Aprendendo a aprender

Incrível como sempre nos surpreendemos quando uma criança de apenas seis anos já nos ensina a viver.

Estou alfabetizando meu filho e de repente a vida me mostra como agir. A regra, regra não existe mais, o que importa é o aprendizado. Faço o meu planejamento, esboço mentalmente os meus objetivos porém quando chega a prática, ele, com apenas seis anos vai me passando dicas de como seria se eu tomasse determinado rumo e certamente daria mais certo.

Aposto nele, sigo os seus sinais e não é que realmente dar certo. Por isso que digo: na vida não sabemos nada e sim que estamos aprendendo a aprender.Existe a escola, porém como mãe e pedagoga me sinto na obrigação de ajuda-lo nesse processo tão importante e imprescindível para sua vida.

Que processo longo, moroso, mas que ao mesmo tempo torna-se gratificante ao vê-lo lendo as primeiras palavras. As fases, a mudança de didática quando é necessário, quando percebo que ele não está gostando daquela forma que estou ensinando.

De repente percebo que ele está querendo montar palavras que têm mais de duas sílabas, fico um pouco resistente, porém vejo que ele está muito interessado e mudo minha estratégia. Não adianta forçar um caminho que ele não terá interesse, não se despertará para aprender. Quando atendo o seu pedido, o nível de interesse muda, o aprendizado se torna prazeroso, e vejo um melhor aproveitamento. É claro que nem todos os momentos eu mudarei meu planejamento, mas existem fatos que vou ter que escutar e levar em consideração.

Quando comecei a ensinar, mostrando as letras, as vogais, montando seu nome de maneira musical, tanto para o alfabeto, como para as vogais, eu usei a música e deu certo. Atualmente, estou usando o quadro, montando as famílias das sílabas e palavras. Também uso letras formadas por borrachas para montar palavras, e aí a gente viaja nesse mundo das letras.

Tamanha alegria tive quando ele, por sua atitude , sem eu pedir, foi montando as palavras, mostrando como eram formadas as palavras e deixei fluir, ele foi mostrando, como se estivesse me ensinando e achei muito recompensador pelo trabalho que venho fazendo com ele.

manuseabra
Enviado por manuseabra em 28/04/2013
Código do texto: T4264255
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.