OSCAR WILDE: POSE DE DANDI MODERNO

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Notas Biográficas

Oscar Wilde [1856-1900] nasceu em Dublin. Era filho de um conhecido cirurgião, que foi nomeado cavaleiro pelos serviços médicos prestados à família real. Sua mãe, Lady Wilde, escrevia poemas patrióticos irlandeses sob o pseudônimo de Speranza. Ela tinha um temperamento entusiástico e, para todos os problemas, encontrava consolo na poesia grega. Wilde guarda muita semelhança com ela em sua personalidade culta e literária.

Oscar era um menino altamente sensível; na escola já escrevia versos e aos vinte anos foi aclamado poeta. Era um contador de histórias; que estava sempre inventando contos de fadas e neles imprimindo sua própria personalidade.

À medida que atingia a idade adulta, Wilde não mostrava o menor constrangimento em relação a sua incrível necessidade de atenção. Disse ele a um colega de Oxford: "De uma forma ou outra eu serei famoso e, se não for, serei notório".

Quando o dandismo estético tornou-se moda em toda a Europa, Wilde aderiu entusiasticamente a ela. Bastante alto, enfatizava seu tamanho em vez de menosprezá-lo. Vestia calções na altura dos joelhos, coletes vermelhos, jaquetas de veludo e um imponente casaco e peles. Um cabeleireiro penteava diariamente seus cabelos ao estilo Nero, que rapidamente tornou-se a marca registrada de Wilde. Fumava compulsivamente cigarros em uma piteira de biqueira dourada. Seu anel parecia um enorme besouro verde. A botoeira de sua lapela estava sempre decorada com alguma flor clara. Seus versos eram publicados com a devida elegância estética e eram saudados com entusiasmo.

Wilde ganhava a vida na equipe do editorial de um jornal feminino até o sucesso de suas peças. Embora escrever fosse a diversão de Wilde, conversar era sua vocação. George Bernard Shaw [1856-1950], escritor e dramaturgo irlandês, considerava Oscar "o maior conversador de sua época, e talvez de todas as épocas".

Em 1884 Wilde casou-se com Constance Lloyd. Na época em que se casou, Wilde obtinha uma boa renda de seus trabalhos de escritor. Com a morte de seu sogro, recebeu uma substancial herança e passou a viver sem preocupações financeiras, até sua prisão em 1895. ®Sérgio.

Continuamos em: Oscar Wilde: Uma Questão de Honra.

____________________

Fontes: Keyes, R. Oscar Wilde, Gramercy Books: Random House, Nova Iorque, 1996.

Lewinsohn, R. A History of Sexual Customs, Haper, Nova Iorque, 1958; in Centaurus: V. III.

Holland, M. The Wilde Album; Fourth Estate, Londres, 1925; in Centaurus: V. III.

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se vocêencontraromissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.