Caminho de Santiago - Cap. 12/32 - De Viana a Logroño

Acordei cedo no Albergue Izar de Viana. Estava me preparando para pôr o pé na estrada e descobrir alguma padaria aberta, quando ao passar pelo refeitório, junto à cozinha, encontrei aquele simpático casal de australianos que nos levou até à porta do restaurante em Estella.

Somente agora nos apresentamos formalmente. Eram Robert e Ruth. Tinham feito café e me convidaram. Aceitei apenas um copo de suco de laranja - não quis abusar da gentileza. Conversamos um pouco a respeito da nossa aventura em terras tão distantes e nos despedimos. Como sempre ocorre nesses casos, trocamos antes nossos endereços de e-mail para eventuais e futuros contatos.

Mas eu ainda estava morto de fome. Não era uma hipérbole. Era literal. Não comi suficientemente na véspera e fui dormir ainda cedo, com o sol de fora.

Caminhar todos os dias uma média de 20 km dá uma fome violenta, pois o gasto calórico é enorme.

Haja cerveja, vinho e "Menu del Peregrino" pra repor isso tudo.

O ganho físico obtido com as caminhadas é fantástico!! Observei também que todas as minhas funções fisiológicas haviam entrado num compasso perfeito. Virei um reloginho suíço dos bons.

No caminho para Logroño, logo na saída de Viana, encontrei um restaurante aberto (coisa rara de acontecer) e comi uma deliciosa "tortilla" feita na hora. Pedi que "caprichassem" na cebola, no que fui atendido.

Já satisfeito comecei a caminhar com o sol às costas. Uma seta amarela aqui, outra ali e lá vamos nós. O dia estava agradabilíssimo: céu de brigadeiro, sem vento e com uns 10 graus de temperatura - excelente pra se caminhar.

Já havia percorrido uns 6 km quando fui alcançado por Robert e Ruth. Eles caminhavam forte. Tiramos algumas fotos juntos e nos despedimos.

Alguns quilômetros mais e coloquei radiante meus pés na Comunidade Autônoma de La Rioja, conhecida mundialmente pelo alto padrão de qualidade de seus excelentes vinhos. Era a segunda Comunidade Autônoma do percurso. Até Santiago de Compostela ainda teria que cruzar outras duas: Castilla y León e finalmente a Galícia.

Cabe aqui uma explicação: a Espanha como a conhecemos, é constituída por 17 Comunidades Autônomas, cada uma com suas respectivas capitais, regiões e províncias.

Fazendo o Caminho Francês, obrigatoriamente temos que atravessar quatro delas, a saber:

Navarra – Capital Pamplona

La Rioja – Capital Logroño

Castilla y León – Capital Valladolid

e finalmente a Galícia, cuja capital é Santiago de Compostela.

Entrei em Logroño atravessando sua magnífica ponte sobre o rio Ebro.

É uma linda cidade com 153.000 habitantes. Não obstante, ou "sin embargo" como dizem os espanhóis, pareceu-me bastante tranquila.

Depois de admirar suas ruas sem um único papel ou guimba de cigarro no chão e fotografar algumas igrejas, fui até à biblioteca municipal para utilizar-me de um computador, pois precisava colocar a correspondência em dia. Sentia-me um verdadeiro correspondente internacional enviando relatos, fotos e vídeos de minha espetacular caminhada para a família e amigos.

Para não perder o hábito, tomei um canecão de cerveja sentado do lado de fora de um bar bem no centro de Logroño, apreciando embevecido, e em detalhes, o ir e vir daquela gente ordeira e instruída.

A Espanha merece ser amada.

Sergio Righy
Enviado por Sergio Righy em 16/08/2017
Reeditado em 22/09/2017
Código do texto: T6085610
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.