João Baptista de Oliveira Lima
 
Luiz Carlos Pais
 
Este pequeno registro biográfico presta uma singela homenagem à memória do professor primário João Baptista de Oliveira Lima, um dos mestres-escola pioneiros de São Sebastião do Paraíso, no sudoeste mineiro, nos idos de 1869, quando a localidade não havia ainda conquistado a emancipação política e administrativa, sendo distrito do município de Jacuí. Nessa época, estava funcionando na freguesia, criada pelo governo provincial, uma aula pública de primeiras letras para meninos, na qual estava em exercício o referido professor João Baptista de Oliveira Lima. Não havia ainda menção à existência de aula primária pública para meninas e o termo mestre-escola indicava que a "escola" ou "aula" funcionava na própria residência do professor. Todos os seus alunos frequentavam uma mesma classe, mas o atendimento era diferenciado, em função do nível de cada aluno. Nesse sistema, geralmente, os alunos mais velhos auxiliavam o professor, ensiando alguma coisa para os alunos mais novos. Os grupos escolares implantados no Brasil na última década do século XIX foram, pouco a pouco, acabando com os mestres-escola, que passaram, injustamente, ser considerados "de outros tempos", em oposição à "modernidade" da criação das classes separadas. Mesmo em condições tão adversas os antigos mestres desenvolviam metodologicas próprias de ensino e tinham certa independência intelectual. A fiscalização das lições ministradas por esse educador pioneiro era exercida pelo delegado de polícia da vila de Jacuí, capitão José Theodoro de Souza, pois as regras daquele tempo consideravam a inspeção escolar uma atribuição do cargo de delegado. São informações que se encontram registradas no Almanak de Minas de 1870, bem como no Almanak Administrativo, Civil e Industrial da Província de Minas Gerais para o no de 1869.