O Segundo Membro de Laodicéia

O momento é de reflexão contínua, e o tema tem sido visto de diferentes perspectivas e visões particularizadas, e alcançado uma dimensão altissonante quase épica se for olhada na perspectiva do narrador, em continuidade nesta sétima coluna sobre o senhor Lameque o segundo vilão da bíblia, irei enfatizar o contexto teológico e espiritual do mesmo.Visto numa perspectiva exata e isonômica do sujeito analisado , ele é um sujeito que tem uma vida complicada como já vimos em outras colunas desta série enciclopédica.Nesta coluna ele é visto como o segundo membro de Laodicéia.

Sinceramente , o senhor Lameque não tem ações morais que lhe impeçam de estar em um partido político, num clube esportivo, considerando todos os aspectos aqui nessa série referidos de alguma forma em outras colunas desta mesma série. A visão até agora acerca dele é positiva e favorável, pois as visões se alinham a uma perspectiva da polifonia da vida , parece uma bela sinfonia que tem uma sonoridade agradável e sensível , e os dias tão somente passam ligeiramente o entardecer e o raiar do sol são muito semelhantes e parecidos um dia com outro.

E a vida passou muito rápido e na cidade de Enoque que dava seus primeiros passos rumo ao progresso e ao conforto, naturalmente também veio nessa linha de progresso uma igreja evangélica surge como uma obra missionária da igreja de Laodicéia. E os tempos se passaram com certa rapidez , e o nosso caipira resolveu se entregar ao Cristo da Cristandade Reformada, logo se batizou em águas, e passou a tentar viver de acordo com a Bíblia, mas ao entardecer da fé as coisas também desandam como muitas situações da vida.

Garantir a vida eterna , para ele já era o necessário, seguir os mandamentos e as ordens do Cristo da Cristandade Reformada é uma outra conversa. No começo, ele até tinha a força de vontade de praticar os princípios cristãos, como todo novo convertido a uma fé religiosa, uma boa tentativa. Bem para um cara que ainda não tinha religião, foi apesar de tudo um bom começo, o matuto se converteu não quer dizer que tudo mudou logo no início.

Usualmente ele ía aos cultos durante a semana,buscava aprender a bíblia , tinha um extremo esforço á respeito disso era uma fina ironia shakespeariana, se dedicou as diversas esferas da igreja, ele dava o melhor de si para cumprir a famosa vontade divina. Mas eu sempre digo ás ironias continuam sérias, o lavrador queria aprender algo mais e sempre algo mais , mas chegou uma hora que sede passou, e o interesse caiu drasticamente, ele passou a ter um conhecimento privilegiado e ironizava os demais cristãos da mesma fé reformada.

Naturalmente todo conhecimento adquirido pode ser usado para bem ou para mal , depende apenas do ponto de vista do usuário em diversas variantes. O conhecimento bíblico pode ser usado nas duas esferas da vidas das pessoas , ele usava a bíblia em defesa de seus atos falhos , e esses atos falhos se avolumam, mas como o Fausto goethiano. Esse lavrador viu a vida melhorar de forma irônica como do dia para noite, uma melhoria radical, bem radical.

Diante desse quadro positivo e favorável, ele achou benéfica a fé cristã e nesse aspecto parece que acertou,mas tudo que se envolve com o sobre natural exige um pouco mais do envolvido e da outra parte. Bem o lavrador viu as colheitas duplicarem e os negócios da família alcançarem um outro patamar, e parece até que se tornou um empreendedor abriu o próprio negócio, uma quitanda, ele queria até comprar ações na Bolsa de Valores.

O lavrador por outro lado estava cansado de ficar naquela rotina de cultos e a relação com o divino se tornou algo bem comercial. O lavrador viu as coisas realmente melhorarem, mas isso não bastava , e viu sua fé esfriar perdeu o primeiro amor na corrida por bens materiais . Pois bem toda corrida leva ao cansaço e ao esgotamento, bem o senhor Lameque estava meio que esgotado com tantas campanhas , fogueiras santas e outros esforços para aproximar Deus da vida dele.

Mediante tudo isso , o lavrador resolve adquirir o tal conhecimento considerando que esse de alguma forma lhe aproximaria de Deus. E os corvos revoaram sobre suas lavouras e plantações , ledo engano ele partiu para estudar com afinco teologia reformada , bem uma ótima demonstração de interesse sobre a pessoa de Deus , comprou livros ,cadernos e apostilas para estudar no seminário. Procurou cumprir todo figurino para ser um bom teólogo , comprou também roupas novas queria se aproximar de Deus por intermédio do conhecimento, mas eu acho que não deu certo, prezado leitor.

Estas tentativas na maioria das vezes dão errado, o lavrador buscou por essa alternativa, que parece que saiu da estrada e entrou em uma trilha sem fim cada vez mais escura sem uma fagulha de luz espiritual, bela ironia cervantina, mas a busca não terminou por aí. Os tempos se passaram , ele buscou assim amadurecer , as pessoas amadurecem ás vezes até demais em visões contraditórias e distantes para que só outros enxerguem de alguma forma a luz.

Mas ele não parou por aí, foi bem fundo nessa busca, especializou em teologia, buscou realizar o mestrado e por fim o doutorado , mas nem tudo valeria pela busca e pelo motivo em que estava enraizado. E no final da corrida , retornou a sua pequena igreja em Enoque, os irmãos perguntaram por que andou tão distante em uma busca incessante , essa fica no ar.mas as tantas caminhadas em prol de um objetivo e motivo ás vezes valem um pouco a pena.

Bom , ele aprendeu que Deus apenas residia na simplicidade da vida , o senhor Lameque demorou a entender essa factual realidade, ignorou naturalmente tudo que tinha aprendido nos longos anos de estudo . Os seus esforços foram perdidos gradualmente , ele entende que deveria servir á Deus da sua maneira, não conforme a teologia que aprendeu ou conforme a simplicidade do culto, esse dois fatos não se encaixavam na vida dele.

Raramente , o lavrador parava para ver o nascer do sol ou pôr do sol, não sobrava o raro tempo para assistir esse espetáculo. Essa fato irradiou em sua vida a fé outra vez , com muito esforço agora espiritual e releitura da bíblia se ma teologia que aprendera no seminário, que por sinal fez um enorme sentido em sua vida.Esse lavrador reaprendeu somente os valores do Reino que haviam se perdido no meio do caminho, pois as pessoas perdem valores no meio da vida.

O lavrador já não media mais esforços para louvar Deus por tudo que tinha recebido dele , mas a indecisão margeia o horizonte e prefere atacar o lavrador outra vez com força. O ataque veio certeiro, que ironia burlesca , ele não esperava por esse ataque desta forma. Ele o segundo membro de Laodicéia tinha cedido ao ataque, parou de ir aos cultos, nem estudava a Bíblia em casa, os sinais eram fortes de uma possível desistência, mas já era bem tarde.

Diante da possível resistência, o senhor Lameque parou realmente de ir a igreja, mas nem tudo estava perdido, a equipe de visita da igreja realizou um culto em sua grande casa.

E isso não foi o bastante, os irmãos também querima muito a sua presença nos cultos e sua participação era de fato muito importante, acreditava que Deus poderia fazer um reviravolta na vida do senhor Lameque, a fé deles era tanta que as orações subiam com certa facilidade e rapidez , fluía como um odor agradável a Deus , era apenas o esforço de uma comunidade em prol de um cristão em crise existencial.

Legalmente a fé poderia dar sua sombra e seu amparo ao cidadã oque desejava muitas mudanças em sua vida , era um recomeço como ele olhava para sua floridas lavouras que reverdeciam e frutos abundantes que enchiam os cestos e vasilhas tudo para que acontecesse de acordo com a vontade divina.

A presença da comunidade na vida dele surtiu o efeito esperado, a alma dele estava feliz com as pessoas em sua casa vendo a benção divina em abundância em seu quintal, viam a dedicação divina em sua casa.

O lavrador queria sempre os irmãos em casa com cultos, e outras formas de presença, o reverendo também sempre que podia lhe visitava, mas Deus andava ausente de lá como de costume.Ele percebeu essa grande ausência que era notória a todos.

Desprezou a presença de Deus em sua vida , por essa razão sentia um grande vazio, um grande ressentimento.Esse era o grande desafio para o pobre lavrador , não sabia como lidar com esse vazio, de forma gradativamente e efetivamente , que esforço anormal.

Isso indicava que a vida passava sem sombra de dívida , ou sombra de segredo, o nosso amigo Lameque via os dias passarem com ligeireza. O vazio ali restava em seu coração, um esforço final ou dobre de finados.

Cada passo indicava o declínio total dele como pessoa a sociedade e na comunidade da igreja, sem muito esforço decaía a sombra dos seus medos interiores, mas tudo logo passaria com facilidade, ele imaginava desta forma.

E o lavrador começou a ir aos cultos outra vez, diferente das demais vezes. Ele não queria tantas mudanças radicais , um testamento ele acreditava que merecia . Que sorte , Deus sempre prepara coisas inesperadas para se viver. Os mistérios continuam severamente para uma possível melhoria.

Inicialmente nada é a mesma coisa, Lameque tinha essa mínima noção dos fatos , e seus esforços valeria com certeza mediante uma postura.

Assim , o lavrador entendeu que as mudanças vem como propósito de modificar as mediante força de vontade e que Deus prefere a simplicidade do viver e não a correria dos múltiplos afazeres e funções que a sociedade em algum momento impõe para as pessoas , entendeu que era o seu papel de ser um cristão relapso e improdutivo, e não seria de fato punido por isso e por aquilo ocmo imaginava ou pensava ,bem terminamos aqui a sétima coluna sobre o segundo vilão da Bíblia, o senhor Lameque.

JessePensador
Enviado por JessePensador em 18/08/2017
Código do texto: T6087912
Classificação de conteúdo: seguro