de absorção do ferro pelo organismo, no combate ao stress e age como antibiótico natural. Onde encontrar: abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá.

Vitamina K

É importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal. Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, brócolis e salsa.

Vitamina B12

Está associada ao funcionamento de todas as células e também do tecido nervoso. Sua ausência pode provocar alterações neurológicas e o desenvolvimento de anemia megaloblástica. Onde encontrar: fígado e rim, leite, ovo, peixe, queijos e carnes.

Vitamina B1 (Tiamina)

Mantém o sistema nervoso e circulatório em bom funcionamento e auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga. Onde encontrar: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.

Vitamina B2 (Riboflaviana)

Previne catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Onde encontrar: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.

Vitamina B3 (Nicotinamida)

Reduz os triglicerídeos e colesterol e auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico. Onde encontrar: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.

Vitamina B5 (Ácido pantotênico)

Auxilia na formação de hemácias e na desintoxicação química. Previne degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos. Onde encontrar: carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis), algumas frutas (abacate), ovário de peixes de água fria, geleia real.

Vitamina B6 (Piridoxina)

Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas. Onde encontrar: cereais integrais, semente de girassol, soja, amendoim, feijão, aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).

Vitamina B7 (Biotina)

Promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue. A vitamina B7 previne a calvície e também alivia dores musculares. Onde encontrar: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.

Vitamina B9 (ácido fólico)

Promove a saúde dos cabelos e da pele. A vitamina B9 fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso e ajuda no combate do câncer de mama e de cólon.

Vitamina B12 (Cobalamina)

Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar para evitar a anemia e outras complicações. Onde encontrar: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo.

MINERAIS

Os minerais são compostos químicos inorgânicos que, quando agrupados, dão origem aos diferentes tipos de rochas.

Conjunto de diferentes minerais de uso econômico

Os minerais são compostos químicos inorgânicos formados naturalmente e que apresentam uma estrutura molecular bem definida. Eles podem ser formados na Terra ou surgir no planeta através de meteoritos e demais corpos espacias não terrestres.

Atualmente, existem catalogados mais de quatro mil minerais e, à medida que os estudos geológicos avançam, mais e mais minerais vão sendo descobertos, alguns deles de origem extrato de 2014, por exemplo, um grupo de pesquisadores descobriu um novo mineral presente em um meteorito que havia sido coletado na Antártida na década de 1960. O nome do mineral é Wassonite e somente era produzido na Terra em pesquisas de laboratório.

Os átomos, em geral, possuem uma estrutura cristalizada com uma cadeia química estabelecida, responsável por conferir a esse mineral as suas propriedades físicas. Como já mencionamos, eles são sempre de origem inorgânica, de forma que os materiais de origem orgânica são chamados de mineraloides, tais como a pérola e o âmbar.

Conforme as suas composições, os minerais podem ser classificados em metálicos e não metálicos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

a) Minerais metálicos: como o nome sugere, são aqueles compostos por elementos químicos metálicos. Costumam ser bons condutores de eletricidade. Exemplos: alumínio, ferro, cobre etc.

b) Minerais não metálicos: são aqueles não compostos por elementos químicos metálicos, tais como diamante, calcário e areia.

O estudo dos minerais é complexo. A observação de suas características obedece a alguns diferentes critérios, a saber:

1) Cristalização: corresponde à forma geométrica tridimensional do mineral.

2) Cor: corresponde à coloração externa do mineral, com os comprimentos de ondas absorvidos pela sua composição química.

3) Transparência: capacidade dos minerais de absorverem ou não a luz, podendo ser divididos em translúcidos e opacos.

4) Brilho: quantidade de luz refletida pelo mineral.

5) Dureza: é a capacidade do mineral em riscar e não ser riscado.

6) Traço: a cor do pó do mineral.

7) Fratura: é a superfície irregular do mineral resultante de sua quebra.

8) Densidade: é a quantidade de vezes que um mineral é mais pesado do que um volume igual de água.

9) Clivagem: nível de ruptura dos minerais em superfície plana ou regular.

10) Propriedades eletromagnéticas: capacidade dos minerais de conduzirem ou não corrente elétrica e sua capacidade de relacionar-se ao magnetismo, entre algumas outras propriedades de nível semelhante.

PARA QUE SERVEM OS SAIS MINERAIS?

Os sais minerais são parte das necessárias substâncias inorgânicas que o organismo humano precisa para funcionar adequadamente. Assim como a água, são geralmente moléculas mais simples, mas que desempenham funções importantíssimas.

Podem ser dissolvidos ou não, e encontrados desde as estruturas esqueléticas, até a forma de íons necessários para o metabolismo. Os seres vivos não conseguem produzir sais minerais de forma interna, diferentemente de nutrientes orgânicos, que podem ser sintetizado a partir de outras substâncias. Por isso, é necessário que obtenham esses nutrientes inorgânicos de forma externa, através da ingestão já na organização necessária.

No caso do corpo humano, por exemplo, eles auxiliam na formação de ossos, dentes, auxiliam na transmissão de comandos elétricos, na coagulação e no equilíbrio da transição de fluidos entre as células e o resto do organismo. Quando faltam sais minerais no corpo, é possível que esse déficit leve até mesmo à morte.

Saiba mais sobre os sais minerais, sua importância no corpo humano, e quais os principais sais que utilizamos em nosso organismo:

Quais as principais funções dos sais minerais?

Entre as diversas funções dos sais minerais no corpo humano, destacam-se as seguintes:

• Importantes substâncias na formação e reparos dos ossos do corpo – especialmente aqueles relacionados ao cálcio;

• Regulação da atuação das enzimas, através de sua presença no corpo;

• Atuação central no equilíbrios dos processos de osmose;

• Participam da formação de algumas moléculas majoritariamente orgânica;

É importante notar que o corpo humano não é capaz de produzir seus próprios sais minerais. Diferentemente do que acontece com alguns nutrientes orgânicos, que acabam sendo convertidos em calorias através de diferentes processos, os sais não podem ser simplesmente substituídos. Por isso, é necessário garantir que a dieta sempre inclua uma quantidade adequada das substâncias.

Principais sais minerais utilizados pelo organismo

Entre os vários sais minerais utilizados, alguns deles destacam-se por suas funções centrais no corpo:

Cálcio

O cálcio é um dos minerais mais abundantes no corpo humano. Ele aloja-se especialmente nas estruturas ósseas e dos dentes. Além de participar ativamente da formação do osso, é parte essencial de mecanismos de controle de permeabilidade das células.

O cálcio também é importante na esfera muscular, hormonal e sanguínea, liberando hormônios e participando da coagulação do sangue.

Ferro

O ferro é outro mineral essencial para o funcionamento do organismo. De maneira mais específica, ele auxilia na formação de hemoglobinas – necessárias para o transporte de oxigênio e nutrientes pelo corpo. Também está diretamente relacionado ao oxigênio dentro do músculo, armazenando a substância nas células.

Flúor

Mais conhecido por seu uso ortodôntico, o flúor auxilia na saúde dental e óssea, além de participar da construção de tecidos e células

Fósforo

O fósforo apresenta duas funções principais no corpo humano. Uma é a participação da substância na formação esquelética, junto ao cálcio. A outra é sua importância energética, sendo parte da composição do ATP, molécula de energia que todas as células de nosso corpo utilizam para fazer suas atividades.

Iodo

O iodo é essencial no sistema cardiovascular, esquelético, urinário e respiratório. Além disso, é central na composição da tireoide, um dos mais importantes no metabolismo humano. Além disso, é essencial no processo de crescimento não apenas de humanos, mas de diversos organismos.

Magnésio

O magnésio é um sal mineral um pouco menos comum na natureza, mas é absolutamente importante, especialmente no processo de duplicação de ácidos nucleicos. Além disso, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, trocas de elétrons e síntese de certos nutrientes no corpo.

Potássio

O potássio, assim como o sódio, atua diretamente sobre os impulsos nervosos. Também é importante para a regulação do metabolismo, desde questões relativas à água, quando a regulação de pressão sanguínea e produção de certos nutrientes no corpo.

Sódio

O sódio é parte fundamental dos impulsos elétricos das células nervosas. Está envolvido, também, no processo de regulação da água e da pressão no organismo

PROTEÍNAS

As proteínas são as macromoléculas orgânicas mais abundantes das células, fundamentais para a estrutura e função celular. Elas são encontradas em todos os tipos de células e nos vírus.

Elas são formadas por aminoácidos ligados entre si e unidos através de ligações peptídicas.

Aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH2 e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura.

Estrutura geral do aminoácido

As proteínas são polímeros de aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido.

Eles são as unidades fundamentais das proteínas. Todas as proteínas são formadas a partir da ligação sequencial de 20 aminoácidos. Alguns aminoácidos especiais podem estar presentes em alguns tipos de proteínas.

Composição das Proteínas

De peso molecular extremamente elevado, as proteínas são compostas por carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, sendo que praticamente todas elas possuem enxofre. Elementos como ferro, zinco e cobre também podem estar presentes.

Todas as proteínas são formadas por um conjunto de 20 aminoácidos, arranjados em sequências específicas variadas.

Tipos de Proteínas

Dependendo da sua função no organismo, as proteínas são classificadas em dois grandes grupos:

• Proteínas Dinâmicas: Esse tipo de proteína realiza funções como defesa do organismo, transporte de substâncias, catálise de reações, controle do metabolismo;

• Proteínas Estruturais: Como o próprio nome indica, sua função principal é a estruturação das células e dos tecidos no corpo humano. O colágeno e a elastina são exemplos desse tipo de proteína.

Classificação das Proteínas

As proteínas podem ser classificadas das seguintes formas:

Quanto à Composição

• Proteínas Simples: Liberam apenas aminoácidos durante a hidrólise;

• Proteínas Conjugadas: Por hidrólise, liberam aminoácidos e um radical não peptídico, denominado grupo prostético.

Quanto ao Número de Cadeias Polipeptídicas

• Proteínas Monoméricas: Formadas apenas por uma cadeia polipeptídica;

• Proteínas Oligoméricas: De estrutura e função mais complexas, são formadas por mais de uma cadeia polipeptídica.

Quanto à Forma

• Proteínas Fibrosas: A maioria das proteínas fibrosas são insolúveis em meio aquosos e possuem pesos moleculares bastante elevados. Normalmente são formadas por longas moléculas de formato quase retilíneo e paralelas ao eixo da fibra. Fazem parte deste grupo as proteínas estruturais como o colágeno do tecido conjuntivo, a queratina do cabelo, a miosina dos músculos, entre outras;

• Proteínas Globulares: Possuem estrutura espacial mais complexa e são esféricas. Geralmente são solúveis em meio aquoso. São exemplos de proteínas globulares as proteínas ativas, como as enzimas, e as transportadoras, como a hemoglobina.

Saiba mais, leia também:

• Estrutura das Proteínas

• Polímeros

• Biomoléculas

Função das Proteínas

As principais funções das proteínas são:

• Fornecimento de energia;

• Estruturação da célula;

• Catalisador de funções biológicas, na forma de enzimas;

• Regulação de processo metabólicos;

• Armazenamento de substâncias;

• Transporte de substâncias;

• Construção e reparação dos tecidos e músculos;

• Defesa do organismo, na forma de anticorpos;

• Produção de hormônios e neurotransmissores.

Alimentos ricos em proteínas

Alimentos ricos em proteínas

Os alimentos ricos em proteínas são os de origem animal e em menor quantidade de origem vegetal:

• Alimentos de origem animal: Carnes em geral, peixes, ovos, leite e derivados;

• Alimentos de origem vegetal: Feijão, lentilha, soja, quinoa, trigo, ervilhas.

Para que servem as proteínas? Entenda a sua importância na nossa alimentação

Alimentos ricos em proteínas trazem diversos benefícios para o organismo, o que inclui, inclusive, a melhora da saúde do cérebro

Você certamente já cansou de ouvir por aí que a proteína é um dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Mas será que sabe exatamente o porquê de sua importância? Para começar a entender, vale destacar que os atletas que desejam ganhar massa magra e aumentar a definição muscular não apostam em uma dieta rica nessa substância por acaso: as proteínas são formadas por aminoácidos que contribuem justamente para o crescimento dos tecidos. Além disso, também repõem a energia que foi perdida, auxiliam a defesa do organismo, fazem o transporte de substâncias pelo corpo e atuam no sistema nervoso. Dá uma olhada na matéria para saber mais detalhes!

Proteína é substância indispensável na dieta dos atletas

Quem é atleta ou pratica atividades físicas diariamente precisa ficar bem atento na hora de escolher qual tipo de alimentação seguir para que o corpo tenha a disposição necessária para realizar os exercícios e potencializar o resultado dos treinos. Dentre os alimentos mais indicados estão os que são ricos em proteínas justamente por darem mais energia e contribuírem para o aumento de massa magra e definição dos músculos - tanto que suplementos proteicos, como o que utiliza a proteína do soro do leite, são aliados da dieta alimentar de quem deseja resultados mais rápidos.

Esse ganho de massa está relacionado ao fato das proteínas aparecerem como nutrientes construtores, que atuam diretamente na formação e crescimento dos tecidos.

Substância tem função reguladora - e um exemplo é a insulina

Outra importante vantagem das proteínas é a de ajudar a regular algumas funções do metabolismo. Um bom exemplo disso é a insulina - que, embora muita gente não saiba, se trata de um hormônio proteico. Muito mencionada quando o assunto é diabetes, ela é responsável por controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue, e sua deficiência pode acarretar sérios problemas para quem sofre com a doença.

Para aumentar a produção de insulina e diminuir a resistência à substância, a dica é apostar em alimentos que podem ser verdadeiros aliados nessa função - como é o caso da canela, da linhaça e de vegetais de folhas verdes, por exemplo.

Pode ajudar a fortalecer unhas e cabelos

Você sabia que as proteínas também podem trazer benefícios para a parte estética por fortalecer unhas e cabelo? Mas, para conseguir aproveitar de fato essa vantagem, é preciso seguir uma dieta que seja rica nessa substância - já que, ao ser absorvida através de um alimento, ela se quebra em pequenos aminoácidos que irão atender às principais necessidades do corpo antes de atuarem nas partes consideradas secundárias.

Proteína dá sensação de saciedade e acelera o metabolismo

Quando se fala em aumento da sensação de saciedade, os alimentos ricos em fibras são os mais lembrados - mas as proteínas também podem contribuir para esta função! Isso porque a substância é digerida lentamente, o que faz com que o organismo se sinta satisfeito mais rápido e não tenha necessidade de beliscadas entre uma refeição e outra. Somado a isso, ainda tem o fato de ela ajudar a acelerar o metabolismo - o que é ótimo para quem deseja perder peso, principalmente.

Aumento da imunidade também está entre os benefícios

Para que o corpo fique livre de doenças, ele precisa de uma proteção contra a ação de agentes nocivos. Quem exerce essa função são os anticorpos - que são, na verdade, proteínas de defesa que aumentam a imunidade e impedem que corpos estranhos causem qualquer complicação no organismo.

É por isso que quem está com gripe, resfriado ou qualquer outro problema de saúde que afeta o sistema imunológico deve apostar em uma dieta rica em proteínas para aproveitar todos os benefícios da função protetora que faz parte dessa substância.

Dieta rica em proteínas também se reflete na saúde do cérebro

Nosso cérebro precisa de uma quantidade específica de aminoácidos - ou seja, proteínas - para que funcione bem, com suas funções cognitivas devidamente ativadas. Assim, esse é mais um motivo para aumentar a absorção desse nutriente através do consumo de alimentos certos - como é o caso das carnes, queijo, ovo, tofu e feijão, por exemplo.

O resultado é um sistema nervoso mais saudável, com muito mais concentração, foco e uma melhor coordenação motora.

O QUE SÃO OS CARBOIDRATOS?

Clique aqui e conheça os carboidratos, substâncias importantes que servem como fonte de energia para todos os seres vivos.

Com exceção do mel, os carboidratos são encontrados apenas nos vegetais

Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares, e eles são a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presente em diversos tipos de alimento. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal, como os cereais (arroz, trigo, aveia etc.), as raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba etc.), as leguminosas (feijão, ervilha, soja etc.), as frutas (banana, manga, maçã etc.) entre tantos outros.

Além de servir como fonte de energia, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos, como a celulose e a quitina. Além disso, os carboidratos participam da estrutura tanto do DNA quanto do RNA.

Os carboidratos são a principal fonte energética dos seres vivos

Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite). Os monossacarídeos são solúveis em água.

Os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a sacarose e a lactose. Os dissacarídeos são solúveis em água.

Sacarose: formado por uma molécula de glicose e uma molécula de frutose. A sacarose é o açúcar que consumimos em casa, que usamos em nosso café, sucos, doces etc. Esse carboidrato pode ser encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba.

Lactose: formado por uma molécula de glicose e uma molécula de galactose. É o açúcar encontrado no leite, e é a principal fonte de energia para o bebê durante a amamentação.

Os polissacarídeos são formados pela união de centenas, e até mesmo milhares, de monossacarídeos e não são solúveis em água. Os exemplos mais conhecidos de polissacarídeos são:

• Amido: principal fonte de energia em nossa alimentação. As plantas utilizam o amido como reserva de energia, e por isso podemos encontrá-lo no interior de caules, mas principalmente nas raízes, tubérculos e sementes.

• Celulose: a celulose é o principal componente da parede celular dos vegetais.

• Quitina: principal constituinte do exoesqueleto (esqueleto externo) dos artrópodes, como os insetos, aracnídeos, crustáceos etc.

A principal função dos carboidratos é fornecer energia

Como vimos, os carboidratos são essenciais para os seres vivos, pois além de servirem como fonte de energia, eles ainda fazem parte da constituição de várias estruturas importantes. É por esse motivo que devemos manter uma alimentação equilibrada, pois assim conseguimos obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.

DOENÇAS

Informações e resumos sobre diversas doenças, sintomas, profilaxia, medicamentos, tratamentos e formas de contágio.

Doenças e Outros Temas

• Alergias - As alergias, suas manifestações, antígenos, anticorpos, imunoglobulina, histamina, linfócitos,...

• Doenças causadas por fungos - As principais doenças causadas por fungos nos seres humanos,...

• Amebíase - Saiba mais sobre a amebíase, protozoário, causas, diagnóstico, sintomas,...

• Anemia - O que é anemia, sintomas, problemas para a saúde,...

• Artrite - Saiba mais sobre a artrite, suas causas, tipos, processo...

• Artrose - Saiba mais sobre a Artrose, suas causas, tipos, foto,...

• Ascaridíase - Saiba o que é esta doença, formas de contaminação,...

• Autismo - Saiba mais sobre o autismo, transtorno mental, causa, tratamento,...

• Cálculo Renal - O que é cálculo renal, pedra nos rins, causas,...

• Caxumba - O que é Caxumba, sintomas, causas, doença, transmissão, contágio,...

• Cólera - O que é cólera, doença, formas de contaminação, sintomas,...

• Doença Celíaca - Saiba mais sobre a Doença Celíaca, causa, sintomas, tratamento,...

• Doenças causadas por bactérias - As principais doenças causadas por bactérias nos seres humanos,...

• Doenças causadas por Protozoários - As principais doenças causadas por protozoários nos seres humanos,...

• Enxaqueca - Saiba o que é esta doença, causa, sintomas, tratamento,...

• Escorbuto - O que é escorbuto, sintomas, falta de vitamina C,...

• Leptospirose - Características da leptospirose, sintomas, tratamento, prevenção, contaminação

• Febre Tifóide - Febre Tifóide, bactéria, sintomas, como evitar, transmissão, prevenção, informações...

• Filariose - Filariose ou Elefantíase, transmissão, mosquito transmissor, filarias, características

• Giardíase - Saiba mais sobre a giardíase, protozoário, causa, infecção, sintomas,...

• Gigantismo - O que é gigantismo, causa, características, hormônio do crescimento

• Hanseníase - Hanseníase, bactéria, causas, transmissão, sintomas, prevenção da doença

• Icterícia - Saiba mais sobre a icterícia, causas, tipos, pigmentos biliares...

• Hipertensão - Saiba mais sobre a Hipertensão, causas, fatores desencadeantes, sintomas,...

• Infecção Urinária - Infecção Urinária, bactéria Escherichia coli, causas, sintomas, prevenção, tratamento

• Leishmaniose - Saiba mais sobre a Leishmaniose, manifestação, tipos, sintomas, transmissão,...

• Leucemia - Leucemia, doença que provoca a produção anormal de glóbulos...

• Mal de Alzheimer - Saiba mais sobre esta doença, sintomas, tratamento, informações

• Parasitoses - O que são parasitoses humanas, as mais comuns, doenças...

• Poliomielite - Saiba mais sobre a Poliomielite, vírus, paralisia infantil, vacina,...

• Resfriado - O que é resfriado, sintomas, causas, doença, transmissão, contágio,...

• Rotavírus - Rotavirose - Saiba mais sobre as doenças causadas por rotavírus, rotaviroses,...

• Rubéola - O que é rubéola, sintomas, problemas para a saúde,...

• Sarampo - Saiba mais sobre o sarampo, sintomas, estágios da...

• Sarna - Saiba mais sobre a sarna, infecção cutânea, ácaro, coceira,...

• Sinusite - Saiba mais sobre esta doença, sintomas, tratamento, prevenção, viral...

O QUE É CÉLULA?

O QUE É BIOLOGIA?

A compreensão do que é uma célula e de que todos os organismos são formados por essa estrutura foi essencial para o avanço da Biologia.

A célula é a menor unidade viva dos seres vivos

As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.

De acordo com a Teoria Celular, todos os organismos vivos são formados por células. Em indivíduos unicelulares, uma única célula constitui todo o corpo do espécime; em seres multicelulares, são necessárias várias células atuando de modo conjunto para que o corpo seja formado. O homem é um exemplo de organismo multicelular, e as bactérias são exemplos de seres unicelulares.

Quando observamos as células de diversos organismos, podemos verificar que elas apresentam características morfológicas bastante distintas. No nosso corpo, por exemplo, existem mais de 100 tipos diferentes de células. Vale destacar, no entanto, que, apesar de serem distintas visualmente, ao analisarmos detalhadamente sua organização interna e seus processos bioquímicos, podemos concluir que elas são bastante semelhantes, mesmo em organismos diferentes.

Quais são as partes básicas de uma célula?

Uma célula é formada por algumas partes básicas. Normalmente dizemos que todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, existem células que não possuem essa última estrutura, aspecto que é, inclusive, uma forma de diferenciar dois tipos de células: as procariontes e as eucariontes.

As células procariontes são aquelas que não apresentam núcleo celular definido, por isso, o material genético fica disperso no citoplasma. Já as células eucariontes são aquelas em que o material genético está presente em um núcleo celular envolto por uma dupla membrana. Além dessa diferença crucial, podemos citar ainda que as células procariontes não possuem proteínas denominadas de histonas ligadas a seu DNA e, tampouco, organelas citoplasmáticas membranosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A membrana plasmática e o citoplasma, diferentemente do núcleo, estão presentes em todos os tipos celulares. A membrana plasmática, que é caracterizada por ser uma dupla camada fosfolipídica, é de extrema importância para a célula, pois controla a passagem de substâncias tanto para dentro quanto para fora. Em razão dessa propriedade de selecionar o que entra e sai da célula, dizemos que ela apresenta permeabilidade seletiva.

O citoplasma, por sua vez, é uma região delimitada pela membrana plasmática. Essa região é constituída por uma matriz, denominada de citosol, que contém substâncias como aminoácidos, nutrientes energéticos e íons. Imersas nessa matriz estão as organelas celulares, estruturas responsáveis por controlar as diversas atividades da célula.

O que são as organelas celulares?

As organelas celulares são estruturas que funcionam como pequenos órgãos no interior da célula. Cada organela realiza uma determinada função e é essencial para o funcionamento adequado da célula. Existem várias organelas celulares, destacando-se:

• Centríolo

• Cloroplasto

• Complexo golgiense

• Lisossomo

• Mitocôndria

• Peroxissomo

• Retículo endoplasmático

• Ribossomo

Percebe-se, portanto, que, apesar de pequenas, as células apresentam uma variedade de estruturas e processos bioquímicos complexos que são essenciais para a manutenção da vida. Sem o desenvolvimento dessas pequenas estruturas, a vida não seria possível.

PARA QUE SERVEM AS CELULAS

Todos os seres vivos são formados por células. Alguns, como a ameba, são formados por uma única célula (organismo unicelular), enquanto nós possuímos cerca de 60 trilhões de células.

Então, falar sobre a função das células é falar sobre todos os fenômenos que caracterizam a vida.

O que eu quero dizer com isso?

Bom, pense agora em todas as coisas que você precisa fazer para se manter vivo. Pensou? Pense também em coisas que você é capaz de fazer, mas que não são fundamentais à sua sobrevivência.

Pois bem, todas essas coisas que você pensou, são de alguma forma, intermediadas por células que constituem o nosso corpo.

Por exemplo: Sabemos que nós respiramos porque precisamos do oxigênio que está presente no ar. Após inspirarmos este gás, ele vai para o nosso pulmão e de lá é transportado para as células. Nas células ocorre o que chamamos de respiração celular (vocês já devem ter ouvido falar nisso), que é um processo que tem como produto final a energia química (fundamental para nossa sobrevivência, pois é essa energia que dá “força” para realização de todas as atividades do nosso metabolismo). Precisamos do oxigênio justamente porque ele faz parte de uma das etapas deste processo de produção de energia.

Como podemos ver, este processo ocorre dentro das nossas células. Podemos então, dizer que uma das muitas funções das células é produzir energia, e que esta energia é fundamental para que a própria célula possa desenvolver suas outras tantas funções.

Então podemos nos referir à célula como uma unidade estrutural (porque compõe o corpo de todos os organismos vivos) e também como uma unidade funcional (porque é capaz de realizar todas as funções de um organismo, como respirar, crescer, se reproduzir, etc).

É importante termos a compreensão da dimensão deste assunto, também sabermos que nós somos formados por muitas células diferentes (nem todas são iguais aos desenhos que vemos nos livros), e que cada tipo de célula possui diferentes funções. As células sanguíneas, por exemplo, possuem uma série de funções que as células epiteliais, ou as células ósseas, ou qualquer outro tipo de célula não possuem. Assim como, células vegetais são capazes de realizar funções que as células animais não realizam.

Autora: Gabriela Teixeira

CORPO HUMANO

O corpo humano é constituído por diferentes partes, entre elas, a pele, os músculos, os nervos, os órgãos, os ossos, etc.

Cada parte do corpo humano é formada por inúmeras células que apresentam formas e funções definidas. Além disso, existem os tecidos, órgãos e sistemas, os quais funcionam de modo integrado.

Podemos comparar nosso corpo a uma máquina complexa e perfeita com todas as suas partes funcionando em sincronia.

ANATOMIA: O ESTUDO DO CORPO HUMANO

O corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros

A anatomia humana é a área da Biologia que estuda as estruturas do corpo humano, incluindo os sistemas, órgãos e tecidos. Ela também analisa como as estruturas do corpo podem ser afetadas pela genética, pelo ambiente e pelo tempo.

O corpo humano é dividido em três partes básicas: cabeça, tronco e membros superiores e inferiores.

A descrição anatômica considera que o corpo deve estar em posição ereta, em pé, com o rosto voltado para a frente, membros superiores esticados e paralelos ao tronco, com as palmas voltadas para a frente, os membros inferiores devem ficar unidos. Essa é a chamada posição anatômica.

Níveis de Organização do Corpo Humano

O corpo humano é formado por estruturas simples como as células, até as mais complexas como os órgãos.

O nível de organização do corpo humano é a seguinte: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Cada uma desas estruturas consiste em um nível hierárquico até a formação de todo o organismo.

Conheça melhor cada uma das estruturas que fazem parte da organização do corpo humano:

Células

Célula animal e suas estruturas

As células são estruturas formadas por três partes básicas a membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Cada célula do corpo pode variar quanto a forma (estrelada, alongada, cilíndrica etc.), tamanho e ao tempo de vida. As células ósseas, por exemplo, duram vários anos, enquanto as células da pele se renovam entre 35 e 45 dias.

Cada tipo de célula se desenvolve para desempenhar uma função no organismo. A célula muscular, por exemplo, é capaz de se contrair. A hemácia transporta oxigênio para todo o corpo. A célula nervosa é capaz de receber e transmitir estímulos.

Tecidos

O corpo humano é formado por diversos tipos de tecidos

A vida do ser humano começa com uma única célula. A partir daí, ela se divide e origina duas novas células, que também se dividem e formam mais duas e assim sucessivamente.

Durante a formação do feto, no útero materno, as células vão se desenvolvendo, conforme sua localização e função no organismo. Esse processo é chamado de diferenciação celular.

No corpo humano existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células trabalham em grupo, estão organizadas de maneira integrada, desempenhando juntas, uma função determinada.

Esses grupos celulares formam os tecidos. Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro tipos:

• Tecido epitelial

• Tecido conjuntivo

• Tecido muscular

• Tecido nervosoÓrgãos

Principais órgãos do corpo humano

Os tecidos, da mesma forma que as células, também se agrupam. O conjunto de tecidos que desempenham determinada função recebe o nome de órgão. Em geral, um órgão é formado por diferentes tipos de tecidos.

Vários órgãos formam o corpo humano, entre eles, coração, pulmão, cérebro, estômago, intestino, fígado, pâncreas, rins, ossos, baço, olhos, etc. A maior parte dos órgãos estão localizados na região do tronco.

A pele é o maior órgão do corpo humano.

Sistemas

Sistemas do Corpo Humano

Um conjunto de órgãos que atuam de modo integrado constitui um sistema. Os sistemas do corpo humano desempenham funções específicas, porém, atuam de modo integrado.

O corpo humano é formado de diversos sistemas: respiratório, circulatório, digestório, cardiovascular ou circulatório, muscular, nervoso, endócrino, excretor, linfático, reprodutor e ósseo.

Cada sistema apresenta sua função específica. O sistema respiratório, por exemplo, é responsável pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células.

Organismo

Por fim, o conjunto de todos os sistemas em funcionamento constitui o organismo que em conjunto mantém a sobrevivência do indivíduo.

Assim, o organismo representa o mais alto nível de organização.

• Partes do Corpo Humano

• Membros do Corpo Humano

• Ossos do Corpo Humano

• Músculos do Corpo Humano

• Nervos do Corpo Humano

Curiosidades sobre o Corpo Humano

• O maior osso do corpo humano é o fêmur, o osso da coxa da perna. Já o menor osso é o estribo, localizado no ouvido interno.

• O coração de um adulto bate cerca de 100 mil vezes por dia.

• Em média, 2 kg do peso corporal é representado por bactérias que habitam nosso organismo.

• Os rins filtram aproximadamente 1,3 litros de sangue por minuto.

• Um impulso nervoso pode alcançar até 360 km/h.

• Um adulto possui 206 ossos, enquanto o bebê possui 300.

CORPO HUMANO

O corpo humano é capaz de realizar diversas funções graças às complexas estruturas que possui.

O corpo humano é uma máquina complexa com várias estruturas que trabalham em conjunto.

O corpo humano é uma estrutura complexa que nos permite realizar uma série de importantes atividades. Podemos andar, correr, lembrar fatos passados, comer, retirar oxigênio da atmosfera, pensar, entre várias outras atividades, tudo isso graças às várias células, tecidos, órgãos e sistemas que integram o corpo humano.

Níveis de organização do corpo humano

Sabemos que todos os animais, incluindo os seres humanos, são pluricelulares, ou seja, possuem mais de uma célula formando seu corpo. Essas células apresentam diferentes formatos e funções e formam diferentes tecidos, órgãos e sistemas. Quando consideramos as células como o primeiro nível a ser estudado, temos o seguinte nível de organização:

Vamos conhecer melhor cada um desses níveis:

• Células: são as unidades funcionais e estruturais da maior parte dos seres vivos, com exceção apenas dos vírus. No corpo humano, como sabemos, são encontradas várias células, pois somos seres pluricelulares. As células que formam nosso corpo possuem núcleo delimitado por membrana e também organelas membranosas, sendo, portanto, eucariontes.

• Tecidos: são formados por células semelhantes e que desempenham a mesma função. Nos seres humanos, observamos quatro tipos básicos de tecido: tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

• Órgãos: são formados por agrupamentos de tecidos que atuam juntos para realizar uma determinada tarefa. O coração, estômago, pulmão, rins, esôfago, fígado e baço são alguns exemplos de órgãos.

• Sistemas: são formados por órgãos que atuam juntos para desempenhar uma função. Como exemplo de sistemas, podemos citar o cardiovascular, o digestório, o endócrino, o reprodutor, o urinário e o nervoso.

Para compreendermos melhor esses níveis, imaginemos uma célula do tecido muscular (miócito), a qual está unida a outras formando o tecido muscular cardíaco. Esse tecido forma o nosso coração, órgão que faz parte do sistema cardiovascular. Nesse caso, temos:

Miócito, tecido muscular estriado cardíaco, coração, sistema cardiovascular.

Leia também: A pele é um tecido ou um órgão?

Células do corpo humano

O corpo humano é formado por trilhões de células, cada uma desempenhando uma determinada função. Veja alguns exemplos de células e a função que elas desempenham no nosso organismo.

• Adipócitos: células que armazenam lipídios (gordura).

• Células de Schwann: responsáveis pela formação da bainha de mielina dos neurônios.

• Células beta: células do pâncreas que são responsáveis pela produção de insulina, um hormônio relacionado com os níveis de glicose no sangue.

• Espermatozoides: gametas masculinos.

Observe que o corpo humano apresenta diferentes tipos celulares.

• Hemácias, eritrócitos ou glóbulos vermelhos: células do sangue que atuam no transporte de oxigênio pelo corpo. São as células encontradas em maior quantidade no sangue.

• Hepatócitos: células do fígado que sintetizam proteínas e a bile, além de atuarem na detoxificação de várias substâncias.

• Leucócitos ou glóbulos brancos: células do sangue responsáveis pela defesa do organismo. Existem vários tipos de leucócitos, tais como neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.

• Miócitos ou fibras musculares: células que constituem os músculos.

• Neurônios: células do tecido nervoso que garantem a transmissão de impulsos nervosos.

• Ovócito: gameta feminino que também é conhecido popularmente como óvulo.

Tecidos do corpo humano

No corpo humano encontramos quatro tipos básicos de tecidos, os quais apresentam seus subtipos. Acompanhe:

Leia também: Tecido do corpo humano

• Tecido epitelial: tecido que se caracteriza pela presença de células que estão bem próximas umas das outras, apresentando consequentemente pouca substância entre elas (pouca matriz extracelular). Esse tecido pode ser dividido em dois tipos básicos: tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular.

• Tecido conjuntivo: apresenta como característica mais marcante a presença de uma grande quantidade de matriz extracelular. Esse é o tipo de tecido que apresenta maior número de subtipos, a saber:

• Tecido conjuntivo propriamente dito;

• Tecido adiposo;

• Tecido ósseo;

• Tecido cartilaginoso;

• Tecido sanguíneo.

• Tecido muscular: apresenta células com capacidade de contração. O tecido muscular pode ser classificado em três diferentes tipos: muscular não estriado ou liso, muscular estriado esquelético e muscular estriado cardíaco.

• Tecido nervoso: possui células capazes de interpretar e transmitir os impulsos nervosos. É esse tecido, portanto, que consegue captar as informações do meio externo e interno e gerar respostas.

Leia também: Esqueleto e músculos

Órgãos do corpo humano

Nosso corpo apresenta diversos órgãos, os quais são formados por conjuntos de tecidos. Esses órgãos são responsáveis por diversas funções e estão agrupados formando os sistemas. Veja a seguir alguns dos mais importantes órgãos do nosso corpo e a função que eles desempenham em nosso organismo.

O corpo humano possui diversos órgãos, os quais são formados por conjuntos de tecidos.

• Bexiga: órgão do sistema urinário que armazena urina.

• Coração: é, sem dúvidas, um dos mais importantes órgãos do nosso corpo, sendo o responsável por impulsionar o sangue para todo o corpo humano. Como o sangue possui oxigênio e nutrientes, o coração garante que esses elementos cheguem a todas as células.

• Estômago: é um órgão do sistema digestório e, portanto, está relacionado com a digestão dos alimentos. Produz o suco gástrico, que transforma o bolo alimentar em quimo.

• Intestino delgado: onde acontece a finalização do processo de digestão e a absorção de grande parte dos nutrientes.

• Intestino grosso: onde ocorre a absorção da água e formação das fezes.

• Laringe: órgão do sistema respiratório que se destaca pela presença das chamadas pregas vocais.

• Ovários: órgãos encontrados apenas nas mulheres e onde são produzidos os gametas femininos e os hormônios sexuais femininos.

• Pulmões: apresentam aparência esponjosa e estão relacionados com a captação do oxigênio.

• Rins: órgãos do sistema urinário onde é produzida a urina.

• Testículo: órgãos encontrados apenas nos homens e onde são produzidos os gametas masculinos e os hormônios sexuais masculinos. Sistemas do corpo humano

O corpo humano é formado por uma série de sistemas, os quais atuam nas mais variadas funções. Veja a seguir alguns dos principais sistemas do corpo humano.

Os sistemas do corpo humano são formados por conjuntos de órgãos.

• Cardiovascular: é formado pelo coração e vasos sanguíneos e é o responsável pela circulação do sangue pelo organismo.

• Digestório: é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e glândulas anexas. É o responsável por quebrar os alimentos em partículas menores.

• Endócrino: é o sistema formado por todas as glândulas endócrinas do organismo, as quais são responsáveis pela produção de hormônios.

• Esquelético: é formado pelos ossos e garante, entre outras funções, a sustentação do corpo e a proteção dos órgãos internos.

• Excretor: também chamado de sistema urinário, é formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. É responsável pela produção e eliminação da urina.

• Muscular: é formado por todos os músculos do corpo.

• Nervoso: é responsável por permitir a captação dos estímulos internos e externos e gerar respostas a esses estímulos.

• Reprodutor: é o sistema responsável pela reprodução.

• Respiratório: é formado pelo nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Garante a captação de oxigênio e eliminação de gás carbônico.

• Tegumentar: é formado pela pele, pelos, unhas e glândulas. Realiza várias funções, tais como revestimento e proteção do organismo.

CORPO HUMANO

BIOLOGIA

O corpo humano é constituído por diferentes órgãos e sistemas, que, juntos, desempenham diversas funções essenciais para a sobrevivência do indivíduo.

O corpo humano é formado por uma grande quantidade de células.

PUBLICIDADE

O corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas, que trabalham de maneira conjunta para garantir o funcionamento perfeito do organismo. Se observamos a nível microscópico, podemos perceber a presença de milhares e milhares de células, que formam os tecidos, os órgãos e os sistemas, característica essa que nos permite afirmar que os seres humanos são organismos pluricelulares.

Níveis de organização do corpo humano

O corpo humano pode ser analisado em diferentes níveis de organização. Podemos estudar as células, os tecidos, os órgãos ou ainda os vários sistemas. Considerando as células como o primeiro nível hierárquico de organização, temos:

As células são consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. No nosso corpo, encontramos milhares de células e, por isso, somos classificados como organismos pluricelulares. As células encontradas no nosso corpo são eucariontes, ou seja, apresentam um núcleo definido e organelas membranosas.

Nos seres vivos pluricelulares, um grupo de células semelhantes e que desempenham a mesma função recebe o nome de tecido. Temos quatro tipos básicos de tecidos em nosso corpo: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Os tecidos podem estar organizados em órgãos, que são definidos como agrupamentos de tecidos que desempenham algumas funções específicas. Os órgãos, por sua vez, podem estar interligados formando sistemas, que desempenham funções ainda mais complexas.

O corpo humano apresenta vários órgãos, os quais apresentam funções específicas para garantir o funcionamento do corpo como um todo.

Para entender melhor esses níveis, imaginemos, por exemplo, os osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Essas células são do tecido ósseo, o qual é responsável por formar os ossos, órgãos que compõem o sistema esquelético. O sistema esquelético, juntamente a outros sistemas, tais como o digestório, muscular, cardiovascular e nervoso, formam o corpo humano.

Células do corpo humano

O corpo humano apresenta diversos tipos celulares, os quais desempenham as mais variadas funções. Veja a seguir alguns tipos celulares encontrados em nosso corpo e sua função.

• Adipócitos: células que armazenam gorduras.

• Célula de Schwann: produzem a bainha de mielina dos neurônios.

• Células beta: células do pâncreas responsáveis por produzir insulina.

• Condroblastos: células jovens do tecido cartilaginoso que formam a matriz da cartilagem.

• Condrócitos: células do tecido cartilaginoso, derivadas dos condroblastos, que ocupam lacunas na matriz da cartilagem.

• Espermatozoides: gametas masculinos.

• Hemácias, eritrócitos ou glóbulos vermelhos: células sanguíneas que garantem o transporte de oxigênio pelo corpo.

• Hepatócitos: células do fígado que sintetizam proteínas e a bile, além de garantir a detoxificação de várias substâncias.

• Leucócitos ou glóbulos brancos: células sanguíneas que atuam na defesa do organismo. Os tipos de leucócitos existentes são neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.

No corpo humano, é possível observar diferentes tipos celulares.

• Neurônios: células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos.

• Osteoblastos: células do tecido ósseo responsáveis por produzir a parte orgânica da matriz óssea.

• Osteócitos: células maduras do tecido ósseo que derivam de osteoblastos e são encontradas em lacunas na matriz óssea.

• Osteoclastos: células do tecido ósseo que atuam na reabsorção desse tecido.

• Ovócito: gameta feminino.

Tecidos do corpo humano

• Tecido epitelial: apresenta como característica mais importante a presença de células justapostas com pouca matriz extracelular. Pode ser classificado em dois tipos básicos: tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular.

O tecido epitelial caracteriza-se pela presença de células próximas umas das outras.

• Tecido conjuntivo: apresenta como característica principal a presença de grande quantidade de matriz extracelular, característica essa que o diferencia do tecido epitelial. Existem vários tipos de tecidos conjuntivos, a saber: tecido conjuntivo propriamente dito, tecido adiposo, tecido sanguíneo, tecido cartilaginoso e tecido ósseo.

• Tecido muscular: destaca-se pela presença de células com capacidade de contração. Podemos classificar o tecido muscular em três tipos: muscular não estriado ou liso, muscular estriado esquelético e muscular estriado cardíaco.

O tecido muscular apresenta capacidade de contração e pode ser classificado em três tipos diferentes.

• Tecido nervoso: apresenta células capazes de captar, interpretar e transmitir os chamados impulsos nervosos.

Órgãos do corpo humano

Um órgão humano pode apresentar vários tecidos, como é possível perceber no esquema a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe os vários tecidos encontrados no estômago, um órgão do sistema digestório.

Todos os órgãos do nosso corpo apresentam importância, mas alguns são vitais e outros não. Veja alguns exemplos a seguir.

• Bexiga: local de armazenamento da urina após a formação desse produto pelos rins.

• Coração: órgão responsável por impulsionar o sangue para o corpo. Graças a esse bombeamento, as células conseguem adquirir oxigênio e outros nutrientes necessários.

O coração é um órgão muscular responsável pelo bombeamento do sangue para o corpo.

• Esôfago: tubo muscular que garante que o alimento seja levado da boca para o estômago.

• Estômago: órgão do sistema digestório em que parte da digestão acontece. Ele é responsável por produzir o suco gástrico e transformar o bolo alimentar em quimo.

Leia também: Barulho do estômago

• Intestino delgado: onde acontece o fim do processo de digestão e a absorção de grande parte dos nutrientes retirados dos alimentos.

• Intestino grosso: onde acontece a absorção da água e a formação das fezes.

O intestino delgado e o intestino grosso fazem parte do sistema digestório.

• Laringe: esse órgão do sistema respiratório une a faringe à traqueia. É na laringe que se encontram as pregas vocais.

• Ovários: órgãos exclusivos das mulheres onde são produzidos gametas femininos e hormônios sexuais femininos.

• Pâncreas: glândula mista responsável por produzir suco pancreático e dois importantes hormônios (insulina e glucagon), que atuam na regulação da taxa de glicose no sangue.

O pâncreas é responsável pela produção de suco pancreático e dos hormônios insulina e glucagon.

• Pulmões: órgãos esponjosos do sistema respiratório ricos em alvéolos, que são os locais onde ocorrem as trocas gasosas.

Leia também: Embolia pulmonar

• Rins: órgãos do sistema urinário onde é produzida a urina.

• Testículo: órgãos exclusivos dos homens onde são produzidos os gametas masculinos e os hormônios sexuais masculinos.

• Tubas uterinas: parte do sistema reprodutor feminino onde geralmente ocorre a fecundação.

• Útero: parte do sistema reprodutor feminino onde o embrião desenvolve-se durante a gravidez.

Principais sistemas do corpo humano

O corpo humano apresenta vários sistemas, que garantem, por exemplo, a captação de oxigênio, o aproveitamento de nutrientes e a locomoção.

• Cardiovascular: constituído pelo coração e vasos sanguíneos, garante a circulação do sangue pelo organismo e, consequentemente, o transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células.

• Digestório: formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e glândulas anexas, é responsável por garantir a quebra dos alimentos, transformando-os em partículas menores que possam ser aproveitadas.

• Endócrino: é formado por todas as glândulas endócrinas do organismo, as quais são responsáveis pela produção de hormônios, que, por sua vez, atuam na regulação química de diversas atividades do organismo.

• Esquelético: constituído principalmente pelos ossos, está relacionado com funções como a proteção de órgãos internos, locomoção, sustentação, armazenamento de cálcio e produção de células sanguíneas.

• Excretor: também conhecido como sistema urinário, é formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra e é o responsável pela produção e eliminação da urina.

• Muscular: é formado pelos músculos e está relacionado com a movimentação do nosso corpo e contração de órgãos.

• Nervoso: é responsável por garantir a percepção de estímulos internos e externos e gerar respostas a esses estímulos. Graças a esse sistema, somos capazes de memorizar, ter coordenação, falar, sentir, ver e aprender.

• Reprodutor: é o sistema responsável pela nossa reprodução. O sistema reprodutor feminino garante a formação dos gametas femininos e a gestação do bebê. O sistema reprodutor masculino é responsável pela produção e transferência do gameta masculino para a mulher.

• Respiratório: formado pelo nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, é responsável por garantir a realização das trocas gasosas.

• Tegumentar: é formado pela pele, pelos, unhas e glândulas e atua em diversas funções, tais como barreira contra perda de água e entrada de micro-organismos, bem como regulação da temperatura do corpo.

OS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO HUMANO

O corpo humano é como a máquina. É um design único, uma vez que consiste em vários sistemas biológicos, que são regulados por órgãos internos.

Leia mais, para obter informações detalhadas sobre os órgãos internos do corpo humano. O corpo humano pode ser dividido em cabeça, tronco, mãos e pernas.

Cabeça e o tronco desempenham um papel importante na proteção de alguns órgãos internos crucial do corpo humano. Elas consistem em muitos tecidos, células e tecidos conjuntivos, que ajudam na regulação de vários sistemas biológicos.

Alguns dos principais sistemas de órgãos são os sistemas esqueléticos, sistema circulatório, sistema nervoso, sistema digestivo, sistema imunológico, sistema respiratório, sistema urinário, sistema reprodutor, sistema linfático, e o sistema endócrino, etc, que são sobrepostos e interdependentes.

LISTA DOS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO HUMANO

Os seres humanos e outros organismos multicelulares complexos possuem sistemas de órgãos que trabalham juntos, realizando processos que nos mantêm vivos.

O corpo possui níveis de organização que se acumulam. As células formam tecidos, tecidos formam órgãos e órgãos compõem os sistemas de órgãos.

A função de um sistema orgânico depende da atividade integrada de seus órgãos. Por exemplo, os órgãos do sistema digestivo cooperam para processar alimentos.

A sobrevivência do organismo depende da atividade integrada de todos os sistemas de órgãos. Muitas vezes coordenados pelos sistemas endócrino e nervoso.

Cérebro:

O cérebro humano é protegido pelo crânio, mantendo-o muito seguro, pois é o centro do sistema nervoso. A estrutura do cérebro humano pode ser comparada com outros mamíferos, mas é três vezes maior e mais avançada do que outros mamíferos.

Abriga nossas memórias estimadas, planos para o futuro, e nos mantém alerta no presente. O cérebro ajuda o corpo a ativar os músculos e segrega substâncias químicas que permitem responder aos estímulos externos. Nenhum dos outros animais tem a capacidade de pensar e pesar as coisas logicamente.

Mas, o cérebro humano executa algumas funções executivas, tais como: Auto-controle, planejamento, raciocínio e pensamento abstrato, que torna os seres humanos a espécie mais inteligente do mundo inteiro.

O corpo humano executa feitos incríveis todos os dias. Desde o envio de sinais que se espalham pelo cérebro em alta velocidade para distribuir oxigênio em mais de 1.000 quilômetros a 1.600 quilômetros de vias aéreas.

CORAÇÃO:

A principal função do coração é fornecer sangue oxigenado de a todos os órgãos do corpo através dos vasos sanguíneos por contrações rítmicas. Também conhecidas como batimentos cardíacos.

O coração é feito de músculos involuntários cardíaco, e essa é a razão pela qual o coração continua batendo mesmo quando estamos dormindo. O coração pesa 250 a 350 gramas e é quase do tamanho do punho.

Ele está localizado no lado esquerdo do tórax e está protegido pela caixa torácica. O pericárdio, um saco de parede dupla, que envolve o coração. Não só protege o coração, mas fica em torno das âncoras estrutura e impede o enchimento excessivo do coração com sangue.

PULMÕES:

O corpo humano é constituído por dois pulmões e levam as funções do sistema respiratório. Pulmões trabalham muito estreitamente com o coração.

Pulmões fornecem o oxigênio puro na atmosfera para o sangue que é por sua vez, distribuído pelo coração para diversos órgãos. Os pulmões também removem o dióxido de carbono e outras impurezas do sangue nas veias.

O coração é quase ladeado pelos pulmões, assim também age como um choque macio e absorvente para o coração e também mantém o nível do pH do sangue.

ESTÔMAGO:

É o jogador-chave no sistema digestivo. Estômago é um órgão em forma de pêra localizado na cavidade abdominal entre o esôfago e os intestinos. O estômago pode mudar a sua forma e tamanho, dependendo da posição do corpo e da quantidade de alimentos no interior. Já que é muscular e elástico na natureza.

Estômago é o grande órgão e suas multi câmaras, hospedam as bactérias que produzem enzimas especiais necessárias para a digestão. É cheio de ácido gástrico, ácido clorídrico e mantém o nível de pH, que ajuda na digestão de alimentos comestíveis. É um dos importantes órgãos internos do corpo humano.

INTESTINO:

Intestino é o trato digestivo situado entre o estômago e o ânus. Ele pode ser dividido em intestino grosso e curto. O intestino delgado é estreito e mede 6-7 metros de comprimento, enquanto que o intestino grosso é de apenas 1,5 metros de comprimento, mas é grande em diâmetro.

A extensa parte da digestão ocorre no intestino delgado, onde a maioria dos nutrientes essenciais são absorvidos. A função do intestino grosso na digestão é fundamental, pois, absorve água e é responsável pela excreção dos resíduos.

A musculatura intestinal realiza contrações rítmicas chamadas peristaltismo para mover o alimento não digerido. Depois absorve-lo como alimento ao longo do trato intestinal.

FÍGADO:

Está localizado no lado direito da cavidade abdominal. Algumas das importantes funções do fígado incluem filtrar as substâncias nocivas do sangue. Manter o colesterol e o nível de glicose no sangue, secreção de certos aminoácidos. Armazenar vitaminas e minerais, secretando substâncias químicas que quebram as gorduras, e conversão de glicose em glicogênio, etc.

Para além destes, existem vários órgãos internos do corpo humano, como rins, bexiga, pâncreas, timo, olhos, hipófise. Hipotálamo, no baço, apêndice, supra-renais, etc, incluindo os diferentes órgãos reprodutivos de homens e mulheres.

Estudo dos órgãos internos do corpo, que é uma parte da anatomia humana, é essencial para qualquer disciplina de saúde. Disfunção dos órgãos internos podem ser fatais e, portanto, é importante compreender as suas funções.

Isso irá ajudá-lo a compreender bem o Corpo Humano para mantê-lo apto e saudável.

A MUSCULAÇÃO, UM ESPORTE COMPLEMENTAR

Uma das vantagens da musculação é que ela pode ser praticada como complemento de muitos outros esportes. De fato, é uma disciplina que se associa perfeitamente a vários ramos, permitindo assim, melhorar seus desempenhos naquele que lhe diz respeito. Trata-se notadamente dos esportes de combate e de resistência, que combinam bem com a prática da musculação. Essa última apresenta um trunfo não negligenciável e garante um complemento útil.

Musculação e esportes de combate

Por muito tempo, acreditamos que a musculação e os esportes de combate eram incompatíveis. Certas pessoas imaginavam que o trabalho com cargas fazia perder a velocidade e a destreza, qualidades indispensáveis aos esportes de combate. Entretanto, muitos esportistas constatam, hoje em dia, que praticar musculação melhora suas forças e reforça os músculos úteis para sua prática respectiva.

Associar musculação e esportes de combate permite então de:

• adquirir potência (força e velocidade)

• garantir uma melhor estabilidade, indispensável para esse tipo de esporte

• prevenir as lesões ao reforçar os músculos e articulações

• relaxar os músculos durante os períodos de repouso

• aumentar a massa muscular cujo aspecto estético não é negligenciável…

Caso você deseje associar esporte de combate e musculação, não esqueça seu objetivo, isto é, tornar a musculação compatível com a melhoria das qualidades esportivas e permanecer em contato permanente com seu esporte predileto. Você pode alternar treino de força e de potência, além de praticar regularmente circuitos de training que fazem trabalhar a resistência (começando sua sessão por uma corrida de uns dez minutos, por exemplo).

Não carregue pesos muito pesados e varie o programa de treino. Desse modo, com 2 ou 3 sessões por semana, você eliminará a saturação física e psicológica, desenvolverá capacidades diferentes e diversificará sua prática.

Musculação e esportes de resistência:

A musculação é igualmente uma excelente aliada para os praticantes dos esportes de resistência. Ela traz força e solidez, com a condição de alcançar um equilíbrio justo entre as duas disciplinas. De fato, é preciso evitar misturá-las e praticá-las separadamente. Do mesmo modo, os praticantes de musculação têm que praticar sessões regulares de cardio, pois somente a musculação, é prejudicial à resistência. Contrariamente às ideias feitas, o cardio-training não é maléfico para a massa muscular.

De modo geral, a musculação melhora os desempenhos dos esportistas de resistência, que sejam os ciclistas ou corredores. Ela não ocasiona um aporte de massa na corrida, mas melhora a capacidade anaeróbia, a eficácia da pisada e do desempenho. No ciclismo, a musculação traz força nas pernas, mais desempenho no sprint e aumenta o tempo máximo de esforço. Ela é igualmente um meio excelente de lutar contra a fadiga nervosa.

Benefícios da musculação – Conheça os 10 principais

1. Home>

2. Dicas>

3. Benefícios da musculação – Conheça os 10 principais

Benefícios da Musculação – #1

Tonificação muscular: a prática da musculação tonifica os músculos e ajuda na perda de calorias. O treinamento com o uso do peso, melhora ainda mais essa resistência muscular.

Benefícios da Musculação – #2

Auxilia na prevenção de osteoporose: a pessoa que pratica musculação tem menos chance de desenvolver uma doença chamada de osteoporose, pois ela auxilia no fortalecimento dos ossos do corpo humano.

Benefícios da Musculação – #3

Aumento da força: a musculação deixa a pessoa mais forte, auxiliando na resistência para o trabalho diário e possíveis momentos que exijam de você o uso da força.

Benefícios da Musculação – #4

Fortalece região da coluna vertebral: auxilia na prevenção de problemas na coluna vertebral, além de fortalecer a parte inferior das costas, diminuindo dores locais.

Benefícios da Musculação – #5

Diminui as chances de uma diabete: a prática de exercícios físicos é uma grande aliada à prevenção de doenças como a diabete. A musculação é uma das práticas benéficas, que pode ajudar a evitar o aparecimento da doença e para quem já tem diabete, pode auxiliar no tratamento e equilíbrio da taxa de glicemia sanguínea.

Benefícios da Musculação – #6

Melhora o sistema imunológico: assim como a prática dos demais exercícios, a musculação também auxilia no funcionamento do sistema imunológico.

Benefícios da Musculação – #7

Beneficia o sistema digestório: as pessoas que sofrem com prisão de ventre podem notar uma melhora no funcionamento intestinal nos primeiros dias de prática da musculação, pois ela auxilia no bom funcionamento do sistema digestório.

Benefícios da Musculação – #8

Aumenta o equilíbrio: a musculação praticada regularmente auxilia a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora do praticante.

Benefícios da Musculação – #9

Ajuda na gestação: as gestantes que praticam musculação têm uma melhor recuperação pós-parto, menor incidência de câimbras durante a gestação, menor probabilidade de desenvolver varizes e ainda diminuem o ganho de peso.

Benefícios da Musculação – #10

Melhora humor: a prática da musculação melhora o humor, a autoestima e com isso as interações sociais.

Agora que já conhece os principais benefícios então é hora de por a mão na massa!

Bora fazer aquele treino maromba e cuidar bem da saúde

E pra aproveitar a viagem, que tal saber quais as melhores fontes de proteínas para ganho de massa muscular?

TERAPIAS ALTERNATIVAS: SAÚDE PARA O CORPO E MENTE

O cuidado com o corpo e a mente são fundamentais para se ter qualidade de vida. Uma das preocupações das pessoas é emagrecer, e a forma em que é seguida para alcançar esse objetivo podem muitas vezes trazer malefícios a saúde. A procura do emagrecimento com saúde se torna cada vez maior, e uma das práticas alternativas, ou seja, a medicina alternativa, que cuidam principalmente da mente, na qual é uma grande aliada durante o processo de perda de peso.

O que são terapias alternativas para emagrecer

As terapias alternativas trabalham com a mente, diminuindo o estresse e o cansaço. Esse tipo de terapia utiliza técnicas alternativas, que visam diminuir a ansiedade, sem nenhum tipo de sintomas de curto ou longo prazo, onde os outros meios de emagrecimento causam sintomas, como o uso de medicamentos emagrecedores. A ansiedade é uma das causas para que se tenha o ganho de peso, e como as terapias alternativas trabalham para que seja diminuída, facilita durante o processo de perda de peso.

Tipos de terapias alternativas

A prática de terapias alternativas tem ganhado um grande número de adeptos. Atualmente se tem uma gama muito grande de terapias alternativas, que são utilizadas para aliviar o estresse. Veja a seguir algumas terapias alternativas:

Acupuntura e acupressão: a acupuntura é uma terapia alternativa que utiliza agulhas em pontos do corpo, afim de aliviar a tensão, essa técnica é muito utilizada na terapia chinesa. Para o processo de emagrecimento, as agulhas são colocadas em pontos relacionados a digestão. A acupressão utiliza as mesmas técnicas da acupuntura, porém é feito com o auxílio das mãos, onde que é utilizado pressão nos pontos específicos.

Hipnoterapia: é utilizado a hipnose, onde que o psicólogo tenta descobrir o problema e então passa a trabalhar em cima desse fato para corrigi-lo. No caso do emagrecimento, é utilizada para detectar as barreiras de bloqueio que dificultam o processo de perda de peso, mas deve ser aliado com o processo de autoconhecimento.

Aromaterapia: essa terapia utiliza óleos essências de plantas, nas quais ativam as áreas do cérebro responsáveis pelas emoções, diminuindo principalmente a ansiedade. Esses óleos podem ser utilizando em massagens, durante o banho ou até mesmo inalados, para que os efeitos dos óleos essências sejam eficazes, estes devem ser puros.

Yoga: o yoga é uma das técnicas alternativas mais conhecidas e também mais utilizada. Esta técnica trata-se de meditação em que garante o condicionamento físico e está associado com o bem-estar mental. A terapia proporciona reajuste na postura, qualidade na respiração, além de melhorar a qualidade do sono e concentração, diminuindo o estresse.

Terapias alternativas realmente emagrece?

A prática das terapias alternativas isoladamente não favorece a perda de peso. Porém, quando aliado a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, o emagrecimento se torna mais saudável.

Minerais

Os minerais são compostos químicos inorgânicos que, quando agrupados, dão origem aos diferentes tipos de rochas.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena em Geografia Física

Conjunto de diferentes minerais de uso econômico

Os minerais são compostos químicos inorgânicos formados naturalmente e que apresentam uma estrutura molecular bem definida. Eles podem ser formados na Terra ou surgir no planeta através de meteoritos e demais corpos espacias não terrestres.

Atualmente, existem catalogados mais de quatro mil minerais e, à medida que os estudos geológicos avançam, mais e mais minerais vão sendo descobertos, alguns deles de origem extraterrestre. Em janeiro de 2014, por exemplo, um grupo de pesquisadores descobriu um novo mineral presente em um meteorito que havia sido coletado na Antártida na década de 1960. O nome do mineral é Wassonite e somente era produzido na Terra em pesquisas de laboratório.

Os átomos, em geral, possuem uma estrutura cristalizada com uma cadeia química estabelecida, responsável por conferir a esse mineral as suas propriedades físicas. Como já mencionamos, eles são sempre de origem inorgânica, de forma que os materiais de origem orgânica são chamados de mineraloides, tais como a pérola e o âmbar.

Conforme as suas composições, os minerais podem ser classificados em metálicos e não metálicos:

a) Minerais metálicos: como o nome sugere, são aqueles compostos por elementos químicos metálicos. Costumam ser bons condutores de eletricidade. Exemplos: alumínio, ferro, cobre etc.

b) Minerais não metálicos: são aqueles não compostos por elementos químicos metálicos, tais como diamante, calcário e areia.

O estudo dos minerais é complexo. A observação de suas características obedece a alguns diferentes critérios, a saber:

1) Cristalização: corresponde à forma geométrica tridimensional do mineral.

2) Cor: corresponde à coloração externa do mineral, com os comprimentos de ondas absorvidos pela sua composição química.

3) Transparência: capacidade dos minerais de absorverem ou não a luz, podendo ser divididos em translúcidos e opacos.

4) Brilho: quantidade de luz refletida pelo mineral.

5) Dureza: é a capacidade do mineral em riscar e não ser riscado.

6) Traço: a cor do pó do mineral.

7) Fratura: é a superfície irregular do mineral resultante de sua quebra.

8) Densidade: é a quantidade de vezes que um mineral é mais pesado do que um volume igual de água.

9) Clivagem: nível de ruptura dos minerais em superfície plana ou regular.

10) Propriedades eletromagnéticas: capacidade dos minerais de conduzirem ou não corrente elétrica e sua capacidade de relacionar-se ao magnetismo, entre algumas outras propriedades de nível semelhante.

REINO VEGETAL

O Reino Vegetal ou Reino Plantae, é caracterizado por organismos autótrofos (produzem seu próprio alimento) e clorofilados.

Por meio da luz solar, realizam o processo da fotossíntese e, por esse motivo, são chamados de seres fotossintetizantes.

Vale lembrar que a fotossíntese é o processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia. Isto ocorre através da ação da clorofila (pigmento associado à coloração verde das plantas) existente em seus cloroplastos.

As plantas formam a base da cadeia alimentar. Elas são produtoras de matéria orgânica e alimentam os seres heterótrofos, ou seja, representam o grupo responsável pela nutrição de diversos organismos consumidores.

Isso indica que sem a existência desses seres autótrofos, a vida na terra seria impossível.

Características Gerais do Reino Vegetal

• Eucariontes (núcleo organizado)

• Autótrofos (produzem o próprio alimento)

• Fotossintetizantes (produção da fotossíntese)

• Pluricelulares (multicelulares)

• Células formadas por vacúolos, cloroplastos e celulose

Saiba mais:

• Clorofila

• Hormônios Vegetais

• Seres Autótrofos e Heterótrofos

Estrutura das Plantas

Estrutura principal de uma planta angiosperma

No que diz respeito à sua estrutura, basicamente as plantas são formadas pela raiz (fixação e alimentação), caule (sustentação e transporte de nutrientes), folhas (fotossíntese), flores (reprodução) e frutos (proteção das sementes).

Classificação do Reino Vegetal

O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.

Briófitas

As briófitas são plantas de pequeno porte que não recebem luz direta do sol, uma vez que habitam locais úmidos, por exemplo, os musgos.

A reprodução desse grupo ocorre através do processo de metagênese, ou seja, possui uma fase sexuada, produtora de gametas, e outra assexuada, produtora de esporos.

Ademais, não possuem vasos condutores de seiva, o que as torna distintas dos outros grupos vegetais. Sendo assim, o transporte de nutrientes ocorre mediante um processo vagaroso de difusão das células

Pteridófitas

Chifre-de-veado

As pteridófitas apresentam mais variedade que as briófitas. Elas são plantas que, em sua maioria, são terrestres e habitam locais com grande umidade. Alguns exemplos desse grupo: samambaias, avencas e xaxins.

Apresentam vasos condutores de seiva, raiz, caule e folhas e, da mesma maneira que as briófitas, a reprodução desses vegetais ocorre mediante uma fase sexuada e outra assexuada.

Quando o caule das pteridófitas é subterrâneo, denomina-se de rizoma. Já as epífitas são plantas que se apoiam em outras plantas, todavia, sem causar-lhes danos, como as samambaias e os chifres-de-veado.

Gimnospermas

Araucária

O grupo das gimnospermas é composto por uma grande variedade de árvores e arbustos de diversos portes.

São plantas vasculares (presença de vasos condutores de seiva), que possuem raiz, caule, folha e sementes. Alguns exemplos de gimnospermas: sequoias, pinheiros, araucárias, dentre outras.

A reprodução das Gimnospermas é sexuada. A fecundação ocorre nos órgãos femininos pelo pólen, que é produzido pelos órgãos masculinos e transportado com o auxílio da natureza através de vento, chuva, insetos e pássaros.

O que as difere do grupo das Angiospermas são principalmente suas sementes, visto que apresentam as chamadas sementes nuas, ou seja, não envolvidas pelo ovário.

Angiospermas

As angiospermas são plantas vasculares, ou seja, possuem vasos condutores. Elas habitam diferentes ambientes e representam um grupo muito variado, composto de vegetais de pequeno e grande porte.

As angiospermas caracterizam o maior grupo do reino vegetal, com aproximadamente 200 mil espécies.

São distintas das Gimnospermas na medida em que suas sementes são guardadas no interior do fruto. Sua reprodução é sexuada e a fecundação ocorre com a presença do pólen masculino.

Curiosidades

O Reino Vegetal é composto de aproximadamente 400 mil espécies conhecidas, sendo portanto, um dos maiores grupos de seres vivos.

Por serem organismos autossuficientes (autótrofos), as plantas foram os primeiros seres habitantes do planeta Terra.

Plantas Carnívoras

As plantas carnívoras ou insetívoras são um caso curioso do Reino Vegetal, pois apresentam uma característica peculiar que atraiu a atenção de muitos cientistas.

Elas também realizam a fotossíntese, contudo, por habitarem solos pobres em nutrientes, buscam complementação nutricional por meio da digestão de alguns pequenos animais. Para isso, costumam capturar pequenos insetos ou, em alguns casos mais raros, sapos, ratos, pequenos mamíferos e pássaros.

Plantas Parasitas

São conhecidas como plantas parasitas de outros vegetais porque necessitam da seiva deles para sua nutrição. Elas buscam em outros organismos fotossintetizantes a energia necessária para sobreviverem, uma vez que não produzem o suficiente.

Há aproximadamente 300 espécies com essas características, algumas delas são: erva de passarinho, planta fantasma, visco, cipó dourado, dentre outras

REINO MINERAL

O reino mineral, diferente dos reinos animal e vegetal, é formado por tudo aquilo que não possui vida, por exemplo, a água, o solo, os gases, os minérios, as rochas. A origem dos minerais são caracterizadas pelo resfriamento do magma, precipitação de sais ou o rearranjo de íons (metamorfismo).

Características do Reino Mineral

• Seres Inorgânicos

• Ausência de vida

• Ordem geométrica

• Durabilidade, transparência, cor, brilho (rochas e minérios)

• Sólidos e Cristalinos (rochas e minérios)

• Destituídos de inteligência e extintos

Minerais

Os minerais são substâncias sólidas, naturais, inorgânicas, que possuem um arranjo interno (cristalização) caracterizados por propriedades físicas e químicas determinadas que ao longo dos anos foram formadas pela intervenção da natureza dentre temperatura, calor, pressão, etc. Em outras palavras, os minerais são compostos químicos formados por sólidos cristalinos, divididos em: minerais metálicos e não metálicos.

1. Minerais metálicos: esses minerais apresentam em sua composição elementos com características físico-química dos metais, por exemplo, o ferro, cobre, alumínio, dentre outros.

2. Minerais não-metálicos: Esse grupo é composto por minérios que não contém em sua composição propriedades dos metais, por exemplo, a areia, o diamante, o calcário, dentre outros.

Materiais Orgânicos Fósseis

Chamados recursos energéticos fósseis, esses minérios são compostos por elementos de origem orgânica, por exemplo, o petróleo, gás natural, óleos minerais, carvões, resinas, asfaltos e betumes.

Exemplos de Minerais

• Grafite

• Cristal

• Diamante

• Ouro

• Prata

• Cobre

• Quartzo

• Feldspato

• Mica

• Turmalina

Rochas

As rochas agregados naturais e multigranulares constituídos por dois ou mais minerais e, de acordo com sua formação os tipos de rocha são:

1. Rochas Sedimentares: formadas pela sedimentação de partículas e matéria orgânica, por exemplo, o arenito.

2. Rochas Magmáticas (Ígneas): formadas por magma, por exemplo, o granito.

3. Rochas Metamórficas: sofrem alterações em sua estrutura, por exemplo, o mármore.

Exemplos de Rocha

• Granito

• Arenito

• Mármore

• Basalto

• Milonito

• Riolito

• Coquinas

• Migmatitos

Curiosidades

• A ciência que estuda os minerais é chamada de mineralogia.

• O estudo dos cristais é chamado de cristalografia.

• A maioria dos minerais são formados por dois ou mais elementos, entretanto há minerais constituídos por um elemento químico como o ouro (Au) e o diamante (C).

• O termo “minério” é utilizado para indicar que uma rocha ou um mineral apresenta importância econômica, por exemplo, bauxita, hematita, turmalina e quartzo.

• A água é considerada um mineraloide, com características semelhantes às dos minerais.

• O mercúrio é o único mineral líquido

A CLASSIFICAÇÃO DOS MINERAIS

GEOGRAFIA

A classificação dos minerais é feita do seguinte modo: minerais metálicos e minerais não metálicos.

Os minerais são recursos naturais encontrados no subsolo e de grande valia para a produção industrial por servir de matéria-prima para confecção de bens de consumo, como utensílios domésticos, fios elétricos, joias, materiais de construção, além de servir como fonte de energia.

As cidades são compostas por construções edificadas, para concebê-las é necessário extrair uma série de minerais da natureza, além dos subprodutos, como tijolos (argila), cimento (calcário), material hidráulico (petróleo), areia e muitos outros.

No setor industrial, desde as máquinas usadas na produção até o produto construído são extraídos dos recursos minerais que não são iguais quanto à composição física e química, desse modo são classificados em dois grupos: minerais metálicos e minerais não metálicos, incluindo ainda os recursos energéticos fósseis.

• Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre.

• Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros.

• Recursos energéticos fósseis: minérios que contém em sua composição elementos de origem orgânica. Exemplos: petróleo, gás natural e carvão.

Reino Plantae

BIOLOGIA

As plantas pertencem ao Reino Plantae e são muito importantes para a manutenção da vida na Terra, pois todos os seres vivos dependem delas para sobreviver.

Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.

Os vegetais foram os primeiros colonizadores do planeta Terra. Graças à sua autossuficiência alimentar, eles conseguiram conquistar o ambiente. É através das plantas que a vida no planeta se mantém.

Os vegetais são classificados quanto à presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores e cuja estrutura reprodutora é pouco visível são chamadas de criptógamas; e as plantas que possuem flores e cuja estrutura reprodutora é bem visível, denominamos fanerógamas.

As plantas, quanto à presença ou ausência de vasos condutores, são classificadas em plantas avasculares e vasculares.

Mapa Mental: Reino Plantae

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

As plantas avasculares são destituídas de vasos condutores da seiva. Os filos que apresentam vegetais avasculares são:

As plantas vasculares, também chamadas de traqueófitas, possuem vasos condutores de seiva. Dentre os vegetais vasculares há os que possuem sementes e os que não possuem sementes.

Os filos que possuem vegetais vasculares, que não possuem sementes, são:

Os filos vegetais que apresentam plantas vasculares com sementes são as Gimnospermas e as Angiospermas.

1. Gimnospermas: vegetais que não apresentam flores, criptógamas e nem frutos.

2. Angiospermas: vegetais que apresentam flores e frutos.

• Filo Magnoliophyta ou Anthophyta (árvores, capins, etc.).

Saiba para o que realmente servem os sais minerais...

Dentre os nutrientes necessários à saúde, assim como existem as proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas, há um grupo de elementos chamados minerais.

Os minerais, como também as vitaminas, não podem ser sintetizados pelo organismo e, por isso, devem ser obtidos através da alimentação. Não fornecem calorias, mas se encontram no organismo desempenhando diversas funções.

Os minerais possuem papéis essenciais, como constituintes estruturais dos tecidos corpóreos, por exemplo, o cálcio e o fósforo que formam os ossos e dentes; como reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos, atividade muscular e o balanço ácido-base do organismo.

Além disso, muitos minerais estão envolvidos no processo de crescimento e desenvolvimento corporal. Como componentes dos alimentos, os minerais participam no sabor, ativam ou inibem as enzimas e outras reações que influem na textura dos alimentos.

Teoricamente, todos os alimentos deveriam conter sais minerais, mas a industrialização e outros métodos modernos de produção de alimentos podem eliminá-los.

Os minerais também são importantes na prática esportiva, pois durante o exercício físico a perda de água pelo suor é sempre acompanhada pela perda de eletrólitos, de sais, especialmente sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio. Assim, a falta destes pode levar ao aparecimento de cãibras musculares.

ESCOLHA VIVER MELHOR E COM MAIS SAÚDE

Você não precisa ser radical e abrir mão das coisas que gosta de fazer e comer para ser saudável. Devemos apenas adaptar a rotina, incorporando hábitos importantes, como fazer atividade física de forma regular e se alimentar com equilíbrio e critério. Afinal, quem mais pdoe fazer pela sua saúde do que você mesmo?

SAIBA O QUE SÃO AS ENZIMAS VEGETAIS E SEUS BENEFÍCIOS

As enzimas são substâncias orgânicas com a função de catalisar outras reações químicas e aperfeiçoar a produção de outros compostos essenciais para a nossa saúde. As de origem vegetal são extraídas diretamente de frutas, verduras, legumes e raízes e podem ser encontradas em extratos líquidos prontos com os seguintes ingredientes: melancia, chuchu, melão, mamão, abacaxi, abacate, cenoura, espinafre, pêra, repolho, tomate, maçã, banana, pepino, goiaba, gengibre, broto de feijão, salsão, agrião e sacarose.

O processo de extração das enzimas é realizado por meio da fermentação natural de todos os ingredientes sem a adição de nenhum componente químico durante o processo, por isso é totalmente natural. Com todos esses ingredientes, o extrato líquido passa a ser rico em vitaminas, sais minerais, glicídios e proteínas, sem nenhuma adição de componentes químicos.

Algumas das enzimas extraídas são:

• A papaína – para tratamento de úlceras, melhora a cicatrização, antiinflamatório e melhora a varicose.

• A bromelina – antiinflamatório, aumento da imunidade, acelerador da cicatrização, melhora a digestão, melhora a circulação e sistema cardiovascular.

• Co- enzima Q10 e betaína – melhoria da força muscular, melhoria do sistema cardiovascular, redução dos efeitos do estresse e redução do risco de doenças crônicas.

As enzimas ainda auxiliam na luta contra as seguintes doenças:

• Asma.

• Reumatismo.

• Bronquite.

• Doenças na pele como manchas e espinhas.

• Queda de cabelo.

• Doenças no fígado e rins.

• Desequilíbrio do sistema nervoso.

• Pressão alta.

Só há contra indicação do uso das enzimas para os diabéticos e para pessoas que possuam alguma alergia a algum composto dos ingredientes.

Indica-se a ingestão de duas colheres de sopa misturadas em água, sucos e outras bebidas. Três vezes ao dia: de manhã em jejum e meia hora antes das refeições (almoço e jantar).

Você encontra o concentrado líquido das enzimas vegetais em 500ml ou 250ml nas Lojas Relva Verde de Produtos Naturais em Londrina e na nossa loja virtual com entrega para todo o Brasil.

6 REMÉDIOS NATURAIS CONTRA AS DOENÇAS AUTOIMUNES

Quando o nosso próprio corpo nos ataca, é necessário procurar alternativas para não perder a qualidade de vida. Falamos das doenças autoimunes.

• O vinagre de coco: principais usos e benefícios

• Incríveis benefícios do óleo essencial de incenso

• Benefícios do óleo de menta para a saúde corporal

A seguir, oferecemos seis remédios naturais contra as doenças autoimunes que irão ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida e aumentar seu bem-estar.

As doenças autoimunes ocorrem como resultado de um erro no sistema imunológico. Elas atacam as células do próprio organismo. Quando esse problema surge, geralmente há uma resposta exagerada contra as próprias substâncias e tecidos. Em outras palavras, o corpo se defende de si mesmo.

Sintomas comuns

• Fadiga

• Febre

• Vermelhidão

• Inchaço

• Inflamação crônica

• Dores musculares e articulares

• Calor excessivo, sem uma razão aparente

Seis remédios naturais contra as doenças autoimunes

Embora as doenças autoimunes sejam muito diversas, existem alguns remédios que serão muito úteis para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Entre os mais comuns e eficazes estão aqueles que discutiremos a seguir.

1. Tomar chá

O chá verde e o chá preto contêm compostos benéficos como flavonoides, catequinas e teaflavinas. Estes são excelentes para combater e reduzir os efeitos das doenças autoimunes.

Como os chás podem trazer um novo sabor para o paladar, é aconselhável incorporá-los gradualmente. Caso contrário, você pode achar que seu sabor é desagradável e deixará de tomá-los em um curto espaço de tempo.

Uma boa opção para criar o hábito de beber chá é acompanhá-lo com frutas, como frutas cítricas ou frutas silvestres.

2. Comer mais maçãs

Outro dos remédios naturais contra as doenças autoimunes são as maçãs. Essas frutas são ricas em quercetina. Esse elemento reduz as reações alérgicas e diminui a inflamação, duas características comuns nas doenças autoimunes. A quercetina também pode ser encontrada em:

• Frutas silvestres

• Alcarrapas

• Uvas vermelhas

• Cebola roxa

É importante saber que a maior porcentagem de quercetina se encontra na casca desses alimentos. Portanto, você deve evitar comer a maçã sem casca.

3. Incluir mais receitas com cenouras na dieta

As cenouras contêm carotenoides, os pigmentos de plantas que incluem betacaroteno. O consumo destes alimentos corrige a deficiência e reduz consideravelmente a inflamação. Outras fontes que contêm carotenoides são:

• Batata-doce

• Damasco

• Espinafre

• Abóbora

• Couve

Se o paciente sofrer de inflamação, deve tentar incluir um desses alimentos em sua dieta diária. Em pouco tempo, a inflamação irá diminuir.

4. Adicionar um pouco de gengibre

O gengibre é uma raiz muito benéfica para o organismo e é outro dos remédios naturais contra as doenças autoimunes.

Ajuda a reduzir a inflamação inibindo prostaglandinas, suprimindo a produção de citocinas pró-inflamatórias e quimiocinéticas. Tudo isso significa que reduz o impacto das doenças autoimunes.

Este alimento é especialmente recomendado para pacientes com artrite reumatoide. Você pode incluí-lo em sua alimentação ou beber uma xícara de chá de gengibre por dia.

5. Mais ômega 3

O ômega-3 é um ácido graxo essencial que balanceia a formação de compostos químicos que provocam a inflamação. Esta substância pode ser obtida através dos seguintes alimentos:

• Grão de bico

• Salmão

• Sardinhas

• Anchovas

• Nozes

• Linhaça

• Soja

6. Incluir mais fibra na dieta

Com um cólon saudável e ativo, é possível favorecer o trânsito intestinal, o que permitirá aliviar, sem dúvida, a carga sobre o sistema imunológico.

Para que isso seja possível, você deve aumentar o consumo de fibras na dieta diária. O melhor tipo de fibra é aquela encontrada, naturalmente, em:

• Frutas

• Grãos integrais

• Vegetais de folhas verdes

A fibra é um dos melhores remédios naturais contra as doenças autoimunes. Ela ajuda a regular o organismo enquanto nos fornece vários nutrientes.

Tente evitar o consumo de alimentos processados, mesmo que o rótulo indique que eles são ricos em fibras. O problema com esses produtos é que eles também são ricos em açúcares e conservantes, dois elementos que agravarão os problemas.

Outras medidas para aumentar a qualidade de vida

1. Reduzir o estresse

É necessário procurar maneiras de conseguir aliviar do estresse diário. Desta forma, conseguimos combater os problemas causados por doenças autoimunes. Os métodos mais eficazes são:

• Ioga

• Meditação

• Massagens relaxantes

• Outras técnicas de relaxamento

Seria bom que o paciente praticasse várias dessas técnicas durante a semana. Pouco a pouco, você descobrirá aquelas que são mais eficazes e as que fornecem os benefícios mais imediatos. O segredo é ir tentando até achar a ideal para o seu caso particular.

2. Dormir o suficiente

Descansar o suficiente é essencial para combater os sintomas das doenças autoimunes. Tenha em mente que a insônia ou um sono de má qualidade pode piorar outros sintomas e, em alguns casos, agravá-los.

Idealmente, durma de 6 a 8 horas seguidas à noite. Se você tiver dificuldades para atingir esse objetivo, tente tomar uma infusão ou exercitar-se mais durante o dia.

3. Manter uma dieta saudável

Uma dieta adequada mantém a boa saúde e fornece energia. Além disso, é capaz de melhorar os sintomas causados por doenças autoimunes. A alimentação é essencial para o corpo e quanto melhor a qualidade dos alimentos, maiores serão os benefícios.

As doenças auto-imunes (DAI) estão se tornando cada vez mais comuns, atingindo a maior parte das mulheres da população mundial, se comparado aos homens. No artigo de hoje será possível entender melhor sobre elas, bem como conhecer as suas principais causas, sintomas e formas de tratamento, mas antes disso é necessário compreendermos de uma vez por todas sobre o que é exatamente uma doença autoimune.

Primeiramente, é importante saber que existe um grupo constituído por mais de cem doenças que são consideradas autoimunes e a ele chamamos de DAI. De forma mais sucinta, devemos saber em primeira instância, que o sistema imunológico é o responsável por produzir anticorpos que protegem o nosso organismo de possíveis agentes externos danosos, como é no caso de bactérias, por exemplo. Quando um desses agentes invade o nosso corpo, automaticamente o sistema imunológico reconhece a invasão e produz anticorpos que destruirão eles, protegendo assim o nosso organismo. Entretanto, quando existe uma doença imunológica em jogo, esse sistema de defesa já não consegue mais distinguir o que faz parte ou não do próprio corpo e acaba produzindo anticorpos para destruir órgãos e sistemas dele mesmo, como forma de proteção, mas não é bem isso que acontece.

Em outras palavras, a doença em questão trata-se de um problema existente no sistema de imunidade de um indivíduo, que ao invés de exercer a sua função primordial de proteger o seu organismo, faz justamente o contrário: ataca ele. Por isso dizemos que a DAI costuma atacar mutuamente dois ou mais órgãos ou sistemas de uma pessoa ou simplesmente focar-se em um único alvo. A seguir iremos falar mais sobre outros aspetos das doenças autoimunes. Saiba mais sobre as causas das doenças auto-imunes, tipos, sintomas, como se diagnostica e tratamentos a seguir:

1. O que causa as doenças auto-imunes?

Ainda não se descobriu uma causa específica que leva às doenças auto-imunes, porém, alguns fatores internos (do organismo) e externos (do ambiente) podem parecer desencadeá-las, como:

• Hereditariedade / predisposição genética para desenvolver uma doença auto-imune;

• Exposição a bactérias, vírus e/ou toxinas que o sistema imune não combateu corretamente;

• Alteração hormonal;

• Sistema imunológico debilitado com freqüência;

• Estresse;

• Medicamentos que desestabilizam o sistema imune;

• Higiene excessiva, que debilita o sistema imunológico, propiciando o aparecimento de infecções.

2. Tipos de doenças auto-imunes

De uma forma geral, as doenças auto-imunes podem atingir órgãos e tecidos como tiróide, rins, estômago, intestino, pâncreas, articulações, pele, plaquetas etc. Existem mais de 100 tipos de doenças auto-imunes, sendo as mais conhecidas:

• Diabetes tipo 1 (atinge o pâncreas);

• Lúpus (atinge pele, rins, cérebro, articulações);

• Psoríase (atinge a pele);

• Vitiligo (atinge a pele);

• Artrite reumatóide (atinge as articulações);

• Anemia perniciosa (atinge o estômago);

• Anemia hemolítica (atinge o sangue);

• Tiroidite de Hashimoto (atinge a tiróide);

• Doença de Graves (atinge a tiróide);

• Esclerose múltipla (atinge o cérebro e a medula espinhal);

• Doença de Crohn (atinge o trato digestivo);

• Doença celíaca (atinge o intestino).

3. Quais os sintomas?

Quando o assunto é doença autoimune não há como dar precisão sobre os sintomas que de fato refletem a existência ela no organismo de algum indivíduo. Uma mesma doença pode apresentar sintomas diferentes em duas pessoas, por isso, tal imprecisão torna mais difícil receber o diagnóstico do problema, levando em média cerca de cinco anos aproximadamente para alguém conseguir ser diagnosticado com uma DAI. Logo abaixo listaremos alguns dos sintomas mais comuns que podem surgir em casos desse tipo, mas lembre-se, fique atento à frequência deles e durabilidade, e claro, procure sempre um profissional para esclarecer o seu caso de forma segura. Os sintomas são:

• Cefaleia (Dor de cabeça);

• Crises de ansiedade;

• Algum tipo de confusão mental;

• Dificuldade para manter atenção (déficit);

• Surgimento de acnes;

• Manchas vermelhas na pele descamando ou não;

• Surgimento de Psoríase;

• Eczema;

• Problemas com dermatite e alergia em geral;

• Sintomas de boca seca;

• Resfriados que ocorrem de forma frequente;

• Aumento ou diminuição do peso;

• Asma;

• Diarréia e gases;

• Problemas com cólicas na região do estômago;

• Aspecto de rigidez e dores similares sintomas de fibromialgia;

• Prisão de ventre;

• Sensação de estômago inchado.

Ainda existem muitos outros fatores que podem sim ser considerados como sintomas da DAI, contudo, como foi possível perceber, a maioria dos sintomas supracitados são comuns a várias doenças, o que dificulta o processo de diagnóstico. O importante é sempre ir em um médico em casos de sintomas que persistem, uma vez que o corpo pode estar dando algum alerta desta ou de outra possível doença. Fique atento!

4. Como se diagnostica uma doença auto-imune

Pelo fato de muitos sintomas se confundirem com outras doenças, o diagnóstico das doenças auto-imunes pode ser difícil. Os médicos geralmente suspeitam de uma doença auto-imune devido ao se tratar de algo que atinge vários órgãos.

Além disso, um exame único não consegue detectar a presença de uma doença auto-imune, sendo necessária uma investigação mais complexa. O médico avalia o quadro baseado nas queixas e no histórico do paciente, faz um exame físico e solicita alguns exames complementares que vão depender da causa da doença, como, por exemplo, exame de sangue completo e de anticorpos (fator antinuclear).

5. Tratamentos

E quando diagnosticada, a Doença autoimune tem tratamento? Claro que sim. Embora não possua cura, é possível tratá-la e cuidar para que o seu sistema imunológico não te prejudique, como ocorre nesses casos. E assim como existem várias dessas doenças, não há um modelo padrão de tratamento que funcione para todas elas. O que ocorre no geral é o tratamento que se utiliza de drogas imunossupressoras, tais como os corticoides, que são capazes de fazer com que o sistema imunológico de um indivíduo seja inibido.

O grande fator negativo desse tipo de tratamento é justamente o fato de que essas drogas não atingem apenas os anticorpos que causam danos ao corpo, como todos os outros que seriam supostamente benéficos, e isso faz com que os pacientes de tratamentos de doenças autoimunes fiquem com maiores chances de contrair infecções, bactérias e até fungos. Mas tratar-se é importante e crucial para que o indivíduo sobreviva diante de uma doença desse gênero.

Portanto, se você apresentar mais de um dos sintomas aqui expostos, não deixe de ir a um profissional para que ele esclareça o seu caso e se por ventura existir o diagnóstico de doença autoimune, certifique-se de fazer o tratamento de forma correta e não se preocupe que você poderá viver normalmente, só não pode deixar de se cuidar tá certo? Com saúde não se brinca e ela com certeza é o maior tesouro que você pode ter na vida.

6. Remédios caseiros para as doenças auto-imune

• Cúrcuma – a cúrcuma contém uma substância chamada curcumina que suprime as enzimas que aumentam a inflamação em doenças auto-imunes como artrite, doença de Crohn e colite ulcerativa. Ferva um copo de leite, adicione um colher de chá de cúrcuma em pó e tome 3 vezes por dia junto com as refeições.

• Gengibre – as propriedades anti-inflamatórias no gengibre também podem ajudar a lidar com doenças auto-imunes. Ele ajuda a reduzir a inflamação, que é um problema comum em doenças auto-imunes. Ferva um copo de água, adicione um colher de chá de gengibre triturado. Beba o chá 2 a 3 vezes ao dia.

• Óleo de coco – um estudo comprovou que o óleo de coco virgem tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Tome 2 colheres de sopa de óleo de coco para combater a inflamaçâo.

• Aloe Verda ou Babosa – aloe vera contém lupeol e ácido salicílico que têm propriedades analgésicas, bem como certos compostos químicos, como ácidos graxos que têm um efeito antiinflamatório na artrite. Bata 2 colheres de sopa de aloe vera com suco de limão e beba 1 copo ao dia.

• Abacaxi – o abacaxi contém uma classe de enzimas chamadas de bromelina que tem propriedades anti-inflamatórias. Para ter mais efetividade, bata o suco de abacaxi com 3 colheres de chá de cúrcuma.

• Óleo de peixe – o óleo de peixe contém ácidos graxos essenciais com propriedades anti-inflamatórias que alivia a dor nas articulações, rigidez e até reduz a dependência da medicação em pacientes com artrite reumatóide. Consuma uma cápsula de 500mg por dia.

• Pimenta de caiena – quando você consome a pimenta, a propriedade chamada capsaicina inibe a atividade de um produto químico em seu corpo responsável pela transmissão de sinais de dor para o cérebro. Por esta razão, a pimenta caiena tem sido eficiente para tratar a artrite reumatóide e a dor da espondilite espinhal. Além disso, ela também melhora a circulação sanguínea geral que lubrifica as costas e as articulações rígidas. Misture um colher de sopa de pimenta de caiena triturada com mel e toma 2 a 3 vezes ao dia.

• Vinagre de Maça – o vinagre de maçã é benéfico para doenças auto-imunes. Ele contém vitamina B5 (ácido pantotênico) que ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação. O cálcio, manganês, potássio e fósforo facilitam ainda mais a dor nas articulações. Misture um colher de sopa de vinagre de maça em um copo de água quente. Depois adicione mel e gengibre, e beba duas vezes ao dia.

• Canela – um estudo publicou que a canela é um remédio antiinflamatório eficaz no tratamento de doenças crônicas como a artrite reumatóide. Misture um colher de chá de canela em pó e mel em um copo de água quente. Beba diariamente.

• Óleo de oregano – as propriedades anti-inflamatórias do óleo de orégano também é importante para tratar doenças auto-imunes, como artrite reumatóide e espondilite. Adicione 3 ou 4 gotas de óleo de oregano em um copo de água ou suco e beba 3 vezes ao dia.

O QUE É ÁTOMO?

O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria.

Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). Esse nome foi proposto pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo. Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos.

Em sua constituição, o átomo apresenta partículas (prótons, nêutrons e elétrons), não sendo a menor parte da matéria. Todavia, sua visualização não é possível. O que se conhece sobre o átomo está relacionado com experimentos físicos, químicos e aspectos matemáticos comprovados cientificamente.

A evolução do conhecimento sobre o átomo fez com que diversas tecnologias fossem desenvolvidas e aperfeiçoadas.

Composição básica de um átomo

• Núcleo: região mais densa do átomo e comporta prótons e nêutrons;

• Níveis de energia: regiões que envolvem o núcleo e que abrigam subníveis, orbitais e elétrons. Há sete níveis de energia, que são representados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q;

• Subníveis de energia: são regiões que abrigam os orbitais. Estão presentes em todos os níveis e são representados por letras (s, p, d f). Sua quantidade depende de cada nível: K (possui subnível s), L (possui subníveis s e p), M (possui subníveis s, p e d), N (possui subníveis s, p, d e f), O (possui subníveis s, p, d e f), P (possui subníveis s, p e d) e Q (possui subníveis s e p);

• Orbitais atômicos: regiões de maior probabilidade de se encontrar um elétron. Cada subnível apresenta uma quantidade diferente de orbitais: s (um orbital), p (três orbitais), d (cinco orbitais) e f (sete orbitais);

• Prótons: partículas positivas (representadas por p);

• Elétrons: partículas negativas que apresentam também comportamento de onda (representadas por e);

• Nêutrons: partículas sem carga que diminuem a repulsão entre os prótons no núcleo (representadas por n).

Mapa Mental: Átomo

Representação de um átomo

A forma mais simples de representar um átomo é utilizando a sigla do elemento químico que ele forma. A sigla Se, por exemplo, representa todos os átomos que formam o elemento químico selênio.

A sigla que representa o átomo ainda pode fornecer duas importantes informações: o número atômico (representado pela letra Z e sempre do lado esquerdo inferior da sigla do átomo) e o número de massa (representado pela letra A, podendo ser posicionado do lado esquerdo ou direito na parte superior da sigla do átomo).

Sigla de um átomo com número de massa e número atômico

• Número atômico (Z): indica o número de prótons presentes no núcleo do átomo e o número de elétrons (e) presentes nos níveis de energia.

• Número de massa (A): indica a massa presente no núcleo do átomo, que resulta da soma do número de prótons (p) e o número de nêutrons (n).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmula que indica a representatividade do número de massa

Semelhanças atômicas

Os átomos de um mesmo elemento químico ou de elementos químicos diferentes podem ser comparados quanto ao número de prótons, elétrons, nêutrons e massa, sendo classificados da seguinte forma:

a) Isótopos

São átomos que apresentam:

• mesmo número atômico;

• mesmo número de prótons;

• diferente número de massa;

• diferente número de nêutrons;

Exemplo:

Os átomos A e B são isótopos

Os átomos A e B são isótopos porque:

• Átomo A apresenta 15 prótons, número atômico igual a 15, 15 elétrons, 15 nêutrons e número de massa igual a 30.

• Átomo B apresenta 15 prótons, número atômico igual a 15, 15 elétrons, 20 nêutrons e número de massa igual a 35.

b) Isóbaros

São átomos que apresentam:

• diferentes números atômicos;

• diferentes números de prótons;

• diferentes números de elétrons;

• mesmos números de massa;

• diferentes números de nêutrons.

Exemplo:

Os átomos C e D são isóbaros

Os átomos C e D são isóbaros porque:

• Átomo C apresenta 32 prótons, número atômico igual a 32, 32 elétrons, 23 nêutrons e número de massa igual a 55.

• Átomo D apresenta 37 prótons, número atômico igual a 37, 37 elétrons, 18 nêutrons e número de massa igual a 55.

c) Isótonos

São átomos que apresentam:

• diferentes números atômicos;

• diferentes números de prótons;

• diferentes números de elétrons;

• diferentes números de massa;

• mesmo número de nêutrons.

• Átomo E apresenta 20 prótons, número atômico igual a 20, 20 elétrons, 20 nêutrons e número de massa igual a 40.

• Átomo F apresenta 30 prótons, número atômico igual a 30, 30 elétrons, 20 nêutrons e número de massa igual a 50.

d) Isoeletrônicos

São átomos que apresentam:

• mesmo número de elétrons.

OBS.: átomos isoeletrônicos podem apresentar ainda o mesmo número de massa (isóbaros), mesmo número de nêutrons (isótonos) ou mesmo número de prótons (isótopos).

Exemplo:

Os átomos G e H são isoeletrônicos

Os átomos G e H são isoeletrônicos porque:

• Átomo G apresenta 16 prótons, número atômico igual a 16, 18 elétrons (o sinal -2 indica que ele possui dois elétrons a mais que o número de prótons), 17 nêutrons e número de massa igual a 33.

• Átomo H apresenta 21 prótons, número atômico igual a 21, 18 elétrons (o sinal +3 indica que ele possui três elétrons a menos que o número de prótons), 27 nêutrons e número de massa igual a 48.

ELEMENTOS QUÍMICOS

Os elementos químicos são grupos de átomos que apresentam o mesmo número de prótons no interior de seus núcleos.

Define-se elemento químico como um conjunto de átomos que apresentam no interior do seu núcleo a mesma quantidade de prótons, ou seja, átomos com o mesmo número atômico (característica representada pela letra Z). Os elementos químicos podem ser chamados ainda de substâncias simples.

Um dado importantíssimo sobre a definição dada a um elemento químico é a de que, em hipótese alguma, ele pode sofrer decomposição, ou seja, não pode dar origem a novas substâncias simples, apenas participa da formação de novas substâncias compostas.

Um exemplo é o cloreto de sódio, que, por ser uma substância composta, pode ser decomposto na substância simples sódio (Na) e na substância simples cloro (Cl2) por meio da eletrólise ígnea. Esse fato não pode ocorrer com o gás Neônio (Ne), por exemplo, que é um elemento químico e, consequentemente, uma substância simples.

É importante ressaltar que um átomo isolado também representa um elemento químico. Na fórmula da água (H2O), por exemplo, temos dois átomos que representam o elemento hidrogênio e um átomo que representa o elemento oxigênio.

Os elementos químicos são representados por meio de uma sigla, na qual a letra inicial é maiúscula e que pode vir acompanhada de uma ou duas letras minúsculas. Nessa sigla, devemos posicionar o número atômico do lado esquerdo inferior, como representado abaixo:

ZX

A sigla do nome do elemento pode fazer referência a diversos aspectos, como o nome do elemento em latim, o nome do elemento em outra língua, o nome do descobridor, homenagem a um cientista, local da descoberta etc. Veja alguns exemplos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Berílio - Sigla Be, que vem do grego Beryllos;

• Boro - Sigla B, que vem do seu nome em árabe (buraq) e em persa (burah);

• Cobalto - Sigla Co, que vem do alemão kobalt ou kobold (espírito maligno ou demônio das minas). Recebeu esse nome por causa da sua toxidade;

• Sódio - Sigla Na, que vem do latim Natrium;

• Estrôncio - Sigla Sr, em homenagem a uma vila escocesa denominada de Strotian;

• Líti o- Sigla Li, que vem do grego Lithos (pedra);

• Magnésio - Sigla Mg, chamado em grego de Magnésia em referência à região de Tessália;

• Roentgênio - Sigla Rg, uma homenagem ao cientista Wilhelm Conrad Roentgen, que descobriu o raio X;

• Califórnio- Sigla Cf, nome em homenagem à Universidade da Califórnia, onde ele foi sintetizado.

Vários são os elementos químicos conhecidos atualmente. Eles estão organizados em ordem crescente de número atômico na tão famosa Tabela Periódica, proposta por Moseley em 1913. Independentemente se são naturais ou sintéticos, muitos dos elementos químicos são importantíssimos, já que fazem parte da composição de milhares de substâncias químicas que envolvem a vida e o dia a dia do ser humano.

Construímos um espaço para você ter acesso a textos que falam sobre as características, funções, origens, utilizações e formas de obtenção de vários elementos químicos. Não deixe de conferir os textos dispostos logo mais abaixo!

Bons estudos!

Artigos de "Elementos Químicos"

• Berílio

Este artigo traz informações sobre como o elemento químico Berílio manifesta-se na natureza, suas aplicações e como ele é altamente tóxico.

• Boro

Clique aqui e conheça as características e utilização do Boro.

• Carbono

Aprenda um pouco mais sobre o carbono e suas formas alotrópicas, onde é encontrado e suas aplicações no dia a dia.

• Cloro

Clique e conheça as características, as utilizações e as propriedades físicas e químicas do cloro e saiba como é produzido esse elemento químico.

• Cobalto

Confira aqui a importância do cobalto para nosso organismo e em quais outras situações esse elemento é utilizado.

• Elemento 111: Roentgênio

Clique aqui e conheça as principais características do Roentgênio, um elemento relativamente novo.

• Elemento Cálcio

Saiba a porcentagem deste elemento na Terra e na Lua.

• Elemento Magnésio

Onde pode ser encontrado e quais suas funções principais.

• Elemento Sódio

Conheça as principais características e utilizações do sódio!

• Elementos Artificiais

Elementos Artificiais são átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório.

• Elementos naturais e sintéticos

Confira aqui as principais características dos elementos naturais e sintéticos!

• Enxofre

Clique e conheça tudo (características atômicas, formas de obtenção, propriedades) sobre o elemento químico enxofre.

• Estrôncio

Metal usado em tubos de raios catódicos de televisores coloridos.

• Ferro insolúvel: propriedades desse elemento

A solubilidade dos metais em água.

• Gás Argônio

Gás usado na conservação de materiais oxidáveis.

• Gás Criptônio

Confira aqui as características e aplicações do gás criptônio!

• Gás Neônio

Clique aqui e entenda como é feita a obtenção do gás neônio, veja também onde ele é comumente utilizado!

• Hidrogênio

Clique e conheça a história, características, formas de obtenção e as principais utilizações do elemento químico Hidrogênio.

• Iodo

Confira aqui a importância do iodo para o organismo e quais são os alimentos fontes desse mineral!

• Lítio

Conheça as propriedades e utilizações do metal mais leve que existe.

• Metal Mercúrio

Atente-se para os perigos oferecidos por esse metal pesado.

• Níquel

Os efeitos tóxicos deste metal em nosso organismo.

• Nitrogênio

Clique e conheça tudo sobre o elemento Nitrogênio, bem como as formas em que ele pode ser encontrado na natureza.

• Oxigênio

Acesse este link para conhecer as principais características do elemento mais abundante da superfície terrestre, o oxigênio. Conheça as propriedades e particularidades dos seus átomos, a importância de suas formas alotrópicas, além das aplicações desse elemento de forma geral.

• Platina

Clique e conheça as caraterísticas atômicas e físicas, a história, a obtenção e as utilizações do elemento químico Platina!

• Potássio

Na natureza o potássio é um metal, em nosso organismo ele é um mineral. Clique e entenda!

• Radônio

Radônio, família dos gases nobres, decaimento do urânio-238, Localização do radônio na tabela periódica, Ocorrência de radônio na natureza, Características físicas do Radônio, Aplicações do Radônio.

• Rubídio

Clique aqui e conheça as características e utilizações do rubídio!

• Titânio

• Conheça mais sobre as características, propriedades e utilização do titânio. Clique aqui!

• Ununócio

Saiba como esse elemento foi sintetizado em laboratório.

• Xenônio

Clique aqui e conheça as principais características, utilizações e também curiosidades sobre o xenônio.

• Zircônio

Conheça o elemento químico zircônio, sua descoberta, propriedades e aplicações principais na indústria e cotidiano.

Elementos químicos e suas funções

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 31 de março de 2013

Hidrogênio:

H (hidrogênio)

Aplicações no cotidiano: Ilustração:

•combustível para foguete;

•hidrogenação de gorduras;

•enchimento de balões;

•dessulfurização depetróleo.

Metais:

REPRESENTATIVOS:

Na (sódio)

Aplicações no cotidiano: Ilustração:

• sal de cozinha;

•sínteses orgânicas;

•iluminação para estradas;

•refrigeração parareator atômico;

•acumulador;

•soda cáustica;

• vidro.

Be (berílio)

Aplicações no cotidiano: Ilustração:

• janela para tubos de raios-X;

•material para desacelerar

nêutronsem reatores atômicos;

•mola (para relógios);

•ferramentas antifaiscantes.

Al (alumínio)

Aplicações no cotidiano:

•automóvel, foguete, avião;

•janelas, portas, caixilho de janela, panelas;Ilustração:

• folha, tubo, cabo;

• iluminação, fogos de artifício;

• cimento;

•obturação de dentes.

K (potássio)

Aplicações no cotidiano: Ilustração:

•vidro,lente;

•adubo químico;

• fósforo, pólvora;

•máscara de oxigênio;

•sal dietético.

Ca (cálcio)

Aplicações no cotidiano: Ilustração:

• gesso, cimento,concreto;

•preparação de metais;

•revestimento para cabo acumulador;

• adubo químico;

• material de carga para papel e tinta.

TRANSIÇÃO:

Sc (escândio)

Aplicações no cotidiano:Ilustração:

• germinação de sementes;

•detector para vazamento;

• material para atividades espaciais.

V (vanádio)

Aplicações no cotidiano:Ilustração:

•ferramentas;

•material para construção;

•motor a jato;

•catalisador para produção de ácido sulfúrico.

Rh (ródio)

Aplicações no cotidiano:Ilustração:

•refletor de faróis;

•relê para telefone;

•ponta da pena de caneta-tinteiro;

•catalisador de gás de escape;

• vela para motor de avião.

Cu (cobre)

Aplicações no cotidiano:...

FISIOLOGIA

Saiba mais sobre a Fisiologia, estudo das funções dos seres vivos

O que é Fisiologia

A fisiologia é uma ciência biológica que estuda as funções (físicas, orgânicas, bioquímicas) dos seres vivos. A palavra é de origem grega, onde physis significa natureza e logos significa estudo ou conhecimento.

A fisiologia reúne importantes princípios da física, química e matemática, dando sentido as interações dos elementos básicos de um ser vivo com o meio ambiente.

Existem três grandes áreas da fisiologia:

- Fisiologia animal (inclui a fisiologia humana)

- Fisiologia vegetal

- Fisiologia bacteriana

Funções vitais

As funções vitais referem-se às funções necessárias realizadas por todo ser vivo para manter a vida. Inclusive os seres vivos unicelulares também podem desempenhar as funções vitais, pois a única célula existente pode realizá-las de forma independente.

São três as grandes funções vitais: nutrição, reprodução e relação com o meio.

Grandes funções vitais

Nutrição

A nutrição recolhe todas as atividades que os seres vivos realizam para obter a matéria e energia essencial para a vida. A nutrição é constituída por vários fatores:

– Alimentação: A sobrevivência dos seres vivos só é possível com a ingestão de alimentos que fornecem as proteínas e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. São dois os tipos de nutrição: a heterótrofa e autótrofa. O primeiro deles é utilizado pelos humanos e animais e baseia-se na fabricação de matéria a partir de matéria orgânica. Isto é, os alimentos são digeridos e reduzidos a moléculas simples. O sistema digestivo é fundamental, com a realização da digestão, que é um processo químico e mecânico em que há a quebra das moléculas de nutrientes, como os lipídios, as proteínas, os carboidratos e os ácidos nucléicos.

O segundo tipo de nutrição é utilizado pelos vegetais e consiste na criação de matéria orgânica a partir da inorgânica, através da fotossíntese.

– Circulação: A circulação é fundamental para que a matéria chegue a todas as partes do corpo. A circulação é feita pelo tecido sanguíneo e o sangue circula por vasos, artérias, veias e capilares. A circulação humana é dupla, fechada e completa.

– Excreção: A excreção é a eliminação dos resíduos metabólicos resultantes das reações químicas das células do organismo. Estes resíduos, como a amônia, uréia e o ácido úrico, não podem permanecer na circulação sanguínea por serem tóxicos. Jô caso dos seres humanos e dos animais, a eliminação dos resíduos é feita através da urina e das fezes, graças ao sistema excretor.

– Respiração: A respiração está inserida na nutrição por ser o processo metabólico que permite elaborar e manter a energia que obtemos por meio da alimentação. É representada pelos processos de inspiração (entrada de oxigênio no corpo) e expiração (expulsão do dióxido de carbono). O sistema respiratório é formado pelas vias respiratórias pelos pulmões.

Reprodução

A reprodução é a função vital que garante a sobrevivência da espécie pela passagem de genes para gerações futuras. Existem dois tipos de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada é aquela que necessita de dois indivíduos do sexo oposto e é realizada pela união das células sexuais (óvulos e espermatozoides), ou gametas, de cada um dos indivíduos, a qual é chamada de fecundação. A reprodução assexuada é aquela própria dos seres unicelulares, em que só intervém um indivíduo.

Relação com o meio

Permite que os seres vivos percebam as mudanças no meio, tanto interno como externo, e elaborem respostas a estes estímulos. Desta maneira, torna-se possível a relação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente e a garantia da sobrevivência.

FISIOLOGIA

Funções Vitais Humanas

Confira as funções vitais para o funcionamento da máquina humana:

Digestão

Processo químico e mecânico, onde ocorre a quebra das moléculas dos nutrientes. Estes nutrientes são os lipídios, as proteínas, os carboidratos e os ácidos nucleicos. O caminho do alimento é o seguinte: Boca, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado (jejuno), intestino grosso e reto, por onde saem as fezes.

A bile, produzida pelo fígado, emulsifica gorduras, facilitando a ação das lipases. Os hormônios envolvidos na digestão são: Gastrina, secretina, colecistocinina e enterogastrona. Todos secretados por células epiteliais do trato digestivo.

As pregas intestinais ou vilosidades são formadas por vasos sanguíneos e linfáticos, tecido conjuntivo e tecido epitelial com microvilosidades, que aumentam a superfície de absorção.

Dicas: Lembrar que as enzimas gástricas (do estômago) não quebram carboidratos, mas apenas proteínas, pela ação da pepsina, que é ativada pelo HCl do suco gástrico.

A tripsina e a quimiotripisna estão inicialmente na forma de tripsinogênio e quimiotripsinogênio, que são ativados pela enteroquinase no duodeno, quando o suco pancreático ali é lançado.

Os monossacarídeos são obtidos a partir de dissacarídeos no intestino delgado pela ação das enzimas entéricas: maltase lacta-se e sacara-se.

Todo alimento é utilizado como fonte de energia ou construção da matéria viva. O que estiver em excesso será armazenado na forma de lipídios, nos adipócitos (células do tecido gorduroso ou adiposo). Quando há carência de nutrientes, as gorduras começam a ser mobilizadas como fonte de energia e a pessoa emagrece.

Problemas do Trato Digestivo:

Úlcera péptica – causada por medicamentos ou pela bactéria Helicobacter pylori, há falha na defesa do revestimento do estômago ou duodeno e a acidez gástrica ataca este revestimento e surgem lesões e feridas, que ocasionam dores e azia; A constipação ocorre quando os movimentos peristálticos do intestino estão muito lentos, e os resíduos ficam muito tempo no intestino, onde endurecem devido à grande reabsorção de água; a diarreia ocorre quando o intestino delgado fica irritado e os movimentos peristálticos ficam muito rápidos.

Funções do fígado: armazenar glicose na forma de glicogênio, armazenar algumas vitaminas, transformar glicídios em lipídios e proteínas, produzir a bile, entre outras…

Excreção:

Eliminação dos resíduos metabólicos resultantes das reações químicas das células do organismo. Tais excretas nitrogenados não podem permanecer na circulação sanguínea por serem tóxicos. Eles podem ser a amônia, a ureia e o ácido úrico.

• Animais amoniotélicos: excretam a amônia por ser uma substância muito solúvel em água;

• Animais uricotélicos: excretam ácido úrico, que é muito pouco solúvel e não precisa de quantidade relevante de água;

• Animais uriotélicos: excretam ureia, que requer pouca quantidade de água e é bem adaptada à excreção humana, pois precisamos economizar o máximo de água possível.

Nossa excreção é feita pelos néfrons, que são a unidade filtradora dos rins. Existem cerca de um milhão de néfrons em cada rim. Nosso rim é do tipo metanefro, pois retira todos os metabólitos direto do sangue. 99% da água é reabsorvida e no ducto coletor é formada a urina, armazenada na bexiga e liberada pela uretra.

Dica: Dois hormônios atuam na excreção humana: a aldosterona e o hormônio antidiurético (ADH). O ADH é liberado pela hipófise e facilita a reabsorção de água nos néfrons. O álcool inibe o ADH, produzindo urina mais diluída e abundante. A aldosterona, das supra-renais, aumenta a reabsorção de íons nos túbulos do néfron e atua, portanto, no controle osmótico do sangue.

Problemas do Trato Urinário:

Uremia – elevação da taxa de ureia no sangue;

Glomerulonefrite – inflamação dos glomérulos.

Cálculos renais – acúmulo de cristais de sais minerais nos rins, e a chance aumenta pela baixa ingestão de água.

Respiração

Representada pelos processos de inspiração e expiração. O Sistema Respiratório é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. O ar inspirado, rico em oxigênio, enche os pulmões ao nível dos alvéolos (sacos onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue (hematose). Os pulmões são protegidos pela caixa torácica, formada pelo Esterno e pelas costelas. Os movimentos são feitos pelo Diafragma e pelos músculos intercostais.

Quando inspiramos, a caixa se expande e o diafragma desce, entrando o ar. Quando expiramos, a caixa volta ao normal e o diafragma sobe novamente, expelindo o ar, cheio de gás carbônico. O sangue deve nutrir os tecidos e por isso leva os nutrientes e os gases respiratórios. Quando chega às células dos tecidos diversos, ocorre uma troca entre eles e o sangue arterial, que libera o oxigênio e recebe o gás carbônico, que é carregado principalmente sob a forma de íons Bicarbonato, mas também é levado dissolvido no plasma e ligados à hemoglobina.

A anidrase carbônica é a enzima que vai catalisar a reação da água com o dióxido de carbono no sangue. A hemoglobina é o pigmento das hemácias que lhes dá a coloração característica e através dos seus íons Ferro, carregam o oxigênio inspirado para todas as células do corpo. Tal oxigênio será utilizado para a respiração celular, com um saldo energético de 38 ATPs.

Dica: O CO (monóxido de carbono), um gás inodoro, faz uma ligação altamente estável com a hemoglobina, incapacitando-a de transportar o oxigênio. Se o indivíduo for exposto ao CO por um período prolongado pode chegar à morte por asfixia.

Em altitudes mais elevadas, o ar é mais rarefeito e a disponibilidade de oxigênio, mais baixa. As pessoas que vivem ao nível do mar, ao subirem a tais altitudes sentem o impacto da carência de oxigênio. O organismo, para suprir tal carência, começa a produzir mais hemácias na medula óssea, pela ação do hormônio Eritropoietina e, portanto, vai haver maior número de moléculas de hemoglobina para captarem mais oxigênio.

Problemas do Trato Respiratório:

Gripe e resfriado – causados por vírus, que atacam as vias respiratórias, os seios nasais e o ouvido;

Tuberculose e pneumonia – causadas por bactérias. A traqueia e os brônquios podem ficar inflamados, podendo ocasionar a bronquite aguda, podendo chegar aos pulmões – broncopneumonia. A bronquite crônica ocorre devido à irritação constante das vias aéreas por ação do fumo, alergias e poluição do ar. O enfisema é uma destruição progressiva dos alvéolos, causada principalmente pelo fumo. A asma é uma reação inflamatória nos brônquios, com edema, hipersecreção de muco e contração da musculatura lisa, provocando falta de ar.

Circulação:

A circulação é feita através do tecido sanguíneo. O sangue circula por vasos, as artérias, as veias e os capilares. A circulação humana é dupla, fechada e completa. O sangue passa duas vezes pelo coração em um circuito completo que dura cerca de 1 minuto. O coração é composto de quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.

O átrio direito recebe sangue venoso do corpo através das veias cavas. O ventrículo direito bombeia este sangue para os pulmões, onde ocorre a hematose, através da artéria pulmonar. O sangue arterial entra no átrio esquerdo e é bombeado para o corpo através da sístole do ventrículo esquerdo e sai do coração para o corpo através das aterias Aorta e Carótidas.

As cavidades são separadas por válvulas e há também válvulas entre os ventrículos e os vasos por onde o sangue sai. O miocárdio é o músculo cardíaco (musculatura estriada cardíaca – movimentos involuntários). Ele tem certa independência em relação ao sistema nervoso, pois permite os batimentos cardíacos através de feixes de células que transmitem um impulso elétrico permitindo os movimentos de sístole e diástole de ambos os átrios e ambos os ventrículos. É o nódulo sinoatrial; o nódulo atrioventricular; o feixe de hiss e as fibras de purkinje.

O sangue arterial leva nutrientes, gases respiratórios e hormônios para os tecidos e recolhe, excretas e gás carbônico. A troca ocorre ao nível dos capilares, vasos bem finos e o que extravasa e não retorna devido à diferença de pressão na parte arterial e na parte venosa do capilar, é recolhido pela circulação linfática, que também transporta linfócitos, células de defesa do organismo. O que é recolhido é mais tarde levado de volta ao sangue através das veias subclávias.

Dica: Veia é todo vaso que entra no coração e artéria, todo aquele que sai do coração, independente do tipo de sangue eu transporta (arterial ou venoso).

Problemas do Trato Circulatório:

• Aterosclerose – endurecimento dos vasos sanguíneos pela deposição de placas de gordura (ateroma);

• Isquemia – dificuldade de transporte de oxigênio e oxigenação das células em geral;

• Trombose – entupimento de um vaso, impedindo a passagem do sangue;

• Derrame (AVC) – rompimento de uma artéria do cérebro devido à uma elevação brusca da pressão arterial;

• Infarto– morte do miocárdio devido ao entupimento das artérias que irrigam o coração, as coronárias. Sintomas são angina pectoris (dor no peito esquerdo que irradia para o braço), dor na nuca, sudorese e dificuldade respiratória.

Causas dos problemas cardíacos e circulatórios: Sedentarismo (falta de exercício físico), obesidade, alimentação rica em gordura animal e gordura trans, fumo, estresse, depressão e uso de anabolizantes.

GENES

O que são genes, hereditariedade, genoma humano, genética, DNA e RNA, cromossomos.

O que é

O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma seqüência específica de ácidos nucleicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico – DNA- e ácido ribonucleico – RNA).

Funções, localização e outras informações

Os genes controlam não só a estrutura e as funções metabólicas das células, mas também todo o organismo. Quando localizados em células reprodutivas, eles passam sua informação para a próxima geração.

Quimicamente, cada gene é constituído por uma seqüência de DNA que forma nucleotídeos (compostos ricos em energia e que auxiliam os processos metabólicos, principalmente, as biossínteses na maioria das células).

Os nucleotídeos são compostos por uma base nitrogenada, uma pentose (açúcar com cinco átomos de carbono) e um grupo fosfato. As bases nitrogenadas podem ser classificadas em: pirimidinas e purinas.

O gene geralmente localiza-se intercalado com as seqüências de DNA não codificado por proteínas. Estas seqüências são designadas como “DNA inútil”. Quando este tipo de DNA ocorre dentro de um gene, a porção codificada é classificada como parte não codificada.

O DNA inútil compõe 97% do genoma humano e, apesar de seu nome, ele é necessário para o funcionamento adequado dos genes.

Em cada espécie há um número definido de cromossomos. Alterações em seu número ou disposição de genes, pode resultar em mutações genéticas.

Quando ocorrem mutações em células germinativas (óvulo ou espermatozoide), as mudanças podem ser transmitidas para as gerações futuras. As mutações que afetam as células somáticas podem resultar em certos tipos de câncer.

A constituição genética própria de um organismo (genótipo) mais a influência recebida do meio ambiente, será responsável pelo fenótipo, ou seja, pelas características observáveis do indivíduo.

A soma total dos genes é chamada de genoma. As pesquisas realizadas como o objetivo de identificar a localização e função de cada gene, é conhecida como genoma humano.

O QUE É QUÍMICA?

A Química estuda as transformações que envolvem a matéria e a energia.

A Química é um ramo das Ciências da Natureza que estuda a matéria, suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos.

A Matéria é o principal objeto de estudo da Química e pode ser definida como tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa, ou seja, todo o mundo material ao nosso redor e, inclusive, nós mesmos.

Independentemente do formato, origem (presente no nosso planeta ou no universo) ou se vivo ou morto, não existe nenhum material que esteja fora do alcance da Química.

A Química tem um enorme impacto sobre a tecnologia e a nossa sociedade, pois seus estudos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de todos os ramos das ciências. Afinal de contas, é por meio do estudo da matéria que podemos entender as propriedades e as possíveis transformações que cada substância pode sofrer para, então, usar esse conhecimento em nosso benefício.

É muito fácil perceber as diversas contribuições proporcionadas pela Química ao longo de toda a história da humanidade. Entre elas, podemos destacar:

• O desenvolvimento dos alimentos industrializados;

• O aumento do prazo de validade dos produtos;

• O aumento da eficácia e ação dos cosméticos;

• Desenvolvimento de medicações para combate às mais variadas doenças;

• Desenvolvimento de fontes alternativas de combustíveis;

• Produção de substâncias em laboratório;

• Desenvolvimento de técnicas e soluções para problemas ambientais.

A Química é uma ciência de três níveis fundamentais:

1. Macroscópico: Transformações que podem ser observadas, isto é, ocupa-se das propriedades que envolvem objetos grandes e visíveis;

2. Microscópico: Trata-se da interpretação dos fenômenos macroscópicos por meio de transformações que não podemos ver diretamente, como o reordenamento dos átomos;

3. Simbólico: Usam-se símbolos químicos, tais como fórmulas moleculares, estruturais e eletrônicas, além de equações e fórmulas matemáticas, para representar as transformações e fenômenos estudados.

Neste espaço, você pode esclarecer cada uma das dúvidas que possui sobre os mais variados temas e questionamentos que envolvem a Química, isto é, todo o conhecimento relacionado com as principais áreas da Química exigidas nos vestibulares ainda em vigência e no Enem, a saber:

Química Geral:

- Matéria

- Estados físicos da matéria

- Propriedades da matéria

- Substâncias e misturas

- Átomo

Química Inorgânica:

- Ácidos

- Bases

- Óxidos

- Sais

- Reações químicas relacionadas às substâncias acima destacadas

Físico-Química:

- Soluções

- Propriedades coligativas

- Cinética química

- Termoquímica

- Eletroquímica

- Equilíbrio químico

- Radioatividade

Química Orgânica:

- Características do carbono

- Funções Orgânicas oxigenadas

- Funções Orgânicas nitrogenadas

- Isomerias

- Reações orgânicas

- Polímeros

- Bioquímica

Química ambiental

- Poluição atmosférica

- Poluição das águas

- Poluição do solo

- Chuva ácida

Destruição da camada de ozônio

- Descarte do lixo

- Reciclagem do lixo

Agora fique à vontade para clicar em cada um dos textos propostos a seguir e ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre a ciência Química.

BIOQUÍMICA

BIOLOGIA

A Bioquímica é a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.

A descoberta da estrutura do DNA foi fundamental para o avanço da Bioquímica

A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e reprodução dos organismos vivos.

O metabolismo geralmente é classificado em anabolismo ou catabolismo. No primeiro caso, as reações químicas estão voltadas para a síntese de estruturas moleculares complexas a partir de moléculas simples. Já no caso do catabolismo, as moléculas complexas são degradadas em estruturas mais simples. Vale frisar que os dois processos ocorrem em todas as células vivas.

Processos bioquímicos dos seres vivos

No nível bioquímico, apesar da grande diversidade de formas de vida, muitas estruturas e processos são compartilhados por seres vivos bastante diferentes, o que facilita o entendimento da vida como um todo. Todas as espécies, por exemplo, são formadas por elementos básicos, como o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e moléculas complexas, que realizam processos químicos para que a energia necessária à sobrevivência seja produzida.

De uma maneira geral, podemos afirmar que todos os organismos realizam quatro processos bioquímicos básicos para que ocorra a manutenção da vida:

Síntese de biomoléculas, tais como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos;

Transporte de substâncias por meio das membranas;

Produção de energia;

Eliminação de metabólitos e substâncias tóxicas.

Descobertas bioquímicas

Entre as principais descobertas da Bioquímica que merecem destaque, podemos citar a compreensão da estrutura do DNA (ácido desoxirribonucleico), o entendimento da importância do gene para a síntese de proteína, a determinação da estrutura das proteínas e a compreensão das vias metabólicas.

O entendimento desses processos foi, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento de várias áreas, tais como a biotecnologia, a medicina e a agricultura. No campo da medicina, por exemplo, podemos destacar a importância dessa ciência no avanço da genética e no entendimento das doenças metabólicas, como diabetes, e até mesmo dos problemas degenerativos. Já no campo da agricultura, o desenvolvimento de variedades transgênicas garantiu um maior sucesso nas lavouras.

Percebe-se, portanto, que a Bioquímica nada mais é do que o estudo da química envolvida em todos os seres vivos, sendo, portanto, fundamental para o entendimento dos processos que permitem a manutenção da vida e o desenvolvimento de técnicas que garantam uma melhor qualidade de vida para todos. Vale destacar que, apesar do grande desenvolvimento da área, muito ainda deve ser estudado, sendo essencial o investimento constante nesse campo de estudos.

Confira os textos dispostos logo mais abaixo para se aprofundar na química da vida! Bons estudos!!!

ALQUIMIA

A Alquimia é uma prática ancestral, a antiga química exercitada na Era Medieval. Ela une em seu amplo espectro cognitivo noções de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo e religião. A crença mais difundida é a de que os alquimistas buscam encontrar na Pedra Filosofal, mítica substância, o poder de transformar tudo em ouro e, mais ainda, de proporcionar a quem a encontrar, a vida eterna e a cura de todos os males.

Segundo os pesquisadores, porém, a Alquimia vai além. Suas metas têm um valor simbólico, o que significa que na verdade seus praticantes visam algo maior – a transmutação espiritual. Assim sendo, o famoso Elixir da Longa Vida nada mais seria que um recurso próprio do organismo humano, capaz de conceder àqueles que realizam o longo processo de purificação espiritual uma vida dilatada ao infinito. Afirma-se que esta substância é também um ponto importante na filosofia da Yoga.

Os alquimistas procuravam intensificar a busca deste Elixir através de experiências laboratoriais que utilizavam os quatro elementos, essenciais nos trabalhos alquímicos: fogo, água, terra e ar. Na observação extrema da Natureza e de seus componentes, os alquimistas alcançaram conhecimentos muito importantes, alguns deles só recentemente retomados pela Física Quântica, como a evidência de que todas as coisas se encontram interconectadas no Cosmos. Esta visão holística contribuiu muito para as curas realizadas pelo médico suíço Philippus Paracelsus, que em sua missão de curador partia deste ponto de vista. Ele acreditava que substâncias como o sal, o mercúrio e o enxofre permeiam todos os seres vivos, até mesmo o organismo humano.

Atualmente, esta mesma crença é resgatada pela Antroposofia, corrente espiritualista que também compara conceitos da Alquimia com forças ativas da alma – o pensamento corresponderia ao sal; o sentimento ao mercúrio e o desejo ao enxofre. Alguns de seus pensadores vêem o ouro perseguido pelos alquimistas como uma representação do ‘self’, a essência humana.

Embora a Alquimia não seja atualmente considerada uma Ciência, tal como o conhecimento científico é hoje concebido, e sim uma visão espiritual mais preocupada com antigas tradições do que com a descoberta de novidades, ela é considerada uma ancestral da Química moderna e da própria Medicina. Além das experiências químicas de que se ocupavam os alquimistas, havia a constante preocupação com a realização de uma série de ritos.

A Alquimia lidava igualmente com alguns pontos da Cabala e da Magia, além de cultivar uma filosofia hermética. Da teoria cabalística a Alquimia herdou a busca da harmonia dos contrários. A Pedra Filosofal poderia ser, portanto, a procura da perfeição, que não poderia ser alcançada sem o equilíbrio entre as polaridades de que o Homem se reveste. Portanto, a manipulação dos metais seria um símbolo da metamorfose espiritual pela qual passa cada um dos seres vivos. Mas muitas são as interpretações dos textos alquímicos, e até hoje não se chegou a um consenso sobre o real significado dos símbolos da Alquimia. Arquivado em: Filosofia, Química

O Segredo da Alquimia

Paracelso simplifica o conceito misterioso, mágico e sobrenatural da alquimia e esclarece: “É também alquimista o padeiro, que converte a farinha em pão, aquele que fabrica o vinho e que tece o fio com sua roca.”

A alquimia é a mãe da química, da alopatia, da homeopatia, porém difere totalmente do sentido atual de farmácia e laboratório.

A alquimia é física, psíquica e espiritual. Dá um sentido divinizante e humanizam-te a tudo.

Por ser a alquimia o maior tratado da filosofia hermética, tem base em princípios imutáveis, que são os estados da matéria: o volátil, que vai além do estado gasoso, o sólido, o líquido e o pastoso.

É a “árvore” que melhor a representa: a vida da árvore começa em estado volátil, onde o pólen de suas flores é transportado pelo ar. Se faz sólida na consistência de seu tronco. Faz-se pastosa em sua seiva, sua resina, seu leite, seu látex. Faz-se líquida na água de seu coco e no suco de suas frutas. É animal em parte de sua composição. É mineral que se faz pedra quando se transforma em âmbar, quando se faz incenso. É mago, humana e divina, por sua função alquímica.

A frase que simboliza a alquimia: “solvite corpora et coagulate spiritum” (dissolve o corpo e coagula o espírito).

Nenhuma outra ciência permite chegar a esse tipo de transmutação, metamorfose.

O segredo está no mesmo processo que diferencia o cérebro do computador.

O computador só sabe aquilo que é programado.

Quanto ao cérebro, aquilo que programamos com o conhecimento, fermenta e repercute em todo corpo, mente e alma. Por ser um tratado universal, pode extrair a essência de uma estrela, de uma planta, de um mineral ou de um homem.

O espírito é solar, o corpo é terrestre e a alma é a fusão alquímica do corpo e do espírito.

Também: mercúrio, enxofre e sal, nos dão uma equivalência com a trindade ou o “trimurty”.

O mercúrio é o criador.

O enxofre é o conservador.

O sal é o transmutador.

Para transformar o chumbo em ouro, isto é, o negativo em positivo:

A metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser.

Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.

O que é?

A palavra metafísica vem do grego e o prefixo “meta” significa “além de”. O primeiro filósofo a tratar sobre o assunto, de maneira sistemática, foi Aristóteles.

Aliás, ele mesmo chamou esta ideia de “filosofia primeira”, por entender que ela seria o alicerce da reflexão filosófica. Desta forma, o termo metafísica não foi cunhado por ele e sim por um dos seus discípulos que organizou a sua obra.

Além da “filosofia primeira”, Aristóteles investigava a “ciência do ser enquanto ser”. Por isso, ele estava interessado em questionar o que faz a matéria ser diferente e ao mesmo tempo particular.

Aristóteles

Ao contrário de Platão, Aristóteles pensava que os princípios da realidade não estão no mundo inteligível e sim no nosso mundo, o sensível. A realidade está submetida ao tempo e ao espaço.

Aristóteles afirmava que quatro causas condicionam a existência dos seres:

1. Causa material: o corpo está composto de matéria. como sangue, pele, músculos, ossos, etc.

2. Forma: se por um lado temos matéria, também temos uma forma. Uma cabeça, dois braços, duas pernas etc. Assim, esta forma nos transforma em seres singulares que se diferenciam dos demais.

3. Eficiente: por que existimos? A primeira resposta é porque alguém nos fez. Isto seria uma resposta do campo da “causa eficiente”: existimos porque fomos criados.

4. Final: existimos para algo. Esta resposta transcende a anterior porque estamos diante de uma finalidade, de uma meta. Todos os seres foram criados para um fim. O campo da filosofia que o estuda se chama “teleologia”.

Kant

É comum ouvirmos que Kant (1724-1804) teria matado a metafísica. No entanto, o que Kant quis dizer é que o ser humano não é capaz de responder a certas questões metafísicas como a existência de Deus e da alma, por exemplo.

Kant vai buscar valorizar a razão. Se não posso encontrar provas racionais, não devo me ocupar dessas questões ou ao menos não pertencem ao campo da razão.

Assim, Kant vai mudar as perguntas. Ao invés de se perguntar o que é verdade, ele se questionará como é possível que exista a verdade.

Kant expôs seu pensamento na obra "A Fundamentação da Metafísica dos Costumes", escrita em 1785.

A história da metafísica é dividida em três períodos:

1. Primeiro período: começa com Platão e Aristóteles (entre os séculos IV e III a.C.) e termina em David Hume (séc. XVIII). Nesta fase, se entendia a metafísica como uma reflexão do ser na sua acepção mais geral. Um dos grandes estudiosos desta época será Tomás de Aquino que vai recuperar a filosofia aristotélica e aplicá-la em seus estudos teológicos.

2. Segundo período: se inicia com Immanuel Kant, no decorrer do século XVIII, e termina no século XX com Edmund Husserl e seus estudos sobre a fenomenologia. Kant vai prosseguir os estudos de Hume apontando o primado da razão sobre as questões transcendentais que levantava a metafísica.

3. Terceiro período: é o período que começa na segunda década do século XX até os dias atuais. Corresponde aos estudos da metafísica contemporânea. Surgem as críticas mais negacionistas da metafísica com a recuperação do materialismo e criação do positivismo. Por outro lado, no final do século XX temos a ressurgimento da metafísica através das correntes esotéricas.

4. Ontologia

A área da filosofia que trata da natureza do ser, que é a realidade e a existência das coisas, e das questões metafísicas em geral é denominada ontologia.

No sentido filosófico tem várias definições e alguns autores a consideram como o estudo da metafísica contemporânea.

O vocábulo resulta da união das palavras gregas ontos (ser) e logos (palavra).

Ética

Ética é um conjunto de sistemas morais que afetam a forma com as pessoas tomam decisões. Pode ser definida como uma filosofia moral.

O termo Ética é originário da palavra grega ethos, que significa hábitos, costumes ou caráter.

A ética é abordada em diferentes segmentos da sociedade, como religião, política, filosofia e cultura.

Enquanto a metafísica estuda o ser enquanto ser, a ética se ocupa da causa e efeito. Para Aristóteles, a ética é fundamentada pela metafísica.

Epistemologia

A epistemologia é o estudo da origem e da aquisição do conhecimento.Por isso existe uma área específica para conferir a validade do conhecimento da metafísica.

Atualmente, a epistemologia moderna é baseada em dois pontos fundamentais: o empirismo e o racionalismo.

Positivismo

O positivismo é a principal corrente em oposição à metafísica. O pensamento positivista sustenta que o objetivo da ciência é a lógica. Não são consideradas as emoções e pensamentos.

O homem é composto de alma e corpo, embora em certos casos o termo “espírito” seja acrescentado. Tanto a alma com o espírito são colocados em contraste com o corpo para expressar a parte incorpórea do homem. Existe, porém, uma distinção entre alma e espírito. A palavra “alma” é empregada para expressar a imortal parcela moral do ser humano, e é usada algumas vezes para significar “pessoa”, como no versículo em Gênesis 46:26 que diz: “Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito”. “Oito almas se salvaram” (1 Pd 3:20). “A alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18:4).

A palavra hebraica normalmente traduzida como “alma” é nephesh. Em muitas passagens ela é traduzida “vida”, como em Jonas 1:14: “…não pereçamos por causa da vida deste homem”. No Novo Testamento uma mesma palavra grega é usada tanto para alma como para vida: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida (ou alma) perde-la-á, e quem perder a sua vida (ou alma) por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma (ou vida)? ou que dará o homem em recompensa da sua alma (ou vida)?”

É na alma, distinta do espírito, que estão os apetites e desejos. O homem rico disse: “E direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos: descansa, come, bebe e folga” (Lc 12:19). Naquela noite sua “alma” foi requerida. A salvação da alma não pode ser separada da salvação da pessoa.

O espírito é distintamente a parte mais elevada do homem. Ele assinala a consciência, a individualidade, e distingue o homem das criaturas inferiores na criação. Deus soprou nas narinas do homem o sopro da vida, e assim o homem foi colocado num relacionamento com Deus, e não pode ser verdadeiramente feliz separado Ele tanto na existência presente como eternamente. As mesmas palavras usadas no original hebraico e grego para “espírito” são também as que são usadas constantemente para o Espírito de Deus ou Espírito Santo, sendo também usadas para anjos, no sentido de espíritos, e para os espíritos maus.

A Palavra de Deus é afiada, e capaz de dividir a alma e o espírito de um homem, embora não possa ser fácil para a mente humana perceber esta divisão. O apóstolo orou pelos Tessalonicenses, para que tanto o espírito (o qual é provavelmente mostrado como o lugar em que Deus opera), como também a alma e o corpo, pudesse ser santificado (1 Ts 5:23). Na epístola aos Hebreus lemos dos “espíritos” dos justos aperfeiçoados; seu lugar é com Deus por meio da redenção. A palavra ali significa, aparentemente, a pessoa separada do seu corpo.

Havendo o cristão recebido o Espírito Santo como uma fonte de vida em Cristo, ele é exortado a orar com o espírito, cantar com o espírito, andar no Espírito, de forma que em alguns casos torna-se difícil distinguir entre o Espírito de Deus e o espírito do cristão.

O que é Homogêneo:

Homogêneo é um adjetivo atribuído a tudo aquilo que possui a mesma natureza ou tem semelhança de estrutura ou função, se comparado a outra coisa.

Normalmente o termo é usado em situações onde não é possível determinar com clareza a composição ou a formação de uma determinada coisa ou espaço, por exemplo.

Exemplos:

O terreno da fazenda está bem mais homogêneo.

Esta matéria sobre a economia do país contém informações bastante homogêneas.

Este termo também pode ser usado para se referir a algo com o sentido de expressar coerência ou demonstrar alguma relação de correspondência entre duas coisas.

Exemplos:

Esta é uma característica de um governo homogêneo.

O repórter apresentou um texto bastante homogêneo.

Homogêneo na química

Para a área da química, o termo homogêneo está relacionado com o sistema que é formado por uma mistura de substâncias que contém somente uma fase (monofásica) quando são misturados dois ou mais elementos.

Quando dizemos que uma mistura é homogênea, queremos dizer que sua composição é uniforme, ou seja, que os componentes se misturam facilmente, não sendo possível perceber as substâncias separadamente.

Diferença entre homogêneo e heterogêneo

Na química a diferença entre homogêneo e heterogêneo está justamente no fato das substâncias puras se misturarem. Assim, o que define se uma mistura é classificada como heterogênea ou homogênea é forma como as substâncias usadas se misturam e se o resultado terá uma ou mais fases.

As misturas podem se formar por duas ou mais substâncias puras e serão classificadas como homogêneas ou heterogêneas.

Neste sentido, a mistura homogênea é aquela que apresenta de maneira visível uma única fase. Já a mistura heterogênea apresenta duas ou mais fases, sendo assim, bifásicas ou trifásicas, por exemplo.

A água salgada é um exemplo de uma mistura homogênea monofásica, ou seja, que possui apenas uma fase. Isso acontece porque quando a água e o sal são misturados não é possível perceber a diferença ou separação das substâncias que formam essa mistura.

A água e o óleo são os exemplos mais conhecidos de uma mistura heterogênea, já que estas substâncias são se misturam por completo. Neste caso, se trata de uma mistura heterogênea bifásica, pois é possível perceber cada uma das substâncias separadamente.

Veja também o significado de Heterogêneo.

Homogêneo na matemática

Na matemática, o termo homogêneo se refere a uma equação em que os termos que formam a expressão possuem o mesmo valor, mesmo grau ou possuem a mesma direção.

Na equação chamada de linear homogênea, o resultado da equação formada por termos independentes será sempre igual a zero.

Veja este exemplo: 3a + 2b - c = 0.

Sinônimos de homogêneo

O termo pode ser substituído por sinônimos como: igual, análogo, idêntico, igual, semelhante, parecido, similar, uniforme, simples, ligado, liso, uniforme, coeso, harmonioso, coerente, coeso, equilibrado.

O QUE É FÍSICA?

A Física é a área das ciências naturais que estuda os fenômenos que acontecem com a matéria no decorrer do espaço e do tempo.

A palavra física tem sua origem no termo grego physiké, que significa “natureza”, seu uso/significado está sempre relacionado à palavra episteme, que, de origem grega também, significa “conhecimento”, “ciência”. Assim sendo, a física foi definida como: A ciência que estuda a natureza.

Porém, essa era a definição dada pelos gregos da Grécia Antiga. Para eles, todos os fenômenos naturais eram intrigantes e não havia distinção entre o fato de um corpo cair, uma planta brotar e um vinho fermentar.

Com o passar do tempo houve a divisão das ciências naturais e assim nasceu a Química, a Biologia e a própria Física – que passou a ter seu próprio campo de estudos.

A Física procura descrever, prever e justificar através de leis os fenômenos que acontecem com a matéria no decorrer do espaço e do tempo.

Os fenômenos estudados pela física estão presentes em todos os lugares, no nosso dia a dia, em nosso planeta, em outras galáxias, enfim, em todo o universo. Na abordagem desses fenômenos, a Física utiliza o método científico, uma vez que as hipóteses devem ser corroboradas por experimentos; assim as previsões são feitas e é possível verificar se os experimentos estão de acordo com essas previsões.

A Física é, tradicionalmente, dividida em ramos. Cada ramo agrupa o estudo dos fatos que apresentam propriedades semelhantes e que podem ser relacionados e descritos por leis comuns.

Assim sendo, eis os ramos da Física:

Mecânica: estuda os movimentos dos corpos.

Termologia: estuda os fenômenos relacionados à temperatura e ao calor.

Óptica: estuda os fenômenos relacionados com a luz.

Ondulatória: estuda os fenômenos ligados às ondas, suas características, propriedades e comportamentos.

Eletricidade e Magnetismo: estuda os fenômenos elétricos e magnéticos.

Física Moderna: Trata da física desenvolvida no século XX, em que podemos incluir a relatividade, a física quântica e a física nuclear.

O que é a Física quântica:

Física quântica é um ramo teórico da ciência que estuda todos os fenômenos que acontecem com as partículas atômicas e subatômicas, ou seja, que são iguais ou menores que os átomos, como os elétrons, os prótons, as moléculas e os fótons, por exemplo.

Todas essas micropartículas não podem ser estudadas sob a ótica da física clássica, pois não são influenciadas pelas leis que a compõe, como a gravidade, a lei da inércia, ação e reação e etc.

Ao contrário da física clássica, a física quântica é classificada como “não intuitiva”, isso significa que, neste ramo de estudo, determinadas coisas são verdadeiras mesmo quando aparentam não ser. Aliás, por ser considerada não intuitiva, a física quântica ficou conhecida como uma “falsa teoria”.

Também conhecida por mecânica quântica, essa teoria revolucionária da física moderna surgiu durante os primeiros anos do século XX, sendo o físico Max Planck (1858 – 1947) um dos pioneiros a desenvolver os seus princípios básicos, e que contrariam grande parte das leis fundamentais da física clássica. Planck foi o responsável, por exemplo, pela criação da “constante de Planck” (E = h.v).

No entanto, foi Albert Einstein, o criador da Teoria da Relatividade, que batizou a equação de Planck de quantum (palavra latina que significa “quantidade”) pela primeira vez. Quântico é uma referência ao evento físico da quantização, que consiste na alteração instantânea dos elétrons que contém um nível mínimo de energia para um superior, caso sejam aquecidos.

Mesmo que a teoria da física quântica esteja focada nos fenômenos microscópicos, estes são refletidos em todos os aspectos macroscópicos, uma vez que todas as coisas no universo são feitas a partir de moléculas, átomos e demais partículas subatômicas.

Ao longo do século XX, vários cientistas e físicos contribuíram para o desenvolvimento da teoria física quântica, como: Werner Heisenberg (1901 – 1976), Louis de Broglie (1892 – 1987), Niels Bohr (1885 – 1962), Erwin Schrödinger (1887 – 1961), Max Born (1882 – 1970), John von Neumann (1903 – 1957), Richard Feynman (1918 – 1988), Wolfgang Pauli (1900 – 1958), entre outros.

A partir de então, a física quântica se tornou a teoria base de vários outros ramos da física e da química, como a física atômica, física nuclear, física molecular, química quântica, física de partículas e etc. Aliás, os princípios da física quântica também são aplicados em vários setores do conhecimento humano, revolucionando não apenas as Ciências Exatas, mas também correntes filosóficas.

A principal ligação entre a física quântica e os conceitos filosóficos e espirituais, de acordo com os defensores desta relação, está na condição de casualidade e incerteza desta teoria, que diz ser possível a existência de duas situações diferentes e simultâneas para determinado corpo subatômico.

Esse princípio foi observado na física quântica a partir da chamada "dualidade onda-partícula", ou seja, quando uma partícula se comporta ora como partícula e ora como uma onda, afirmação esta totalmente anormal perante a física clássica.

Partindo desta ideia, por exemplo, surgem diversas hipóteses teóricas de estudo, como a “teoria dos vários mundos”, que diz ser possível a existência de diversas realidades alternativas para cada indivíduo.

Física quântica e a espiritualidade

Essa relação é polêmica, pois consiste no debate entre dois núcleos distintos, sendo um formado pelos que defendem a veracidade da influência quântica no plano espiritual, e outro que nega totalmente o uso da mecânica quântica como modo de explicar a espiritualidade.

Para os que defendem a existência de uma relação entre a física quântica e o espiritual, a força do pensamento humano poderia exercer um grande poder sobre a realidade individual de cada pessoa, sendo ela, com as corretas indicações, capaz de alterar o mundo ao seu redor.

Física quântica e o pensamento

Vários físicos de renome internacional relacionam os princípios da física quântica com as teorias sobre a consciência humana e o poder do pensamento como “construtor” da realidade.

Em suma, a mente humana teria uma capacidade profunda de influenciar na disposição das micropartículas atômicas ao redor das pessoas, do modo como elas se comportam e como elas constroem a realidade de cada indivíduo. Para os estudiosos que acreditam nesta ideia, as intenções das pessoas influenciariam a construção da realidade.

OS CINCO REINOS DOS SERES VIVOS

Conheça os cinco reinos dos seres vivos e aprenda mais sobre suas diferenças.

Os animais e plantas são classificados nos reino Animalia e Plantae, respectivamente

Sabemos que, de acordo com as suas semelhanças, todos os seres vivos estão agrupados em diferentes categorias que vão de reino até espécie. Um reino é a categoria de maior abrangência e engloba seres vivos que apresentam características semelhantes, porém algumas peculiaridades importantes.

Atualmente consideramos a existência de cinco reinos: Monera, Protista ou Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia. Essa classificação foi proposta pelo pesquisador Whittaker em 1969 e até hoje é uma das mais aceitas e estudadas no ensino fundamental e médio.

O reino Monera é um grupo com seres bastante simples. Todos os integrantes são formados por apenas uma célula (unicelulares) e esta não apresenta núcleo definido (célula procariótica). Alguns representantes são capazes de produzir seu próprio alimento (autotróficos), enquanto outros precisam tirar seus nutrientes de outros organismos vivos (heterotróficos). Estão incluídas nesse grupo todas as espécies de bactérias e cianobactérias.

O reino Protista ou Protoctista, diferentemente do reino Monera, não apresenta indivíduos com células procarióticas, sendo todos os representantes eucarióticos. Nesse grupo encontramos seres unicelulares e multicelulares e também organismos com nutrição autotrófica e heterotrófica. Esse reino possui organismos bastante diversificados, e muitas pessoas costumam dizer até mesmo que nele estão agrupados os seres que simplesmente não se encaixam em outros reinos. Como representantes, podemos citar os protozoários e as algas.

O paramécio é um exemplo de representante do reino Protoctista

O reino Fungi apresenta organismos unicelulares ou multicelulares e com célula eucariótica. Todos os representantes, diferentemente dos reinos acima, são heterotróficos, ou seja, incapazes de produzir seu alimento. Essa é a principal característica que permite distinguir esse grupo das plantas. Estão incluídos nesse reino todos os cogumelos, bolores e leveduras.

O reino Plantae é composto exclusivamente por organismos autotróficos que possuem células eucarióticas e multicelulares. É um grupo bastante diversificado e engloba todas as plantas existentes no planeta. Apesar da aparência das plantas com as algas, esse último grupo não pode ser agrupado nesse reino. Entretanto, evidências comprovam que as plantas possuem as algas verdes como ancestrais.

Por fim, temos o reino Animalia, o reino ao qual pertencemos. Ele possui representantes heterotróficos, multicelulares e com células eucarióticas. Essa primeira característica (seres heterotróficos) é fundamental para diferenciar esse grupo das plantas.

Temos ainda os vírus, porém eles não são classificados em nenhum dos reinos estudados. Muitos estudiosos não consideram esses seres como vivos, uma vez que não possuem célula e nenhum metabolismo fora das células parasitadas por eles. Entretanto, esse ainda é um ponto polêmico. Diante dessa problemática, os vírus são estudados separadamente.

REINOS DO MUNDO VIVO

BIOLOGIA

Os reinos do mundo vivo mais aceitos na atualidade são o Monera, Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Desde a Antiguidade, diversos modos de classificação dos seres vivos foram propostos a fim de facilitar o estudo sobre esses organismos e de se compreender suas relações evolutivas. Os critérios utilizados para agrupá-los são variados, o que faz com que esses sistemas sejam constantemente modificados e aprimorados.

Os primeiros sistemas de classificação eram bastante simples e, como os recursos tecnológicos eram escassos, baseavam-se nas características macroscópicas de cada ser e seus hábitos de vida. Por essa razão, os organismos foram classificados inicialmente por Lineu em dois reinos: Animal e Vegetal.

Com o avanço da tecnologia, iniciou-se o estudo de seres microscópicos e, com isso, surgiu um uma nova classificação. Em 1866, o termo protista foi proposto para designar organismos eucariontes que não se enquadravam nos reinos Animal e Vegetal. Anos depois os protistas foram promovidos a reino.

Copeland, em 1956, sugeriu a criação de um reino para agrupar organismos que poderiam ser considerados como os mais simples da natureza: as bactérias. Surgia aí o sistema de quatro reinos, bem como o Reino Monera, onde estavam inseridos os seres procariontes.

Os fungos fazem parte do reino Fungi

Posteriormente, em 1969, surgiu o sistema de cinco reinos proposto por Whittaker. Sem dúvidas, esse é o sistema mais utilizado, apesar de existirem outras classificações. De acordo com o sistema de Whittaker, temos os reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae.

Reino Monera: Agrupa organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula sem núcleo delimitado por uma membrana. Exemplos: Bactérias e cianobactérias.

Reino Protista (Atualmente chamado de Protoctista): Reúne seres unicelulares e pluricelulares, eucariontes, autotróficos ou heterotróficos. Exemplo: algas e protozoários.

A mudança de denominação do Reino Protista para Protoctista ocorreu na década de 1980 e foi proposta por Margulis e Schwartz. Além da mudança dos nomes, as pesquisadoras incluíram nesse grupo as algas multicelulares e alguns fungos.

Reino Fungi: Agrupa seres eucariontes, que, em sua maioria, é pluricelular, e heterotróficos. Exemplos: Cogumelos, bolores e levedos.

As plantas fazem parte do reino Plantae

Reino Plantae ou Metaphyta : Engloba os organismos eucariontes, pluricelulares e com nutrição autotrófica. Exemplo: Musgos, samambaias, araucárias e mangueira.

Reino Animalia ou Metazoa: Inclui os organismos eucariontes, heterotróficos e que apresentam nutrição heterotrófica. Exemplo: Homem, cachorro, vaca e aves.

Os animais fazem parte do reino Animalia

Além dessa classificação, atualmente se admite que todos os organismos estão incluídos em três grandes domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Essa classificação foi proposta por Carl Woese, em 1990, e criada por meio de dados de análise de nucleotídeos de RNA ribossômico.

O domínio Bacteria agrupa todas as bactérias verdadeiras ou simplesmente bactérias. O domínio Archaeae inclui todas as arqueas, que anteriormente eram consideradas erroneamente como grupo basal das bactérias. O domínio Eukarya, por sua vez, é composto por todos os organismos eucariontes existentes, estando inclusos nesse grupo, portanto, os reinos Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Como os livros didáticos e a maioria dos professores ainda adotam a classificação proposta por Whittaker, aqui você encontrará textos que obedecem a esse sistema.

Bons estudos!

Atenção: Os vírus são um grupo bastante peculiar em virtude da ausência de células. Por isso, eles não são classificados dentro dos reinos dos seres vivos. Vale destacar que esses organismos são incapazes de viver sem uma célula, sendo considerados parasitas intracelulares obrigatórios.

7 SENTIDOS DO CORPO HUMANO POUCO CONHECIDOS

Paladar, tato, olfato, visão e audição não são os únicos sentidos do corpo humano

Muitas vezes escutamos a afirmação de que temos 5 sentidos. Mas o que estudiosos como o neurologista Alvaro Pascual-Leone e os psicólogos Daniel Simons e Christopher Chabris, da Universidade Harvard, nos EUA, dizem é que a nossa capacidade de perceber o mundo, tanto internamente quanto externamente, vai muito além dos básicos 5 sentidos aristotélicos. Para termos uma noção do que isso quer dizer, podemos tentar responder perguntas como:

Imaginando-se que estamos de olhos fechados, qual sentido nos dá a sensação de que estamos à uma altura elevada?

Será que o tato é responsável por perceber a temperatura? Não precisaríamos tocar, já que estamos falando justamente de tato?

Se entrarmos em uma sala de olhos vendados, qual sentido exato pode indicar de que a sala está cheia ou vazia?

Em um lugar barulhento podemos escolher em que som queremos focar nossa atenção. Seria mesmo somente a audição que é capaz de fazer isso? O que acontece com o restante dos sons que deixamos de dar atenção?

Se ficou confuso(a) ao tentar responder essas perguntas, talvez alguns dos outros sentidos estudados por cientistas listados abaixo, possa esclarecer suas dúvidas.

Propriocepção:

Esse sentido é responsável por sabermos que temos e onde se localizam nossos órgãos, membros, músculos e nosso corpo como um todo.

Nocicepção

É o sentido da dor. Estudos indicam que pode estar associada a fatores emocionais e outros tipos de percepção.

OS 7 CHAKRAS PRINCIPAIS DOS SERES VIVOS

Para começar a falar sobre os chakras, é preciso falar sobre energia. Energia é tudo o que vibra: a luz, o som, os raios do Sol, a água… Tudo o que existe no Universo é composto por energia. Tudo o que vemos é composto por energia condensada, ou seja, matéria.

Nosso corpo físico é matéria, ou seja, energia. O nosso planeta é composto de energia condensada, assim como a natureza e todas as coisas que o homem criou. Há energia em todo o lugar, dentro e fora do planeta Terra.

Todos os seres vivos precisam de energia vital (ou prana, bioenergia, chi…) para que se mantenham vivos. Ela pode ser obtida pela luz solar, pelos alimentos, pelas plantas, pela terra, pela água, pelo ar.

Tudo é feito de energia – A aura ou psicossoma

Como somos energia, cada ser vivo possui um campo magnético que o protege e o diferencia dos demais seres. Esse campo é mais conhecido como aura, e tem diversos nomes de acordo com a escola espiritual que a estuda.

Na aura, segundo o professor Wagner Borges, do IPPB, existem diversas aberturas por onde fazemos as trocas energéticas com o ambiente, com outras pessoas, com outros seres, com a natureza.

________________________________________

CHAVES PARA ATIVAR O PODER OCULTO DAS ERVAS

________________________________________

Desperte o Poder das Ervas para a Transformação e Equilíbrio da Alma

Chakras

Essas aberturas na aura são vórtices energéticos, e são mais popularmente conhecidos como chakras, ou chacras. Os chakras são centros de energia em forma de círculo (chakra = roda, em sânscrito) no nosso corpo que vibram constantemente. Há bilhões espalhados pela aura dos seres vivos. Como isso acontece?

É simples, todos os seres vivos são compostos por células. Nós humanos somos feitos por bilhões delas, e cada uma precisa estar viva e em constante atividade para que a gente esteja vivo.

Portanto, para que isso aconteça, as células são nutridas com energia vital, e precisam receber e liberar energia constantemente. Graças a essa troca, nós nascemos, crescemos e nos desenvolvemos, até que um dia cessamos as trocas energéticas e o corpo físico morre junto com suas células.

Isso tudo acontece graças aos chacras, os principais responsáveis por essa troca energética. Para cada célula viva existe um chacra em movimento constante.

Há chakras que desempenham importantes papéis no corpo. Alguns são mais importantes que outros. Existem os principais e os secundários. Esses últimos são considerados assim por não estarem associados às glândulas endócrinas. Dois exemplos deles são o chacra esplênico (ligado ao baço) e o chacra do fígado. Neste artigo, vamos ver os chacras principais de forma geral.

Os Principais Chakras

O sete chacras principais do corpo são, de baixo para cima: Básico, Sexual, Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário. Todos eles estão associados ao sistema endócrino do corpo humano, e cada um deles está associado a uma glândula específica.

Vamos nos basear aqui no estudo dos hindus, que se debruçam sobre a anatomia sutil há pelo menos 10 mil anos, por meio da medicina ayurvédica e das escrituras sagradas do Hinduísmo. Eles são os pioneiros no estudo dos chakras, e representam cada um deles com flores-de-lótus com quantidades de pétalas diferentes. Quanto mais sutis são os chacras, mais pétalas eles têm (com exceção do chacra frontal).

Do ponto de vista espiritual, cada chacra traz consigo uma missão a ser cumprida pelo homem. A vibração de cada um dos chacras também indica se a pessoa está bem ou não em cada parte do corpo e em cada setor da sua vida. Um chacra que vibra em excesso está hiperativo, ou que vibra menos do que o normal, hipoativo, está em desequilíbrio.

CHAKRA DA BASE ou 1º CHAKRA:

Ele é chamado pelos hindus de Muladhara, e em sânscrito significa suporte. Está na base da coluna (no último osso, cóccix), mais exatamente na região do períneo. Sua abertura está voltada para baixo, para a terra. É o responsável pela absorção da energia telúrica e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue.

Ele está ligado às glândulas suprarrenais, responsáveis pela liberação no sangue do hormônio adrenalina, que nos impele a preservar a nossa vida diante de situações de perigo ou de decisão.

O chacra básico apresenta a cor vermelha, e, como já vimos, é ligado ao elemento terra, e rege também os órgãos que dão estrutura ao corpo (ossos, músculos, coluna vertebral, quadris), às pernas e aos pés. Dessa forma, esse chacra nos oferece um suporte, uma estrutura para vivermos no plano terrestre, pois é ele que nos conecta à terra, à existência.

É comum que pessoas com depressão ou que já atentaram contra a própria vida estejam com esse chacra fragilizado. Pessoas muito apegadas a coisas materiais, que acumulam coisas antigas costumam ter problemas de intestino preso e isso reflete um mau funcionamento do chacra básico.

Pessoas prósperas e com boa saúde costumam ter um chacra básico igualmente saudável. A missão desse chacra é fazer com que caminhemos com equilíbrio no planeta Terra e ele expressa a saúde do corpo físico como um todo.

CHAKRA SEXUAL ou 2º CHAKRA:

Para os hindus, é o Swadhisthana (ou cidade do prazer, em sânscrito) e encontra-se na região do baixo ventre. É fisicamente ligado às gônadas – testículos (homem) e ovários (mulher) – e à energia feminina, ao útero materno, à procriação (à criação de outras coisas também, como projetos pessoais, profissionais), à gravidez. É responsável pela reprodução e troca sexual durante o sexo, e pelo controle de líquidos em todo o corpo humano.

O chacra sexual energiza toda a área genital e urinária, também cuida dafiltragem e circulação de líquidos nos rins e por expelir todas as excreções do corpo. É regido pela Lua (por isso tão vinculado ao feminino, à sexualidade, à maternidade e à criação) e pelo elemento água (vinculado ao liquido amniótico, às relações interpessoais, à autoestima, ao amor-próprio).

Na gestação, dentro do ventre da nossa mãe, ficamos 9 meses ligados a ela pelo cordão umbilical. No útero fomos abrigados e envolvidos pelo líquido amniótico, fomos nutridos por ele; por todos esses motivos, a saúde desse chacra mede e influencia a qualidade de nossa relação com a Terra, com a família, com as pessoas em geral, e com nós mesmos. Ele representa nosso corpo emocional, armazena emoções vividas em relacionamentos, e nos dá a missão de interagir com o mundo, com aquilo que está ao nosso redor de forma harmoniosa.

Também pode ser chamado de chacra sacro, e apresenta a cor laranja, roxa ou vermelha (dependendo das circunstâncias). É o chacra da troca sexual e da alegria. Muitas escolas espirituais evitam falar sobre este chacra e colocam em seu lugar o chacra esplênico (ou chacra do baço).

Quando está bloqueado, causa impotência sexual ou desânimo, problemas de relacionamento, baixa autoestima. Quando hiperativo, causa intenso desejo sexual e outras compulsões. Se o chacra sexual estiver saudável, ele estimula o melhor funcionamento dos outros chacras e ajuda no despertar da kundalini; a pessoa tem uma autoestima equilibrada, consegue aproveitar e apreciar os prazeres da vida.

UMBILICAL OU 3º CHAKRA:

Chamado de Manipura pelos hindus (em sânscrito, cidade das joias), fica um ou dois dedos acima do umbigo, e está ligado ao pâncreas. Esse chakra apresenta cor amarela, verde-forte e vermelha.

Ele influencia nossa relação com a matéria e com o poder pessoal. Neste chacra ficam retidas emoções densas como raiva, mágoa, medo, tristeza, angústia, rancor, ansiedade. É um dos chacras que mais precisam ser tratados e harmonizados sempre. Representa o corpo mental.

O plexo solar controla a região das vísceras, e não é à toa que todas as emoções densas e viscerais (como paixão e desejo) se acumulam nessa região. Ele é responsável por absorver a energia dos alimentos e distribui-la para todo o corpo. É um dos chacras mais suscetíveis a nossa rotina. A maioria das pessoas sofrem com algum problema físico nesta região, como gastrite, problemas estomacais, diabetes, ou outros problemas digestivos.

Quando está bloqueado, o chacra umbilical causa enjoo, medo ou irritação. Quando em harmonia, nos dá um poder de realização muito grande, é o chacra que nos impele a agir. Esse chacra tem grande vitalidade quando saudável, e funciona como um radar psíquico, percebendo energias ou presenças espirituais no ambiente.

CHACRA CARDÍACO OU 4º CHAKRA:

Os hindus deram o nome de Anahata (Câmara secreta do coração), e, pela tradução do sânscrito, fica fácil de saber onde ele está ? na região do coração, no centro do peito. O chacra cardíaco apresenta cor verde e amarelo-ouro, e está ligado à glândula timo.

É responsável pela energização do sistema cardiorrespiratório, e toda a energia dotórax. Considerado o centro do amor e canal de expressão dos sentimentos, também está vinculado ao equilíbrio, ao amor universal, à compaixão, ao altruísmo e, fisicamente, ao sistema imunológico.

O chacra do coração tem a função de equilibrar as energias de todos os outros chacras, pois está no centro, tendo abaixo dele três chakras inferiores associados à existência na Terra , e acima, três chacras superiores, mais sutis e associados ao plano espiritual. É o coração que conecta o Céu com a Terra, é a conexão da espiritualidade através da matéria. Representa o corpo astral.

É o chacra mais fragilizado se houver um desequilíbrio emocional. Se for bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Quando existe um bloqueio, a pessoa sente depressão, angústia, irritação, pontadas no peito, é excessivamente materialista e apegada. Fisicamente, o bloqueio pode gerar infarto, taquicardia. Nas mulheres, pode aflorar câncer de mama.

CHACRA LARÍNGEO OU 5º CHAKRA:

Batizado como Vishuddha (O purificador do sangue, em sânscrito). Esse nome já nos dá algumas pistas da glândula à qual se vincula: a tireoide (e paratireoides). A tireoide tem como função filtrar o sangue, regular os ciclos menstruais, nas mulheres.

Está localizado na garganta e é responsável pela comunicação, pela expressão das ideias, verbalização e concretização de projetos. Fisicamente, cuida da boca, garganta e vias respiratórias.As mãos e os braços são extensões físicas do chakra da garganta, pois são com eles que trazemos as ideias para o plano material, colocando a mão na massa.

O Laríngeo representa o corpo etérico padrão e apresenta corazul-celeste, lilás, branco prateado ou rosa. Quando apresenta boa saúde e desenvolvimento, facilita a psicofonia e a clariaudiência. É considerado também como um filtro energético que impede que as energias emocionais cheguem até os chacras da cabeça.

Quando apresenta desequilíbrio, pode causar dor de garganta, herpes, dores de dente e/ou gengiva, hiper ou hipotireoidismo. Uma pessoa com problemas de adaptação, ou que aguenta tudo calada, ?engole sapos?, pode ter o chacra da garganta bloqueado.

CHACRA FRONTAL OU 6º CHAKRA:

O Ajna (Centro de controle, em sânscrito) é mais conhecido do como terceiro olho. Isso quer dizer que ele está na testa, entre as sobrancelhas, e vinculado à glândula pituitária ou hipófise. Apresenta cor índigo, branco-azulado, amarelo ou esverdeado.

Ele controla todos os outros chacras, é dele que saem todos os comandos para o corpo todo; também cuida do lobo frontal, que representa a nossa porção lógica, nossos ideais, raciocínio e pensamentos, nossa capacidade de aprendizagem, observação e intuição. O chacra frontal também representa o corpo celestial e é responsável pela saúde dos olhos e do nariz.

Quando está saudável, o ajna adquire capacidade de clarividência e expande a intuição. Ele é fácil de ser trabalhado, pois o usamos muito no dia a dia pela visão. Geralmente, a sua atividade pode ser sentida por uma vibração ou sensação de calor na testa. Esse chacra também representa a dualidade e os dois hemisférios do nosso cérebro, pois é desenhado com apenas duas pétalas.

Há diversas disfunções nesse chakra, como um excesso de pensamentos, ideias que se acumulam e não são colocadas em prática, desorganização, falta de foco. Fisicamente, a pessoa pode sofrer com sinusite, que é a somatização dessa congestão mental. Também pode aparecer a sensação de pânico, dores de cabeça, até problemas mentais. A meditação é uma ótima forma de esvaziar a cabeça e limpar o chacra frontal.

CHACRA CORONÁRIO OU 7º CHAKRA:

O Sahashara (Lótus das mil pétalas, em sânscrito) possui exatamente 972 pétalas. Está no topo da cabeça, ligado à pineal ou epífise, que é a glândula que fica no centro da cabeça e se encontra sobre todas as outras glândulas no corpo. O chacra forma uma coroa de luz, por isso também é conhecido como chacra da coroa, pois está voltado para cima. Apresenta cor violeta, branco-fluorescente ou dourado.

Através desse chacra, podemos alcançar a compreensão de tudo e é por ele que nos conectamos com o plano espiritual, com o Eu Superior, com Deus e o divino em todas as coisas; está ligado à nossa forma de professar nossa fé e evoluir espiritualmente.

Quando ele é trabalhado e desenvolvido, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência. Tem muita importância na telepatia, no desenvolvimento da mediunidade, nas expansões da consciência e na recepção de temas elevados. É o chacra por onde penetra a energia cósmica e a energia do Sol também.

O coronário é o chacra mais importante, pois é o responsável por energizar o cérebro, tem influência nas funções mentais e na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, pois regula o sono, o apetite, o humor, entre outras funções.

Esse chacra representa o corpo causal. A vibração dele também indica que estamos vivos. Por esse motivo é que pessoas que dizem não acreditar em Deus, ou não professar nenhuma fé, ou não ter alguma prática religiosa também apresentam atividade no chacra da coroa.

Quando está em desequilíbrio, a pessoa pode desenvolver fobias, problemas neurológicos, falta de fé, depressão, tendências suicidas. Quando está saudável, ativamos toda nossa sensibilidade e vivemos alinhados ao nosso propósito, com saúde, felicidade e muita disposição.

O chacra da coroa é o mais importante de todos os chakras, e a sua missão é compreender toda a existência e se iluminar, integrar-se com o todo. É nosso último dever no planeta Terra.

Os Chakras e a Fitoenergética

Como vimos antes, cada pessoa tem seu próprio campo de energia que envolve o corpo físico, chamado aura. Cada chacra cuida de um setor de nossa vida e dos desafios que temos de superar.

Sabendo melhor como nossa energia se comporta, é possível começar a desvendar as causas de doenças e a perceber o nível de toxidade de um comportamento e de pensamentos recorrentes em nosso dia a dia. Podemos começar a compreender como os sentimentos, pensamentos e emoções afetam nossa saúde emocional, mental e física.

A partir do momento em que descobrimos os desequilíbrios em nosso corpo, nos chakras, podemos contar com a energia das plantas. Lembra que todos os seres vivos possuem energia vital? Por isso, as plantas e vegetais podem nos ajudar, com a sua energia, a nos curarmos de doenças físicas, mentais, espirituais e emocionais

COMO TER O PODER DA MENTE A SEU FAVOR

Postado em 6 de março de 2019 por José Roberto Marques

Use o poder da mente em seu benefício

A mente humana é um dos locais mais incríveis que existem. Essa “caixinha” esconde um potencial infinito, em que podemos buscar ideias, conceitos e planos para que se tornem realidade. Para saber mais sobre esse assunto é só continuar lendo esse artigo!

Uma mente leve é bem mais poderosa e agregadora! Já que falamos sobre a força da mente eu te apresento meu programa de desintoxicação de pensamentos negativos! Mude sua vida agora! Acesse aqui! É gratuito!

Transformando sonhos em realidade

O primeiro passo para que algo se torne real é a criação mental. Não existe nada que conseguimos colocar em prática ou materializar fisicamente sem que antes isso tenha passado pela nossa mente. A realidade está ligada diretamente às imagens projetadas dentro de nós. Quando não temos o controle dos nossos pensamentos ou não entendemos como trabalhar a mente, passamos por situações complicadas ou somos conduzidos a um mundo que não é o ideal.

Você já deve ter ouvido por aí um ditado antigo, bastante comum: “querer é poder”. Ele parece simples, não é mesmo? Mas se olharmos no âmbito do coaching, nossas conquistas começam a partir do momento em que a mente trabalha em direção daquilo que acreditamos e queremos conquistar. Quando mentalizamos corretamente, temos o poder de conseguir aquilo que tanto desejamos.

Dicas de como trabalhar a mente de forma correta

Não adianta nada exigir toneladas de ideias inovadoras de uma mente sem descanso. Por isso, confira algumas dicas de como se cuidar:

• Segundo o neurocientista Cori Bargmann, da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, para manter o cérebro ativo e saudável é essencial dormir. Durante o sono, as memórias se fixam e algumas proteínas tóxicas são eliminadas, o que não ocorre quando estamos acordados.

• Os exercícios físicos também são fundamentais para o bom funcionamento da mente.

• A gratidão pelos aprendizados e conquistas é importante. Essa postura positiva fortalece a autoconfiança e faz o indivíduo enxergar a vida de maneira mais edificante e menos pessimista.

• O pensamento positivo elimina estresses e ansiedades. Amparados nela, o ponto central nunca é o problema em si, mas como encontrar as melhores soluções para resolvê-lo e seguir em frente.

• Segundo o psicólogo americano Daniel Goleman, outro elemento importante para acessar o poder da mente é o foco. Para o especialista, é necessário manter o foco interno, externo e empático para encontrar o equilíbrio. Para isso, Goleman defende que é preciso aprender a se desconectar completamente do ambiente, bem como enxergar o mundo com novas perspectivas e, por fim, eleger as melhores maneiras de se relacionar com as pessoas.

Se você tiver mais alguma recomendação que deseja compartilhar é só escrever nos comentários!

6 dicas para potencializar o poder da mente

Como mencionado acima, não é preciso uma grande técnica ou um segredo inovador para que o poder da mente passe a jogar ao nosso lado. São pequenas atitudes, uma mudança de comportamento e alterações no estilo de vida que podem fazer uma grande diferença. Siga os conselhos abaixo e potencialize o poder de sua mente:

1. Seja positivo: tente sempre ter uma visão positiva. Atitudes e pensamentos positivos aumentam a autoestima e favorecem na manutenção da saúde física e mental. De nada adianta querermos alterar o poder da mente a seu favor se os pensamentos são ruins, negativos.

2. Faça exercícios: exercícios são fundamentais para termos uma saúde de qualidade. O coração e o resto do nosso corpo agradecem se você se exercitar frequentemente. O filósofo romano Juvenal (morto no século II) disse que “uma mente sã num corpo são”. Durante as atividades físicas, são trabalhadas áreas importantes da mente, responsáveis por estimular a memória e a criação de células regeneradoras.

3. Agradeça: ao agradecer, você está alimentando sentimentos positivos que favorecem a sensação de bem-estar, de felicidade e de recompensa. Além disso, agradecer fortalece seu propósito e sua missão de vida. Seja grato pelas suas conquistas, família e amigos. E procure exercer esse sentimento de gratidão sempre que possível nos pequenos gestos das pessoas que o cercam.

4. Durma bem: como mencionado anteriormente, pesquisas comprovam que dormir é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Portanto, tente dormir de preferência pelo menos 8 horas por noite e faça o possível para relaxar e descansar o corpo e a mente. Assim como a parte física, chega um momento que a cabeça também precisa recarregar as baterias.

5. Mantenha o foco: ao controlar a capacidade de concentração, o poder sobre a mente aumenta gradualmente. Saber o momento certo de dar atenção a determinado assunto ou simplesmente relaxar e se distrair um pouco faz com que o cérebro estabeleça um equilíbrio e não fique sobrecarregado. Faça uma lista do que realmente é importante e procure segui-la para que você não desfoque e trabalhe esse lado fundamental da mente.

6. Substitua as palavras: você sabe que as palavras têm força, certo? Portanto trabalhe com elas para exercitar sua mente pouco a pouco. Uma dica valiosa nesse aspecto é substituir o “se” por “quando”. Sempre que for tratar de um assunto futuro ou de um plano em sua vida, não fale mais “se eu conseguir o emprego”, mas sim “quando eu conseguir o emprego”. O “se” te dá opções e o “quando” centraliza em uma opção.

Viu como tudo pode ser diferente com atitudes simples no dia a dia? Exercite sua mente, tenha pensamentos e ações positivas, conquiste maior poder mental e resultados extraordinários em sua vida.

A programação neurolinguística

Você já ouviu falar sobre programação neurolinguística? Essa ciência foi desenvolvida pelo autor Richard Bandler e pelo psicólogo John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos. A pesquisa deles mostrou que o ser humano tem 3 pilares: os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento. Mais do que isso, os estudiosos afirmam que uma pessoa pode conectar esses pontos para alcançar um objetivo.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há uma formação que trabalha justamente esse conceito chamada Programação Neurolinguística (PNL). Além de se aprofundar nos conceitos da programação neurolinguística, o curso você a encontrar o seu eu interior e desenvolver uma versão melhor de si mesmo, sem perder a essência. E não para por aí! O treinamento ainda ensina:

• Qual é o melhor caminho para transformar sonhos em objetivos reais. Um tópico muito relacionado ao que esse artigo fala.

• O que é e como exercer o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autoestima e a inteligência emocional.

• Como praticar a linguagem não verbal.

• O que é o alinhamento de níveis neurológicos.

• O que é e como funciona a estrutura do pensamento.

• Como desenvolver a flexibilidade comportamental.

• Quais são os canais representacionais;

• Aumentar a capacidade de refletir sobre uma determinada situação olhando por mais de um ângulo

• Como negociar e solucionar problemas de forma efetiva.

• Como administrar tempo e atividades de forma produtiva.

• Melhores práticas de uma boa liderança.

• Desenvolvimento da capacidade crítica.

• Como gerar comprometimento da equipe.

• Como ampliar a capacidade de se comunicar com diferentes tipos de público.

• Ressignificar várias situações e fatos da sua vida.

• Amadurecimento da criatividade e aplicação dela em processos e soluções de problemas.

Gostou da formação? Então, não espere mais um minuto e navegue pelo site para saber mais dela ou entre em contato com um dos nossos atendentes.

Uma mente leve é bem mais poderosa e agregadora! Já que falamos sobre a força da mente eu te apresento meu programa de desintoxicação de pensamentos negativos! Mude sua vida agora! Acesse aqui! É gratuito!

Se você gostou dessas dicas, comente e compartilhe o conteúdo com seus amigos. Deixe abaixo, também, outras ideias para fazer com que a mente se torne nossa aliada na busca pelo sucesso e pelos objetivos.

O QUE É YOGA?

Se você acha que yoga é apenas torcer e movimentar o corpo de forma esquisita, está na hora de repensar. Yoga é muito mais do que posturas. Derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar", yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre o que é yoga:

Yoga para Todos

Yoga é um forma de levar a vida e se pararmos para pensar, temos praticado desde que somos bebês! Por exemplo fazendo o alongamento do gato, para alongar a coluna. Você sempre vê as crianças fazendo algum tipo de yoga durante o dia.

O yoga funciona para todos: pessoas que trabalham em um escritório, praticantes de esportes, pessoas procurando perder peso, com uma rotina intensa ou tranquila no dia-a-dia que podem ter mais qualidade de vida com a prática.

Técnicas de Respiração (Pranayama) e Meditação

Pranayama é a arte de controlar efetivamente a respiração. Praticar técnicas apropriadas de respiração podem ajudar a trazer mais oxigenação ao sangue e ao cérebro, ajudando assim a controlar o prana, ou energia vital. Pranayama também segue junto com vários ásanas de yoga.

A união entre estes dois princípios do yoga é considerada a forma mais elevada de purificação e auto-disciplina, cobrindo tanto a mente quanto o corpo. As técnicas de Prayanamas também nos preparam para uma experiência mais profunda de meditação.

Sri Sri Yoga

Na Arte de Viver, temos um workshop de yoga que é realizado em 5 dias (2 horas por dia), unindo o corpo, a mente e a respiração com uma experiência alegre. Uma combinação de ásanas realizados de forma suave e vigorosa é ensinada, somada com outras técnicas que garantem o bem-estar do corpo e nutrem a mente e o espírito.

Com a rotina multidimensional do Sri Sri Yoga, combinando posturas de yoga, técnicas de respiração, conhecimento yogico e meditação, os alunos terminam com uma prática completa para realizar em casa. É voltado para iniciantes e ao mesmo tempo para praticantes mais avançados. Através das práticas ensinadas no workshop, os participantes podem perder peso e se curar de doenças crônicas como insônia, asma, diabetes, hipertensão e enxaqueca.

Yoga Sutras de Patanjali – O presente clássico do yoga

O comentário exclusivo de Sri Sri Ravi Shankar sobre este texto antigo, Yoga Sutras de Patanjali, iluminará seu conhecimento sobre o yoga, sua origem e propósito. Aprofunde-se neste rico conhecimento e aprenda mais sobre a prática do yoga, descrita por Patanjali. Você pode adquirir o livro em nossas lojas.

AS FRUTAS E SUAS VITAMINAS

As frutas são alimentos que precisam ser incluídos todos os dias no nosso cardápio. Elas são ricas em vitaminas e fornecem energia para as atividades. Cada tipo de fruta é um verdadeiro bálsamo para a saúde, com benefícios físicos e estéticos. Algumas delas têm poderes medicinais importantes.

As pessoas em geral não conseguem ingerir o número ideal de porções de frutas todos os dias, pois é forte a tentação de se comer um docinho ou um chocolate em vez de uma maçã, por exemplo. No entanto, é importante que falamos esforços no sentido de priorizar as frutas sempre que possível.

Confira o perfil vitamínico de cada fruta:

Banana: Vitaminas A, B1, B2 e C

Melancia: Vitaminas complexo B, A e C

Laranja: Vitamina C

Limão: Vitaminas C e complexo B

Maçã: Vitaminas B1 e B2

Abacaxi: Vitaminas C, B1 e A

Maracujá: Vitaminas A, C e complexo B

Melão: Rico em vitaminas A, C e complexo B

Morango: Rico em vitamina C

Pera: Vitaminas A, C e complexo B

Mamão: Vitaminas A, C e complexo B

Abacate: Vitamina E.

Uva: Vitaminas complexo B e C

Frutas com poderes antioxidantes: morango, ameixa, uva, laranja, maçã, banana, pera e mamão.

Frutas para inserir na dieta de emagrecimento: abacaxi (pouco calórico e diurético); banana (rica em triptofano, que ajuda a combater a ansiedade); figo (fonte de magnésio e diurético); limão (combate os radicais livres e também é diurético); manga (altas concentrações de potássio e magnésio) e melancia (diurético) e pêssego (bastante nutritiva).

Frutas cítricas (com ácido cítrico): Ricas em vitaminas e antioxidantes, combatem os radicais livres: Laranja, limão, acerola, caju, abacaxi, nêspera. Não ácidas e não indicadas para quem sofre de azia.

Frutas indicadas para combater a azia: maçã, melão, melancia e banana

TABELA DE VITAMINAS

O que são, funções das vitaminas, tipos de vitaminas, vitaminas das frutas, avitaminoses, vitaminas hidrossolúveis lipossolúveis, importância, vitamina C e outras.

O que são vitaminas

As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.

Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses).

As vitaminas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).

Vitamina A

Fontes: fígado de aves, animais e cenoura

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais

Funções no organismo: combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina

Vitamina D

Fontes: óleo de peixe, fígado, gema de ovos

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): raquitismo e osteoporose

Funções no organismo: regulação do cálcio do sangue e dos ossos

Vitamina E

Fontes: verduras, azeite e vegetais

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): dificuldades visuais e alterações neurológicas

Funções no organismo: atua como agente antioxidante.

Vitamina K

Fontes: fígado e verduras de folhas verdes, abacate.

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): deficiência na coagulação do sangue, hemorragias.

Funções no organismo: atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos).

Vitamina B1

Fontes: cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): beribéri

Funções no organismo: atua no metabolismo energético dos açúcares

Vitamina B2

Fontes: leites, carnes, verduras

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): inflamações na língua, anemias, seborreia

Funções no organismo: atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.

Vitamina B5

Fontes: fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): fadigas, cãibras musculares, insônia

Funções no organismo: metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares

Vitamina B6

Fontes: carnes, frutas, verduras e cereais

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): seborreia, anemia, distúrbios de crescimento

Funções no organismo: crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios

Vitamina B12

Fontes: fígado, carnes

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): anemia perniciosa

Funções no organismo: formação de hemácias e multiplicação celular

Vitamina C

Fontes: laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): escorbuto

Funções no organismo: atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino.

Vitamina H

Fontes: noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): eczemas, exaustão, dores musculares, dermatite

Funções no organismo: metabolismo de gordura

Vitamina M ou B9

Fontes: cogumelos, hortaliças verdes

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): anemia megaloblástica, doenças do tubo neural

Funções no organismo: metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos

Vitamina PP ou B3

Fontes: ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado

Doenças provocadas pela carência (avitaminoses): insônia, dor de cabeça, dermatite, diarreia, depressão

Funções no organismo: manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue.

ÁGUA DE COCO: BENEFÍCIOS PARA A SUA SAÚDE

Há bem pouco tempo, nutricionistas, nutrólogos e todo o tipo de profissionais envolvidos com a área de alimentação - inclusive eu - recomendavam moderação no consumo de água de coco, uma das bebidas mais populares nessa época do ano em que faz mais calor. Estávamos preocupados por ela conter frutose e gorduras saturadas, substâncias que podem engordar e trazer alguns problemas à nossa saúde, e porque achávamos que seus benefícios não compensavam os seus malefícios.

A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.

A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral. Ou seja: um super sport drink incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem com essa finalidade. É tão compatível com o corpo humano que pode até ser injetado na veia, o que foi bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mudiais, bem como na guerra do Vietnã, onde a falta de recursos fez os militares aprenderem sobre as qualidades únicas da água de coco quase sem querer. Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde. Para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água. Beba água de coco: é tudo de bom!

Super saúde!

Saiba mais: Água com sabor faz 2 litros parecer pouco

PSICOLOGIA

A psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento. O estudo dessa área é multifacetado e inclui subcampos, como áreas de desenvolvimento humano, esportes, saúde, comportamento clínico, social e processos cognitivos.

A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”. Como ela é uma ciência, tenta investigar as causas do comportamento. Consequentemente, usa procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise, apoiados por interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões.

Parece impossível estudar a máquina mais complexa da terra, que é a mente humana. Embora não possamos observar diretamente a mente, tudo o que fazemos, pensamos, sentimos e dizemos é determinado pelo funcionamento dela.

Os psicólogos tomam o comportamento humano como dados brutos para testar suas teorias sobre como a mente funciona. Para os pacientes, isso significa compreender quais são os processos mentais que estão desencadeando reações negativas em suas vidas. Assim, é possível trabalhá-las de forma a mudar esses comportamentos por uma mente mais saudável. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, hoje são pouco mais de 310 mil psicólogos no Brasil, sendo que 90% deles são mulheres.

O que é psicologia?

Nos primórdios, haviam duas perspectivas teóricas dominantes sobre seu estudo. Um psicólogo americano chamado William James (1842-1910) desenvolveu uma abordagem que veio a ser conhecida como funcionalismo. Nela, argumentou que a mente está constantemente mudando e é inútil procurar os blocos de construção da experiência. Em vez disso, o foco deve estar em como e por que um organismo faz alguma coisa. Finalmente, foi sugerido que os psicólogos deveriam procurar a causa subjacente do comportamento e os processos mentais envolvidos. Essa ênfase nas causas e conseqüências do comportamento foi a principal influência da psicologia contemporânea.

A segunda perspectiva foi o estruturalismo de Wilhelm Wundt. O termo se originou de Edward Titchener, um psicólogo americano que havia sido treinado por Wundt. O estruturalismo baseou-se na introspecção treinada. Como resultado desse método de pesquisa, os sujeitos relatavam o que estava acontecendo em suas mentes enquanto realizavam uma determinada tarefa. Esse provou ser um método pouco confiável, porque havia muita variação individual nas experiências e relatos dos sujeitos da pesquisa. Apesar da falha da introspecção, Wundt é uma figura importante na história. Foi ele quem abriu o primeiro laboratório dedicado à psicologia em 1879. Essa abertura é geralmente vista como o início da psicologia moderna.

Wundt foi importante também por separar essa área da filosofia, analisando o funcionamento da mente usando procedimentos mais objetivos e padronizados. Com seu amplo escopo, a psicologia investiga uma enorme variedade de fenômenos: aprendizagem e memória, sensação e percepção, motivação e emoção, pensamento e linguagem, personalidade e comportamento social, inteligência, desenvolvimento infantil, doença mental e muito mais.

De onde veio a psicologia?

A psicologia é uma ciência muito nova, com a maioria dos avanços acontecendo nos últimos 150 anos. No entanto, suas origens remontam à Grécia antiga, entre 400 e 500 anos a.C. A ênfase era filosófica, com grandes pensadores como Sócrates influenciando Platão, que por sua vez influenciaram Aristóteles.

Durante o século XVII, o filósofo francês René Descartes introduziu a ideia do dualismo. Esta afirmava que a mente e o corpo eram duas entidades que interagiam para formar a experiência humana. Muitas outras questões ainda debatidas por psicólogos hoje, como as contribuições relativas da natureza versus criação, estão enraizadas nessas antigas tradições filosóficas.

Em meados do século XIX, o filósofo Wundt estava usando métodos de pesquisa científica para investigar os tempos de reação. Seu livro foi publicado em 1874, Principles of Physiological Psychology. Ele descreveu muitas das principais conexões entre a ciência da fisiologia e o estudo do pensamento e comportamento humanos.

Em adição, a fisiologia contribuiu para o surgimento eventual da psicologia como disciplina científica. Pesquisas fisiológicas precoces sobre o cérebro e o comportamento tiveram um impacto dramático na área. Por isso, contribuíram para a aplicação de metodologias científicas no estudo do pensamento e comportamento.

Os braços da psicologia

Qualquer tentativa de explicar por que os seres humanos pensam e se comportam da maneira que fazem estará ligada a um ramo da psicologia. As diferentes disciplinas são extremamente amplas. Elas incluem:

• Psicologia clínica

• Psicologia cognitiva

• Psicologia do desenvolvimento

• Psicologia evolucionária

• Psicologia forense

• Psicologia da saúde

• Neuropsicologia

• Psicologia ocupacional

• Psicologia social

Psicologia Clínica

Essa área clínica integra ciência, teoria e prática para compreender, prever e aliviar problemas com adaptação, incapacidade e desconforto. Promove a adaptação, ajuste e desenvolvimento pessoal. Um psicólogo clínico concentra-se nos aspectos intelectuais, emocionais, biológicos, psicológicos, sociais e comportamentais do desempenho humano ao longo da vida de uma pessoa, em diferentes culturas e níveis socioeconômicos.

A psicologia clínica pode nos ajudar a entender, prevenir e aliviar o sofrimento ou a disfunção psicologicamente causadas e promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal de um indivíduo. A avaliação psicológica e a psicoterapia são centrais para a prática da psicologia clínica. Entretanto, os psicólogos clínicos muitas vezes também estão envolvidos em pesquisa, treinamento, testemunhos forenses e outras áreas.

Psicologia cognitiva

A psicologia cognitiva investiga processos mentais internos, como resolução de problemas, memória, aprendizado e linguagem. Ela analisa como as pessoas pensam, percebem, comunicam, lembram e aprendem. Está intimamente relacionado à neurociência, filosofia e linguística. Os psicólogos cognitivos analisam como as pessoas adquirem, processam e armazenam informações. As aplicações práticas incluem como melhorar a memória, aumentar a precisão da tomada de decisões ou como configurar programas educacionais para aumentar o aprendizado.

Psicologia do desenvolvimento

Este é o estudo científico das mudanças psicológicas sistemáticas que uma pessoa experimenta ao longo da vida, muitas vezes referida como desenvolvimento humano. Esta se concentra não apenas em bebês e crianças pequenas, mas em adolescentes, adultos e idosos. Os fatores incluem habilidades motoras, resolução de problemas, compreensão moral, aquisição de linguagem, emoções, personalidade, autoconceito e formação de identidade. A psicologia do desenvolvimento se sobrepõe a campos como linguística.

Psicologia evolucionária

A psicologia evolutiva analisa como o comportamento humano, como a linguagem, foi afetado por ajustes psicológicos durante a evolução. Um psicólogo evolucionista acredita que muitos traços psicológicos humanos são adaptativos na medida em que nos permitiram sobreviver ao longo de milhares de anos.

Psicologia forense

O estudo forense envolve a aplicação da psicologia à investigação criminal e à lei. Um psicólogo forense prática a psicologia como uma ciência dentro do sistema de justiça criminal e dos tribunais civis. Envolve avaliar os fatores psicológicos que podem influenciar um caso ou comportamento e apresentar os achados no tribunal.

Psicologia da saúde

A psicologia da saúde também é chamada de medicina comportamental ou psicologia médica. Ela observa como o comportamento, a biologia e o contexto social que influenciam a doença e a saúde.

Um médico muitas vezes olha primeiro para as causas biológicas de uma doença. Um psicólogo da saúde focará a pessoa como um todo e o que influencia seu estado de saúde. Isso pode incluir seu status socioeconômico, educação e histórico, e comportamentos que podem ter um impacto sobre a doença, como o cumprimento de instruções e medicação. Psicólogos da saúde geralmente trabalham ao lado de outros profissionais da área médica em contextos clínicos.

Neuropsicologia

A neuropsicologia olha para a estrutura e função do cérebro em relação aos comportamentos e processos psicológicos. Uma neuropsicologia pode estar envolvida se a condição envolver lesões no cérebro e avaliações que envolvam registro de atividade elétrica no cérebro.

Uma avaliação neuropsicológica é usada para determinar se uma pessoa tem probabilidade de apresentar problemas comportamentais após uma lesão cerebral suspeita ou diagnosticada, como um derrame. Os resultados podem permitir que um médico forneça tratamento que ajude o indivíduo a obter possíveis melhorias no dano cognitivo ocorrido.

Psicologia ocupacional

Em um ambiente corporativo, um psicólogo pode ajudar a aumentar a produtividade e aumentar a retenção de funcionários. Psicólogos ocupacionais ou organizacionais estão envolvidos em avaliar e fazer recomendações sobre o desempenho das pessoas no trabalho e no treinamento. Eles ajudam as empresas a encontrar formas mais eficazes de funcionar e a entender como as pessoas e os grupos se comportam no trabalho. Essas informações podem ajudar a melhorar a eficácia, a eficiência, a satisfação no trabalho e a retenção de funcionários.

Psicologia Social

A psicologia social usa métodos científicos para entender como as influências sociais impactam o comportamento humano. Procura explicar como sentimentos, comportamentos e pensamentos são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outras pessoas.

Um psicólogo social examina o comportamento do grupo, a percepção social, o comportamento não-verbal, a conformidade, a agressão, o preconceito e a liderança. A percepção social e a interação social são vistas como fundamentais para entender o comportamento social. Outras ramificações incluem psicologia militar, de consumo, educacional, transcultural e ambiental, e o número de braços continua a crescer.

O que todas essas abordagens e têm em comum é o desejo de explicar o comportamento dos indivíduos com base no funcionamento da mente. Em todas as áreas, os psicólogos aplicam a metodologia científica. Eles formulam teorias, testam hipóteses por meio de observação e experimentos e analisam os resultados com técnicas estatísticas que os ajudam a identificar descobertas importantes para auxiliar os indivíduos.

Famosos que estudaram psicologia

Alguns famosos que estudaram psicologia e que você provavelmente não sabe são. A atriz internacional Natalie Portman, o ator nacional Leonardo Miggiorin, a apresentadora Eliana, o criador do Facebook Mark Zuckerberg, o apresentador brasileiro Tiago Leifert e a grande atriz brasileira Marisa Orth.

Então, para que serve a psicologia?

A mente é altamente complexa e as condições relacionadas a ela podem ser difíceis de tratar. Os sinais físicos de alguns problemas de saúde mental podem ser observados, como as placas que se desenvolvem com a doença de Alzheimer. Oposto à isso, muitas teorias da psicologia são baseadas na observação do comportamento humano.

Um psicólogo clínico irá se encontrar com pacientes e realizar avaliações para descobrir quais são suas preocupações. Assim sendo, observar o que está causando alguma dificuldade, e recomendar ou fornecer tratamento. Por exemplo, através de aconselhamento e psicoterapia. Além disso, psicólogos podem ter outros papéis também.

• Realizar estudos para aconselhar autoridades de saúde e outros órgãos sobre estratégias sociais.

• Avaliar crianças que têm dificuldade de aprender na escola.

• Dar oficinas sobre como prevenir o bullying.

• Trabalhar com equipes de recrutamento em empresas e muito mais.

Entre os principais objetivos da psicologia estão descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano.

O trabalho dos psicólogos é altamente variado, mas todos compartilham um objetivo primordial. Esse objetivo é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor. Nossas vidas diárias são profundamente impactadas pela maneira que interpretamos centenas de estímulos (positivos ou negativos) que recebemos todos os dias. Ou seja, a qualidade de vida se dá quando estes estímulos são corretamente absorvidos e significados, de forma a não prejudicar nosso viver.

Em conclusão, os psicólogos são hábeis em entender o papel que esses fatores desempenham na influência da saúde, felicidade e bem-estar geral. Entrar em contato com a psicologia te ajuda a adquirir uma compreensão mais rica das muitas maneiras pelas quais a mente afeta sua própria vida.

Quero com muita satisfação mostrar este grande texto que fiz um livro feito e elaborado por mim que fiz com muita honra e satisfação que servira como um apoio de saber sobre o corpo, espirito e alma que nós aqui pesquisamos ao rumo de uma existência sobre a vida que guardo como segurança de minha vida sobre as enfermas doenças e moléstias que o mundo é desatinado por uma realidade da própria vida e quero que sintam a nobreza de meus estudos sobre a vida atrás da felicidade de viver e ser feliz que se enrolam nessas inúmeras pagina teoricamente de grandes mestres estudiosos da ciência e de grande curiosidade de minha sabedoria que se ascende junto ao meu livro que vai dentro como uma emanação de luz sobre a vida e seus contextos de viver e ser feliz em plena saúde.

Quero com firmeza por em ponto e vista dos leitores que esse compendio feito e criado por mim é uma extraordinária lembrança que guardo com amor e afeto para todos ler e entender com extraordinária firmeza que a vida em nós a algo muito de valor por sermos humanos e filhos de deus e saber compreender cada detalhe narrado nestas pequenas folhas que nasceu de um sentimento e pensamento que a vida é como uma caixa de ressonância eterna por nunca parar de tocar sempre a mesma musica ou a mesma vida que é pulsação constante por toda vida.

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 13/05/2020
Reeditado em 13/05/2020
Código do texto: T6946181
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.