Entrevista com Marinalva Almada

M.P.P - Meus Poemas Preferidos

M.A. - Marinalva Almada

M. P. P. - Quando você veio morar em Caxias?

M.A. – Vim a 1ª vez em 1976 para estudar. Nesse período estudei numa Escolinha particular da Professora Raimunda Sobral, conhecida como Mundoca, na rua do Fio, no bairro Ponte.

M. P. P – Mas você não ficou nesse período por quê? Com quem você morava?

M.A. - Não me recordo bem por que não fiquei, mas acredito que não me acostumei. Morava com minha avó paterna e meus tios e tias.

M. P. P – Como você conseguiu se formar? Em quais escolas estudou? Como foi sua trajetória escolar?

M.A. – Bem, isso é uma longa história, mas vou resumir para os leitores do blog “Leia Sempre”.

Estudei em Escolas públicas, trabalhei desde cedo, montei no fundo do quintal da casa de minha avó uma escolinha de reforço, trabalhei como vendedora de livros de pesquisa, fui babá, fui cabeleireira. Até que uma amiga minha conseguiu um trabalho para mim numa famosa clínica de Caxias, nesse intervalo passei no vestibular e tive que optar entre trabalhar e estudar, mesmo com tanta dificuldade, escolhi estudar e Deus deu o jeito de sobreviver. Ainda universitária, passei no concurso do Estado para agente administrativo para a cidade de Coelho Neto, quando fui transferida de volta para Caxias, comecei a trabalhar na escola que amo de coração, Aluísio Azevedo. Onde fiz meu ensino médio (2º grau, na época), trabalhei na Secretaria e hoje sou professora da referida escola.

M. P. P – O que você mais gosta de fazer?

M.A. – Ler, observar a vida e escrever sobre os acontecimentos diários. Isso é o que mais me realiza depois do meu trabalho, lógico. Leio para adquirir mais conhecimento e por puro prazer, pois hoje tenho essa oportunidade de ler tudo que gosto.

M. P. P – Você se considera uma pessoa feliz e realizada?

M.A.- Com certeza . Tenho uma família maravilhosa e meu trabalho. Tenho o necessário para viver, pois não sou ambiciosa. Acredito que as pessoas devem usufruir do que têm e não ficar desejando o que não podem ter.

M. P. P - obrigado pela entrevista e até a próxima oportunidade, professora Marinalva Almada

M.A. – Eu é que agradeço em poder compartilhar um pouco da minha história.

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 21/05/2016
Reeditado em 26/01/2017
Código do texto: T5642844
Classificação de conteúdo: seguro