BIOGRAFIA ECOLÓGICA...

Meu nome é Maria Sodenir Garcia de Freitas, tenho 51 anos, natural de São Gabriel, RS onde resido até o momento. Sou pedagoga, especialista em Educação: Interdisciplinaridade e Transversalidade. Atualmente atuo como professora municipal. Meu município está localizado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul às margens da BR-290. Integra a Região da Campanha do Pampa Gaúcho próximo à fronteira com o Uruguai. Encontra-se na rota do Mercosul, servindo como corredor de importação e exportação. Predomínio de campos com pastagens naturais e cultivadas, matas ciliares margeando rios e sangas. Grande área recente de florestamento (eucalipto). Minha família também é natural de São Gabriel, sendo que residiram no interior do município, quando mais moços. Eles contam que a cidade na época era de ruas de terras e existiam muitas matas, que hoje são bem raras dentro da cidade. Uma mudança marcante que podemos citar, é que naquela época não existia coleta de lixo, e que os moradores precisavam queimar. Hoje contamos com coleta, porém nas áreas rurais ainda é adotada a prática da queima. Não tenho muitas lembranças da minha infância, mas lembro que logo que adquirimos televisão, os vizinhos reuniam-se na nossa casa para assistir, devido à raridade do produto. Quando era pequena, nossa diversão era brincar de "verdade", pois os nossos brinquedos eram tradicionais. Estes que atualmente são desvalorizados e substituídos pela modernidade. Hoje em dia é muito raro vermos crianças brincando como antigamente, passam horas em frente aos computadores ou nos vídeos games, isso quando não estão assistindo TV ou conversando com os adultos. Quando criança, eu e minha turma dávamos o devido valor às escolas e lá aprendíamos, o que hoje em dia é muito difícil de se ver. Com o avanço das tecnologias tudo ficou mais acessível, mais fácil de conseguir. A maioria dos moradores da cidade possuem carros próprios, todos possuem celular, inclusive as crianças, acesso à internet e outras tecnologias. Enfim, pelas histórias ouvidas e vivenciadas, é conclusivo que a natureza foi-se deteriorando gradativamente por interferência do homem através do seu uso inconsequente dos recursos naturais e práticas abusivas ao nosso meio ambiente, bem como, consumo desenfreado. E, sendo assim, sem grandes perspectivas para o futuro, considerando a falta de sensibilidade, conscientização e comprometimento da nossa população. Acredito que necessitamos de uma política ambiental/educacional que atenda essa demanda de maneira mais contundente para chegarmos a resultados mais satisfatórios. E, como para mim a vida é um ensinamento, uma oportunidade de fazer escolhas e de me tornar uma pessoa mais consciente, responsável e com uma mente cada vez mais clara, comprometo-me a ficar mais “atenta”. Isso sim, é da minha responsabilidade. Por isso eu pratico métodos com sabedoria! Minha pegada ecológica pode e vai contribuir com o novo modo de vida que vou adotar comigo mesma. Para tanto, deixo-vos um poema, que me acompanha há alguns anos e que me faz todo o sentido!

O Início

Mas, onde eu deveria começar?

O mundo é tão vasto,

Começarei com o meu País,

que é o que conheço melhor.

Meu País, porém, é tão grande.

Seria melhor começar com a minha cidade

Mas minha cidade também é grande.

Seria melhor eu começar com a minha rua.

Não: minha casa.

Não: minha família.

Não importa, começarei comigo mesmo.

Elie Wiesel

Maria Sodê
Enviado por Maria Sodê em 27/07/2015
Reeditado em 12/02/2017
Código do texto: T5324947
Classificação de conteúdo: seguro