ALCEBÍADES PEREIRA DE VASCONCELLOS

(1914 – 1988)

Nascido em 13 de dezembro de 1914, Alcebíades Pereira de Vasconcelos se converteu a Cristo em 26 de julho de 1933. Em 25 de dezembro daquele ano, foi autorizado evangelista e em 3 de março de 1938, ordenado ministro do Evangelho.

Pastor Alcebíades serviu a Deus em várias igrejas do interior brasileiro, como Colinas, Coroatá e Dom Pedro, no Maranhão; Marabá, no Pará, e Paranaíba, no Piauí. Exerceu também o pastorado em quatro capitais: Belém, São Luís, Rio de Janeiro e Manaus.

Nesta ultima, esteve por duas vezes. O primeiro período foi de 29 de julho de 1949 a 31 de dezembro de 1952 e o segundo, de 11 de agosto de 1972 até o dia de sua morte, em maio de 1988.

Ele foi membro do Conselho Administrativo da CPAD, da diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil e do Comitê Pró-Evangelização Mundial; diretor do Departamento de Publicações da Casa Publicadora e representante brasileiro do Conselho Consultivo do Comitê Mundial Pentecostal. Quando faleceu, estava exercendo a presidência da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil desde janeiro de 1987.

Na área literária, pastor Alcebíades escreveu nove livros: De coração para coração, Atualidades da promessa, jubileu de Ouro da Assembléia de Deus em Belém, Miscelânea doutrinária, Israel, Sinopse Histórica da Assembléia de Deus no Brasil, Milagre do século 20, Carta as sete igrejas da Ásia, O dizimo na Historia e Bíblia e Introdução a Teologia.

Pastor Alcebíades também fundou o Instituto Bíblico da Assembléia de Deus no Amazonas e integrou o Conselho Diretor do Instituto Bíblico das Assembléia de Deus no Brasil e o Conselho Consultivo da EETAD.

Este servo do Senhor Jesus, que se declarava um apaixonado pelo ensino da Palavra de Deus, faleceu em 12 de maio de 1988, aos 73 anos, sendo considerado um dos lideres mais profícuos das Assembléias de Deus no Brasil.

Marcio Schali
Enviado por Marcio Schali em 06/07/2017
Código do texto: T6046900
Classificação de conteúdo: seguro