João Caetano Álvares Junior
 
Luiz Carlos Pais
 

Este pequeno registro biográfico tem o objetivo de recompor parte da trajetória do Ginásio Paraisense, primeiro estabelecimento de ensino secundário de São Sebastião do Paraíso, no sudoeste mineiro, onde o engenheiro João Caetano Álvares Junior (1894 – 1967) foi professor de Álgebra e Geometria, nos meados da década de 1920. Formado em 1917 pela famosa Escola Politécnica de São Paulo, hoje incorporada à Universidade de São Paulo. Sua formação em engenharia lhe conferia sólidos conhecimentos de matemática muito além do nível secundário ministrado aos estudantes paraisenses e da região. Filho de outro renomado engenheiro brasileiro, uma das primeiras obras que executou, assim que se formou, foi a construção do trecho entre São Sebastião do Paraíso e Passos da Estrada de Ferro Mogiana.

Posteriormente, depois que deixou a cidade, o Dr. João Caetano foi gerente da Companhia Construtora Nacional, sendo responsável pela realização de grandes obras em diversas partes do país. Foi com esse competente mestre que o jovem estudante Carmo Perrone Naves aprendeu as primeiras lições de matemática em nível secundário, para depois, se tornar no conhecido educador que ensinou a referida disciplina por mais de cinco décadas. João Caetano Álvares Junior foi ainda titular da Secretaria de Obras da Prefeitura de São Paulo no governo do então prefeito Jânio Quadros. Por todos esses méritos profissionais, sua contribuição na trajetória do Ginásio Paraisense é digna de reconhecimento histórico, independentemente do tempo que permaneceu como professor do estabelecimento.

Este registro exemplifica o empenho do professor Tabajara Pedroso, então diretor do Ginásio Paraisense, em contratar professores qualificados para consolidar o estabelecimento secundário pioneiro de São Sebastião do Paraíso. Sem corpo docente qualificado não haveria apoio político para viabilizar a equiparação dos estudos realizados no Ginásio ao Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, como aconteceu ainda nos meados da década de 1920.