Biografia de Fábio Aiolfi

Fábio Aiolfi talento de tirar o fôlego

Quando Deus viu Fábio na plataforma dos bebês que iriam nascer, disse com sua voz de trovão:

- Desça e mostre seu talento!

No ventre da mãe, ao ver os primeiros dedinhos, ele queria desenhar...

Filho de Dermival Nossa Pontual e Maria de Fátima Aiolfi Pontual, Fábio Aiolfi Pontual nasce no dia 11 de abril de 1988, em Aracruz, Espírito Santo. O artista que na infância foi arteiro, Binho como é chamado por sua mãe, desde pequeno demonstrou amor pelas artes literalmente. O pequeno travesso, gostava de olhar de baixo das saias das senhoras na igreja e de jogar pedras de cima da laje. Mas amava mesmo desenhar, representar, escrever, dançar e cantar. Durante a infância ele lembra com carinho da cachorrinha Milly, que era considerada o xodó de todos. Sua familia não era muito unida, então Fábio vivia mais em seu quarto que qualquer outro lugar da casa, e apesar dessa distância familiar, todos sempre se amavam muito e isso foi muito importante para a sua criação. Ele tem apenas um irmão que mora longe, e devido a distância e diferença de idade, eles não mantém muito contato. Talentoso e criativo, Fábio notavelmente era destaque entre as outras crianças. Estudou todo o Ensino Fundamental no Centro Educacional de Aracruz (CEA) e terminou o Ensino Médio no colégio Monsenhor Guilherme Shcmitz de onde tem boas recordações. Na adolescência adorava brincar de encenar personagens no meio da rua, fazendo as pessoas acreditarem que ele estava ou morrendo ou brigando realmente. Binho não teve muitos amigos, mas nunca se sentiu só por isso. Admirador de pessoas inteligentes, para conquistar sua amizade basta falar de livros. Dramático, Amante, Lutador, Bobo, Brincalhão, palavras usadas pelo próprio Fábio ao falar de si mesmo. Seu primeiro emprego foi Professor de Teatro em um Projeto chamado “Projeto Anzol” em 2007. Mas ajudava a mãe em sua loja, desde 2001. Atualmente seu pai é aposentado e sua mãe trabalha como coordenadora de um posto de saúde. “Gosto de gerar arte!!” disse o Ariano que vive de amor profundo, ama a cor vermelha e é apaixonado por sua carreira. Nas horas de folga Fábio adora brincar com seus bixinhos de estimação, Marley (o cachorro da mesma raça do filme Marley e eu), Veludo, a coelha Melissa e Ro-roc que é um preá. Amante do Drama e da Comédia tatuou as máscaras da tragédia e comédia no braço direito. Tem como ídolo a Madonna e diz que adoraria ter a ambição que ela teve no começo da carreira. Como adora dançar sempre que pode ele vai a balada e seu gosto musical é pelas vozes femininas, Madonna, Shakira, Thalia, Belinda, Mariah Carey, Loreena Mckennitt, e Evanescence, são algumas das cantoras que Fábio adora. Seu maior sonho é conhecer a Irlanda, e a Inglaterra e uma Instituição de proteção aos animais. Para adoçar a vida Fábio ri ao dizer que adora chocolate e cajuzinho.

Iniciou sua carreira de ator, em 2005, com a comédia nordestina “Couro de Cabra e a Promessa” de Rodrigo Paouto, onde interpretou o velho Padre Peroba. Aiolfi recebeu muitos elogios da critica por sua atuação e no mesmo ano foi chamado para fazer o espetáculo “O Rei e o Pescador” do autor Paouto, na qual Fábio interpreta o Pescador Mariposa.

Em 2006 Fábio segue o exemplo de Charlie Chaplin e empolgado com seu êxito artistico, escreveu, produziu, dirigiu e atuou o espetáculo infantil de sua cidade “Melissa, a fadinha trapalhada” o sucesso foi tanto entre as crianças que Fábio acabou inaugurando o primeiro grupo de teatro infantil de Aracruz, chamando-o de Ciranda no Arco - Íris.

No ano seguinte a peça foi considerada a mais assistida na cidade e chegou a viajar por algumas cidade do estado. Na capital capixaba, o jovem talento, co-protagoniza como Jornalista Luiz na peça “Os sonhos de uma Flor”, também do autor Paouto que estreou com tudo no Theatro Carlos Gomes. Participou do “Festival de Teatro Paulo Autran” no qual ganhou o Prêmio de melhor ator com o personagem Vicente da peça “Sai de Reto Tranca Rua”.

Um ator ousado. Fábio cria e produz a “1ª Mostra de Esquetes Ciranda no Arco- Íris” no teatro municipal de Aracruz. Estreou o primeiro monólogo de Aracruz “Cleópatra- A Serpente do Nilo” com texto e direção de sua autoria.

Logo em seguida criou o núcleo adulto do “Ciranda no Arco-Íris”, chamado “Fora da Coxia”. Começa a publicar poemas e artigos no site “Recanto das Letras”.Teve poesias publicadas em jornais, revistas, e participações em livros.

O talento deste rapaz não para por aí. Poeta e Escritor, Ator, Diretor, Dramaturgo e Instrutor teatral. Fábio participou de inúmeros projetos, sendo um deles a criação do jornal “O Aplauso” do qual ele assina a coluna “Ato Único”, que foi muito aclamado pela crítica da Alemanha, Japão, EUA e Portugal.

Participou de recitais, apresentações de Clows nas ruas, praças, escolas e eventos de várias cidades do Espírito Santo e em outros estados.

Ganhou o “Prêmio Destaque Brasil 2009” e a “Medalha de Métiro Cultural de Anita Garibaldi – FALASP”(Federação das Academias de Letras de São Paulo) por seu desempenho cultural no ano de 2009.

E com muito fôlego finaliza o ano de 2009 com a peça “A princesa e o Sapo” de sua autoria e direção. Rapaz dinâmico ele inicia o ano de 2010, participando do movimento “Poetas Del mundo” recebendo o título de Cônsul da Cidade de Aracruz.

Em fevereiro recebe a 13º cadeira na ABLA (Associação Boituvence de Letras e Artes) de Boituva – Estado de São Paulo.

Suas influências literárias são Maria Clara Machado, Willian Shakespeare, Nelson Rodrigues, e Marion Z. Bradley (autora de Brumas de Avalon, livro que Fábio particularmente ama).

Inspirado no amor em Março lança seu primeiro romance: “Entre o Amor e a Fogueira” em Taubaté, no evento de Raimundo Nonato. Uma verdadeira declaração de amor ao mundo. O livro recebe muitos elogios logo nas primeiras tiragens. E deu ao autor o prêmio "Personalidade 2010" e a "Medalha de Mérito Cívico Maria Quitéria- FALASP".

Fábio nasceu com alma de poeta. Ele faz participação no livro "Vermelho" de Vilma Belfort, assinando o prefácio e mais três poesias. E logo em seguira organiza a sua primeira coletânea “Desvanecendo em Amor”.

Lançou em setembro seu terceiro livro, uma peça infantil que busca o lúdico na vida das crianças, “ Melissa e Roc-ro em busca do Era uma Vez...”, juntamente com o livro “Phenix- Epigramas da Alma”.

Em novembro torna-se Membro correspodente (Cadeira Livre) da AILA - Academia Itapirense de Letras e Artes, Itapira, SP.

Esse jovem talento de apenas 22 anos está cursando História e ministra aulas de artes. Amante da vida cheio de paixão literária nas veias, ele promete não parar... Nem acabou o ano e Fábio Aiolfi planeja seu futuro literário e artistico para 2011 com muitas surpresas.

Cronologia de Aiolfi:

- Ator

2005- Couro de Cabra e a Promessa (Texto/ Direção: Rodrigo Paouto)

2005- O Rei e o Pescador (Texto/ Direção: Rodrigo Paouto)

2006- Melissa, a Fadinha Trapalhada (Texto/ Direção: Fábio Aiolfi)

2006- O Pipocó (Texto/ Direção: Rodrigo Paouto)

2007- Os Sonhos de Uma Flor (Texto/ Direção: Rodrigo Paouto)

2009- Vixe, Maria! (Texto/ Direção: Fábio Aiolfi)

- Diretor Teatral

2006- Melissa, a Fadinha Trapalhada (Teatro)

2008- Cleópatra- A Serpente do Nilo (Teatro)

2008- Não Igual as Outras Princesas (Teatro)

2009- Vixe, Maria! (Teatro)

2009- A Princesa e o Sapo (Teatro)

- Prêmios :

2008 - Festival de Autran Paulo - Melhor Ator -Sai de Reto Tranca Rua.

2009 - Destaque Brasil 2009 - Trabalhos prestados em 2009.

2009 - Medalha de Mérito Cultural Anita Garibaldi- FALASP - Trabalhos prestados em 2009.

2010 - Personalidade 2010 - Livro : Entre o Amor EA Fogueira .

2010 - Medalha de Mérito Cívico Maria Quitéria - FALASP -Livro : Entre o Amor EA Fogueira .

- Títulos :

2010 - Associado da ABLA ( Associação Boituvense de Letras e Artes)

2010 - Cônsul do Estado do Espirito Santo ( Poetas del Mundo)

2010- Membro correspodente (Cadeira Livre) da AILA - Academia Itapirense de Letras e Artes, Itapira, SP.

- Escritor :

2006 - Melissa , a fadinha Trapalhada (Teatro )

2008 - Cleópatra , A Serpente do Nilo (Teatro )

2008 - Igual Não Como Outras Princesas (Teatro )

2009 - Vixe , Maria ! (Teatro )

2009 - A Princesa e o Sapo (Teatro )

2010 - Entre o Amor e Uma Fogueira (Livro : Romance )

2010 - O Silêncio do Pensamento ( Livro: Poesia )

2010- Melissa e Roc-roc em busca do Era uma vez... (Livro: Teatro)

2010- Phenix- Epigramas da Alma (Livro: Poesia)

- Participações em livros:

2009 - Usina das Letras anos -10 anos: Duas poesias

Lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

2010- 4 Faces e o Amor: Cinco poesias

2010- Cristal de Talentos: Uma poesia

2010- Vermelho (De: Vilma Belfort): Prefácio + três poesias

2010- Desvanecendo em Amor (Como Organizador + 6 poesias)

2009/2010- ( Poesias Várias ) Caderno Literário

Editora: Pragmatha

2009/2010- Coluna Ato Único , Jornal O Aplauso

- Outros trabalhos:

2005/2010- Várias apresentações de Clown em ruas, praças, eventos, escolas e etc.

Aracruz, Nova Venécia, Vitória, Ibiraçu, Vila Velha e João Neiva (ES)

2005/2009- Várias apresentações de Personagens diversos em ruas, praças, eventos, escolas e etc..

Aracruz, Ibiraçu e Colatina (ES). Varginha (MG)

2006- Recital Cecília Meireles- Ou Isto ou Aquilo (Texto: Cecília Meireles e Dana Oliver/ Direção: Dana Oliver)

Aracruz

2006- Pra não esperar que lhe tragam (Texto: Willian Shakespeare/ Direção Rodrigo Paouto)

Aracruz

2008- Sai de Reto Tranca Rua (Texto Robson Paouto/ Direção Tato Brasil)

Personagem: Vicente

Fabiana Alves Chaves Ferreira
Enviado por Fabiana Alves Chaves Ferreira em 10/12/2010
Reeditado em 10/12/2010
Código do texto: T2664772
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.