A SALVAÇÃO

“A salvação é pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

9 não por obras, para que ninguém se glorie.“ (Efésios 2:8-9)

O homem não é bom o suficiente, e não tem mérito algum, ou possa apresentar diante de Deus boas obras que o qualifique, para obter sua própria salvação. O pecado afetou de forma degradante a natureza humana, a motivação das suas ideias que é sempre e somente inclinada a prática do mal, sendo assim não existe no homem capacidade de ser salvo por seus méritos, obras, ou de alguma outra forma, a humanidade se tornou culpada diante de Deus por ter quebrado sua lei. O homem pecou e destituído foi da glória de Deus. Romanos 3:23, e não merecemos a salvação, somos desprezíveis, miseráveis pecadores; porem, por determinação e desígnio de Deus, ele enviou Seu Filho Jesus Cristo ao mundo, para morrer por pecadores, de forma que pudéssemos obter esta salvação, a qual de outra forma seria inalcançável. Jesus Cristo, morreu e ressuscitou de entre os mortos ao terceiro dia, somente em Jesus Cristo as pessoas podem encontrar a salvação da culpa e condenação de seus pecados. Cristo é a luz do mundo, o caminho, a verdade e a vida, e ninguém pode ir ao Pai senão por ele. “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)

1 João 2:2, diz que na cruz todo pecado cometido pelo homem foi pago completamente. “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” Fomos salvos da condenação dos nossos pecados, e essa salvação veio pela graça de Deus mediante a fé e é importante lembrar que isto, ou seja, essa salvação não veio de nós mesmos é um dom de Deus.

Efésios 8:9 nos esclarece que a salvação não é por obras para que ninguém se glorie.

O uso da palavra “propiciação” na Bíblia é uma declaração enfática que o homem não pode ganhar a graça de Deus ou a salvação pelas obras. A palavra significa “pagamento completo”. Cristo é o pagamento integral, e não o pagamento parcial adicionado e completado por nossas boas obras. Assim, o pecado do homem é removido totalmente por Cristo baseado somente no Seu pagamento por nossos pecados. Deus, então, dá justiça imerecida para o homem, quando ele pela fé, acredita nas Escrituras e confia em Deus, e crer no seu coração que Jesus é o unigênito filho de Deus.

“Assim graça pela sua definição é algo que é dado gratuitamente ao homem por seu Criador e não há requisitos além de recebê-la livremente. A salvação não é ganha, nem merecida, mas foi oferecida como o dom gratuito de Deus”.

Socorro Mello