Galba

Sérvio Sulpício Galba (em latim: Lucius Livius Ocella Servius Sulpicius Galba; Terracina, 24 de dezembro de 3 a.C. - Roma, 15 de janeiro de 69) foi imperador romano de 8 de junho de 68 até a sua morte. Foi o primeiro dos quatro imperadores do ano de 69, o conhecido como ano dos quatro imperadores.

Teve uma brilhante carreira política, atingindo o consulado em 33, sendo com posterioridade governador da Germânia e procônsul da África (45-60). Em 60 passou a governar a Tarraconense, onde iniciou a rebelião contra Nero incitado por Caio Júlio Víndice. Proclamado imperador, marchou sobre Roma com o apoio de Otão, obtendo o reconhecimento tanto do senado quanto dos pretorianos.

Contudo, pronto perdeu os seus apoios devido à sua política de austeridade. Otão, desiludido por não ter sido nomeado como sucessor, organizou um complô contra o imperador. Após uns escassos sete meses de governo, Galba foi assassinado no Fórum, ficando o Império sumido na guerra civil.

a morte

pode mudar um governo

mas não pode mudar

uma realidade

muito sangue pode escrever

uma carta

que colocou um fim

ao novo reinado do mais do mesmo.

fred albano
Enviado por fred albano em 22/06/2017
Reeditado em 22/06/2017
Código do texto: T6034200
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.