PELO FIM DAS RELIGIÕES?

A religião é o ópio do povo, já dizia o "pai do comunismo" Karl Marx. Segundo ele, às religiões alienam as pessoas porque insistem demais em um mundo pós vir, ou seja, transcendental e se esquecem de lutar contra às injustiças reais do tipo: políticas, econômicas e sociais. Marx tinha certa dose da razão! Infelizmente muitas pessoas se deixam usar e usam da religião para se perpetuarem no poder e manipular as massas.

Medo, barganha, manipulação, chantagem, etc, são algumas de muitas outras crueldades que em nome da religiosidade líderes inescrupulosos cometeram suas terríveis maldades. Verdadeiros lobos em pele de ovelhas!

Diante desses fatos então seria razoável afirmar que acabando definitivamente com todas as religiões como militam os neoateistas como, por exemplo, Richards Dawks, seria a melhor solução?

A meu ver, não! Acabar com todas as religiões (se é que isso um dia seria possível) não acaba com os problemas do ser humano, nem mesmo diminui. E por quê? Porque bem ou mal elas tem papéis fundamentais e centrais em toda história da humanidade, algo que sem elas seria quase que insuportável de viver.

A própria ciência já concluiu que em processos de cura de doenças uma pessoa religiosa tem mais chances do que uma que não.

Mas, embora eu seja cristão e, portanto, ateu dos deuses das outras religiões, à ciência, tecnologia ou a própria racionalidade não respondem (e muito provavelmente nunca irão responder) a um monte de dúvidas e questionamentos da existência humana. O sentido da vida, por que existimos e para aonde iremos pós morte, são indagações que laboratórios científicos jamais serão capazes de responder.

Um cientista honesto quando realmente faz ciência e não filosofia ou achismo, não vai ousar responder, por exemplo, por que devemos ser justos, éticos, amorosos e solidários respeitando os direitos humanos.

Muitos poderiam dizer de maneira mais pragmática que devemos fazer e ser tudo isso porque a sociedade funciona melhor. Ok, mas e quem quer ser egoísta, soberbo e corrupto, que tipo de moralidade poderia constrange-los e, portanto, impedi-los?

À ciência por ser "fria, nua e crua" não poderia!

Enfim, devemos sim criticar quando necessário for qualquer tipo ou credo religioso. As religiões não estão em um patamar de perfeição, longe disso! Mas não se pode negar que sem elas o que é ruim seria ainda bem pior!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 08/02/2024
Código do texto: T7994508
Classificação de conteúdo: seguro