Biografia da Empresária SERENY CARDOSO

Boa Samaritana

Sereny Lobato da Cruz Cardoso é uma empresária de sucesso que é reconhecida além de seus negócios, pois ela é referenciada como uma mulher de coração generoso que atua em boas ações de solidariedade.

Quem conhece a história de Sereny Cardoso pode ver valiosos exemplos de simplicidade, dedicação, trabalho árduo e muita fé em Deus.

Sereny Cardoso nasceu em Portel, em 14 de julho de 1967, filha de Deodato Santana da Cruz e Herondina Lobato da Cruz. Ela é a quinta filha de uma família de nove irmãos: Dedodato Filho, Juvelina, Jurandina, Sodrelina, Josimar, Tereza, Genival e Roberto.

Seus pais são de ascendência portuguesa e eram donos de um comércio de estivas “Comércio Fé em Deus”, que ofertava uma variedade enorme de itens, principalmente para a clientela de ribeirinhos que regularmente se desloca para a cidade de Portel para resolver seus negócios pessoais e fazer compras.

Sereny e seus irmãos cresceram nesse ambiente, sempre ajudando seus pais no intervalo das aulas, nos finais de semana e no período de férias.

Ela estudou na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulino Brito e também na EMEF Abel Nunes de Figueiredo. Além dos estudos e de ajudar no comércio de seus pais, outra atividade que ela gostava bastante era jogar vôlei com suas amigas portelenses. Inclusive participando às vezes de campeonatos no Clube AABB de Breves.

Em 1983, mudou-se para Belém para estudar no Colégio Rui Barbosa. Foi a primeira de sua casa, mas logo foi seguida por outros irmãs e irmãos que também se transferiram para a capital com objetivo de prosseguir nos estudos. Após concluir o segundo grau, em 1986, Sereny retornou para Portel, aonde auxiliava seus pais no “Comércio Fé em Deus”.

Casou-se, em 20 de fevereiro de 1989, com Esdras Viana Cardoso, mudando-se em seguida para Breves. Aqui se estabeleceram definitivamente, tendo dois filhos: Esdras Júnior e Marcos Vinicios, e fazendo carreira na área comercial.

Em 1992, Sereny fundou a Fruteira Cardoso, que foi a primeira na cidade e funcionava na Avenida Dr. Assis, aonde atualmente é a Loja Tribus. Como seu esposo era encarregado do navio Bom Jesus e tinha bons contatos em Belém, ele realizava a compra dos produtos e também ficava responsável pelo transporte até Breves. Essa união do casal nos negócios contribuiu sobremaneira para fortalecimento da firma.

A Fruteira Cardoso iniciou como a maioria dos negócios, como uma empresa familiar. Além do casal, outra importante ajuda veio do sogro, Sr. Antônio Roberto Cardoso, que esteve presente nos 4 primeiros anos.

A abertura da Fruteira Cardoso fez um diferencial na cidade, pois disponibilizou a comunidade produtos de qualidade. Logo grande número de pessoas passou a frequentar o estabelecimento, fazendo surgir daí muitas amizades que se mantém até o presente.

As entregas eram realizadas em um Fiorino branco, o que chamava atenção, pois naquele tempo não existiam muitos veículos na cidade.

Esse carro despertou interesse do Sr. Raimundo Lameira, que propôs a Sereny um terreno em troca do Fiorino branco. Foi a partir desse negócio que ela adquiriu o lote para construir o prédio próprio de sua firma e, assim, poder sair do aluguel. Toda família sonha em ter uma casa própria, da mesma maneira que todo comerciante sonha em ter sua própria loja. Esse foi um passo importante que permitiu um avanço nos negócios da Fruteira Cardoso.

A outra etapa foi economizar dinheiro para construir. Enquanto isso, as compras que antes eram entregues no Fiorino passaram a chegar à casa dos clientes numa bicicleta cargueira. Pouca gente sabe dessa trajetória que já completou 22 anos. O funcionário Raimundo Clovis acompanhou toda essa evolução. Ele viu o crescimento da firma, pois estava lá no começo trabalhando como carregador, e hoje está na função de vendedor externo.

Com muito suor e compromisso, os negócios foram prosperando e Sereny abriu outra firma, a Distribuidora Aurora de Produtos Alimentícios, que funcionava anexa à Fruteira Cardoso. Em seguida, abriu outras duas filiais, o Supermercado Alimentos Castanheira, no bairro de mesmo nome, e o Supermercado Aurora na cidade de Portel.

À medida que os negócios iam crescendo, eles perceberam que havia necessidade de maior dedicação. Assim, seu esposo, Esdras Cardoso, deixou o cargo que tanto estimava na Navegação Bom Jesus para dedicar-se integralmente aos negócios em sua companhia.

No dia 22 de fevereiro de 2013, o casal Esdras e Sereny Cardoso inaugurou o Centro de Distribuição do Marajó (CDM), com uma belíssima e moderna sede administrativa, que disponibiliza mais de 2000 itens diferentes para abastecer o comércio de gêneros alimentícios de Breves e municípios vizinhos (Bagre, Curralinho, Melgaço e Portel). Para atender essa missão atualmente o grupo CDM possui 53 funcionários.

Essa é uma das partes da história dela que a torna tão conhecida em Breves e região. A Sereny Cardoso empresária tem se tornado referência para muita gente. Entretanto, é o outro lado da moeda, a Sereny “Serva de Cristo” que torna possível esse sucesso.

Sereny Cardoso é uma mulher de fé, compromissada com valores cristãos, que pauta suas ações diárias em princípios bíblicos. Ela, seu esposo e filhos são membros atuantes da Igreja Cristã Evangélica (ICE), de onde buscam forças e inspiração para tocar seus negócios. Nessa que é uma das mais antigas Igrejas Evangélicas do Marajó, Sereny já ocupou a presidência Regional da União Feminina da Amazônia Equatorial por três mandatos, totalizando seis anos.

Desde que chegaram a Breves, ela e seu esposo sempre se dispuseram a ajudar pessoalmente e com recursos financeiros ações e projetos promovidos pela Igreja Cristã Evangélica (ICE), e de inúmeras outras instituições em diferentes áreas, social, cultura, esportes etc.

Em 2009, Sereny Cardoso idealizou o Projeto Amigos Solidários, promovendo “chás solidários” para arrecadar itens para mulheres grávidas e mães carentes. Esse trabalho conta com uma ampla rede de colaboradores abnegados, incluindo inúmeros profissionais do Hospital Municipal (Adelson, Tica, John, Dr.ª Rafaela, entre tantos outros), como também de empresários e amigos particulares, Deuza, Orquideia, Terezinha Almeida, Ivanete Barros etc.

Como reconhecimento, Sereny Cardoso já recebeu algumas homenagens, tais como: em 2001 - título de “Cidadã Brevense”; em 2010 – “Certificado Mulher Nota 10” e “Medalha de Mulher Destaque” pela Câmara de Vereadores de Breves.

Quem conhece o casal Esdras e Sereny Cardoso sabe bem que seu trabalho não é pautado pela promoção pessoal ou visando popularidade perante a opinião pública. Eles são avessos à publicidade, pois sempre atuam sem fazer propaganda de suas ações. Tudo que fazem é baseado num compromisso íntimo que têm como “Servos de Cristo”.

Quem tem o privilégio de conhecê-los mais de perto compreende claramente que é essa a verdadeira fonte de onde nasce o sucesso profissional e social desse valoroso casal!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 20/06/2014
Reeditado em 05/02/2020
Código do texto: T4852263
Classificação de conteúdo: seguro