LUZIA LINS CAVALCANTI

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR*

Todos nós temos nossas máquinas do tempo. Algumas nos levam pra trás, são chamadas de memórias. Outras nos levam para frente, são chamadas sonhos.

Jeremy Irons

O artista Louis Piereck é o autor da fotografia da senhora Luzia Lins Cavalcanti (irmã da mãe do escritor José Lins do Rego Cavalcanti), primeira esposa de José Francisco de Paula Cavalcanti – Coronel Cazuza Trombone, ex-deputado estadual, senhor dos engenhos: a) Massangana (que foi administrado por José Almeida de Melo (filho de Antônio Gomes de Melo e de Felismina Gomes de Melo (uma das nove irmãs de meu avô materno: Manuel Gomes de Melo, casado com Emilia Francisca Pereira de Meireles – Emilia Gomes, falecido em 15 de agosto de 1945 e sepultado no cemitério de Consolação, a margem do rio Paraíba, da Fazenda Desterro, e casado com a senhora Asclepíades Guedes de Melo (filha de Joaquim Domingos Guedes e de Elisa Teixeira de Vasconcelos - "Dona Nina"), Cruz do Espirito Santo/PB), até a senhora Maria Augusta Lins Cavalcanti, viúva do Coronel Cazuza Trombone, vendê-lo a Abílio Dantas, na década de 60, do século XX, aqui vale salientar de que quando da realização das eleições de 15 de novembro de 1968, para Prefeito de Cruz do Espírito Santo, já no final da votação, em via pública na zona urbana, aconteceu um incidente entre o senhor Paulo Higino, então Presidente do Sindicato Rural de Cruz do Espírito Santo e o fazendeiro Abilio Dantas, ondem ambos foram assassinados e outras figuras da política local também saíram feridas a bala. Neste pleito foi eleito Prefeito Municipal José Domingos Filho e Vice Prefeito: Pedro Robério Paiva, com 1.600 (um mil e seiscentos votos) válidos, enquanto o eleitorado local naquele momento era de 3.799 (três mil, setecentos e nove e nove) eleitores, tendo-se registrado 2.199 (dois mil, cento e noventa e nove) abstenções, o equivalente a 57, 88% do eleitorado apto a votar; foram eleitos vereadores: Sebastião Ferreira da Cunha (Arena com 222 votos, 8,93%); Nilton Batista Guedes (MDB com 218 votos, 8,77%); Francisco de Assis Cunha (MDB com 178 votos, 7,16%); Antônio Virginio da Silva (Arena com 174 votos, 7%); Daniel Alves da Silva (Arena com 159 votos, 6,39%); Urbano Cabral da Nóbrega (Arena com 141 votos, 5,67%); José Maria de Oliveira (MDB com 124 votos, 4,99%); b) Santana (que foi doado de porteira fechada a Andradina Lins Cavalcanti da Cunha Coelho, como presente de casamento com o senhor José da Cunha Coelho (de cujo casamento nasceram os filhos: Simplicio da Cunha Coelho (casou-e com Terezinha Lins Falcão, irmã de Montinha do Engenho Corredor/Pilar/PB); José Hidelbrando da Cunha Coelho (casou-se com Ivone Lins Falcão, filha de José Lins Vieira e Maria do Monte Lins Falcão, do engenho Corredor/Pilar/PB); Terezinha da Cunha Coelho (casou-se com Antônio Vieira de Melo, filho de Maria Menina e Henrique Vieira de Melo, do Engenho Itapuá); Inêz da Cunha Coelho (casou-se com Bráz); Bartolomeu da Cunha Coelho; Plácido da Cunha Coelho (casou-se com Risomar Panta, filha de Luiz e Nina Panta, residentes em Sapé/PB); Geny da Cunha Coelho (que casou-se com o médio José Marinho Falcão, então proprietário do Engenho Maraú), pelos seus pais: Luzia Lins Cavalcanti e José Francisco de Paula Cavalcanti, valendo salientar de que no final da década de 40 do século XX, o Deputado Estadual e Coronel Cazuza Trombone ao falecer foi sepultado na Capela do Engenho Santana), Várzea do Rio Paraíba, no Município de Cruz do Espirito Santo – Paraíba. A fotografia em tela pertence a Coleção Francisco Rodrigues. Da Fundação Joaquim Nabuco/Recife/Pernambuco.

Os verdes anos do romance de José Lins do Rego ficaram registrados em seu romance, enquanto aos áureos anos do Engenho Massangana foram vivenciados e administrados por José Almeida de Melo, o afilhado de batismo e homem de confiança do Coronel Cazuza Trombone, o que ele fizesse na administração do feudo, estava feito, prego batido e ponta virada, no Vale do Paraíba. E com o falecimento do Coronel a Rede Ferroviária Federal prestou-lhe uma significativa homenagem colocando o nome de “Paula Cavalcanti", na localidade até então conhecida como “Estação de Entroncamento”, onde os trens que viam de Pernambuco com destino a Paraíba e ao Rio Grande do Norte, com cargas e passageiros se encontravam e tomavam seus destinos com segurança e cujas terras pertenciam aos engenhos do homenageado, homem de poucas letras e de palavra única, tendo em vista que em vida foi considerado um benfeitor por seus amigos e moradores de suas terras. Era um cidadão de barriga cheia e pertencia a Aliança Liberal que levou Getúlio Vargas ao Poder via a revolução de 1930, depois do assassinato de João Pessoa. Na atualidade os engenhos Massangana e Santana, foram divididos entre seus ex-moradores e outras pessoas que vieram de fora e foram premiados com as melhores terras da Várzea do Paraíba, que em si plantando tudo dá, tendo em vista a ideologia de que a terra é de Deus e a propriedade é de ninguém.

..............

REFERÊNCIA

Domínio Público:

<http://www.dominiopublico.gov.br/download/imagem/jn003982.jpg> - Acesso: 07/06/2013

<http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=69278> - Acesso: 07/06/2013

Tribunal Regional Eleitoral/Paraíba

<http://www.tre-pb.gov.br/she/pages/consulta/resultado_cargo_geral_localidade.jsf > - Acesso: 07/06/2013

< http://www.tre-pb.gov.br/she/pages/consulta/resultado_cargo_geral_localidade.jsf > - Acesso: 07/06/2013.

..................

* Cadeira 7 da Academia Paraibana de Poesia

Cadeira 7 da Academia de Letras do Brasil

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 07/06/2013
Reeditado em 04/07/2018
Código do texto: T4329627
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.