CORRA DE QUEM SÓ TE ELOGIA

Devemos correr de quem só nos elogia, mas não nos promove. Eu me lembro do irmão Olemar, no inicio da minha fé. Durante um bom período de anos eu fui discipulado por ele e não foram poucas as vezes em que ele me dava broncas. Broncas a respeito da fé, de ser cristão, de não desistir, de não entregar os pontos, de sair do pecado e andar em santidade, crente tem que se vestir como crente e por ai vai.

Hoje em dia as pessoas e piorou os ministérios, ou seus líderes, não gostam de serem confrontados no erro (na maioria das vezes muito básico), que pode fazer a Igreja crescer muito se arrumar aquelas coisinhas, como a hora da Igreja, um culto mais ordenado e planejado, o som da Igreja, por exemplo.

A HORA DO CULTO - Culto tem que ter hora pra começar e para acabar. Dá pra fazer um bom culto em duas horas. e porque temos culto com quatro ou cinco horas, me parece muito desproposital isso. Há um desrespeito muito grande com as pessoas num culto que não respeita o horário da placa da Igreja. Alguns cultos de domingo das 18 as 20 horas acabam as 22 ou mais horas. Não está errado isso?

O SOM DA IGREJA -Será que é necessário o som da Igreja ser tão alto? Eu vejo numa Igreja que tem o som exagerado uma espiritualidade falsa. É o som substituindo a vida no Espírito.

ATRASADOS NO CULTO - Eu não conhecia uma tendência, mas conversando com algumas pessoas elas me disseram que já viram acontecer e acontece em algumas Igrejas dois cultos em um. É o culto em que o pastor chega atrasado, em geral no meio do culto e quando ele chega quer fazer um culto do zero, sem respeitar de forma alguma os irmãos que estão no culto já a mais de hora. E ai tome culto com horário estendido, porque o "beleza" chegou atrasado. Eu aprendi, na Assembléia de Deus do Jardim Carumbé, que o atrasado no culto não deve ter oportunidade, seja quem for. Até o pastor. O pastor, o pregador, a irmã que vai cantar, os irmãos que querem dar uma saudação, os que tem uma oração pelos outros, o que tem uma profecia para passar, esses não devem chegar atrasado no culto de forma alguma. Sejam exemplo. Pastor, Missionária, Presbítero, Diácono, Porteiro, Diaconisa, Líder da Mocidade, jovens da Mocidade, quem vai cantar, quem vai ministrar, quem vai qualquer coisa é proibido chegar atrasado no culto. Que exemplo vocês estão dando? Nenhum! Sabe o irmão convidado a pregar naquele dia na Igreja que chega faltando dez minutos para a hora da pregação, esse não deveria pregar. Eu tenho visto muitos convidados que não respeitam a Igreja que o convidou.

O que disse aqui é muito básico, mas as pessoas preferem sair da Igreja sem dizer onde doeu, do que falar para melhorar o que não está muito bom. Não dá pra ser sério numa Igreja que o horário dos cultos são todos desiguais, ou o próprio culto.

FUJA DE QUEM SÓ ELOGIA, MAS NÃO FALA O QUE TEM QUE FALAR. - O verdadeiro amigo fala. Quem quer que a Igreja cresça fala. Quem quer o bem do ministério fala. Quem está vendo o errado mas não fala nada consente com o errado. E errado a gente sabe que é errado. Fale, mas seja educado, mas fale.

Spurgeon ensinou como pregar. Quando for falar do Céu leve as pessoas até o Céu e quando for falar do Inferno leve-os até lá. As pessoas confundem criticar algum erro do ministério, que pode ser corrigido, com perseguição pessoal, não é. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Eu sou Presbítero, qual é o meu papel? Não é ajudar a Igreja crescer? Com um cargo desses quem é que pode ver o erro e deixar passar? Perante Deus a omissão é um erro e pode até ser considerado como pecado. Se os próprios membros criticassem o pastor que chega no meio do culto, ou a Missionária, ou o Diácono, ou o pregador da noite, em pouco tempo isso será arrumado, mas quando ninguém tem coragem de falar, o que ocorre é a perpetuação do erro.

Só que tudo tem limites e não dá pra ficar numa Igreja que só faz errado e nunca se endireita. Só que ninguém quer ficar mudando de Igreja todo dia. Se estamos naquela Igreja é porque gostamos dela, não é? Então, líderes, ouçam mais e endireitem o que precisa, em amor, como que para o Senhor.

IGREJA TEM QUE TER REUNIÕES PERIÓDICAS – Eu chego a desconfiar de Igrejas que não fazem reuniões. A reunião é salutar e deve ocorrer a cada dois meses ou a cada mês. Muitos líderes sofrem porque querem fazer a obra sozinho, sendo que Deus deu dons e ministérios para a Igreja. Ou seja: existem outros que também serão usados no culto por Deus. Pastores, líderes, usem esse povo, coloque-os para trabalhar. Em problemas sérios exponha o problema aos seus líderes e tentem chegarem a um denominador comum.

Dá pra fazer melhor? Dá, só é preciso boa vontade.

O ESPÍRITO QUER LEVAR A IGREJA A OUTROS NÍVEIS – Precisamos entender que em toda e qualquer Igreja Deus quer leva-la a outros níveis mais altos. Mas é necessário arrumar algumas coisinhas para fazer um culto mais racional para que o culto seja mais espiritual. Eu tenho ensinado que havendo uma palavra mais técnica, mais doutrinária, mais organizada, mais bonitinha e outra não tão bonita, não tão organizada, não tão boa, mas que vai trazer mais fé do que a primeira, devemos pregar a que vai trazer mais fé. A Igreja precisa passar aos seus fiéis fé e esperança. Deus ainda é o Deus dos Milagres e devemos esperar que Deus vá fazer milagres no nosso meio em nós e através de nós. Mas cuidado, pois pequenas coisas, bobas podem atrapalhar a manifestação do Espírito.

Amém.

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 24/06/2017
Código do texto: T6036095
Classificação de conteúdo: seguro