Biografia do PREFEITO JOÃO PEREIRA SEIXAS

Época do Surgimento de Grandes Famílias

João Pereira Seixas foi Prefeito de Breves de 1947 a 1950, sucedendo Francisco Moura.

O período de gestão do Prefeito João Pereira Seixas foi marcado por avanços e fortalecimento de algumas famílias tradicionais, fazendo surgir vários nomes importantes que iriam atuar como protagonistas nas décadas seguintes.

João Pereira Seixas era um homem inteligente, bem articulado, com longa atuação no serviço público. Antes de ocupar o cargo de Prefeito, ele já havia acumulado enorme experiência como Secretário-Contador (cargo equivalente ao Secretário de Administração e Finanças).

João Pereira Seixas ocupou a importante função de Secretário-Contador de 1930 a 1946, passando nesse período por seis gestores municipais: Tenente Joaquim de Amorim Silva Pinón (1930-1935), Major Alderico Lima de Castilho (1935), Alcides Santos (1935-1937), Dr. Ernestino Souza Filho (1938), Américo Natalino Carneiro Brasil (1939-1942) e Francisco Moura (1943-1946).

Vale destacar que poucas pessoas estiveram tanto tempo ocupando cargos de forma consecutiva em administrações diferentes, o que justifica concluir que João Pereira Seixas era um bom profissional que reunia características valorizadas pelos gestores, população local e colegas de trabalho. Desde então, outros profissionais que tiveram atuação semelhante, sempre ocupando cargos importantes em diferentes administrações são: Márcio Silva Furtado, Antônio Fulgêncio da Silva Filho, prof.ª Nazaré Oliveira e José Rubisvaldo Batista Santos “Bira”.

A gestão do Prefeito João Pereira Seixas teve vários pontos de destaque. Ele tinha uma ótima equipe, com pensamentos progressistas e ideias inovadoras para o desenvolvimento do município de Breves.

Diversas pessoas conhecidas trabalharam em sua gestão, tais como: Jones Furtado era Oficial Contabilista, José Neves Acioli Ramos era Contador, Braulio Brasil Pantoja encarregado do Posto Fiscal de Mapuá, Abel de Sousa Machado Fiscal do rio Jacarezinho, entre outros.

Em 02 de Julho de 1947, o Prefeito João Pereira Seixas e sua esposa, Deolinda Duarte Almeida, tiveram uma enorme alegria com nascimento de seu filho João Raimundo Pereira Seixas. Seu filho reside atualmente na cidade de Anápolis (Goiás).

João Pereira Seixas era um estadista sem preconceitos, pois para ele as mulheres tinham que ocupar funções importantes. Enquanto muita gente naquela época achava que o papel feminino se restringia aos cargos de professoras, enfermeiras ou secretárias, João Pereira inovou ao nomear a Sr.ª Maria Tavares de Albuquerque como Fiscal Municipal, o que foi algo surpreendente para a sociedade brevense.

Naquela época, Breves estava vivendo uma excelente fase econômica e João Pereira Seixas era um homem de visão, que olhava o futuro, bem além de sua época. Ele não se preocupava só com o dia presente, pois pensava no futuro. Tanto é verdade isso que ele aprovou uma vasta legislação municipal nas áreas de meio ambiente, cultura, finanças etc. – que demonstrava sua preocupação com desenvolvimento sustentável de Breves.

A Lei nº 02, de 17 de agosto de 1948, proibia o corte de andiroba, ucuhubeira e outras espécies oleaginosas.

A Lei nº 07, de 17 de setembro de 1948, destinava CR$ 25.000,00 (Vinte e Cinco Mil Cruzeiros – a moeda da época), para criação da Banda de Música Municipal.

A Lei nº 15, de dezembro de 1948, destinava CR$ 6.000,00 (Seis Mil Cruzeiros) para organização do Arquivo e da Biblioteca Municipal.

Infelizmente, é triste saber que muitos políticos que vieram depois dele não levaram adiante muitas dessas ideias, o que é visível no abandono em que se encontra a proteção das riquezas naturais, da cultura e dos documentos do Arquivo Municipal.

O Prefeito João Pereira Seixas também se preocupou com o levantamento populacional de Breves. Ele apoiou as ações do IBGE para realização do censo municipal. Nesse tempo, eram poucas as pessoas que possuíam documentos e as pesquisas nas comunidades ribeirinhas apresentavam muitas falhas, pois até mesmo para as autoridades era difícil determinar os limites entre um município e outro. Tudo isso contribuía para uma enorme confusão nos dados estatísticos populacionais. Vários documentos mostram divergências nos números que indicavam o tamanho da população na região do Marajó. Mas, com apoio do Prefeito João Pereira Seixas o IBGE realizou o censo de 1950 de forma mais criteriosa, definindo 28.675 habitantes para Breves e 141.793 para o Marajó.

Na década de 1940 várias famílias prosperam na cidade e nas vilas e comunidades ribeirinhas do município de Breves.

Nos anos 40, na cidade de Breves só existiam poucos comércios, com destaque para o Supermercado do Sr. Antônio José de Barros (pai do Antonino Barros e avô do Everaldo Barros), que funcionava no mesmo local. O comércio do Sr. Antônio Pinto de Azevedo (pai da Prof.ª Margarida Nemer) ficava num ponto estratégico da cidade, bem em frente ao Trapiche Municipal, ao lado da Prefeitura e tinha o nome de Miramar. Até hoje ainda existe essa construção que é considerada um dos prédios mais antigos da cidade. Nesse local funciona atualmente o “Bar Meu Cantinho” do Sr. Francisco Carlos dos Santos (mais conhecido como Chico Arigó), esposo da prof.ª Terezinha Nemer (filha de Margarida Nemer).

O patriarca Constantino Félix e seu filho, Sebastião Hortas Félix, comercializam látex dos seringais nativos do rio Mapuá.

O Coronel Camilo Lopes Gonçalves (pai do Floriano Pinto Gonçalves) era um grande líder na região do rio Macacos.

O Sr. Hermes Antônio Melo era um grande comerciante de madeira do rio Aramã. Os seus filhos Humberto Antônio Melo e Hermes Antônio Melo Filho se tornaram seus sucessores no comércio.

O Sr. Eládio Dias Mendes do rio Aranaí prosperou bastante com o comércio viajante. Como fruto do trabalho dessa família, um de seus filhos, o Sr. Orlando Mendes décadas mais tarde se estabeleceu na cidade de Breves e fundou a Casa dos Parafusos.

O Sr. Hermes Rodrigues Maia (herdeiro do comerciante de Belém Major Rafael Rodrigues Maia), era um grande líder da gleba da Boca do Curumu. Ele lutou para fundar a Vila do Curumu e transformá-la no 3º Distrito pela Lei n.º 158, de 31 de dezembro de 1948 (Lei Orgânica do Município). Construiu mais de 30 casas de moradia, galpões com engenho de cana-de-açúcar, depósitos de borracha e, posteriormente, foram usados como serraria e fábrica de palmito. Após a luta de Hermes Rodrigues Maia, a Vila de Curumu tomou o lugar da Vila Ituquara. Em 1º de julho de 1960, o município adquiriu sua atual divisão territorial com quatro Distritos: Breves, Antônio Lemos, Curumu e São Miguel dos Macacos.

Nessa época, Breves estava vivenciado uma nova etapa no que diz respeito a religiosidade. O Frei Dolsé liderava ações na Igreja Católica, que tinha estreita ligação com a administração municipal e com a elite da sociedade naquela época. Contudo, foi nesse período que algumas Igrejas evangélicas iniciaram sua atuação. Os missionários americanos da Igreja Cristã Evangélica (ICE) começaram a instalação do Internato Evangélico Amazônia em 1947, com início das aulas no ano seguinte. Outros pastores batistas, presbiterianos e adventistas pregavam na cidade e em comunidades ribeirinhas. A Assembleia de Deus instalada em 1942 era a primeira igreja brasileira “renovada” em Breves, e dali em diante não pararia mais de crescer, tornando-se décadas mais tarde na maior denominação protestante, superando outras igrejas mais antigas.

A história de Breves foi construída a partir da mistura de pessoas das três raças (índios, brancos e negros), cada um contribuindo com suas qualidades e valores, criando uma rica e variada identidade amazônida, cabocla e ribeirinha. Os migrantes de várias cidades do Pará e de outras regiões do Brasil somavam-se aos imigrantes da Europa e outras nações trazendo inúmeras contribuições às culturas dos povos indígenas (Mapuá, Anajá, Cambocá etc.) dando origem à essência do povo marajoara.

Foi a partir desse cenário que surgiram as variantes linguísticas e culturais em inúmeras localidades de Breves, o que serve de vasto campo de estudo para pesquisadores das áreas de Sociologia, Letras, Antropologia etc.

Na área da cultura e eventos destaca-se a fundação de duas importantes agremiações: Clube Atalaia e Clube Santana. A Sociedade Beneficente Atalaia Esporte Clube (SBAEC) teve como fundadores, em 04 de setembro de 1950, Antonino Barros, Panagiotes Alexopulos, Luciano Sales, Luis Sales, Hermenegildo, entre outros. O Esporte Clube Santana teve como fundadores, em 13 de setembro de 1950, Frei Dolsé, Milton Ribeiro, Felipe Nemer, Brito Rendeiro, Antônio Galúcio, Aloysio Lins, entre outros. A partir da fundação desses dois clubes, a sociedade brevense viveu uma efervescência cultural sem precedentes, com bailes de gala, concursos de beleza, apresentações artísticas e competições esportivas.

A década que antecedeu a comemoração dos 100 anos foi agraciada pela gestão de três competentes Prefeitos: Américo Natalino Carneiro Brasil, Francisco Moura e João Pereira Seixas. Para pesquisadores e estudiosos, esse período de 1939-1950, pode ser considerado como a fase de construção e modernização da cidade de Breves.

O último ano do mandato do Prefeito João Pereira Seixas foi bem marcante, pois coincidiu com o Centenário de criação do município de Breves. Infelizmente, João Pereira Seixas faleceu e não pôde comemorar essa importante data. Ele partiu aos 52 anos, em agosto de 1950, no Hospital da Beneficência Portuguesa em Belém. Sua morte causou grande tristeza em Breves.

Toda população brevense sentiu sua falta, especialmente no dia 30 de novembro de 1950, quando comemoraram o Centenário de Breves.

Anos mais tarde, a Prefeitura Municipal batizou uma escola da comunidade Tracuateua em homenagem ao visionário e dedicado Prefeito João Pereira Seixas.

O governo do Prefeito João Pereira Seixas pode ser considerado bem além de seu tempo. Um período de riqueza, de ideias inovadoras e do fortalecimento de famílias tradicionais.

Breves tem uma história riquíssima, que precisa ser valorizada para que as futuras gerações conheçam o exemplo desses cidadãos que fizeram a diferença e deixaram um grande legado, como fez o Prefeito João Pereira Seixas!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 30/06/2014
Reeditado em 03/07/2014
Código do texto: T4864630
Classificação de conteúdo: seguro