O ACOLHIMENTO NA COMUNIDADE FILHOS DO CÉU

ACOLHIMENTO

O acolhimento é uma nova forma de se pregar o Evangelho: através dele, aproximamo-nos das pessoas, a ponto de permitir-lhes um contato maior com Deus. A nova evangelização pede mudanças na nossa forma de agir. Requer um renovado ardor missionário que exige dos evangelizadores uma nova disposição, que leve a romper com a acomodação e com a rotina. Superando a mera atitude de espera, é preciso ir, com coragem evangélica (parresia), às pessoas, grupos e ambientes, onde o nome de Jesus não foi ainda proclamado ou onde a sua ressonância perdeu o valor.

O acolhimento está mais no ouvir e menos no falar, mais no receber e menos no fazer. E como é difícil estar presente, ouvindo atento e disponível ! Nos dias de hoje, estamos cada vez mais decididos a agir. Tudo a nossa volta nos leva a imprimir uma postura de ação, ir de encontro, resolver. Nossa cultura nos direciona a produzir e nos avalia pelo que executamos. E como é poderoso o ato de acolher. Transforma quem é acolhido e ao mesmo tempo quem acolhe. Quão íntimo e precioso é estar ali, ouvindo e permitindo que o outro se coloque por inteiro, sem calar o que ainda não foi dito e apenas aguarda o momento, ou talvez a permissão do outro, para se revelar.

Acolher uma pessoa não significa unicamente permitir que ela entre na intimidade do lar ou da nossa companhia. Acolher significa, acima de tudo, receber bem as pessoas, procurando ir mais além do que dar-lhes simplesmente hospedagem.

Acolher significa, antes de tudo, prestar auxílio nos momentos difíceis e de provações... Sabendo dar-lhes o devido apoio nos momentos de fraquezas (quedas) e defendendo-as nos momentos de injustiças ou de desamparo.

Esse chamado que o Senhor nos faz à missão provém desde o nosso batismo, quando fomos acolhidos como filhos seus, através de uma atitude de quem nos ama, nos aceita, nos valoriza, nos conduz a plenitude humana, e por fim, cuida de nós de maneira totalitária (corpo e alma), em vista da nossa salvação.

O acolhimento que fazemos na Comunidade deve ser uma expressão desse desejo de Deus, em outras palavras, devemos despertar esses sentimentos no coração das pessoas de quem foi acolhido no amor de Deus e que vêm sendo conduzidos para Salvação. Acolha o outro que vem até nós, primeiro no coração.

Painho
Enviado por Painho em 28/06/2017
Código do texto: T6039589
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.