Biografia de ARSINOÉ AVANZINI DIAS

Vereadora e 1ª Vice-prefeita de Breves

Arsinoé Avanzini Dias ostenta o feito histórico de ser a 1ª mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita de Breves (Ilha de Marajó – Pará). Em 2012, foi eleita para ocupar esse cargo que corresponde a segunda gestão consecutiva do Prefeito José Antônio Azevedo Leão (2013 a 2016).

Arsinoé Avanzini nasceu, em 05 de fevereiro de 1976, na cidade de Breves, filha de Romano Avanzini e Ana Veiga Carneiro. É a caçula de três irmãs: Loya, Bruna e Arsinoé.

Estudou da 1ª a 4ª série na Escola Estevão Gomes. Completou o ensino fundamental no Ginásio Miguel Bitar.

Nos anos 80, Breves vivia uma efervescência cultural, com inúmeros eventos artísticos e esportivos. Os Clubes Atalaia, Santana e MAC promoviam bailes de gala, jantares, festas de debutantes, apresentações de teatro, dança e música, além de vários campeonatos esportivos.

Em 1989, a direção do Clube AABB estava programando o 1ª concurso de beleza. Nessa época, Arsinoé tinha apenas 13 anos de idade, mas já chamava atenção pela sua simpatia e elegância. Assim, foi convidada para participar dessa competição, que aconteceu nas férias de julho daquele ano e movimentou toda sociedade brevense, pois várias garotas bonitas de famílias tradicionais se inscreveram para competir. Arsinoé desfilou e marcou história ao conquistar o título de “1ª Garota Verão AABB”.

Por causa dessa conquista, ela se tornou bastante popular e querida entre os jovens brevenses.

Nessa época, Arsinoé Avanzini se casou e teve sua primeira filha: Juliana Avanzini. Em razão dos compromissos do casamento, teve que parar os estudos, só retornando anos mais tarde quando concluiu o segundo grau no curso supletivo.

Atualmente está numa segunda união com Cleberson Barros Dias, da qual tiveram outra filha: Maria Clara Avanzini Dias.

Em 2008, Arsinoé concorreu nas eleições municipais e conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores.

Em outubro de 2012, ela fez história novamente ao ser eleita para o cargo de vice-prefeita – a 1ª mulher a ocupar esse posto em Breves.

Em fevereiro de 2013, ingressou no curso de Bacharelado em Administração no Polo da UNOPAR em Breves. No próximo mês ela dará sequência ao 4º semestre desse curso superior.

Em 1989, Arsinoé conquistou um importante concurso de beleza, ganhando enorme projeção perante a opinião pública brevense. Isso aconteceu há mais de duas décadas, e boa parte da juventude atual não tem conhecimento desse fato.

Entretanto, 23 anos depois de se tornar a “1ª Garota Verão AABB”, Arsinoé novamente ganhou os holofotes e se destacou socialmente. No passado ela foi admirada pelos atributos de beleza e simpatia, mas agora está fazendo história com um título ainda maior. Nesse momento, ela ocupa um cargo que além de inspirar os jovens a lutarem por seus sonhos exige bastante responsabilidade e compromisso, pois trata de assuntos de interesse de toda população.

Arsinoé despontou na adolescência pela sua beleza e carisma. Depois se casou, teve filhos e construiu uma família unida e bonita. Com seu jeito simples e muita simpatia, ela começou uma promissora carreira política, fazendo história como uma digna representante feminina no poder executivo.

Arsinoé Avanzini Dias sempre superou as dificuldades que encontrou na vida com muito otimismo e trabalho, o que nos leva a crer que ela terá ainda muitas conquistas para orgulho de sua família e de toda comunidade de Breves.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 05/07/2014
Reeditado em 06/07/2014
Código do texto: T4871182
Classificação de conteúdo: seguro