Vamos falar de Humildade - Pense Nisso.

...

Humilde é adjetivo aplicado a quem não possui arroubos de vaidade, a quem conhece suas limitações ou, ao menos, concorde que elas existam. Algumas pessoas definem humildade como atributo do modesto, moderado, recatado, despretensioso, discreto,

Por óbvio, nota-se que essa característica não se atrela ao servilismo, à obediência cega, muito menos ao quantum financeiro do indivíduo.

Um exemplo simples está na discussão entre duas pessoas sobre determinado assunto:

1ª pessoa: - Ouvi dizer que é necessário obter o documento X antes de finalizar o contrato.

2ª pessoa: - Onde ouviu isso ? Nada a ver, informação falsa, não é necessário, nunca foi.

1ª pessoa: - Sério? Como então se validaria o contrato sem esse documento ?

2ª pessoa: - Ah não! Eu já disse que não precisa, mas você não aceita que está errado, você nunca me ouve e sempre faz besteira. Nem sei porque perco meu tempo.

Um caso clássico de ausência de modéstia. A 2ª pessoa não percebeu que a 1ª pessoa apenas quer ser convencido do fato, observa-se que a 1ª pessoa tanto valorizou a opinião da outra que, imediatamente, formulou uma dúvida bastante razoável, ela não duvidou, não se retraiu, ao contrário, ela caminhou em direção à outra, porém, essa outra pessoa sentiu-se ofendida, afinal, sua palavra deveria bastar e não contente com sua superioridade, ela ainda agride o outro na tentativa de fazer valer sua opinião, a qual pode até estar correta, mas que por culpa própria afastará a 1ª pessoa e todos que tentarem se aproximar. Nem é preciso dizer que não houve humildade no comportamento da 2ª pessoa.

É claro que a falta de paciência pode ser confundida com ausência de humildade e é por isso mesmo que o impaciente deve praticar a paciência, o intolerante deve exercitar a tolerância e o soberbo deve aprender que as pessoas não lhe são submissas. Muitas pessoas tem medo de serem felizes não estando corretas o tempo todo.

Para se praticar a humildade, é necessário ter sempre em mente que o outro, talvez, possua razão e agir sempre na intenção de aprender, de auxiliar e ser auxiliado, de crescer e ajudar a crescer, principalmente, quando o outro é alguém próximo. Ofender alguém de seu relacionamento em nome de um ponto de vista, ainda que correto, é garantia de distanciamento desse alguém.

Pratique-se a humildade, antes que a terra ensine a definitiva lição.

Olisomar Pires
Enviado por Olisomar Pires em 11/09/2023
Código do texto: T7883415
Classificação de conteúdo: seguro