O Primeiro Membro da Igreja de Laodicéia

Em nossa sétima coluna da série Vilões Bíblicos, meus prezados leitores irei tratar de Caim como o primeiro membro da famosa igreja da Ásia Menor , no livro da Revelação. Caros leitores na verdade a análise teológica de Caim não poderia faltar. Caim como pessoa merece um conjunto infinito de análises , mas a teológica é fundamental, principalmente para o Mundo Ocidental Cristão.

Mas por que razão Caim veio a pertencer a igreja de Laodicéia na Ásia Menor? Inicialmente as análises anteriores prontamente seria uma forma de resposta a essa questão , mas por outro lado seria uma utopia filosófica pensar desta maneira.

Oportunamente , podemos olhar de outra perspectiva mais enxuta e ousada o senhor Caim tem defeitos dignos de um membro da igreja de Laodicéia. A princípio essa pergunta deve ser respondida com muito cuidado de quem lê ou de quem escreve o texto. O leitor deve ter um cuidado ainda maior como interpretar esse texto que está sendo redigido de forma tardia.

Primeiramente, o que ser um membro de uma comunidade de fé? Complicado responder de forma satisfatória 'ser membro é obedecer de forma honesta o que pregado pela comunidade', parece que Caim cumpre esse propósito em Laodicéia, ao se converter e mudar de rotina , e se tornar um cristão á moda antiga.

Realmente isso não é tudo, ele dá ofertas , e dizima, mas ainda continua como um membro.Caim parece ser uma pessoa comum , mesmo cristão. Não houve de fato uma transformação totalizante como pregada pela Cristandade Protestante. Mas o que isso quer dizer sobre Caim? Podemos refletir sobre inúmero elementos ausentes da cristandade praticada por Caim.

Incisivamente , pouco que sabemos da relação de Caim com a Cristandade ocidental. Mas ao que parece , Cristandade Ocidental, que ele entrou como um vilão da pior espécie, Caim consegue virar o jogo e restaurar seu contato com Deus. Ele se converte em um momento crítico de sua vida, e por opção escolhe a fé cristã, a pregação dominical tocou em seu coração , ele busca redenção se entrega ao Cristo Ressuscitado.

Mas isso só é o início de uma grande jornada, ele agora carecia de ser batizado em águas correntes para a morte do velho Caim,foi meio relutante ao aceitar tal sacramento da igreja, o reverendo e o diáconos da igreja deram-lhe um curso para o batismo por imersão. Era necessário passar por este duro Calvário, um processo de demorada aceitação.

E o esforço de Caim em praticar o Cristianismo bíblico era grande , e gradual . Mediante sua mudança radical, mudou sua perspectiva acerca da humanidade que o rejeitara uma vez, mas como você leitor sabe , a serpente muda a pele mas não pará de produzir o veneno letal essa observação é válida para Caim. E a sua mudança foi apenas superficial, sua essência negativa permaneceu ali, mesmo tomando Santa Ceia ano após ano, parecia um sinal de normalidade na vida.

Isso , esse conjunto negativo de ações realizada por Caim na comunidade, levou vários membros de Laodicéia á saírem da comunidade. Realmente era um quadro lamentável, a comunidade perdeu certas pessoas que a corrigiriam mais tarde, usualmente o discurso pregado na igreja não surita efeito moral na vida de Caim, nele faltava um pouco de fé e esperança.

Realmente , todos os domingos o reverendo fazia uma longa pregação acerca do livro amargo de Juízes, Caim dizia consigo, 'isso tudo eu já conheço de cabo á rabo'. Vinham pregadores estrangeiros de outras partes da Ásia Menor, mas ele e a comunidade não desejavam uma mudanças nas práticas morais. Ele ainda criticava os pregadores , de 'roceiros e pardais de Paulo'. Eis um detalhe que não pode faltar , o nosso Caim era agora um teólogo da Fé Reformada.

O Caim e alguns membros tinham um jornal de teologia e cultura chamado Cristianismo 2.0, bem conhecido na região e nas igrejas vizinhas e algumas sinagogas e templos pagãos. Talvez isso explique a enorme quantidade de heresias teológicas ontem e hoje no Cristianismo.

Mas nem tudo estava perdido, ele conhecia bem as Escrituras, era um profundo conhecedor e por que ele ainda não mudou? O conhecimento bíblico sozinho também pode condenar , pois não passa de só teoria e nada mais. a Teologia sozinha é mais uma área das Humanidades, não pode oferecer redenção á ninguém.

E assim, Caim aumentava mas edições de seu jornaleco em milhões , diz a tradição que ele vendeu jornal até para os atenienses. O que ele defendia em seu jornal era uma teologia fria e intelectual e nada tinha de cem por cento de Cristã, por essa razão agradou os gregos.

Mesmo assim , Caim era um cristão no termo lato da palavra. Ser cristão de qualquer maneira , era essa razão de ser da igreja de Laodicéia , um cristianismo adocicado e politicamente correto, mesmo com os cultos de ensinamento e das Escolas Bíblicas Dominicais , mas Deus já tinha esquecido desta igreja, nos seus assuntos particulares , e Cristo e o Espírito Santo somente lamentavam a ruína deles que estava tão próxima.

Basicamente quais eram os defeitos de Caim como um cristão: um materialista bem calvinista, um dito bem 'morno', um camarada que odiava oração, odiava jejum e nem pensava em vigília; esses defeitos devem ser vistos um por um na escala feita.

Realmente 'um materialista bem calvinista', indicaria que Caim não tinha nenhum interesse em assuntos que demandassem sua espiritualidade, esse interesse era direito a assuntos ligado á sua avareza, e não ao reformador João Calvino, que nada tem haver com essa história bem apócrifa e bem inexata.

Odiar conversar com Deus indica que Caim não negociava sua hora bem sagrada de ajuntar dinheiro. A oração não tem valor a ser devotado a Deus , orar é conversar , a humanidade para uma redenção precisa conversar com o Criador. A Redenção é um processo de Restauração Moral e Social , Caim queria a Redenção , mais não um processo contínuo de relação paterna .

Depois de pequenas anotações acerca de Caim como cristão se assemelha em muito com a cristandade praticada por muitos evangélicos brasileiros , mas não passa de uma pequena observação em um texto irônico e honesto. Não jejuar era o fim da picada conforme diz o Bispo Macedo em suas prédicas singulares, como um cristão não faz jejum é a mesma coisa de um judeu que nunca foi a Jerusalém ou um muçulmano á Meca. Caim não queria nenhuma forma de sacrifício a ser praticada mesmo cobrada ou exigida.

Infelizmente , senão orava , jamais pisaria seu pé numa vigília de oração e clamor á Deus , para ele isso era um ultraje. Considerava que a oração deveria ser em momento de necessidade a ser saciada e bem resolvida mediante as necessidades prementes ou as demandas financeiras de que as pessoas sofrem ou padecem no seu cotidiano.

Geralmente , é difícil ser cristão sem essas práticas tão rotineiras e necessárias ao devocional de um discípulo de Cristo. Cristo e Caim , uma relação tão tumultuada , de forma justa Caim não poderia ser um discípulo de Cristo mediante seu passado inapagável, relações tumultuadas indicam sem dúvida que alguém estava errado neste negócio mal resolvido e destrutivo.

Realmente Caim estava em apuros sem muros , ele deveria ter ouvido essa frase 'toda liberdade tem um pequeno preço a ser pago em algum momento', mas nenhum ousado pregador disse isso no seus sermões. Ora ele ainda tinha tempo para resolver esse dilema mal resolvido com Deus.

E ainda falta falar do 'bem morno', espiritualmente Caim era um morno e merecia ser aquecido por uma renovação espiritual, não pra dá ser teólogo sem espiritualidade mínima , pois isso vira um conhecimento de cunho universitário apenas, ele precisava sair dessa tabula rasa da fé cristã, sem sombra de dúvida, tinha de deixa de ser um Yorick shakesperiano na igreja de Laodicéia.

Jamais um cristão regular leria seu jornaleco ainda que fosse barato e bom para leituras pós-EBD, estava sem crédito com o recebeu tão bem, tudo não passa de uma fina ironia shakesperiana dita ao final da tarde. E desta forma deveríamos dar mais uma oportunidade a Caim, moralmente algo aceito.

Assim, dominar essa parte de uma biografia acidentada parece ser difícil moralmente para qualquer bom colunista e biógrafo dado a detalhes importantes e desditosos de um sujeito que merece uma chance que o dignifique social e profundamente ferido.

De ausências bem abundantes , Caim sempre merece respostas honestas de quem lê ou escreve sobre ele, Caim merecia uma longa tese de doutoramento ou pós-doutoramento ou cem livros livros sobre a sua vida , daria um testamento novo para uma bíblia não oficial.

E dar a Caim uma oportunidade de estar na igreja de Laodicéia , é reciclar Caim para ao Cristianismo 2.0, é necessário dar as novas gerações uma releitura digna de uma teologia séria e compromissada com a verdade com bem absoluto e exato.

Legalmente, Caim é membro da Igreja da Laodicéia, e oferecer oportunidade de mudança de rota conhecida com conversão, tudo era uma oportunidade ser um teólogo , ser um dizimista, ser um diácono tudo se resumia em oportunidades dadas por Deus.

Assim também merecia escapar da Grande Tribulação descrita no livro da Revelação, mas sendo da comunidade de fé em Laodicéia, ele jamais escaparia de tal acontecimento tão perigoso e assombroso, um cristão somente deve imitar o Cristo do Calvário, sem reservas.

O nosso Caim sofria de um temor existencial da morte, talvez se ele mudasse sua direção, tem momentos de absoluta devoção que lhe daria uma condição nova, a chave interpretativa desse texto é a pessoa de Caim que moralmente ressurge das páginas da velha Biblia de Gutenberg bem calvinista e luterana.

Ditosa a decisão de Caim em estar em alguma igreja cristã, em aceitar Cristo ou segundo Karl Barth Cristo já nos aceitou em seus tratados teológicos, tal oportunidade imensurável e moralmente justo, nesse caso a justiça divina foi feita á medida de Deus, e colocada nos termos de Caim.

Isso nos leva a condição de aceitação ao novo realismo literário e filosófico, moralmente Caim deve encara tudo com boa vontade e disposição para as mudanças existenciais de que ele e nós ,caro leitores precisamos para sermos aceitos pela sociedade de consumo.

Certo de que ele estava num enorme Vale da Decisão, onde era necessário decidir mudar de vida ou continuar na mesma que estava a muito tempo , sem uma relação íntima com Deus algo bem normal para as pessoas iguais a ele em seu cotidiano.

E agora só uma chance ironicamente faria enorme diferença para sua vida e Deus agia com uma dose de justiça, de forma honesta e séria e aberta com ele , o fracassado Caim sem redoma de vida eterna. Uma igreja indicaria uma solução exata para a vida de Caim.

Assim para darmos uma conclusão bem definida , Caim merecia estar em Laodicéia para pelo menos alcançar uma Redenção mediada por um reverendo bem sério , onde ele recorreu ao Batismo e a Santa Ceia dois sacramentos que viessem a simbolizar uma Redenção Possível que estava sendo desejada por ele e por uma legião de seguidores na sua fanpage do Facebook e do Twitter, certo que ele ainda tem muitos seguidores no Mundo Pós-Moderno Líquido mediado por incertezas e inseguranças comum ao um homem pré-diluviano.

JessePensador
Enviado por JessePensador em 16/08/2017
Código do texto: T6085567
Classificação de conteúdo: seguro