Biografia de SEBASTIÃO HORTAS FÉLIX

Empresário, Vice-prefeito e Prefeito

Sebastião Hortas Félix é um dos representantes da tradicional “Família Félix”, que há cerca de 100 anos tem destaque no cenário econômico e político de Breves.

A trajetória dessa grande família começou com o patriarca Constantino Félix que era amigo do Coronel Lourenço de Mattos Borges, a quem herdou parte de sua influência política e financeira. Essa tradição foi transferida para seus filhos, em especial para Sebastião Hortas Félix, que se tornou um dos principais empresários do ramo madeireiro em Breves, além de se destacar na política.

Os “Félix” sempre foram comerciantes e empresários, tendo se destacado em todos os principais ciclos econômicos locais. Desde a extração de látex das seringueiras, passando pelo cultivo de arroz de várzea, comércio de pescado e farinha, exploração de palmito e madeira, até o transporte fluvial.

Sebastião Hortas Félix nasceu no interior de Breves, no alto rio Mapuá, em 1914, filho de Constantino Félix e Maria Félix.

Desde jovem Sebastião e seus irmãos acompanharam o pai Constantino Félix no comércio com regatões, na extração de madeira e látex dos seringais nativos do rio Mapuá.

Sebastião Hortas Félix casou-se, em 1934, com Estela Nascimento Félix, com quem teve 8 filhos: Albino, Arthur, Constantino, Carlos, Sebastião, Antônio, Estélio e José Cláudio.

Sebastião Hortas Félix começou sua carreira política na década de 1950. Ele foi eleito vereador pelo Partido Social Progressista (PSP) e compôs a base de apoio de durante a gestão do Prefeito Américo Natalino Carneiro Brasil, entre 1955-1958.

Depois foi reeleito durante o primeiro mandato de Floriano Pinto Gonçalves, entre 1959-1962, a quem se tornou sucessor.

Em 31 de janeiro de 1963, Sebastião Hortas Félix tomou posse como Prefeito de Breves. Foi durante sua gestão que aconteceu o “Golpe Militar de 64”, que até hoje é lembrado como um período turbulento da vida social e política nacional.

Nas eleições de 1966, Sebastião Hortas Félix teve duas grandes vitórias. Ele apoiou a candidatura de Floriano Pinto Gonçalves para ocupar novamente a Prefeitura de Breves, além de apoiar o ex-prefeito Américo Brasil que conseguiu expressiva votação em Breves e diversos outros municípios do Marajó conquistando assim uma vaga de Deputado Estadual. A união desses grandes líderes levou o Partido Social Progressista (PSP) a dominar o cenário político brevense por quatro décadas.

Cerca de 20 anos após tomar posse para seu primeiro mandato, Sebastião Hortas Félix retorna ao poder com o cargo de vice-prefeito durante o segundo mandato de Carlos Antônio Gonçalves Estácio, entre 1977 e 1982.

Sebastião Hortas Félix faleceu, em 2004, deixando muitas saudades em dezenas de amigos e familiares. Ele partiu e deixou um grande legado, pois sua família é uma das maiores e mais bem-sucedidas, sempre ocupando posições importantes na história de Breves.

Seu filho, Sebastião Nascimento Félix (conhecido popularmente como “Sabazinho Félix”), foi vice-prefeito de Breves durante a primeira gestão de Luiz Furtado Rebelo, entre 2001 e 2004.

Sua neta, Brenda Tavares Félix, foi fundadora do Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e assumiu o cargo de Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agricultura (SEMARHA), durante o período de janeiro de 2009 a agosto de 2011. Atualmente Brenda Félix coordena a realização de eventos diversos (conferências, seminários etc.) e assessora na execução de planos governamentais na Secretaria Municipal de Projetos e Convênios (SEPROCON).

Desde os tempos do Coronel Lourenço de Mattos Borges a família de “Sabá Félix”, como ele é carinhosamente conhecido, se mantém atuante na área comercial e também como protagonista no cenário político-partidário de Breves.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 13/06/2014
Reeditado em 09/07/2014
Código do texto: T4843607
Classificação de conteúdo: seguro