A importância da Lingua Inglesa para o mercado de trabalho

II Encontro Acadêmico de Pesquisa e Extensão do IVA

Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA

29 de novembro de 2013

A importância da Língua inglesa para o mercado de trabalho

Raquell Rodrigues Sampaio¹

Cinthia Machado Mascarenhas Barbosa²

Maria Evani Veras Morais Rodrigues³

Resumo

O objetivo deste artigo é conscientizar o profissional referente ao domínio da língua inglesa que é um diferenciador no currículo para inseri-lo no mercado de trabalho. Além de considerar os motivos, os benefícios e a necessidade de construir um profissionalismo ímpar, busca sensibilizar por expor através de observações em cursos profissionalizantes para alunos egressos, o quanto ainda há a gritante necessidade de modificação na preparação de futuros profissionais da língua inglesa. Em apoio de Milton Santos que defendia as mudanças nos papeis estruturais de ensino, Rajneesh que pregou a libertação pessoal dos aprisionamentos á tradições, Paulo Freire e outros que lutaram por um mundo livre de logro guiado pelo conhecimento. Assim como um transporte de viagem não espera por ninguém, os avanços tecnológicos têm deixado para trás quem não se atualiza. Similarmente, para atender as demandas do mercado de trabalho nacional e internacionalmente é preciso um profissionalismo qualitativo, abordaremos aqui como contempla-lo.

Palavras-chaves: mercado de trabalho. Inglês. Profissionalismo.

1.Introdução

Este artigo objetiva sensibilizar o leitor despertando o desejo de investigar a língua inglesa para atuar no mercado de trabalho, revolucionar o mundo e principalmente o país, visto que o Brasil é o país que possui o maior número de escolas que ensinam inglês e também é o país que possui menos fluência nesta língua.

Vivemos em um sistema desconhecido, imerso na oportunidade, ânsia pela saciedade imediata, entretanto despreparado para as oportunidades fornecidas. O mercado está a cada dia mais inovador, moderno, necessitando, portanto de profissionais habilitados para guiarem máquinas, venderem e comprarem produtos e até mesmo dialogarem com empresas multinacionais em língua inglesa, esta carência no mercado de trabalho tem induzido muitas empresas a abandonarem suas negociações lucrativas e outras vezes investirem em seus funcionários através de cursos profissionalizantes que professam obter resultados satisfatórios rápidos, a fim de anular ou minimizar o número de prejuízo.

Existe por isso a imensa preocupação sobre este assunto, e muitos tem se perguntado o motivo através do qual o número de profissionais desqualificados está aumentando, as especulações apontam para os governos que não investem em uma educação de qualidade desde as séries iniciais, apontam também para o descaso com a importância do ensino da língua inglesa que não é vista como uma disciplina tão essencial como português e matemática e qualquer pessoa interessada pode ensinar crianças mesmo estando totalmente despreparada, quer dizer, não precisa ser formada na área, basta ocupar a vaga fornecida, fingindo que há ensino e aprendizagem,essa tem sido a realidade de estudantes em universidades desqualificados para atuarem como educadores ou interpretes por não falarem com fluência o idioma e nem dominarem regras gramaticais simples da língua inglesa, apontam ainda para a falta de interesse dos educando que cada vez mais estão alienados, rebeldes e indomáveis, comportamento esse que é reflexo da ausência familiar na escola e na vida deles.

A educação é a mola mestre que pode salvar situações como esta, ela conscientiza famílias que não podem ser nomeadas de lar se dentro delas não há união, acordo, diálogo aberto, respeito. As crianças estão em processo de desenvolvimento, formação e não podem ser responsabilizadas de orientarem o lar, na verdade, cabe aos pais o papel de instrutores e guias fundamentais na formação da personalidade do filho, seja ele criança ou jovem.

Professora há 10 anos, Silvia Ferreira Lins tem a reclamação. “Os pais cobram da gente, mas não cobram de seus filhos, não temos o retorno. Quando passamos uma tarefa é a continuidade do que damos em sala de aula. Muitos pais são inertes e parece que têm medo dos filhos” 7/12/2012 lendo e relendo com o correio lageano: Pais educam e professores ensinam - Google

Compete a família ensinar valores e tradições e não delegar a escola uma função que é responsabilidade familiar.Cabe as famílias que já foram bem instruídas, fazerem as pazes com a escola e passarem a colaborar com a ela na construção de um mundo melhor, lembrando que cada criança educada e bem direcionada representa este futuro.O governo pode participar nessa construção por fornecer as crianças escolas bem estruturadas e adaptadas a era da informação, professores atuantes em suas respectivas áreas, seguros, criativos, empolgados, bem remunerados e capacitados.É mérito governamental implantar a investigação de como a língua inserida nas escolas públicas e privadas em séries iniciais está sendo trabalhada, se está corretamente ensinada e tornar estas aulas mais prolongadas, assim como se trabalha português e matemática, adaptando-as de acordo com as circunstâncias de cada criança, onde ela possa atender as suas necessidades de aprendizagem, por meio das quatro habilidades de comunicação que são: listening, reading, talking and writting e sua forma de aprendizagem possa ser respeitada, porque existem crianças que aprendem rapidamente escutando,outras observando, há aquelas que são rápidas no ouvir e há aquelas que são mais lentas, enfim, há muitas formas de aprendizagem e merecem ser respeitadas.Roberta Pimentel: "Não tem ninguém que não aprenda. Todos aprendem, porém, de maneiras diferentes" educar para crescer.abril.com.br 29/08/2012

O interesse dos jovens deve ser corretamente atendido, já que o sistema é moldado pela tecnologia, que seja usada como aliada e não como ameaça a construção dos conhecimentos de língua estrangeira,porém o ensino deve ser sempre prazeroso e divertido, o estudante precisa ser compreendido e valorizado em suas descobertas, afinal, cada ser humano é diferente e dotado de uma habilidade diferente, o estudante precisa reconhecer que seu dom isoladamente pode parecer avaliado como ineficaz, entretanto, ao unir-lo a habilidades de outros, pode resultar em descobertas gigantescas.“... uma nova história universal verdadeiramente humana está finalmente começando... pode vir a ser uma condição da construção de um mundo mais humano” Milton Santos.

Programas profissionalizantes e esclarecedores podem e devem ser introduzidos como disciplinas nas escolas a fim de tornar o aluno cada vez mais apto para o mercado de trabalho. Jovens seguros, dotados de conhecimentos, preparados, certamente resultarão em sucesso para o mercado profissional.

Este artigo mostra a importância de preparar bem o profissional para o mercado de trabalho, porém esta formação começa na infância e deve ser adequada e eficaz.

A desestrutura familiar parecer não ser consertável, o interesse pelos estudos está regredindo com o passar dos tempos, as escolas e universidades são precárias, não existe formação para professores de língua estrangeira, cada um aprende de uma forma diferente e os governos não demonstram interesse em fiscalizar o que investem, em meio a tantos desafios cabe ao profissional ser consciente de sua necessidade e investir em si mesmo tornando-se o profissional que o mercado tanto espera.

Este artigo visa contribuir para sua reflexão como leitor e induzi-lo a uma modificação em si e em seu meio social.

Estamos vivendo numa época de globalização, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a carência de profissionais aptos está em alta,nota-se muitas vagas,entretanto poucos aptos para ocupa-las,em cidades desenvolvidas há muitos turistas e não há interpretes para auxiliá-los, “Tudo acontece quando você cria as condições certas.A vida está pronta para acontecer é só você permitir.”Rajneesh trabalho é fonte de muitas noites de estudo e pesquisa com o auxilio de livros, artigos e internet.

2.Metodologia

Esta pesquisa foi realizada através da coletagem de dados de alguns sites, artigos, revistas e livros de autores relacionados ao tema do artigo, desempenhamos em grupo o estudo dos arquivos adquiridos e fichamos as partes coerentes a este tema, desenvolvemos também uma pesquisa com os alunos do projeto da Escola Manoel Mano, em Crateús, que por 6 meses tiveram aulas de inglês, durante 4 horas semanais.

Uma vez por semana um dos componentes deste artigo dirigia-se até a escola e observava o andamento das aulas isso foi possível por consentimento e acordo com o educador de língua inglesa que nos recepcionava muito bem.

Tivemos acesso ao material didático que era composto de apenas uma apostila de 283 páginas, porém muito rica, pois foi elaborada pelos professores Cearenses João Queiroz da Silva e Sérgio R. M. Soares que reuniram materiais da professora Maria Helena Meyer junto ao Instituto Empreender e USAID, e elaboraram uma apostila de fácil entendimento, mas as aulas poderiam ter sido melhores se oportunizasse junto ao livro um CD de áudio, entretanto o educador fazia muito uso de vídeos de apoio ao material.

Após cada semana observada reuníamos nossas observações através de diálogos para análises e conclusões.

Através de leituras, discussões, pesquisas, concordância e observações originaram-se as idéias contidas neste artigo que possui a finalidade de reflexão, atitude e modificação no modo de vida do leitor.

3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1. A globalização em 2013

A globalização é a interligação entre países e povos. É a forma como interagem seja em questões políticas, econômicas ou culturais. A globalização a princípio assustou cidadãos, gerando conflitos, entre eles protestos, porém é válido ressaltar que o novo sempre assusta e tudo possui seu lado positivo e negativo também. Com respeito à globalização

A publicação Relatório de Desenvolvimento Humano 1999 comentou: ‘A redução do espaço e do tempo e o desaparecimento de fronteiras ligam a vida das pessoas mais profundamente, mais intensamente e mais diretamente que no passado. Isso abre muitas oportunidades e possibilidades, tanto para o bem como para o mal.’ http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102002361#h=7:0-9:580 Globalização 21:23,Sábado 06 julho de 2013 p.4

Houve melhorias nas condições de vida humana e global, entretanto ela aumentou a lacuna entre as classes sociais. Quem pertence á classe social rica possui mais oportunidades e facilidades, os pobres naturalmente são mais desfavorecidos, e por isso para estes as oportunidades são mínimas. O mercado de trabalho internacional e nacional carece de profissionais seguros, capacitados, aptos para realizarem com êxito o que se lhes propõe em sua respectiva área e para isso, se requer mais profissionalismo dos trabalhadores.

“A globalização é o grande evento econômico de nossa era. . . . Ela abre oportunidades inéditas a bilhões de pessoas no mundo.” — MARTIN WOLF, COLUNISTA FINANCEIRO. http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102002361#h=7:0-9:580 Globalização 21:23,Sábado 06 julho de 2013 p.3

Um fator negativo relacionado a globalização é que deu-se início a extrema concorrência mundial gerando assim competitividade,impaciência, egoísmo e desonestidade.Podemos dizer que a globalização em 2013 se deu a partir dos avanços tecnológicos mundiais e uma das áreas mais afetadas com a globalização é a comunicação o que torna-se vital a aprendizagem de uma nova língua.“A leitura do mundo de hoje passa pelo entendimento do processo de globalização da cultura, da economia,dos valores, do conhecimento, das idéias.” CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007,p33§6

A internet eliminou as barreiras que existia no passado quando as pessoas não conseguiam se comunicar devido morarem em países distintos ou lugares distantes, as redes sociais romperam esse problema, são muito utilizadas principalmente por jovens para organizarem seus protestos e manifestações nas ruas e a única barreira existente que ainda há entre os países é o idioma.

3.2. A copa do mundo em 2014

A copa do mundo é um torneio de futebol em que países do mundo inteiro disputam o primeiro lugar e são premiados. Em 2014 essa disputa ocorrerá no Brasil, um país que assim como todos os outros, possui seus lindos monumentos e também seu lado ruim, é por isso que seus estádios entraram em uma reforma equivalente a bilhões. A população brasileira em 2013 realizou muitos protestos nas ruas exigindo seus direitos, visto que investem bastante em impostos, mas, reconhecem que necessitam de reformas não apenas em estádios e sim em hospitais, nas estradas, em salários mais dignos, entre eles valorizar o profissional que forma todos os outros, no caso o professor, enfim, o Brasil é um país maravilhoso mas, ainda precisa de reforma em muitos aspectos, inclusive, nas mentes poderosas,contrariando este pensamento, o presidente da confederação brasileira de futebol,

” CBF, Ricardo Teixeira, disse: "Nós somos uma nação civilizada, uma nação que está passando por uma fase excelente e temos tudo preparado para receber adequadamente a honra de organizar uma excelente Copa do Mundo."’ https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014infra estrutura §2

Sabemos que para atingir nossos objetivos devemos expor o que há de melhor em nós, somos muito felizes quando representados por Ricardo Teixeira que apresentou para a FIFA, um Brasil dos sonhos, mas, a realidade aponta que não estamos preparados, inclusive para nos comunicar em diversos idiomas fazendo os visitantes sentirem-se em casa. Um fator intrigante é que cada vez que os brasileiros, mesmo na copa, visitam outros países, eles certamente apropriam-se do idioma local para realizarem diálogos básicos, mas se queremos sediar a copa do mundo, devemos nos qualificar para receber os turistas e visitantes diversos que não falam o nosso idioma.

A copa de 2014 abrirá muitas vagas para interpretes seja em estádios, agencias de viagens, restaurantes, bancos, shoppings etc. Devemos nos perguntar: Estou preparado para ocupar as vagas que surgirão?Será que vamos apenas olhar as oportunidades e deixa-las passar acreditando que elas não são para nós?É possível se divertir ao passo que trabalha como interprete de turistas? É importante refletir: Se ainda estou desempregado ou ganho um salário insatisfatório, nas mãos de quem está o poder para modificar minha situação?Será que culpar professores e governantes mudará minha situação?

3.3. Um funcionário ímpar possui certificação internacional

Empresas de destaque não contratam qualquer funcionário e, portanto exigem muitas vezes certificados TOEIC (Test of English for internacional communication(Teste de inglês para comunicação internacional)) ferramenta de gerenciamento empresarial que comprova a eficácia dos cursos de inglês, é um teste de proficiência de maior reconhecimento mundial.Criada pela ETS(Educacional Testing Service) maior centro educacional privado do mundo, promovendo educação de qualidade em mais de 180 países desde 1947,proporciona certificação em proficiência em inglês além de presentear os aprovados nos testes com bolsas de estudo de idiomas.

Para Guehemo

o essencial “não é mais dominar um território mas ter

acesso a uma rede. Estas transformações explicam também como o homem voltou a ter mobilidade. O processo de fixação num lugar dos últimos séculos acabou e as migrações recomeçam” Jean Marie Guehemo, O fim da democracia,Rio de Janeiro: Ed. Bretrand do Brasil, 1994, p. 22.

As melhores empresas do mundo exigem funcionários excelentes e não contratam por indicação, para um estudante passar no TOEIC precisa estar bem preparado por ter um domínio extremo de inglês e por isso essas empresas se sobressaem das demais, exigem TOEIC para admissão, promoção e relocação de funcionários, enfim, isso prova que saber inglês para comunicação internacional pode tornar qualquer funcionário ímpar. D

A problemática visa abordar a desqualificação dos profissionais de língua inglesa para ocupar as vagas no mercado de trabalho.

A problematização deste artigo é ajudar o leitor a reagir diante das dificuldades que lhe são propostas, entre elas o desafio de aprender a falar inglês de modo fluente e natural.

4.Resultados e Discussão

A necessidade de fluência é tão urgente que no Brasil, em lugares desenvolvidos os empregadores preferem optar pela entrevista de emprego e quando realizada a maior parte dos entrevistados que haviam colocado no currículo que falam inglês fluente não consegue passar, isto acontece porque a maioria dos professores de inglês no Brasil também não falam inglês fluente, se os educadores não falam os alunos também nunca falarão.Pensando nisto realizamos uma pesquisa com alunos de um projeto chamado E - jovem na cidade de Crateús e constatamos que de 12 alunos presentes nenhum falava inglês fluentemente mas conseguiam realizar as avaliações através do portal da SEDUC chamado moodle, o professor não tinha acesso ás avaliações pois cada aluno acessava sua avaliação através de uma senha,as avaliações eram todas subjetivas e conseguiam realizar com sucesso mas observamos também que o material deixava a desejar pois não trabalhava as quatro habilidades de fluência,não havia momento para ouvir o idioma em todas as aulas e estas duravam 4 horas uma vez por semana.

Notamos que se um aluno de um curso profissionalizante dispondo de quatro horas de aprendizagem não adquire a fluência que necessita, quanto menos um aluno da escola regular.

A fluência não pode se dá de forma mágica, na verdade necessita de um método objetivo, testado e aprovado.

Alunos de alguns cursos no Brasil que conseguiram a fluência que o mercado de trabalho tanto requer, afirmam que um dos métodos que tem sido muito eficaz é ouvir bastante o idioma mesmo sem compreendê-lo a principio, eles afirmam que a partir do momento que conseguem assimilar cerca de 2 mil palavras já conseguem realizar um diálogo simples.

5.Considerações Finais

O mercado de trabalho está exigente, não há mais espaço para o profissional cômodo, leigo, desatualizado, indicado por alguém e fingido. Ou se conscientiza que a mudança deve partir de cada pessoa consciente que o conhecimento é fundamental ou este inapto perderão sua vaga e ficarão desempregados.

Estamos exigentes e queremos produtos de qualidade, vida de qualidade, porém temos que ser este profissional de qualidade, temos o direito de escolha, o chamado livre arbítrio e devemos usa-lo para ser o diferencial em tudo que realizarmos.

Vivemos em um mundo diferente, moderno, exigente, perfeccionista, a copa do mundo aproxima-se rapidamente, devemos nos autoexaminar para reconhecermos que quando as vagas abrirem-se, estaremos prontos para fazer a diferença e ser a diferença que o mercado profissional tanto procura.

Saber inglês é muito importante porque poderá fazer uma diferença enorme na vida, antes de aprender a falar inglês qualquer vaga de emprego é bem vinda porque você como profissional ainda não se valoriza e por isso aceita o emprego que lhe oferecem, mas depois de aprender a falar inglês com fluência você possui o seu valor e é você leitor que pode escolher o emprego, não é o emprego que escolhe você,quando somos excelentes profissionais há tantas oportunidades de emprego!

Investir em si mesmo é o melhor procedimento, estudar, fazer cursos, ouvir o idioma, escrever no idioma, falar e ler são fundamentais.

“A história não faz nada,não possui nenhuma imensa riqueza,não liberta nenhuma classe de lutas: quem faz tudo isto,quem possui e luta é o homem mesmo,o homem real,vivo;não é a história que utiliza o homem como meio para trabalhar seus fins – como se se tratasse de uma pessoa a parte – pois a história não é senão a atividade do homem que persegue seus objetivos”. Freire Paulo,Livro ação cultural para liberdade p.107 § 7 citando Marx,

Somos escritores de nossa história e como tais, perseguimos nossos objetivos através de lutas e desafios, aprender uma nova língua não é nada fácil, requer muitos sacrifícios, mas devemos ser otimistas e perseguir nossos objetivos, se for persistentes os alcançaremos certamente.

Os benefícios de saber inglês são: Evita que sejamos enganados por falsos instrutores, ergue a nossa auto estima, somos profissionais seguros porque sabemos exatamente como proceder, nossa remuneração será muito maior,poderemos viajar para outros países sem precisar de interprete, entenderemos os filmes sem precisar de legenda e no idioma original do ator que torna a qualidade muito melhor, já que os dublês não traduzem tudo como realmente é, poderemos ler qualquer manual no idioma, realizar traduções, se relacionar com alguém além das fronteiras, acompanhar a copa de perto, ouvir e entender as letras de músicas, ler livros de literatura inglesa e entender, não haverá barreiras,porque mesmo numa era globalizada e moderna estaremos atualizados e seremos aptos para as vagas que surgirem!

Referências

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007,p33§6

Denise Farias Rocha - Especialista em Língua Inglesa, Professora do Centro de Línguas vivas da Católica de Goiás. Fonte:http://www2.ucg.br/flash/artigos/AImportanciaIngles.htm acessado sexta, 05 de Julho de 2013 . 12:29

Freire Paulo,Livro ação cultural para liberdade p.107 § 7 citando Marx,biblioteca digital Paulo Freire 9/03/2003 15:55:09 5ª Edição

http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102002361#h=7:0-9:580 Globalização 21:23,Sábado 06 julho de 2013

http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o globalização sábado 06 de julho de 2013 22:08

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014

http://lendoerelendocl.blogspot.com.br/2012/12/pais-educam-e-professores-ensinam.htmlacessado 6/07/13

http://educarparacrescer.abril.com.br/amigos-educar/roberta-pimentel-nao-tem-ninguem-nao-aprenda-699725.shtml# acessado domingo 7 de julho de 2013 11:27

http://magiaft.blogspot.com.br/Oshoacessadoem6/07/2013

Jean Marie Guehemo, O fim da democracia,Rio de Janeiro: Ed. Bretrand do Brasil, 1994, p. 22.

Milton Santos livro Por uma outra globalização p.174 §1

www.toeicbrasil.com.br/default.html acessado em 10/07/2013

Agradecimentos (opcional)

Agradecemos a Jeová Deus pela vida e coragem que nos disponibiliza amorosa e generosamente em todos os segundos, também ao nosso professor de estágio supervisionado II Edmilson Rodrigues Chaves por aceitar nos orientar e não podemos esquecer da colaboração da nossa excelentíssima coordenadora pedagógica Vera Lúcia que tem realizado um trabalho tão eficaz e nos apoiado desde primeiros passos acadêmicos.

Rhaychel Rhodrigues
Enviado por Rhaychel Rhodrigues em 23/06/2017
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