Família Sakate Leite
 
Luiz Carlos Pais
 
Ela está sempre entre plantas, flores e vasos. Herdou do seio familiar o gosto pelo verde com que a terra generosa retribui a rotina constante de trabalho. Recentemente, agraciada com o nascimento da sua primeira bisneta, Toshi Sakate, filha de Shoji Sakate e Toyoko Sakate, nasceu no distrito de Amandaba, município de Mirandópolis, na atual microrregião de Andradina, no noroeste do Estado de São Paulo. Bem próximo à localidade em que nascera, havia uma parada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, chamada Estação de Lussanvira. Foi nessa estação ferroviária remota, próxima aos Rios Tietê e Paraná, divisa com terras mato-grossenses, que, dezesseis anos antes, Shoji Sakate desembarcou com os demais membros da família de imigrantes, depois de uma longa viagem que começou em São Paulo. O desembarque na pequena estação foi momento marcante para todos que ansiavam iniciar novas etapas de suas vidas em solo brasileiro. Passaram-se os anos, Shoji Sakate casou-se com Toyoko Sakate e nasceu Toshi Sakate, a primogênita da família.
 
Toshi Sakate casou-se com Pedro Antônio Leite, natural de Serrita, Pernambuco, filho de Antônio Francisco dos Anjos e Luiza Tereza Leite. Toshi e Pedro tiveram sete filhos: Guiomar Aparecida Leite, Antônio Aparecido Leite, Donizete Aparecido Leite, Cândida Aparecida Leite, Ricardo Aparecido Leite, Pedro Antônio Leite Filho e Gilmar Aparecido Leite. O início de uma longa vida de trabalho foi na cidade de Batayporã, MS. Nos meados da década de 1970, trabalhando no ramo de transporte com uma modesta caminhoneta. Com os cinco primeiros filhos nascidos no Mato Grosso do Sul, o casal resolveu ganhar a vida na região norte do país. Para transportar as crianças, a carroceria da caminhoneta foi transformada num pequeno baú de madeira e forrada com colchonetes. Nada impediu de realizar o grande sonho. Repleto de esperanças, o casal seguiu a Rondonópolis, MT, e, logo em seguida, resolveu avançar um pouco mais, fixando residência em Porto Velho, capital de Rondônia.
 
Nos primeiros anos em Porto Velho, com muito trabalho e persistência, a família varreu espinhos, superou dificuldades e foram agraciados com o nascimento de mais dois meninos, completando os sete filhos da família Sakate Leite. A fértil seara da região norte e as boas perspectivas de negócios retribuíram ao duro trabalho investido na cidade. Aos poucos, as sementes lançada em solo amazônico germinara. Foram criadas duas empresas, uma do ramo plantas ornamentais e outra de transportes, que aos poucos cresceram e conquistaram o mercado rondoniense. Prestes a completar 40 anos de trabalhos em Porto Velho, o casal continua sua longa trajetória de trabalho, percorrendo estradas em modernos caminhões computadorizados que ainda estão repletos de esperança, dignidade e louvor pela vida, porém, em ritmo mais sereno, com a participação de filhos, filhas, netos, netas, genros, noras e uma bisneta.
 
Guiomar Aparecida Leite, primogênita do casal, é mãe de três filhos: Jéferson Ítalo Leite Gomes, Camila Toshi Leite Muller e Jaqueline Leite de Souza. Jéferson Ítalo Leite Gomes casou-se com Jhénifer da Silva Franca e o casal ganhou uma filhinha, primeira bisneta de Toshi e Pedro. Jaqueline casou-se com Mario Queiroga.
 
Antônio Aparecido Leite casou-se com Jeane Cléia Pereira da Silva Leite e administra uma grande empresa de transportes rodoviários de Rondônia. Antônio e Jane têm dois filhos: Maria de Lourdes Pereira Leite, universitária, e Pedro Antonio Leite Neto.
 
Donizete Aparecido Leite é administrador de uma empresa do ramo de floricultura e plantas ornamentais. É pai da jovem Patrícia Regina Terço Leite, acadêmica do curso de Nutrição, na Universidade Federal de Grande Dourados.
 
Cândida Aparecida Leite Kassuya, Doutora em Farmacologia, exerce magistério superior na Universidade Federal da Grande Dourados. Casou-se com Roberto Mikio Kassuya que também é graduado em Farmácia e empresário do ramo de construção civil na cidade de Dourados, MS. Cândida e Roberto são pais de Luiza Yukie Kassuya e de Gabriel Hidequi Kassuya.
 
Ricardo Aparecido Leite é formado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Casou-se com Deise Cabreu Leite. O casal tem um filho que se chama Mateus Cabreu Leite.
 
Pedro Antônio Leite Filho, graduado em Farmácia, é empresário em Porto Velho.

Gilmar Aparecido Leite casou-se com Eloíta de Aguiar Alves. O casal tem duas filhas: Karoline de Aguiar Leite e Giovana de Aguiar Leite.


Observação: Caso queira fazer uma correção, acréscimo ou sugestão, favor enviar uma mensagem nesse mesmo site.