“vento de um lado só” (outra vez)

(“árvore que recebe vento de um lado só cresce torta”)

Ao costumeiro defensor do ateísmo no Facebook, cujo nome deixo de apontar, para se evitar constrangimento, em uma de suas colocações, postou a frase acima, em certa ocasião que, com outras aduções respondi, conforme está no 2º parágrafo abaixo – que transcrevi entre aspas. Mas, revendo, hoje, aquela página do Facebook, a partir do 3º parágrafo deste, passo a acrescentar mais óbices à tal frase.

“Não! Em agricultura, nem todo pau que “nasce torto, cresce torto”, pois, basta que se finque, ao lado do “pau torto” (quando ainda pequerrucho ou broto), um tronco mais robusto, que o tortinho crescerá reto. Este ditado antigo sempre esteve errado! Basta ter um pouco de conhecimento ou prática de quem se dedica à vida do campo e ele saberá!”

Pelo pouquíssimo que eu entendo de agricultura, posso perceber que nunca os ventos abanam ou balouçam as árvores de um só lado. O vento gira em todas as direções é o que aprendemos e a própria natureza nos ensina isto, principalmente quem vive no interior cercado de vegetações ao nosso redor.

Todos sabemos da existência do “vento do sul”, do “vento do norte”, “vento oriental”, dos ciclones e dos furacões – notadamente os da América do Norte, para infelicidade daqueles que lá residem! Nenhum deles (ventos) circulam de um só lado e, por conseqüência, nenhuma árvore deste mundo é açulada de um só lado. Ainda que alguém (postando fotos no Facebook) com vento soprando de um lado de tal forma que uma e outra árvore se apresentem tortuosas, querendo parecer que tal tortuosidade foi ocasionada pelo vento, podemos ainda descrer de tal assertiva: a origem da árvore torta está ligada (dizem os que trabalham na agricultura) primeiro à sua genética, já no início de sua formação, como também, em segundo plano, por lesões que os brotinhos (ervas, plantas pequenas) sofrem exteriormente, pelas pisadas de animais, pelas brutalidades do ser humano ao manuseá-la de forma irrefletida e não cuidadosa ou por quaisquer outras forças contrárias da natureza que prejudicam a erva ou broto (futura árvore) em seu nascedouro.

Com a tecnologia avançada hoje, já se pode postar fotos que não dizem a realidade dos fatos, ou seja, posso montar paisagens ou fotos de um vento soprando de um só lado de uma árvore, mas também posso montar outras fotos ou paisagens que demonstrem ventos soprando todos os lados de uma árvore, seja ela aparada de forma oval, retangular, arredondada ou quadrangular. Mesmo assim continuarei dar crédito aos que são peritos em responder pela natureza (engenheiros agrônomos, professores da área de agricultura, etc) que afirmam que OS VENTOS não sopram de um só lado DA ÁRVORE e que sua tortuosidade é ocasionada pelas duas razões acima referidas e não pelo assoprar dos ventos de um só lado.

Rive (Alegre-ES), 04 de junho de 2017

Fernandinho do forum