Dino.jpg
DINO
DÉCIO SCARPELLI
(53 anos)
Cantor e Compositor
* Santos, SP (09/03/1942)
+ Marabá, PA (15/08/1995)
PEIXES


Décio Scarpelli foi um cantor e compositor brasileiro, nascido e criado no bairro da Vila Belmiro, em Santos, SP.
 
Iniciou a carreira artística no final da década de 50, quando, em dupla com o cantor José Rodrigues da Silva, o Deny, formou a dupla Os Boas Pintas e passou a se apresentar em programas de rádio e boates, com repertório baseado no então nascente rock'n roll. Em 1965, a dupla passou a se chamar Deny e Dino.
 
Em 1966 gravaram o primeiro disco, um compacto duplo, com as baladas "Coruja" e "O Estranho Homem Do Disco Voador", ambas de autoria Dino em parceria com Deny, que logo se tornariam sucessos, fazendo com que fossem convidados a se apresentar no programa Jovem Guarda, na TV Record. Ainda em 1966, apresentaram-se no programa do cantor Hugo Santana, e lançaram o primeiro LP, intitulado "Coruja" e que, além da música título e "O Estranho Homem Do Disco Voador", trazia mais três músicas em parceria que eram "Pare""Só Para Não Ver Sofrer" e "Charada".
 
Em 1967 Deny e Dino lançaram o LP "Deny e Dino", com mais oito parcerias intituladas "Por Causa Da Garota""Já Estou Acostumado Com Você""Só Restou Saudade""Se Eu Partir""O Ciúme""Infidelidade""O Que Há De Mal Em Mim" e "Pra Ver Você Chorar". Ainda em 1967, a dupla recebeu o Troféu Chico Viola, uma premiação organizada pela Associação dos Funcionários das Emissoras Unidas (AFEU), e exibida pela TV Record de São Paulo, pela vendagem da música "O Ciúme".
 
Em 1969 Deny e Dino lançaram um compacto duplo com as composições "Vamos Tentar" e "Meu Bem Não Vá", ambas composições da dupla.
 
Em 1973, a dupla transferiu-se para a gravadora Top Tape e, no primeiro disco lançado no novo selo, um compacto simples, teve incluída a balada "Cantem Comigo" (Deny Dino).
 
Em 1977, já na gravadora Continental, a dupla gravou o rock "Tirando Sarro" (Deny Dino).
 
Em 1982, ainda na Continental, a dupla lançou seu último disco em sua formação inicial, um compacto simples, com duas composições da dupla "Não Devo Chorar" e "O Amor É A Vida".
 
A dupla original Deny e Dino acabou em 1984, com um breve retorno entre setembro e dezembro de 1990. Seu maior sucesso foi a música "Coruja", (Deny e Dino).
 
Dino faleceu precocemente em Eldorado dos Carajás, a 30 km de Serra Pelada, em Marabá, PA.

NOTA: DENY  E  DINO, para a maioria da rapaziada dos anos 1966 até 1976, foram idolos, que influenciaram uma geração pelo modo diferente de interpretarem, principalmente em seus primeiros sucessos, tendo como música principal CORUJA. Conhecí a dupla através de Antonio Luiz, no dia de meu aniversário em 11-11-1974. Quase desmaio quando ao apertar a campanhia do apartamento, quem atende DENY. Emoção depois redobrada com a chegada de DINO. Atenciosos e carinhosos, fizeram esse dia inesquecível, fiquei triste ao saber do falecimento de DINO, descanse em paz amigo, um dia a gente se encontra. (Billy Brasil)
Deny+e+Dino.jpg










Discografia
  • 1995 - Essencial (Acervo, CD)
    1982 - Não Devo Chorar / O Amor É A Vida (Continental, Compacto)
    1979 - Ainda Vai Chegar O Dia / Bêbado (Tapecar, Compacto)
    1977 - Por Toda A Vida / Tirando Sarro (Continental, Compacto)
    1976 - Da Vida Nada Se Leva / A Photo (Continental, Compacto)
    1975 - Teu Peso Em Ouro / A Cara E A Coragem (Continental, Compacto)
    1975 - O Maior Golpe Do Mundo / Esse Cara Não Tá Com Nada (Continental, Compacto)
    1973 - Cantem Comigo / Você Precisa Se Acostumar (Top Tape, Compacto)
    1972 - Nem Um Minuto Mais / Espero (Sinter, Compacto)
    1971 - O Conteúdo Do Blá / Olha A Cara Dele (Odeon, Compacto)
    1971 - Sem Sentido / Matuto (Odeon, Compacto)
    1970 - Capricho / Hey, Alô Princesa (Odeon, Compacto)
    1969 - Shut Up / O Quanto Eu Te Quero (Odeon, Compacto)
    1969 - Shut Up (Odeon, LP)
    1968 - Assim Vai Mal / A Minha Vida Não Existe Sem Você (Odeon, Compacto)
    1967 - Eu Só Quero Ver / Cathedral (Odeon, Compacto)
    1967 - O Ciúme / Pare, Pare, Pare / Pra Ver Você Chorar / Lição De Moral (Odeon)
    1967 - Ciúme (Odeon, LP)
    1966 - Coruja (Odeon, LP)
    1966 - Coruja / O Estranho Homem Do Disco Voador (Odeon, Compacto)