O Lago de Itaparica

Ao visitar Petrolândia, no sertão de Pernambuco, planejei um passeio a Tacaratu, pensando em ver, do alto da serra, o grande espelho d’água formado pelo lago de Itaparica, cuja superfície alcança 834 km2 e o seu volume chega a 12 bilhões de metros cúbicos. Um verdadeiro mar em pleno sertão nordestino, na divisa da Bahia com Pernambuco. Alguém de Petrolândia havia me sugerido voltar na hora do pôr-do-sol para contemplar tamanha beleza. Na subida da serra, avistava, pelo retrovisor, aquela imensidão de água, onde antes havia apenas o curso natural do rio São Francisco. Antes de chegar ao topo da serra, fiz algumas paradas, a fim de poder olhar de frente, não me contendo em esperar pelo retorno.

Constatava ali a transformação da natureza pelo trabalho do homem. Um lago artificial formado pela barragem de Itaparica, para o funcionamento de usinas hidroelétricas. Admirado com a beleza das águas, ilhas e serras, lembrei-me da sugestão de voltar mais tarde para ver o pôr-do-sol. Assim, em Tacarutu, visitamos a suntuosa Igreja de Nossa Senhora da Saúde, a padroeira da cidade, que atrai grande número de romeiros, principalmente por ocasião de sua festa, cujo ápice ocorre em 2 de fevereiro.

Fomos ainda ao distrito de Caraibeiras, cuja atividade principal é a produção de redes, antes de forma artesanal, agora em grande escala, já com a sua produção industrial. Completava aí o passeio, aumentando a ansiedade do retorno para descer a serra antes do pôr-do-sol. Na direção de Petrolândia, vendo de frente o majestoso lago, fico me perguntando por que já não havia feito antes aquele passeio, somente agora realizando, depois de 20 anos da construção da barragem.

Se antes escrevi sobre o pôr-do-sol em Maceió, dando ênfase à praia de Pajuçara, estava ali diante de algo indescritível, muito além do imaginável, somente através da imagem real que vale por mil palavras. Uma foto ainda desnaturaliza tamanha beleza. É preciso ver “in-loco” como o astro-rei se despede da gente, mostrando os seus últimos raios do dia naquele lago entrecortado por ilhas e ladeado por serras, formando o mais belo espetáculo de um crepúsculo no sertão nordestino. Aos que se encantam com as belezas do litoral, onde estão as belas praias, fica o convite para um turismo de aventura, a partir da cachoeira de Paulo Afonso, indo até Petrolândia e Tacuratu para se deslumbrar com a grandiosidade do lago e o espetáculo do mais belo pôr-do-sol do sertão do São Francisco.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 13/10/2008
Código do texto: T1225617
Classificação de conteúdo: seguro