TTO - Tempo Teórico Ocioso

O TTO de um trabalhador normal de uma Empresa privada ou mesmo do Governo, com carga horária de oito horas por dia e morando na Baixada Fluminense ficaria assim.

Ex: 1 ½ 2 ½ 3 ½ 4 ½ 5 ½ 6 ½ 7 ½ 8 – O funcionário para deslocar-se de casa para o trabalho leva em média oitenta minutos entre ida e volta, mais oito horas de trabalho, mais uma hora de almoço. Total 10 horas e vinte minutos. Se desmembrássemos esses horários, ficariam assim:

40 m. ida - 40 m. volta - 30 m de almoço – 40+40+30= Uma hora e meia + O tempo ocioso que o funcionário pára, para fumar, para conversar e em reuniões sem solução. Temos 40+40+30+180= 4 horas e trinta minutos ociosos.

Se esse tempo fosse aproveitado em Educação/Cultura ou de Investimento de aprimoramento da evolução de capacitação do funcionário. Logo todos sairiam ganhando.

Outro exemplo, agora de um preso de qualquer lugar, de Delegacia ou de Presídio.

Ex: um dia tem vinte e quatro horas. Dessas, oito horas para dormir + trinta minutos almoço + trinta de janta e quinze para café. Então ficaria assim: 480+30+30+15 = 9 horas e quinze minutos. – Logo teria 14 horas e quarenta e cinco minutos ociosos.

Pelas leis trabalhistas do Brasil, o funcionário tem uma hora de almoço.

E por que eu estou colocando como se ele tivesse meia hora?

Porque meia hora de descanso é o tempo necessário para um trabalhador normal.

Como seria esse investimento em Educação e Cultura entre as pessoas, o Governo ou as Empresas.

Disponibilizando termos culturais para as pessoas. Ex: O próprio cidadão de bem, deveria ler um livro nessa viagem tão longa. O Governo do Estado, com ajuda do Governo Federal em parceria com Empresas renomadas, deveria comprar jornais, revistas e livros de encalhe, porque são mais baratos e, distribuir nas Delegacias, nos Presídios. As Empresas em acordo com seus funcionários, aproveitar o tempo ocioso para fazer um curso profissionalizante ou de melhoramento da função ou de linguais.

Muitos presos, não são analfabetos?

Sim! Sem problema, a educação e cultura, podem ser aplicadas de varias formas.

Salvador Filho
Enviado por Salvador Filho em 08/02/2008
Código do texto: T851171
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.