TRAGÉDIA EM SUZANO

Em tragédias como a que ocorreu semana passada no município de Suzano, surgem várias perguntas. A principal delas é: Por que aqueles jovens fizeram o que fizeram? As respostas podem ser das mais diversas: Vejamos:

"A ciência" poderia dizer que fizeram isso porque o neurônio A ou a célula B estavam em desconformidade em seus cérebros.

"A ideologia de esquerda" diria que eles são consequências (ou frutos) de uma sociedade desigual e de um capitalismo selvagem e quase animal. São vítimas sociais. A economia poderia explicar melhor.

"A ideologia de direita" por sua vez, diria que eles não tiveram limites por parte de seus pais, que faltou disciplina e regras morais, e, portanto, vieram a se tornar marginais.

"A psicologia moderna" diria que faltou diálogo, amor e compreensão dos pais. Que é necessário mais programas em ambientes educacionais de políticas públicas mais eficaz, a fim de que possam, por exemplo, debater as causas da depressão, suicídio e do bullying.

"Sigmund Freud", pai da psicanálise, se estivesse vivo falaria que eles apenas liberaram seus desejos reprimidos pela sociedade (assim como com a sexualidade), e assim, cometeram tal barbaridade.

"A Filosofia Niilista" provavelmente diria que eles não viam propósito algum na existência humana, por isso, nem a vida deles e de mais ninguém faria sentido.

"O espiritismo" poderia dizer que eles eram apenas espíritos de pessoas más que faleceram há anos, e que estavam na terra a procura de um bom corpo para encarnar.

"Igrejas evangélicas" poderiam dizer que se eles frequentassem seus cultos e rituais, provavelmente não fariam o que fizeram.

Enfim, (perceba as aspas nos títulos) em momentos como estes existem muitas hipóteses de causas e efeitos e, todas elas podem ter suas verdades. No entanto, e, particularmente, prefiro ficar com o que a Bíblia diz, ou seja, que o coração humano é mal, cruel e imperfeito. Que o pecado é o que faz a separação entre Deus e os homens. E como bem disse Dostoiévski: há um vazio do tamanho de Deus nos seres humanos. Conclusão: Estes jovens podem ter sido reflexo de muitas coisas, e de fato elas influenciam sim. Entretanto, elas jamais os isentam de suas premeditadas maldades, covardia e crueldade perante Deus.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 14/03/2019
Reeditado em 18/03/2019
Código do texto: T6597636
Classificação de conteúdo: seguro