Mensagens Oníricas

Desde os tempos mais remotos, o homem utiliza seus sonhos para obter conselhos, resolver problemas e curar suas enfermidades. Antigas gravações sobre tábuas de pedra revelam que os Gregos, do século VI a.C. ao século V d.C., realizavam nos santuários de Esculápio - deus da saúde, curas miraculosas através dos sonhos.

Mas eles não foram os únicos. Hebreus, Egípcios, Hindus, Chineses, Japoneses e Muçulmanos também praticaram a cura através dos sonhos. Até mesmo Hipócrates - pai da medicina moderna, escreveu um “Tratado dos Sonhos”, onde indica a utilização terapêutica de certos símbolos oníricos.

Os psicólogos modernos vêem os sonhos com uma linguagem do inconsciente, portanto, uma realidade psicológica.

Queiramos ou não, os sonhos nos afetam. Tratam de uma realidade com a qual temos de conviver e, por isso, temos de entendê-la, ainda que basicamente, para que possamos integrá-la de forma positiva às nossas vidas.

Todos temos em nosso interior uma série de sonhos artísticos, familiares, econômicos, sociais, políticos, etc.

Todos estamos em contato com esse mundo interior onde vivem os Arquétipos, onde estão os sonhos.

E todos, às vezes, em nossa humildade, em nosso recolhimento, sentimos vibrar as grandes asas dos sonhos. Há vozes misteriosas que nos ditam os poemas, há músicas estranhas entre os murmúrios das folhas, que não podemos plasmar porque não sabemos manejar instrumentos ou porque não conhecemos a linguagem da Música. Às vezes nos ocorrem idéias sobre como fazer tal coisa...

Esse texto faz parte de uma palestra que ministrei sobre os Sonhos.

Ele está completo no link abaixo, em Blocos online:

http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/artigos/art045.htm

Que quiser comentá-lo:

http://solfirmino.blogspot.com/2005/12/mensagens-onricas.html

Solange Firmino
Enviado por Solange Firmino em 09/12/2005
Reeditado em 21/02/2006
Código do texto: T82974