Alcoolismo. O grande assassino nas estradas.

De acordo com o resultado das estatísticas feitas na última década, cerca de 25000 pessoas morrem anualmente em acidentes provocados por embriaguez ao volante.

Preocupado com esse lamentável quadro, o presidente Lula emitiu a medida provisória que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes, localizados às margens das rodovias federais.

No caso de o estabelecimento descumprir a lei, o infrator pagará a multa de 1500 reais. A reincidência tem como pena a multa, com o valor em dobro, bem como o impedimento do acesso do motorista ao estabelecimento, através do bloqueio da pista secundária.

Conforme opinião dos especialistas no caso, para que a nova medida adotada pelo governo torne-se producente, é necessário empreender ações de rigorosa fiscalização nas ruas das grandes metrópoles onde grande parcela dos acidentes, com vítimas, também é causada pela utilização abusiva do álcool.

Na minha visão como cidadão brasileiro, acostumado a ver o descumprimento de leis por parte de indivíduos desprovidos de escrúpulos, a referida medida provisória, bastante louvável, poderá não ir adiante se não houver a complementação de medidas que efetivamente façam frente ao problema, de modo abrangente.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 06/02/2008
Reeditado em 06/02/2008
Código do texto: T848582