RESPEITO O SENTIDO DA VIDA  ALHEIO

 

Todos temos o direito de buscar um sentido para a nossa vida. Ninguém tem o direito de dizer o que é ou onde está a razão da vida de ninguém. Nascemos sem sentido, isto é, não sem destino, mas sem nos preocuparmos muito com essa coisa de "o que sou?", "para que eu existo?", "qual será meu fim?", e tantas outras interrogações que passam a permear a nossa vida apenas quando tomamos consciência de nós mesmos e da realidade ao  nosso redor.  Mas essas "coisa" de viver e buscar um sentido é complexa pelo menos por dois motivos básicos. Primeiro, os sentidos não estão ali, já preparados, esperando que alguém o encontre. Segundo, há quem encontre sentido até mesmo na falta de sentidos. 

 

Nascemos, começamos a se desenvolver física e psicologicamente, e logo passamos a buscar os sentidos. Sonhamos com a faculdade, sonhamos com a pós-graduaçõa, sonhamos com o emprego, sonhamos com o apartamento e com grandes somas de dinheiro, enfim. Achamos que o sentido está lá na frente, só precisamos chegar lá. Nessa busca, muitos conseguem se reliazar. Encontram um amor, uma filosofia, uma religião, ou quelquer coisa que lhes preencha o vazio e responda algumas de suas inquietantes perguntas. Há, também, os que encontram em Deus a razão de viver. Esses são os chamados crentes, crentes na existência de Deus. Há, inclusive, os ateus, que negam a existência de Deus, e conseguem viver sem ele. 

 

Se alguém encontrou o sentido de sua vida seja lá onde tenha sido, tem o meu respeito. Não me sinto na obrigação de dizer que o meu sentido é o melhor a ser seguindo, a menos que eu veja o outro caindo em algum buraco ou eseteja em situação de completa insanidade e não saiba para onde está indo na vida. Eu creio perfeitamente na possiblidade do ser humano encontrar as razões para a sua existência dentro da cosmovisão cristã de mundo. A cosmovião cristã nos oferece muitas respostas, e já tem sido motivo de cura existencial para milhares de pessaos. Quem sou eu para dizer que essas pessoas estão erradas? Desde quando é errado ser feliz? É errado entrar na vida dos outros e destruir os motivos de sua felicidade. 

Pires Teixeira
Enviado por Pires Teixeira em 10/11/2021
Código do texto: T7382611
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.