CHE GUEVARA Herói ou Farsa... eis a Questão

De vez em quanto pego a revista Veja de um amigo que trabalha no setor em que trabalho, me valho das vezes que ele leva a revista para o trabalho,e como também nunca tenho muito tempo para ler

(no trabalho) os minutos que da uma certa folga eu costumo folhear a revista e nem sempre tenho muitas curiosidades sobre as polêmicas que a revista sempre traz, a menos que seja um fato muito polêmico mesmo, mas o fato de que estou me preparando para um concurso, e no qual vai ter conteúdo de atualidades, julguei eu ser de grande valia dar uma olhada com mais calma; então a propósito de estudo levei algumas revistas pra casa, de outras vezes que tentei ler sem um propósito especifico, não passou de umas poucas reportagens, e algumas palavras de gente famosa.

Na verdade eu até me divirto (e até admiro) as vezes; em ver tanta ironia dos colunistas, mesmo que quase sempre estão falando uma real verdade.

Esse é o fato que me chamou atenção quando lendo sobre a história de Che Guevara, vi o quanto de meias verdades, quero assim descrever, pois, não sei se são verdades completas, não me julgo suficiente preparado para afirmar com certeza, então deixo minha opinião; embora para os que amam Che acham que foi coisa de oposição, uma verdade eu creio que mesmo se um inimigo tentasse falar sobre seu rival; aposto que não teria tanta crueldade para descrever o adversário, outra coisa; diz um ditado, acrescentam; mas não inventam; e mesmo acrescentado vamos supor, os fatos intrigantes que li, mostrou a frieza que Che executava seus supostos inimigos,muitas vezes nem inimigos; uma barbárie, contra os seres humanos.

E o direito de ser levado a um julgamento? Onde Che colocou; mas para Che meras suposições eram pretextos suficientes para se medir o valor de uma vida, e obscuramente para tira - lá.

Como todo herói, Che se tornou famoso mundialmente, mitificado, com certeza ele fez algo grandioso vamos dizer; teve seus méritos, era um guerreiro revolucionário, mais e os métodos com que tratou os seus semelhantes?

E a parte que ficou escondida nas mentes daqueles que o cercou de perto e presenciou os atos insanos que praticou; já que alguns ficou esclarecidos e as demais coisas incertas que até hoje não foi descoberto, e se foi, ficou escondido à sete chaves.

Eu fico com uma pergunta; será que todos os que o admiram sabem ao certo das atrocidades cometidas por ele, será que é confiável a história que contaram no decorrer da história?

Quais as fontes que o descreveram como um herói, se agora questionam sobre os crimes alegando que é tudo falsidade, pois dizem que o entrevistado era inimigo de Che, portanto, agora ficam as perguntas; se, a bem da verdade não sei, mas qual verdade? Como descobrir a verdadeira verdade? Infelizmente talvez nunca se saiba o limite do heroísmo ou da farsa, entre tantos questionamentos, verdades e mentiras que se falam sobre Che.

A verdade nisso tudo é que; quanto mais se fala nele, mais polêmicas se levantam, mais o nome fica conhecido e famoso, por mais que descubram o mau caráter que permeia uma alma negra, a mitificação na cabeça do povo é algo impossível de ser tirado, pois tamanhas as proporções que a fama o alcançou mesmo depois de morto; além do mais criticas e polêmicas só fazem perpetuarem a fama dos nomes que ficaram conhecidos pela humanidade.

E muitas coisas ficaram escondidas entre o heroismo e o fanatismo.

Eis também o fanatismo... mais isso é outra história.

Reinaldo Silveira
Enviado por Reinaldo Silveira em 23/10/2007
Código do texto: T706365
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.