Merari Tavares é Graduada em Letras, licenciada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela FAAT – Faculdades Atibaia (2012) e Extensão em Produção Editorial - UNIL - Universidade do Livro (2013).
Publicou os seguintes livros solos:Rháuwey - Uma Escola do Barulho; Florência - A Borboleta que virou Bailarina; Presentes de Natal - A Árvore Mágica; Minha Namorada Virtual e 30 Minutos Com Um Estranho.
Além de livros que escreve, adora ler! Lê muitas obras, de múltiplos autores, em especial romance e aventura.
É Acadêmica Correspondente de diversas Academias Nacionais e Internacionais.
No ano de 2012/2013 esteve na Feria del Libro, de Buenos Aires, e também, na Casa de Jorge Amado, lançando e divulgando seu trabalho como escritora.
Destaque especial: O nome de Merari Tavares Chancelado na Placa de Metal no Museu Conde de Linhares – São Cristóvão – RJ – Museu Conde de Linhares – Centro de Expressões Culturais – Antologia Histórica em Homenagem ao Conde de Linhares ( Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2012).
Recebeu a Moção de Congratulações pela Câmara de Atibaia por dois anos consecutivos (2014 e 2015), por sua atuação como escritora no mercado literário.
Em 2014 recebeu o Prêmio Garcia Golden Book - 1º Lugar (livro Minha Namorada Virtual).
Em 2013 - Troféu "Este faz a Diferença"; Prêmio Deonísio da Silva – Contos - 3º Lugar.
Recebeu o Prêmio Troféu Destaque 2012 - " Melhores do Ano", pela ANBA - Academia Niteroienese de Belas Artes, Letras e Ciências.
Ganhadora do Prêmio Cultural Ronald Golias - 3º Lugar - – recebido pela Academia São Carlense de Letras.
Recebeu o Prêmio Troféu Destaque 2011 - pela ANBA - Academia Niteroienese de Belas Artes, Letras e Ciências
Destaque Brasil 2011 – Raymundo Nonato.
Ganhadora do Prêmio Cultural Ronald Golias - 2º Lugar com a poesia: “Não sei o que faria sem você” - um concurso que visa a integração e o reconhecimento dos escritores.Os 100 melhores poemas e poesias farão parte da antologia "Ronald Golias e os Poetas do Brasil".
Menção Honrosa no Primeiro Concurso Literário “Oliveira Caruso” - na categoria “PROSA” - Saudades de vovó.
Recebeu o Prêmio Interarte 2011 na categoria “Destaque Artístico”, pela organização e participação do livro “Papo Cabeça”.
Medalha Qualite Suprême – Acadêmie Parisiense de La Literature Pour Enfants - 11 de fevereiro de 2011 em Cabo Frio – RJ
Premiada como escritora “Revelação Literária” – Prêmio Personalidades 2010, pela ARTPOP – Academia de Artes e Letras de Cabo Frio
Blog: http://www.escritorameraritavares.blogspot.com