Biografia de PEDRO DOS REIS VAZ

Dentista e 1º Vice-prefeito de Breves

Pedro dos Reis Vaz, mais conhecido como Pedro Dentista, foi o 1º vice-prefeito de Breves, na gestão do Dr. João Messias dos Santos, de 31 de janeiro de 1971 a 31 de janeiro de 1973.

Até essa época não existia o cargo de vice-prefeito, de modo que os vereadores ficavam incumbidos de assumir o posto na ausência do líder do executivo.

Pedro dos Reis Vaz nasceu, em 5 de maio de 1937, no rio Boca das Areias, interior do município de Gurupá (Ilha de Marajó – Pará), filho de João dos Reis Vaz e Maria Cristina dos Reis.

Na juventude, Pedro dos Reis Vaz mudou-se para Belém, aonde iniciou sua carreira como Dentista prático, extraindo dentes, fazendo obturações e moldando próteses dentárias.

Mudou-se para Breves, onde se casou com Raimunda da Silva Vaz, com quem teve 8 filhos: Maria de Fátima, Maria Cristina, Rosangela de Nazaré, Vanda Maria, Greici Mariana, Jaimirton, Sebastião Roberto e Cláudio Benedito. Vários de seus filhos fizeram carreira no serviço público, trabalhando na Prefeitura, Secretaria Municipal de Agricultura e Terras Patrimoniais, 8º Centro Regional de Saúde (CRS), IBAMA e ICMBIO.

Em Breves, Pedro Vaz começou a trabalhar no consultório do Dentista Domingos de Oliveira Façanha, que funcionava onde atualmente é o “Hotel e Restaurante Grill” do empresário Mauro Almeida.

Era conhecido como “Pedro Dentista”, por causa de sua atuação no atendimento prático na área de odontologia. Naquela época era bem comum a profissão de “dentista prático”, especialmente em cidades do interior. Por causa de sua profissão, tornou-se bastante popular e querido entre os brevenses.

Esse reconhecimento popular lhe conduziu a vida pública, de modo que Pedro dos Reis Vaz se elegeu Vereador de Breves durante 4 mandatos, tornando um dos políticos com mais tempo legislativo na história de Breves.

Seu primeiro mandato foi de 1967 a 1971, na base da segunda gestão do Prefeito Floriano Pinto Gonçalves. Chegou a ocupar a presidência da Casa de Leis no primeiro ano de mandato.

Pela sua atuação como profissional e Vereador, os líderes do Partido Social Progressista (PSP), indicaram o nome de Pedro dos Reis Vaz como candidato a vice-prefeito na chapa do Dr. João Messias dos Santos. Esse foi um mandato tampão que durou apenas dois anos (de 31 de janeiro de 1971 a 31 de janeiro de 1973).

Nas duas eleições seguintes, Pedro Dentista se candidatou com sucesso ao cargo de Vereador, compondo a base de governo de Wilson Câmara Frazão (1973 a 1976) e Carlos Antônio Gonçalves Estácio (1977 a 1982), tendo inclusive ocupado por duas vezes a presidência da Câmara.

Nessa época, Pedro Dentista e seus colegas de legislativo presenciaram em Breves um período de prosperidade econômica por razão da cultura do arroz de várzea, sendo reconhecido como grande produtor. Esse foi o segundo ciclo financeiro da rizicultura brevense, que durou de 1970 até a primeira metade da década de 80. Entretanto, pela falta de incentivo governamental e dificuldade de obtenção de crédito, os produtores deixaram essa atividade de lado.

Durante 10 anos (de 1983 a 1993), ele não ocupou nenhum cargo político, se dedicando apenas a sua profissão em seu consultório que ficava onde atualmente é a sede do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Nas eleições de 1992, Pedro Dentista concorreu com sucesso a uma vaga de Vereador para mandato de 1993 a 1996, durante a segunda gestão do Prefeito Carlos Estácio. Assim, duas décadas depois de ocupar a vice prefeitura esse profissional querido retornou para seu quarto e último mandato de Vereador, no qual dedicou-se intensamente lutando por melhorias para o povo brevense.

Além da política e de sua profissão, Pedro dos Reis Vaz também atuou em outras entidades importantes. Foi presidente do Esporte Clube Santana por 4 anos, e foi um dos membros fundadores da Loja Maçônica Lavor Brevense.

Era uma pessoa amigável, que trabalhava bastante e gostava de ajudar os mais carentes. Durante toda vida colecionou muitos amigos, como por exemplo: Sebastião Hortas Félix, Floriano Pinto Gonçalves, Wilson Câmara Frazão, Lino Alves Rebelo, Genésio Caetano, José Silva Caetano, Luiz da Silva Rocha, Raimundo Oliveira Matos, José Ivo Cardoso etc.

Em 1999, Pedro Dentista faleceu deixando grande saudade em familiares, amigos e companheiros de vida política.

Em 14 de maio de 2004, durante o segundo mandato do Prefeito Luiz de Moura Rebelo, aconteceu a inauguração do prédio da Câmara de Vereadores de Breves, que foi batizado de Palácio Legislativo Pedro dos Reis Vaz em homenagem a esse ilustre cidadão brevense.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 07/07/2014
Reeditado em 07/07/2014
Código do texto: T4873095
Classificação de conteúdo: seguro