ROBERT LOUIS STEVENSON

------------------------------------------------------------

Grandes Prosadores

 

O Romance de Aventuras surgiu no final do século XIX, é um gênero literário que tem como objetivo contar as aventuras de um protagonista que é arrancado de sua vida cotidiana e se vê obrigado a enfrentar circunstâncias extraordinárias. Robert Louis (1850-1894) - romancista, novelista e ensaísta escocês - foi um dos grandes representantes desse gênero.

Desde a mais tenra idade sua saúde foi debilitada e quando adulto agravada pela tuberculose; passa, então, o escritor a flutuar entre a vida e a morte. Confinado à cama por causa da hemorragia dos pulmões, Robert Louis escreveu as duas maiores obras de sua vida: A Treasure Island (Ilha do Tesouro, 1883), que passou para a história como símbolo do gênero de aventuras, e The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O Médico e o Monstro, 1886), romance de terror, gênero que ele também explorou.

A história se passa em Londres, no final do século XIX. Mr. Utterson, advogado e amigo do médico; Dr. Jekyll, conceituado médico e Mr. Hide, sem profissão definida são as três personagens diretamente envolvidas na trama da obra. A história gira em torno do Dr. Jekyll, que vem se comportando de maneira estranha, chamando atenção de seus empregados e amigos. Cada vez mais isolado em seu laboratório, o Doutor começa a preocupar Mr. Utterson, principalmente quando de posse do intrigante testamento do Dr. Jekyll, favorecendo, em caso de desaparecimento, ninguém menos que o rapaz Hyde. Enquanto isso, na cidade, um sujeito curioso e de atitudes bizarras vem aterrorizando pessoas locais com suas atitudes bruscas e embrutecidas. Mr. Utterson suspeita do envolvimento de seu amigo com o estranho forasteiro, e não concorda com tamanha benevolência com que Dr. Jekyll vem tratando esse intrigante rapaz Mr. Hide, pois é visto entrando diversas vezes no domicílio do Dr. Jekyll, e inclusive carrega um cheque em nome do médico. O caso fica ainda mais complicado com a brutal morte de Sir Davens, um ilustre membro do parlamento londrino, sob os olhares de uma criada do alto de uma janela. Após a descrição da moça, Dr. Hyde se torna o maior suspeito do crime, passa a ser perseguido pela polícia local e desaparece sem deixar vestígios. Achando o caso deveras intrigante, e temendo pela vida de seu amigo, Mr. Utterson decide tirar a limpo essa história e vai até a residência do doutor, em busca de explicações. No surpreendente final, Dr. Jekyll revela ao amigo que na realidade ele e Mr. Hide eram um só; terrível resultado de uma experiência realizada em seus laboratórios. Ao tomar a fórmula ele próprio, Dr. Jekyll se dissociou em dois: um de personalidade amável (o próprio médico) e outro de personalidade má (Mr. Hide). Cada vez mais fraco, Jekyll não consegue lutar contra o jovem, e audaz Hide, e teme por sua própria morte.

O livro mantém uma atmosfera assustadora durante todo o enredo, se tornando assim um clássico do mistério. Robert era um perspicaz observador da humanidade e um hábil contador de histórias.

Além da ficção e dos ensaios, Robert Louis aventurou-se também pela poesia. Seus poemas foram recolhidos em Poesias Completas, publicadas em 1951.

Apaixonado pela paisagem paradisíaca se estabelece definitivamente em Apia, nas Ilhas Samoa, em 1889, onde morre em três de dezembro de 1894, aos 44 anos, vítima de um ataque cardíaco. ®Sérgio.

Veja Também (clique no link):

Molière: A Morte no Palco.

André Guide: O Pombo-Torcaz.

Daniel Defoe: Robinson Crusoé.

Júlio Verne.

Herman Melville: Moby Dick.

Alexandre Dumas (Pai).

Marie Henri: O Vermelho e O Negro.

Mary Shelley: Frankenstein.

Victor Hugo: Os Miseráveis.

____________________________________

Para copiar o texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Ajudou na composição do texto: Robert Louis – Disponível em: WWW.tiac.net/users/eldred/rls/ RLS.HTM

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.