A LIBERDADE... A VIDA... "Afinal, quem é DONALD TRUMP?"

Afinal, quem é Donald Trump?

DONALD TRUMP.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nome Completo: Donald John Trump.

Idade: 70 anos.

Mãe: Mary Anne Macleod.

Pai: Fred Trump.

Alma mater: Universidade Fordham da Pensilvânia.

Esposas: 1ª - Ivana Trump (1977-1992). 2ª - Marla Maples (1993-1999). 3ª – Melania Trump (2005-atualmente).

Partidos: 1º - Partido Republicano (1987-1999; 2009-2011; 2012-atualmente). 2º - Partido Independente (2011-2012). 3º - Partido Democrata (antes de 1987; 2001-2009). 4º - Partido Reformista (1999-2001).

RELIGIÃO: Presbiterianismo.

Profissão: Empresário.

Vice-Presidente: Mike Pence.

Donald John Trump (Nova Iorque, 14 de junho de 1946) é um empresário, ex-apresentador de reality show e presidente eleito dos Estados Unidos.

Donald Trump foi eleito o 45º presidente norte-americano na eleição de 2016 pelo Partido Republicano, derrotando a candidata democrata Hillary Clinton no número de Delegados do Colégio no Eleitoral.

No entanto, perdeu no voto popular. Trump tomará posse em 20 de janeiro de 2017 e, aos 70 anos de idade, será a pessoa mais velha a assumir a presidência.

Donald Trump nasceu e cresceu no Queens, um dos cinco distritos da cidade de Nova York, e recebeu um diploma de bacharel em economia da Wharton School da Universidade da Pensilvânia em 1968.

Em 1971, recebeu de seu pai, Fred Trump, o controle da empresa de imóveis e construção Elizabeth Trump & Son, renomeando-a para The Trump Organization.

Durante sua carreira, Trump construiu torres de escritório, hotéis, cassinos, campos de golfe e outras instalações com sua marca em todo o mundo.

Trump também foi dono do concurso de beleza Miss USA entre 1996 e 2015, fez breves aparições em filmes e séries de televisão, e apresentou e coproduziu o programa The Apprentice, um reality show que foi transmitido pela NBC entre 2004 e 2015.

Em 2016, a revista Forbes o listou como a 324ª pessoa mais rica do mundo e a 113ª nos Estados Unidos, com um patrimônio líquido de 4,5 bilhões de dólares.

Na política, Trump tentou receber a nomeação presidencial do Partido Reformista em 2000, mas retirou-se antes do início da votação.

Em junho de 2015, anunciou sua candidatura para a presidência como um republicano e rapidamente emergiu como o favorito para a nomeação do seu partido.

Em maio de 2016, todos os seus rivais republicanos haviam suspendido suas campanhas e, em julho, Trump foi formalmente nomeado para presidente na Convenção Nacional Republicana.

A campanha de Trump recebeu cobertura midiática e atenção internacional sem precedentes. Muitas de suas declarações em entrevistas, no Twitter e em declarações de campanha foram controversas.

Várias manifestações durante as primárias republicanas foram acompanhadas por protestos.

A plataforma de Trump incluía propostas como a renegociação dos acordos comerciais com a China, a oposição a acordos comerciais específicos, como o NAFTA e a Parceria Transpacífico, o cancelamento da participação do país no Acordo de Paris sobre o aquecimento global, a aplicação rígida das leis de imigração juntamente com a construção de um muro ao longo da fronteira Estados Unidos-México, a reforma da assistência médica de veteranos de guerra, a substituição do Obamacare e cortes de impostos.

Após os ataques de novembro de 2015 em Paris, Trump também propôs uma proibição temporária da imigração de muçulmanos, declarando mais tarde que a proibição se concentraria em países com uma história comprovada de terrorismo, até que a triagem de possíveis terroristas seja melhorada.

“Foto: Retrato de Trump durante a juventude”.

FAMÍLIA.

Donald John Trump nasceu em 14 de junho de 1946 no bairro Jamaica no distrito do Queens na cidade de Nova Iorque.

É o segundo dos cinco filhos de Frederick "Fred" Christ Trump (1905-1999) e Mary Anne MacLeod (1912-2000).

Sua mãe nasceu nas Terras Altas (Highlands) da Escócia e aos dezoito anos, em 1930, durante férias em Nova Iorque, conheceu Fred Trump com quem se casou 1936.

Fred Trump nasceu, assim como seus filhos, no distrito do Queens.

Os avós paternos de Donald Trump eram Friedrich Trump (1869-1918) e Elisabeth Christ (1880-1966), imigrantes alemães originários de Kallstadt, no região do Palatinado.

Donald Trump tem quatro irmãos: - Dois irmãos, Fred Trump Jr. (1938-1981) e Robert Trump, e duas irmãs, Elizabeth Trump e Maryanne Trump.

Sua irmã mais velha, Maryanne Trump Barry, é juíza do Tribunal Federal de Apelações.

VIDA PESSOAL.

Casou-se pela primeira vez em 1977, com a modelo checa Ivana Zelníčková, com quem teve três filhos: Donald Trump Jr. (nascido em 31 de dezembro de 1977), Ivanka Trump (nascida em 30 outubro de 1981) e Eric Trump (nascido em 6 de janeiro de 1984). Divorciaram-se em 1992.

O divórcio entre Ivana e Donald Trump foi muito exposto nos tablóides e custou US$ 25 milhões.

“Foto: Donald Trump com a atual esposa, Melania”.

Casou-se pela segunda vez em 1993, com a modelo Marla Maples, com quem teve uma filha: Tiffany Trump (nascida em 13 de outubro de 1993). Divorciaram-se em 8 de junho 1999.

Seu terceiro casamento foi em 22 de janeiro de 2005, com a modelo eslovena Melania Knauss, numa grande cerimônia na Flórida.

O casamento custou cerca de 12 milhões de reais - só o vestido da noiva, desenhado por Christian Dior, custou R$ 343.000. É considerado um dos dez casamentos mais caros de todos os tempos.

Com Melania teve um filho, Barron Trump, nascido em 20 de março de 2006.

É dono do bordão "You're fired" ("Você Está Demitido", em português), utilizado para dizer quem seria o eliminado da vez no seu reality show chamado The Apprentice.

Dono de prédios famosos em Nova Iorque como a Trump Tower e o Trump Place, o bilionário também escreveu livros com a intenção de ensinar às pessoas comuns a arte de fazer dinheiro.

São eles "A arte da negociação", "Como ficar rico" e "Como chegar lá".

Ele é também dono das concessões dos concursos de beleza Miss EUA e Miss Teen EUA e foi dono do concurso Miss Universo.

RELIGIÃO.

Donald Trump é Presbiteriano. Em abril de 2011, numa entrevista para a Human Events, ele disse que é “um Presbiteriano dentro do grupo Protestante”. “Vou a Igreja sempre que posso. E eu sou CRENTE. Não sei se isso faz de mim um conservador, mas eu sou CRENTE.”

Em outra entrevista, concedida em abril de 2011, para o Club 700, Trump disse: "Eu sou um Protestante, eu sou um Presbiteriano. E você sabe que eu tive um bom relacionamento com a Igreja ao longo dos anos. Eu acho que a RELIGIÃO é uma coisa maravilhosa. Acho que minha RELIGIÃO é uma RELIGIÃO maravilhosa".

CARREIRA EMPRESARIAL.

“Foto: Trump Tower em Manhattan, Nova York”.

“Foto: Trump International Hotel em Las Vegas”.

Donald John Trump é um magnata dos negócios americanos, personalidade de TV e autor.

Trump é o fundador da Trump Entertainment Resorts, que opera vários cassinos e hotéis pelo mundo.

Seu modo extravagante de vida e maneira de agir, sem rodeios, fizeram dele uma celebridade. O status foi aumentado também graças ao seu reality show exibido na NBC, The Apprentice.

Após sua graduação na Wharton University of Pennsylvania em 1968, Donald entrou na companhia de seu pai, The Trump Organization, onde realizou a reforma do Commodore Hotel no Grand Hyatt com a família Pritzker.

Entre grandes projetos realizados por ele está a Trump Tower em Nova York. Um pouco depois, expandiu seus interesses industriais para a indústria aérea (comprando a Eastern Shuttle routes) e o ramo de cassinos em Atlantic City, incluindo a compra do cassino Taj Mahal da família Crosby, que acabou indo à falência.

Essa expansão, tanto pessoal quanto nos negócios, levou-o ao endividamento. Muitas das notícias sobre ele na década de 1990 envolviam seus problemas financeiros, que tiveram como consequência seu divórcio com a primeira esposa, Ivana Trump.

Somente no final dos anos 90 foi que se viu um ressurgimento na sua situação financeira e na sua fama.

Em 2001 ele completou a Trump World Tower e começou a construir o Trump Palace, um edifício moderno ao longo do rio Hudson.

Atualmente possui vários metros quadrados das melhores áreas imobiliárias de Manhattan, e continua sendo uma figura importante no domínio do comércio imobiliário nos Estados Unidos e uma celebridade.

Em 15 de junho de 2009 Vincent McMahon anuncia que vendeu (kayfabe) para Donald Trump o WWE Monday Night RAW.

Na primeira ação de Trump como "Dono" do RAW ele anuncia que no próximo episódio do Monday Night Raw não haveria comerciais.

Na sua segunda ação, marca uma luta Last Man Standing entre Randy Orton e Triple H pelo WWE Championship.

Donald Trump questionou publicamente a cidadania do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Ofereceu então, 5 (cinco) milhões de dólares a qualquer instituição de caridade indicada pelo presidente caso este levasse a público sua documentação original (ver: Teorias Conspiratórias sobre a cidadania de Barack Obama).

THE APPRENTICE.

Em 2003, Trump tornou-se produtor executivo e apresentador do reality show da rede NBC The Apprentice. No programa, participantes com históricos curriculares diversificados competem por uma vaga de profissional executivo em uma das empresas do empresário.

Trump apresentou um pedido para patentear o bordão “Você Está Demitido”, marca registrada do programa.

Na primeira temporada do Reality, ele ganhou 50.000 dólares por episódio (cerca de 700.000 dólares). Após o sucesso inicial do show, ele passou a receber US$ 1 milhão por episódio.

Em 2007, Trump recebeu uma estrela na Calçada da Fama por sua contribuição à televisão. Essa estrela foi alvo de ataques de vândalos durante a campanha presidencial de 2016.

Depois de entrar na corrida presidencial, Trump parou de apresentar o programa.

Em junho de 2015, a NBC rescindiu o contrato com Trump após as declarações polêmicas do bilionário a respeito dos mexicanos. A rede de televisão vinha sofrendo grande pressão de grupos de defesa de minorias hispânicas para tomar esta atitude por meio de um abaixo-assinado do site change.org, que reuniu mais de 200 mil assinaturas.

Em 2004, a Rede Record passou a exibir uma versão brasileira do programa, denominada como O Aprendiz.

O programa foi licenciado pela FremantleMedia e apresentado primeiramente pelo empresário Roberto Justus que foi sucedido por João Doria Júnior. Em 2015, Justus voltou ao comando do programa.

BRASIL.

Em 18 de dezembro de 2012, Trump anunciou a construção da Trump Towers Rio, um conjunto de cinco torres com 38 andares cada em uma área de 320 mil metros quadrados no centro da cidade, perto do Porto Maravilha.

Depois de construído, estima-se que terá valor de mercado de 5 a 6 bilhões de reais.

Quatro anos mais tarde, em 2016, o empreendimento ainda não havia saído do papel e tem sofrido críticas de engenheiros, arquitetos e urbanistas brasileiros.

Outro empreendimento do empresário e presidente eleito dos Estados Unidos é o Trump Hotel Rio de Janeiro. Situado em área nobre da Barra da Tijuca o hotel pretendia ser mais uma opção de luxo para hospedagem durante as olimpíadas e paralimpíadas do Rio de Janeiro.

O hotel foi inaugurado em agosto de 2016, mas sem estar completamente construído.

CARREIRA POLÍTICA.

Campanha presidencial de 2016.

Ver artigos principais: Eleição presidencial nos Estados Unidos em 2016 e Eleições primárias presidenciais do Partido Republicano (Estados Unidos) em 2016.

“Foto: Trump durante discurso em Phoenix, Arizona, em agosto de 2016”.

“Foto: Em 2016, Make America Great Again! foi o lema da campanha presidencial de Donald Trump”.

Em junho de 2015 Trump anunciou sua candidatura para a presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2016 pelo Partido Republicano.

Durante toda a sua candidatura, Trump liderou as pesquisas de opinião entre os pré-candidatos republicanos. Com seus discursos de cunho populista e anti-imigração, Trump tem conquistado apoio entre a ala ultraconservadora do seu partido, mas seus comentários (especialmente sobre imigração) têm atraído a condenação de outros políticos e da mídia.

Em julho de 2016 ele foi confirmado pelo partido como o candidato na eleição.

Trump fez uma campanha centrada nas críticas ao atual modelo econômico e social dos Estados Unidos, afirmando que a classe política já não trabalhava mais pelo interesse do povo.

Ele prometeu rever acordos comerciais, como o NAFTA e a Parceria Transpacífico, reforçar as leis de imigração, construir um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, promover uma reforma nos programas de assistência a veteranos de guerra, acabar e substituir o Patient Protection and Affordable Care Act (conhecido como "Obamacare") e chegou, após os ataques de novembro de 2015 em Paris, a pedir por um banimento temporário da entrada de todos os muçulmanos no país, depois afirmando que tal medida só valeria para países com histórico de terrorismo.

Sua campanha registrou o fato inédito de ser liderada por uma mulher até a vitória.

Em agosto de 2016, Kellyane Conway assumiu a liderança da campanha de Trump. Com a vitória nas urnas, Conway tornou-se a primeira mulher a liderar uma campanha presidencial vitoriosa nos EUA.

Observação do escriba: - Aqui trata-se de um fato muito curioso. Um mulher, Kellyane Conway, ajudou a derrotar outra mulher, no caso Hilarry Clinton. Para descobrir os pontos fracos de uma mulher, nada melhor do que outra mulher. Será verdade?

Donald Trump acabou vencendo a eleição por uma boa margem no colégio eleitoral (apesar de perder no voto popular), superando a candidata democrata Hillary Clinton.

Sua vitória pegou jornalistas e analistas de surpresa, pois ele aparecia atrás da adversária em quase todas as pesquisas.

Aos 70 anos de idade, ele será o homem mais velho a assumir a presidência dos Estados Unidos.

ACUSAÇÕES DE SEXISMO.

“Foto: Trump discursando durante conferência anual da Conservative Political Action Conference em 2010”.

Dois dias antes do segundo debate presidencial, uma gravação de 2005 apareceu, feita em um ônibus de estúdio enquanto se preparava para filmar um episódio de Access Hollywood.

Na fita, Trump se vangloria com o então coadjuvante Billy Bush por forçar beijos e toques em mulheres.

Ele afirma que "Eu só começo a beijá-las ... eu nem espero, e quando você diz que é uma estrela, elas deixam você fazer isso, você pode fazer qualquer coisa ... agarrá-las pela boceta".

Ele também fala de seus esforços para seduzir uma mulher casada, dizendo que "Vou para cima dela com força."

A linguagem de Trump foi descrita pela mídia como "vulgar", "sexista" e descritiva de agressão sexual.

O incidente o levou a fazer suas primeiras desculpas públicas durante a campanha e causou indignação em todo o espectro político, sendo que muitos republicanos retiraram apoio de sua candidatura e alguns disseram para ele deixar a campanha.

Após a divulgação da gravação de 2005, pelo menos 15 mulheres apresentaram novas acusações de má conduta sexual, incluindo beijos e toques indesejados, o que resultou em ampla cobertura da mídia.

Duas anteriores denúncias de assédio sexual feitas antes da campanha também receberam maior atenção da mídia.

Em 1989, a primeira esposa de Donald Trump, Ivana Trump, declarou em um depoimento que havia arrancado alguns de seus cabelos depois de uma cirurgia plástica do couro cabeludo.

Um livro de 1993 descreveu o suposto ataque como um "assalto violento" e diz que Ivana mais tarde confidenciou a alguns de seus amigos que ele a tinha estuprado.

A acusação, que Donald disse ser "obviamente falsa", foi retirada como parte de um acordo. Em um endosso da campanha de julho de 2016, Ivana disse que suas declarações eram "sem mérito" e feitas em um momento de "alta tensão".

Em 2006, Trump disse sobre a comediante Rosie O'Donnell que ela era "Uma porca, que comia como uma porca".

Em outra frase, que foi um comentário feito sobre a atriz Nicollette Sheridan, ele diz: "Uma mulher com peitos pequenos é muito difícil ser 'nota 10'".

O republicano também chegou a insinuar que a jornalista Megyn Kelly, que mediou um debate na Fox News, teria sido agressiva porque estava de TPM. Segundo o republicano, Kelly tinha "Sangue saindo dos olhos, sangue saindo sei lá de onde".

POSICIONAMENTOS.

As posições políticas de Trump são amplamente descritas pela mídia como "populistas". Ele descreveu suas posições políticas de várias formas, muitas vezes contraditórias, ao longo do tempo.

Donald Trump afirmou: "Eu evoluí em muitas questões, há algumas questões que são muito iguais, eu tenho sido constante em muitas questões, mas evoluí em certos assuntos".

O PolitiFact.com escreveu que é difícil de determinar a postura de Trump sobre várias questões, dadas as suas frequentes mudanças de posição e "a sua propensão para usar linguagem confusa, vaga e até contraditória".

O PolitiFact.com contou pelo menos 17 vezes em que Trump disse algo e depois negou ter dito.

QUESTÕES SOCIAIS.

“Foto: Trump e a ex-governadora do Alasca, Sarah Palin, em janeiro de 2016”.

Donald Trump se descreve como "pró-vida" e se opõe ao aborto, salvo as exceções de estupro, incesto e em circunstâncias que põem em perigo a saúde da mãe.

A Organização sem fins lucrativos Susan B. Anthony List, um grupo anti-aborto, enalteceu a lista de indicados de Trump à Suprema Corte dos Estados Unidos, ao passo que o grupo pró aborto NARAL Pro-Choice America classificou a lista de indicados como "O pior pesadelo de uma mulher".

Donald Trump se distanciou de seus rivais republicanos a respeito dos temas LGBT.

Durante sua pré-candidatura, afirmou que "pessoas transgêneras deveriam usar o banheiro que acharem apropriado", adotando uma posição oposta à de seu então principal rival na disputa, o senador Ted Cruz.

No final da década de 1980, Trump fez doações a organizações dedicadas ao combate contra a Aids, e em 2000 afirmou em entrevista à revista The Advocate, dedicada ao público LGBT, que apoiava a inclusão de uma emenda na Lei de Direitos Civis de 1964 que proibisse a discriminação baseada na orientação sexual. "É algo justo", afirmou.

No entanto, durante a campanha presidencial, Trump disse que se opunha a Obergefell v. Hodges, a decisão da Suprema Corte que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, e que acredita que a incumbência das decisões cabe, individualmente, aos Estados.

Donald Trump afirmou que, uma vez eleito, "consideraria fortemente" apoiar a Suprema Corte a derrubar a decisão. Todavia, Trump ainda dá sinais ambíguos sobre o tema.

Poucos dias antes da eleição, ele posou para uma fotografia com uma bandeira arco-íris cedida pelo movimento "LGBT for Trump".

Além disso, ao conceder uma entrevista ao programa 60 Minutes, da CBS, após ser eleito, ele voltou atrás e disse que considera a questão do casamento gay fechada. "Isso já não é atualidade, porque já foi decidido. É lei... acabou", declarou Trump.

Trump apoia uma ampla interpretação da Segunda Emenda e se opõe ao desarmamento em geral, embora ele venha considerando algumas ressalvas ao longo dos anos.

Donald Trump defende que registros de saúde mental e de antecedentes penais devam ser considerados no sistema de verificação de antecedentes, responsável por emitir licenças para o porte de armas de fogo.

Trump se opõe ainda à legalização da maconha para fins recreativos, mas defende a legalização para fins medicinais. Ele apoia a pena de morte.

Observação do escriba: - Neste particular, Donald Trump está coberto de razão. A maconha não deve ser legalizada para fins recreativos. O uso da maconha para fins medicinais pode vir a ser legalizada, desde que se prove e comprove que realmente tem efeito terapêutico. Pessoalmente não acredito que a maconha tenha efeito medicinal.

Ao lançar sua candidatura, Donald Trump acusou o México de enviar "drogas" e "estupradores" através da fronteira dos EUA. Ele também disse que construiria um muro entre os dois países.

As declarações fizeram com que ele perdesse sua sociedade com a NBC no Miss Universo e mais tarde se visse obrigado a vender o concurso devido ao afastamento de alguns países, como México e Costa Rica.

O Governo do México oficialmente respondeu aos comentários de Trump, dizendo que eram preconceituosos. Também houve muitas críticas de celebridades, como Mario Vargas Llosa e George Clooney, que o chamaram de xenófobo.

POLÍTICA INTERNACIONAL.

Donald Trump é descrito como não-intervencionista e nacionalista. Ele apoia uma política "America First", a qual não tem relação com extintas políticas isolacionistas estadunidenses.

Ele defende que os Estados Unidos devem aumentar seus gastos militares e aponta para a diminuição de gastos do país com a OTAN.

Segundo o Presidente, os Estados Unidos deveriam "Olhar para dentro", visando a "Construção da nação" e reorientando os seus recursos para as necessidades domésticas.

Ele coloca em dúvida a manutenção do Tratado do Atlântico Norte, e sugere que os EUA poderiam deixar a organização a menos que a aliança seja alterada.

Trump pediu ao Japão para pagar os custos de tropas norte-americanas hospedadas no país e, em entrevista publicada no The New York Times, disse que consideraria deixar que o país e a Coréia do Sul construíssem suas próprias armas nucleares em face das ameaças feitas pela Coréia do Norte.

“Foto: Trump aceita a nomeação republicana durante a Convenção Nacional de 2016”.

A respeito do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Trump diz que é possível derrotar os terroristas ao bloquear o acesso deles ao petróleo e ao sistema financeiro. "Você tem que derrubar o petróleo. Você tem que tomar o petróleo".

Em 2016, Trump defendeu o envio de 20.000 a 30.000 soldados dos EUA para combater o grupo, mas retificou essa posição em seguida. Ele apoia o uso de técnicas "piores que o afogamento simulado" no combate às forças terroristas.

A respeito do Conflito Israel-palestino, Trump é a favor de manter uma posição neutra, fato pelo qual foi duramente criticado por sua adversária democrata e defensora de Israel, Hillary Clinton. No entanto, ele apoia as colônias israelenses da Cisjordânia.

Durante sua campanha presidencial, Trump repetiu por diversas que vezes que se opôs a invasão ao Iraque antes mesmo dela ser anunciada, embora sua posição não tenha sido muito clara na época.

Em 2003, Trump chegou a se dizer favorável à invasão, mas se retificou logo após, ao afirmar que George W. Bush deveria esperar pela ONU. Logo após o início da invasão, Trump passou a criticá-la duramente, sobretudo nos debates preliminares com Jeb Bush, seu então concorrente republicano.

Ainda durante a sua campanha para a presidência, o republicano mudou diversas vezes de opinião a respeito da guerra do Afeganistão.

Algumas vezes ele classificou a guerra como "um erro", em outras, como "necessária". A mesma mudança de opinião observou-se a respeito da Intervenção militar na Líbia, antes de Trump estabelecer que apoiava um bombardeio cirúrgico contra Muammar al-Gaddafi.

Donald Trump considera reconhecer a Criméia como um território russo, e propõe o fim das sanções impostas a Rússia pelo ex-presidente Barack Obama.

Ele julga que a Rússia poderia ajudar os Estados Unidos contra o grupo terrorista ISIS.

Em uma entrevista, Trump brincou ao dizer que a Rússia iria desenterrar e-mails perdidos de Hillary Clinton durante seu mandato como secretária de Estado.

RESULTADO.

“Foto: Discurso da vitória de Trump, em 9 de novembro de 2016”.

Em 8 de novembro de 2016, Trump ganhou a presidência com 306 votos de Delegados do Colégio Eleitoral contra 232 recebidos por Hillary Clinton.

Donald Trump tornou-se o quarto candidato dos Estados Unidos a ganhar o colégio eleitoral, apesar de receber menos votos populares que seu oponente.

Trump foi o segundo maior candidato presidencial na história estadunidense, cuja experiência vem principalmente da gestão de negócios.

Quando assumir o cargo, Trump se tornará o primeiro Presidente dos Estados Unidos sem experiência prévia no governo ou no setor militar e o primeiro sem experiência política prévia desde Dwight D. Eisenhower. Trump também será o mais velho presidente de primeiro mandato.

Ronald Reagan era mais velho quando assumiu o cargo, mas no segundo mandato.

“Foto: Obama e Trump no Salão Oval, em 10 de novembro”.

“Foto: Protesto contra Trump em Washington, DC, 12 de novembro”.

A vitória de Donald Trump foi uma grande reviravolta política, já que quase todas as pesquisas nacionais na época mostravam Hillary Clinton com uma modesta vantagem sobre Trump e as pesquisas estaduais mostravam-na com uma modesta vantagem para ganhar o colégio eleitoral.

Os erros em algumas pesquisas estaduais foram mais tarde atribuídos aos pesquisadores que superestimam o apoio de Clinton entre eleitores bem-educados e não-brancos, enquanto subestimaram o apoio de Trump entre os eleitores brancos da classe trabalhadora.

A vitória de Trump marcou a primeira vez que os republicanos controlaram a Casa Branca e ambas as casas do Congresso desde o período 2003-2006.

Na madrugada de 9 de novembro de 2016, Donald Trump recebeu um telefonema em que Clinton lhe concedeu a presidência. Trump então entregou seu discurso de vitória diante de centenas de partidários no Hotel Hilton, em Nova York.

O discurso foi contrastante com sua retórica anterior, sendo que Trump prometeu curar a divisão nacional causada pela eleição, agradeceu Hillary Clinton por seu serviço ao país e prometeu ser um presidente para todos os norte-americanos.

No dia seguinte, Trump teve uma primeira reunião com o Presidente Barack Obama para discutir planos para uma transição pacífica de poder. A reunião foi notavelmente cordial, sendo que o The New York Times afirmou: "Foi uma extraordinária mostra de cordialidade e respeito entre dois homens que foram inimigos políticos e de estilos opostos".

Após a vitória de Donald Trump, protestos começaram a acontecer por todo o país, em parte devido a algumas políticas controversas e comentários inflamados de Trump, além de revelações feitas durante a campanha.

Trump afirmou no Twitter que os manifestantes foram "incitados pela mídia", mas afirmou mais tarde que amava a paixão dessas pessoas pelo país.

VER TAMBÉM.

Política dos Estados Unidos.

Categorias:

• Nascidos em 1946.

• Empresários dos Estados Unidos.

• Apresentadores de televisão dos Estados Unidos.

• Bilionários dos Estados Unidos.

• Críticos do Islã.

• Anticomunistas dos Estados Unidos.

• Naturais de Nova Iorque (cidade).

• Candidatos à Presidência dos Estados Unidos em 2016.

• Republicanos de Nova Iorque.

• Presbiterianos dos Estados Unidos.

• Norte-americanos de ascendência alemã.

• Norte-americanos de ascendência escocesa.

• WWE Hall of Fame.

Observação do escriba: - A Wikipédia deixa disponível para os leitores 105 referências sobre Donald Trump.

Esta página foi modificada pela última vez às 22h49min de 19 de novembro de 2016.

Segundo nos informa a Wikipédia, Donald Trump é PRESBITERIANO, e se diz CRENTE. Como não concluímos ainda nosso trabalho sobre “Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo”, vamos ver alguma coisa sobre PRESBITERIANISMO.

PRESBITERIANISMO.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O PRESBITERIANISMO refere-se às IGREJAS CRISTÃS PROTESTANTES que aderem à tradição teológica reformada (CALVINISMO) e cuja forma de organização eclesiástica se caracteriza pelo governo de uma assembleia de PRESBÍTEROS, ou anciãos.

Há muitas entidades autônomas em países por todo o mundo que subscrevem igualmente o Presbiterianismo.

Para além de distinções traçadas entre fronteiras nacionais, os Presbiterianos também se dividiram em alguns países por razões doutrinais, como o Liberalismo Teológico, Evangelicalismo, Ordenação Feminina, práticas litúrgicas, entre outras razões, fazendo assim com que existam várias denominações presbiterianas diferentes em alguns países, mas todas com o mesmo sistema de governo eclesiástico.

As Igrejas Presbiterianas são oriundas da Reforma Protestante do século XVI, e mantém o caráter de Igreja Católica (o termo "católico", derivado da palavra grega: (katholikos), significa "universal" ou "geral"), como declarado no Credo dos Apóstolos.

É uma família denominacional CRISTÃ comprometida com valores éticos e morais.

Sua atuação no contexto social brasileiro, por exemplo, é marcante, através de instituições de ensino desde o infantil até o superior, que têm alcançado excelência e reconhecimento internacional, como por exemplo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto Presbiteriano Gammon, entre outras.

HISTÓRIA do PRESBITERIANISMO.

O nome destas denominações deriva da palavra grega presbyteros, que significa literalmente "Ancião".

O governo PRESBITERIANO é comum nas Igrejas Protestantes que foram modeladas segundo a Reforma Protestante Suíça, notavelmente na Suíça, Escócia, Países Baixos, França e porções da Prússia, da Irlanda e, mais tarde, nos Estados Unidos.

A CRENÇA se baseia na PREDESTINAÇÃO, que, segundo João Calvino, DEUS já havia escolhido, desde o início, os abençoados com a salvação e os condenados à perdição eterna.

O homem, por sua natureza pecadora, não era digno de mudar essa decisão nem de conhecê-la.

Para não viver angustiado pela dúvida, o CRENTE deveria buscar sinais da Graça DIVINA perseverando em sua FÉ mantendo uma vida de retidão e de obediência a DEUS.

Na Inglaterra, Escócia e Irlanda, as Igrejas reformadas que adotaram uma forma de governo Presbiteriano em vez de Episcopal ficaram conhecidas como Igrejas Presbiterianas.

“Foto: Igreja Presbiteriana St. Giles, Escócia”.

Na Escócia, John Knox (1505-1572), que estudara com João Calvino em Genebra, levou o Parlamento da Escócia a abraçar a Reforma em 1560.

A primeira Igreja Presbiteriana, a Igreja da Escócia (ou Kirk), foi fundada como resultado disso.

Na Inglaterra, o Presbiterianismo foi estabelecido secretamente em 1572, nos finais do reinado da rainha Isabel I de Inglaterra.

Em 1647, por efeito de uma lei do Longo Parlamento sob o controle dos Puritanos, o Presbiterianismo foi estabelecido para a Igreja Anglicana.

O restabelecimento da monarquia em 1660 trouxe também o restabelecimento da forma de governo episcopal na Inglaterra (e, por um período curto, na Escócia). Mas a Igreja Presbiteriana da Inglaterra continuou a ser considerada não-conformista, fora da Igreja estabelecida.

Na Irlanda, o Presbiterianismo foi estabelecido por imigrantes escoceses e missionários enviados par Ulster.

O Presbitério do Ulster foi formado separadamente da Igreja estabelecida, em 1642.

Todos os três, ramos muito diversos do Presbiterianismo, bem como Igrejas independentes e algumas denominações holandesas, alemãs e francesas, foram combinadas nos EUA para formar aquilo que se tornou conhecido como a Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos da América (1705).

A Igreja Presbiteriana na Inglaterra e País de Gales é a United Reformed Church, enquanto que esta tradição também influenciou a Igreja Metodista, fundada em 1736.

Os Presbiterianos destacam-se pelo incentivo à educação, entre as numerosas instituições Presbiterianas espalhadas pelo mundo destacam-se a Yale University, Universidade de Princeton e o Instituto e Universidade Mackenzie.

O GOVERNO PRESBITERIANO.

“Foto: Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro”.

O Governo Presbiteriano é uma forma de organização da Igreja que se caracteriza pelo Governo de um Presbitério, ou seja: uma Assembleia de Presbíteros, ou Anciãos.

Esta forma de governo foi desenvolvida como rejeição ao domínio por hierarquias de bispos individuais (forma de governo episcopal).

Esta teoria de governo está fortemente associada com os movimentos da Reforma Protestante na Suíça e na Escócia (calvinistas), com as Igrejas reformadas e mais particularmente com as Igrejas Presbiterianas.

O Presbiterianismo assenta em pressupostos específicos sobre a forma de governo desejada pelo Novo Testamento:

- A função do Ministério da Palavra de DEUS e a administração dos Sacramentos é ordinariamente atribuída ao Pastor em cada congregação (Igreja) local. As Congregações são núcleos dependentes da Igreja local.

- A administração da ordenação e legislação está a cargo das Assembléias de Presbíteros, entre os quais os Ministros e outros Anciãos são participantes de igual importância. Estas Assembléias são chamadas Concílios.

- Todas as pessoas são Sacerdotes, preocupado com a sua própria salvação, em nome dos quais os Anciãos são chamados a servir pelo assentimento da Congregação (Sacerdócio de todos os Crentes).

Desta forma, o papel governamental dos Presbíteros é limitado à tomada de decisões quando há uma reunião, sendo de resto a função dos Pastores e o serviço da Congregação, orar por eles e encorajá-los na sua FÉ.

Esta forma de governo permite a flexibilidade na tomada de decisão, em contraste com o que acontece nas Igrejas em que Bispos detêm um poder concentrado.

Os Concílios Presbiterianos crescem em gradação hierárquica. Cada Igreja local tem o seu Concílio, chamado de sessão ou conselho. As Igrejas de uma determinada região compõem um concílio maior chamado Presbitério.

Os Presbitérios, por sua vez, compõem um Sínodo. O Concílio maior numa Igreja Presbiteriana é a Assembléia Geral ou Supremo Concílio.

PRESBITERIANISMO por PAÍS.

América do Sul – BRASIL.

“Foto: Igreja Presbiteriana Central de Jataí – Goiás”.

No Brasil, segundo o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, haviam cerca de 1.000.000 de Presbiterianos no país, ou seja, 0,5% da população.

• Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).

• Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB).

• Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil (IPCB).

• Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPUB).

• Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil (IPFB).

• Igreja Presbiteriana Unida Coreana de São Paulo (IPUCSP).

• Igreja Presbiteriana Chinesa.

• Igreja Presbiteriana Contemporânea.

• Igreja Presbiteriana Reformada do Brasil.

• Igreja Presbiteriana Coreana - dividida em vários grupos (Hermom, Smyrna, Betesda, Água Viva, Antioquia, outras) no estado de São Paulo.

• Igreja Indígena Presbiteriana do Brasil (IIPB) - Sede: Dourados/MS.

Denominações Pentecostais que, embora não tenha um sistema Presbiteriano de governo, possuem o termo Presbiteriano no nome:

• Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.

• Igreja Presbiteriana Viva.

• Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana.

• Igreja Presbiteriana da Graça.

• Igreja Cristã Presbiteriana Pentecostal.

• Igreja Presbiteriana Avivada.

• Igreja Cristã Presbiteriana.

• Igreja Presbiteriana Ministério Anicuns.

• Igreja Presbiteriana Pentecostal.

• Igreja Presbiteriana Livre.

América do Norte – ESTADOS UNIDOS da AMÉRICA.

“Foto: Igreja dos Peregrinos (1928) em Washington, D.C.”.

Nos Estados Unidos existiam cerca de 7.000.000 de Presbiterianos no país, ou seja, 2,2% da população, segundo o Pew Research Center em 2014.

• Igreja Presbiteriana (EUA) (PCUSA).

• Igreja Presbiteriana na América (PCA).

• Igreja Presbiteriana Ortodoxa (OPC).

• Igreja Presbiteriana Evangélica (EUA) (EPC).

• Igreja Presbiteriana Reformada (EUA) (RPC).

• Igreja Presbiteriana Reformada Associada (EUA) (ARPC).

• Igreja Presbiteriana Bíblica (BPC).

• Igreja Presbiteriana Cumberland (CPC).

• Igreja Presbiteriana Cumberland na América (CPCA).

• Igreja Presbiteriana Westminster nos Estados Unidos (WPCUS).

• Igreja Presbiteriana Reformada nos Estados Unidos (RPCUS).

• Aliança Evangélica de Igrejas Presbiterianas na América.

• Igreja Presbiteriana Coreana-Americana.

• Igreja Presbiteriana Coreana no Exterior.

• Igreja Presbiteriana Reformada da América do Norte.

• Igreja Presbiteriana Americana.

• Igreja Cristã Presbiteriana (EUA).

• Igreja Presbiteriana Aliança.

• Igreja Presbiteriana Reformada Evangélica.

VER TAMBÉM.

• Governo eclesiástico.

• Instituto Presbiteriano Mackenzie.

• Cronologia das igrejas protestantes no Brasil.

• Jaime Wright.

Observações do escriba: 1ª - Em muitos outros países de vários continentes são mencionadas outras Igrejas Presbiterianas, conforme consta na Wikipédia. 2ª – Sobre o assunto em questão, a Wikipédia deixa disponível para os leitores 23 referências. 3ª – No Brasil botaram pra SAIR uma PRESIDENTA... Nos Estados Unidos não deixaram ENTRAR uma PRESIDENTA...

Esta página foi modificada pela última vez às 14h00min de 16 de novembro de 2016.

Aracaju, domingo, 20 de novembro de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.