Marco Júnio Bruto, o Jovem

foi um patrício, líder político de orientação conservadora republicana romana, e militar romano, tendo sido um dos assassinos de Júlio César.

Senador da República Romana

Período 58 a.C. a 42 a.C.

Pretor da República Romana

Governador da Gália Cisalpina

Dados pessoais

Nascimento 85 a.C.

Roma, República Romana

Morte 42 a.C. (43 anos)

Filipos, Macedônia

Progenitores Mãe: Servília Cepião

Pai: Marco Júnio Bruto, o Velho

Esposas Cláudia Pulcra Maior

Pórcia

Partido Optimates

Liberatores

Religião Paganismo romano

Profissão Político, jurista, comandante militar

Serviço militar

Batalhas/guerras Batalha de Filipos.

Pertencia a umas das famílias patrícias mais antigas de Roma, membros, portanto, da aristocracia romana: Júnio. Consta que os Júnios eram descendentes diretos da deusa Juno, a esposa de Júpiter. Além disso, foram os fundadores da República Romana e tinham parentesco somente e com várias famílias nobres.

Era filho de Servília Cepião, uma conhecida patrícia da época, posteriormente amante de Júlio César, e seu pai, Marco Júnio Bruto, o Velho, foi tribuno da República e o fundador de Cápua, onde sua família detinha extensas fazendas. Bruto, pelo seu lado materno, pertencia a uma família também patrícia chamada Servílio. Também era sobrinho de Catão de Útica.

Apoiou Pompeu Magno contra Júlio César nas guerras civis romanas. Perdoado por este após a batalha de Farsália, tornou-se procônsul da Gália Cisalpina, e posteriormente pretor, em 44 a.C., como favorecido de César. Junto com Cássio, conspirou para matar o general. Foi o idealismo de Brutus que restringiu a ação dos conspiradores ao ato único de matar César: assim eles perderam a iniciativa política para o cônsul António, a quem haviam poupado, e foram obrigados a fugir, formando posteriormente na Grécia uma frota e um exército contra Marco António e Otaviano. Suicidou-se em 42 a.C., após a derrota na Batalha de Filipos.

sangue na mão de um filho

caido no chão da historia

vento com gosto de veneno.

fred albano
Enviado por fred albano em 10/01/2018
Código do texto: T6222038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.