Antônio Rogério - Cantor Sergipano

Antônio Rogério

Aracaju, SE

Biografia

Cantor. Compositor.

Estudou violão clássico no Conservatório de Música de Sergipe.

Instrumentista, toca violão, baixo e viola.

Músico da noite, trabalhou em diversas casas no estado de Sergipe.

Dados Artísticos

Em 1984, com a música "O dia e a noite", participou do Festival Novo Canto, em Aracaju.

No ano de 1988, juntamente com outros artistas sergipanos, integrou o projeto "Pé na estrada", mostra de música sergipana por todo o Nordeste. Neste mesmo ano, participou do "Projeto Pixinguinha", em Aracaju e do "Projeto Pixingão", ao lado de Joésia Ramos, Chiko Queiroga e Amorosa, apresentado na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro.

Em 1990, participou como baixista e vocalista do disco "Cor de laranja", de Chiko Queiroga. Por essa época, como músico, participou da gravação de vários discos independentes em Aracaju, Maceió e Belém.

No ano de 1995, participou do "Festival canta Nordeste", promovido pela Rede Globo Nordeste. Neste mesmo ano, foi lançado o CD com as finalistas, no qual foi incluída uma composição de sua autoria. Lançou seu primeiro disco solo em 1997 "Serpente". No ano de 1998, juntamente com Chiko Queiroga, lançou o CD "Chiko Queiroga & Antônio Rogério ao vivo". Neste disco, gravado em outubro, no Teatro Atheneu, em Aracaju, ambos interpretaram composições próprias "Disseram", "Luz do sol", "Aracaju menina", "Serpente" e ainda "Riacho", em parceria com Chiko Queiroga. Neste mesmo disco, a dupla também interpretou "Cavalo do cão" (Zé Ramalho), "Sujeito estranho" (Oswaldo Montenegro) e "Quixabeira", de domínio público.

Em 1999, ainda fazendo dupla com Chiko Queiroga, a convite de Willian Lennon, diretor do Center For International Students And Scholars - Tulane University de New Orleans, estado da Lousiana, EUA, a dupla apresentou-se no Festival de Inverno promovido pela universidade. Neste mesmo ano, a dupla fez shows em escolas públicas, casas de espetáculos e emissoras de FMs local.

Em 2000, a dupla voltou aos EUA para se apresentar no JazzFest de New Orleans-Lousiana, representando o Brasil junto a grandes nomes do jazz.

No ano de 2001, através de novo convite, se apresentaram na nova edição do festival, que neste ano fez homenagem a Louis Armstrong. Neste mesmo ano, pelo selo Guitarra Brasileira, lançou em parceria com Chiko Queiroga o CD "Folia de São João".

Em 2005, com Nelson Sargento, participou do "Projeto Pixinguinha" apresentando-se em várias cidades do país. Neste mesmo ano, ao lado de Luiz Melodia, Tim Maia, Renato Piau, Armandinho, Rubens Cardoso, Perinho Santana e Fabio Solon, entre outros, participou em dupla com Chiko Queiroga da coletânea "Balaio atemporal", na qual interpretaram "Palavra de honra".

Obras

• Aracaju menina

• Disseram

• Luz do sol

• O dia e a noite

• Riacho (c/ Chiko Queiroga)

• Serpente

Discografia

• (2005) Balaio atemporal • Guitarra Brasileira • CD

• (2001) Folia de São João • Guitarra Brasileira • CD

• (1998) Chiko Queiroga e Antônio Rogério ao vivo • Independente • CD

• (1997) Serpente • Independente • CD

Shows

• Projeto Pixingão (c/ Amorosa e Joésia Ramos). Sala Funarte Sidney Miller, RJ,

• Show Chiko Queiroga & Antônio Rogério Ao Vivo. Teatro Atheneu, Aracaju, SE,

• Show Chiko Queiroga & Antônio Rogério ao vivo. Espaço Emes, Aracaju, SE,

• Chiko Queiroga & Antônio Rogério - Apresentação no Festival de Inverno. Tulane University. New Orleans. Lousiana, EUA,

• Chiko Queiroga & Antônio Rogério. Café Brasil, New Orleans, EUA,

• Chiko Queiroga & Antônio Rogério. Margarytte Ville/French Quarter, New Orleans, EUA,

• Chiko Queiroga & Antônio Rogério. Apresentação no JazzFest. New Orleans/Lousiana, EUA,

• Chiko Queiroga & Antônio Rogério - Apresentação no JazzFest, New Orleans, EUA,

• Nelson Sargento, Chico Queiroga e Antônio Rogério. Projeto Pixinguinha. Sala Funarte Sidney Miller, RJ.

Bibliografia Crítica

• ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

• AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

Dicionário Cravo Albin – Música Popular Brasileira

Cravo Albin - Música Popular Brasileira
Enviado por Maria José Araujo Rosa em 25/08/2014
Reeditado em 25/08/2014
Código do texto: T4937051
Classificação de conteúdo: seguro