E SE BRIZOLA TIVESSE VENCIDOS AS ELEIÇÕES , COMO SERIA O BRASIL DE HOJE?

Como já foi dito por alguém, não existe se na história. Mas não custa nada conjecturarmos.

Alguém também já falou , que o povo brasileiro tem uma dívida para com Leonel de Moura Brizola. Político que lutou arduamente pelos interesses do povo brasileiro.Tentou convencer o presidente Jango a resistir contra o golpe dos militares,encabeçados pelos empresários e os Estados Unidos. Foi exilado.

No governo de João Goulart lutou para que ele adotasse as reformas de base que seriam basicamente a remessa de lucros ao exterior e a reforma agrária.

Mas a sua principal bandeira, sem sem sombra de dúvidas foi a educação. Foi junto com o professor e antropólogo Darcy Ribeiro os idealizadores dos CIEPS, ideia ampliada do professor e educador Anísio Teixeira. Muito contestado pelos seus opositores com argumentos chulo de que era muito caro.

Os benefícios proporcionados pelos centros educacionais como atendimento médico, odontologia ,refeições completas, além disso, quando encerrava o período letivo ou havia as férias do meio do ano, havia atividades recreativas. Era dado as crianças, material didático, como caderno,lápis e borracha. Em cada turno havia uma professora. O objetivo maior era tirar tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes pais sociais.

Esse mega empreendimento foi muito contestado pelas elites por não aceitar um povo educado, reflexivo, uma civilização no seu significado relevante. Como diz um crítico, "O fato de a solução do CIEP interessar á Inglaterra vem destruir todas as mentiras deslavadas propaladas pelas elites." Complementando, "o boicote aos CIEPS foi um dos maiores crimes já cometidos contra o povo brasileiro".

Hoje o governo tenta fazer uma educação integrada completamente despropositada, sem a minima estrutura, uma confrontação completamente fora de propósito.

Brizola lutou contra Titãs ao tentar implantar os CIEPS no Rio de Janeiro. O principal deles Roberto Marinho, dono da Rede Globo. Brizola tentando conseguir o apoio de Roberto Marinho, teve com ele uma entrevista, e a resposta que então o todo poderoso deu ao governador Brizola ficou nos anais da história em que as elites desdenham da educação pública no Brasil,"GOVERNADOR,FAÇA UMAS ESCOLINHAS"

Esse foi o episódio mais emblemático para demonstrar o quanto as elites tem ojeriza , pavor, desprezo por um povo ciente dos seus direitos, de lutar em pé de igualdade com os privilegiados o campo de emprego na sociedade capitalista.

'Roberto Marinho tentou fazer Brizola abortar o projeto desde o inicio", esse depoimento foi do jornalista e assessor de imprensa dos dois governos de Brizola no Rio de Janeiro.

Em seu segundo governo Brizola passou a ser atacado sistematicamente através do jornal o Globo. O sistema Globo ficou feroz mesmo foi quando Brizola numa entrevista em 1992, criticou a sabotagem que a globo fizera á passarela do samba,e que o prefeito Marcello Alencar deveria negar á emissora a exclusividade da transmissão do carnaval. A partir dessa entrevista a Globo fez um editorial dizendo que ele estava senil, como também que sua saúde mental estava comprometida, o acusava de relações institucionalizada com o governo Collor.

Brizola e seus colaboradores entraram com uma ação com direito de resposta no Tribunal Superior de Justiça.

No dia 15 de março de 1994, no jornal nacional, Cid Moreira,contra a vontade teve que ler o direito de resposta de Leonel Brizola. Ele começou com o seguinte pronunciamento: " Todos sabem que eu, Leonel Brizola, só posso ocupar na Globo quando amparado pela justiça (...) Em outro trecho do texto, dizia , "Ora tenho 70 anos, 16 a menos que o meu difamador Roberto Marinho, que tem 86 anos.Se é esse o conceito que tem sobre os homens de cabelos brancos que o use para si (...)

Uma reportagem feita em 30 de junho de 2016 , o jornal o Globo faz uma reportagem sobre os trinta anos após os CIEPS, professores que trabalharam foram entrevistados para falar sobre o desafio da educação integral. Que ironia, que cinismo deste jornal, desta família Marinho.

Na mesma uma ex inspetora disse:

- foi aqui que minha filha estudou e que a neta estuda. Falou ainda que o colégio mudou a vida da família dela.

Em outro depoimento , o secretario da educação da época da reportagem e que era professor da segunda geração do projeto dos CIEPS. Antônio Augusto Neto,segundo ele existia uma incompreensão por uma parte dos professores do CIEPS em relação a educação integrada. Hoje, segundo Neto, a pergunta mudou em relação a educação integral, não como se deve ser, mas como ela deve ser feita.

No ultimo trecho da reportagem, a professora Teresinha conclui a mesma com a seguinte frase: "Não deixo ninguém falar mal daqui. Falam porque não conhecem. Quem dera que todos os colégios fossem iguais aquele CIEP de 1985"

A pergunta que fica aqui, por que as elites preferiram Lula e não Brizola? Lula desde o regime militar já tinha uma fama de oportunista, aproveitador. Além disso, Lula e o PT tinham para oferecer o povo brasileiro o bolsa família e uma efêmero poder de compra para a classe empobrecida e a classe média, uma economia artificial. Outro ponto é que ele não quis confrontar com as elites,vestiu a camisa das mesmas.

Brizola foi um visionário em relação a Lula e o PT.

" Brizola sobre Lula em 1989: desconfio muito desse candidato. Dele e do PT".

inclemente
Enviado por inclemente em 22/06/2017
Código do texto: T6034338
Classificação de conteúdo: seguro