Cap. VIII FAZENDO A VIDA VALER

Por força poética de expressão, porque nem sempre é possível para os pais, ter uma noite inteira de sono tranquilo, principalmente para a mãe que tem que dormir quase sempre com a filha sobre o seu peito, para sentir o seu respirar, seu movimentos bruscos que às vezes causam susto e o sono se vai pelas madrugadas adentro. Depois vem a forma de alimentar, totalmente complicada por cada seringa durante as horas programadas do dia – semanas a fio, anos a fio. Isso nos deixa influenciado, e me faz pensar: na paciência que às vezes falta; na vida de tarefas repetitivas que mal suporto; nos resultados que às vezes me apresso ter. O quanto tenho aprendido com estas crianças e famílias especiais. O quanto influenciam.

COMO UMA PESSOA PODE INFLUENCIAR A OUTRA

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

(Mt 5.16).

Se ao invés de afirmar, fizéssemos uma pergunta: como uma pessoa pode influenciar outra pessoa? Qualquer um diria que existem técnicas de marketing e mesmo dentro da psicologia o aprendizado para que alguém exerça influência sobre outras pessoas. A exemplo disso, Dale Carnegie, um estadunidense, através de seu livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, ensina como desenvolver estratégias comunicativas e de ajuda entre pessoas. Á luz da razão, sim! Pois que você está trabalhando em favor do seu negócio, visando, portanto, um resultado sobre alguma coisa que é do seu interesse. Não é o nosso caso. Quero tratar de algo que vai além da razão, que transcende, ou seja, espiritualmente. Não como resultado de uma técnica fria e destituída dos valores espirituais. Coisas do espírito, da alma. Gratuito!

Assim como Mayelle me chamou a atenção. Eu já havia visto que era uma menina especial, e como tantas outras, tentar fazer um agrado à família, por um gesto de simples compaixão? Certamente que se alguma curiosidade e mesmo compaixão, qualquer pergunta seria dirigida á mãe, ou qualquer outro familiar. O que nos chamou a atenção é que se tratava de algo muito especial, e mesmo muito normal, o seu corpo não havia chamado minha atenção, mas a sua fala, sim; suas conjecturas quando falava ás outras meninas. “Ela fala, ela pensa, ela reage!”. Eu vi uma cabeça pensante, com ela desejei aprender de sua história, sonhos e ambições. Na proporção em que iniciamos nosso papo, fui me apaixonando por ela. Deixa eu dar mais uma canja a exemplo do que significa esse tipo de influência que gostaria que fosse entendido. Quando contemplando do outro lado da vida de quem cuida de seus filhos, aprendi de uma mãe que deixou razão bastante para descrever em parte como funcionava seu coração, preferimos uma afirmativa:

COMO UMA PESSOA PODE INFLUENCIAR OUTRA

Pode ser tanto para o bem quanto para o mal. Por uma razão ou outra eles podem se tornar em símbolos, e mesmo referência tanto para o bem quanto para o mal. Se falo de Ben Laden, todos vão dizer: é do mal. Se falo de Madre Tereza de Calcutá, todos vão dizer: é do bem. Assim é também na música e em todas as relações do conhecimento, tanto pode ser para o bem, como pode ser para o mal.

INFLUENCIAR – é a palavra que usamos como base para nossa reflexão. Poderia ser: fazer história; construir um legado. De Deus não temos somente influência, mas vivência, correspondência, unção, direção - tudo. E quando se fala de “Ministério” estamos falando daqueles que vivem para “Ministrar”, ou seja, daqueles que dão de si em favor de outrem; ainda, aqueles que dão do que receberam – aplicam seus ensinos e experiências. Rosali é ministra de música, ela é mãe da pequenina Ellen.

Ninguém pode dar daquilo que não recebeu; ninguém pode ensinar aquilo que não aprendeu; Logo, sendo o bem uma dádiva de Deus; sendo um dom aquilo que recebeu de Deus. Quando isso é distribuído aos outros dizemos estar ministrando bênçãos. Quem ministra benção tem uma causa, tem um ministério. Rosali tem um ministério! Ser musico profissional dedicado a uma causa com visão de trabalho, sustento. No entanto, sua dedicação á vida de Ellen, é algo que vai muito além da mera razão, é um sacerdócio.