ANIBAL LIMEIRA

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.

Karl Marx

Anibal Limeira, nasceu no dia 15 de dezembro de 1947, natural de Santa Rita/PB, filho de Galdino de Limeira e Maria Amélia Limeira, estudante e idealista, como todo e qualquer jovem de sua época que lutava pelos ideais de liberdade tendo em vista a ditadura militar de 1964, inclusive chegou a ser perseguido pelo aparelho repressor do Estado totalitário implantado no Brasil na década de 70 do século XX, mesmo assim teve coragem e ingressou na vida pública nas eleições de 15 de novembro de 1968, quando foi eleito vereador pelo então MDB com 331 (3,84% dos votos válidos). É importante mencionar de que a Câmara Municipal de Santa Rita era composta por nove vereadores e nas eleições de 1968 foram eleitores vereadores por classificação: 1º lugar: Everaldo José de Medeiros Cantalice/Arena/668 votos/7,75% dos votos válidos; 2º lugar: Aureliano Olegário da Trindade/Arena/561 votos/6,51% dos votos válidos; 3º lugar: José Batista do Nascimento/Arena/ 457 votos/5,3% dos votos válidos; 4º lugar: Oíldo Soares/MDB/454 votos/5,27% dos votos válidos; 5º lugar: João Alves da Silva/MDB/ 433 votos/5,02% dos votos válidos; 6º lugar: Israel Correia Diniz/MDB/393 votos/4,56% dos votos válidos; 7º lugar: Débora Soares de Araújo/Arena/391 votos/4,54% dos votos válidos; 8º lugar: Antônio de Pádua Gomes Pereira/Arena/371 votos/4,3% dos votos válidos; e 9º lugar: Anibal Limeira/MDB/331 votos/3,84% dos votos válidos. Anibal Limeira foi reeleito vereador pelo mesmo MDB nas eleições de 15 de novembro de 1972 com 392 votos (4,02% dos votos válidos), onde agora a Câmara Municipal de Santa Rita por determinação da Justiça Eleitoral da Paraíba era composta por dez vereadores e os resultados eleitorais determinou a seguinte classificação dos vereadores eleitos: 1º lugar: Débora Soares de Araújo/Arena/591 votos/6,05% dos votos válidos; 2º lugar: José Pereira da Costa Filho/Arena/541 votos/5,54% dos votos válidos; 3º lugar: Israel Correia Diniz/MDB/480 votos/4,92% dos votos válidos; 4º lugar: João da Costa Gadelha/MDB/475 votos/4,87% dos votos válidos; 5º lugar: Reginaldo de Freitas/Arena/471 votos/4,82% dos votos válidos; 6º lugar: Francisco de Paula Melo Aguiar/MDB/463 votos/4,74% dos votos válidos; 7º lugar: Severino Maroja/MDB/456 votos/4,67% dos votos válidos; 8º lugar: Marcos Antônio de Souza Brandão/Arena/454 votos/4,65% dos votos váldos; 9º lugar: Anibal Limeira/MDB/392 votos/4,02% dos votos válidos; e 10º lugar: Oildo Soares/ Arena/319 votos/3,27% dos votos válidos. Nas eleições de 15 de novembro de 1976, por determinação da Justiça Eleitoral a Câmara Municipal de Santa Rita passou a ser constituída apenas por nove vereadores, onde Aníbal Limeira, foi novamente reeleito vereador pelo MDB com 470 votos (3,84% dos votos válidos), segundo a seguinte classificação dos resultados eleitorais daquelas eleições: 1º lugar: Luiz Ribeiro Nunes/Arena/868 votos/7,1% dos votos válidos; 2º lugar: Oildo Soares/Arena/691 votos/5,65% dos votos válidos; 3º lugar: Antônio Marcelino Carneiro/MDB/605 votos/4,95% dos votos válidos; 4º lugar: Francisco de Paula Melo Aguiar/MDB/601 votos/4,92% dos votos válidos; 5º lugar: José Pereira da Costa Filho/Arena/597 votos/4,88% dos votos válidos; 6º lugar: Emanuel Lopes da Fonseca/Arena/534 votos/4,37% dos votos válidos; 7º lugar: João da Costa Gadelha/MDB/495 votos/4,05% dos votos válidos; 8º lugar: Anibal Limeira/MDB/270 votos/3,84% dos votos válidos; e 9º lugar: Carlos Antônio de Morais Santana/Arena/435 votos/3,56% dos votos válidos.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Santa Rita no período de 1980/82. Nas eleições de 1982, Anibal Limeira foi candidato a prefeito, tendo como candidato a vice prefeito o médico Paulo Pedrosa, pelo PMDB/1, obtendo 6.314 votos (32% dos votos válidos), ficando em segundo lugar dentre os demais candidatos. O prefeito eleito foi Severino Maroja e o vice Ademar Clemente, pelo PMDB/3, que obteve 6.867 votos (34,8% dos votos válidos).

Nas eleições de 1988, Anibal Limeira foi candidato a vice prefeito na chapa do médico Oíldo Soares, pelo PSB, obteve 6.682 votos (25,93% dos votos válidos), ficou em segundo lugar dentre os demais candidatos a igual cargo naquele pleito. O prefeito eleito foi Marcus Odilon Ribeiro Coutinho e o vice prefeito Antônio Joaquim de Moraes, pelo PTB, com 12.256 votos (47,56% dos votos válidos).

Assim sendo,

Aníbal Limeira – Homem de origem simples, possuidor de muita fibra e caráter. Nascido em Santa Rita, lugar que dedicou sua vida. Elegeu-se vereador chegando a Presidência da Câmara. Como Físico, profissão que amava, dedicou-se de corpo e alma, dela fazendo uso para amenizar o sofrimento de todos que o procuravam com a imensa bondade do seu coração. Humilde, era um homem do povo e falava a sua linguagem. Na alma possuía a sensibilidade da música transmitida em seu cavaquinho. Para a família e amigos, deixou a saudade imensa de tudo que aqui plantou, que só não foi maior que a sua fé em “Deus”. (Transcrito do santinho da missa de 7º dia de Aníbal Limeira – Matriz de Santa Rita/PB, 20/08/1995).

O físico e ex-vereador Aníbal Limeira em vida escreveu a letra e a música da poesia “Jura”, a qual foi publicada no santinho da missa de 7º dia de seu falecimento em 20/08/1995, conforme segue sua transcrição:

Eu não vou quebrar a jura

Meu amor podes crer

Enquanto eu viver

Só viverei prá você.

Juri em nome do criador

Eternamente dedicar

O meu sincero amor.

Carregarei a minha cruz

Eu não sou Judas

Que traiu Jesus.

Em síntese, Anibal Limeira, casou-se com a psicóloga Maria Célia Ferreira Limeira, com quem teve um casal de filhos, especializou-se na área de radiologia médica e era funcionário da Fundação Napoleão Laureano, referencial nacional no tratamento do câncer na Paraíba e morreu vítima de acidente automobilístico na descida de barriga cheia na BR 230, dentro do perímetro urbano de Santa Rita, faleceu no dia 13 de agosto de 1995, no dia dos pais,após visitar seu pai, dia em que terminou a sua jornada terrena com apenas 47 anos de idade, "[...] fato este em que chegamos as lágrimas até os dias atuais", no pensamento de seu filho Amilcar Ferreira Limeira.

Referências

AGUIAR, Francisco de Paula Melo. Santa Rita, Sua História, Sua Gente. Campina Grande/PB: Gráfica Júlio Costa, 1985; 2ª ed. São Paulo: Clube de Autores, 2016, 638p. Disponível in.:< http://www.agbook.com.br/book/228439--Santa_Rita_Sua_Historia_Sua_Gente > .

Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – Santa Rita/PB . Eleição Municipal.

< http://www.tre-pb.gov.br/she/pages/consulta/resultado_cargo_geral_localidade.jsf> Acesso em: 11 de junho de 2013.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 11/06/2013
Reeditado em 30/09/2018
Código do texto: T4335743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.