ESCREVER (DESAFIO E PAIXÃO)

ESCREVER

Escrever é a arte de romper barreiras e bloqueios mentais, mas para escrever é necessário antes de mais nada ler bastante. A leitura nos desperta a curiosidade e nos apura os sentidos de observação e compreensão. Portanto, se você não gosta de ler vai ser difícil escrever algo que alguém venha a gostar de ler.

Quanto mais você ler mais conteúdo terão as suas ideias, escrever não é só inspiração é muito mais transpiração, dedicação, foco, concentração, pesquisa, vontade e entusiasmo.

Qualquer pessoa é perfeitamente capaz de falar e contar um acontecimento com riqueza de detalhes, às vezes até exagerando um pouco aqui e ali, mas quando se pede para que ela coloque tudo o que aconteceu em uma folha de papel em branco ela trava, e este é um desafio que você precisa vencer se tem pretensões de ser um escritor.

Não pense jamais que este é um mundo maravilhoso de sonhos multicores, se você for à uma grande livraria, constatar que existem milhares de título e escritores, além daqueles inúmeros livros na banca de ofertas vendidos às vezes por valor inferior ao do papel e tinta neles utilizados, e mesmo assim tiver vontade de escrever, você poderá vir a ser realmente um escritor.

Não pense em ficar rico escrevendo e sim na riqueza das ideias que você acredita que deva levar ao público. Por isso escreva pelo fato de acreditar no conteúdo e acima de tudo, escreva na certeza de estar transmitindo algo que valha a pena.

Escolhido o assunto, o tema, comece a fazer as suas anotações, trace seu plano de trabalho detalhe o planejamento e execute o plano. Vamos supor que você vá escrever uma ficção que tenha como foco um extraterrestre de um planeta desconhecido que vem parar na Terra.

Sempre faça uma ficha para cada personagem e nela coloque todos os detalhes, como seu nome, idade, onde nasceu, descreva os pais, irmãos, ou parentes e amigos, assim como o local onde se desenrola a trama, seus traumas, seus sonhos, seus amores, seus desencantos, suas dores, seu modo de pensar, de falar e de se vestir.

Batize o seu personagem dando-lhe um nome sugestivo, descreva todas as suas características físicas, se quiser lhe dar um superpoder descreva-o detalhadamente, se quiser humanizá-lo explique claramente qual sentimento humano o caracteriza, e deixe claro qual é o seu objetivo em nosso planeta.

Dê também um nome ao planeta de onde ele vem e descreva com riqueza de detalhes como é o tal planeta, como o seu personagem chegou à Terra, se por acaso, ou se veio com uma determinada missão.

Descreva, (se não for o próprio autor) todas as características do personagem humano que vai interagir com o ET e escreva o esboço do enredo.

Ou, vamos supor que você queira contar as aventuras e desventuras de um personagem originário da periferia que por uma circunstância inusitada venha a fazer uma palestra para pessoas interessadas na Importância do Sabiá Laranjeira nos Canaviais de Cuba.

Da mesma forma você deve lhe dar uma nome coerente com a natureza da sua origem, é fora da realidade que ele se chame Philippe George não é? Descreva suas características físicas, baixo, alto, gordo, feio, negro, mulato, branco, idade, como ele se veste, quais as suas atividades, ambições, sonhos, virtudes, defeitos, etc.

Você deve adequar a narrativa à realidade dos fatos, em qualquer narrativa você terá O EMISSOR ou seja o seu personagem, O RECEPTOR os leitores . A, MENSAGEM o tema que você quer transmitir através do seu personagem, O CÓDIGO, que é a forma escrita como você vai transmitir a mensagem, O MEIO o livro.

Você acha que seria crível o seu personagem Phillipe George discursando assim, para uma plateia de um seminário sobre a Importância do Sabiá Laranjeira nos Canaviais de Cuba?

-Eu vou mandar a real: Eu ia colar na goma, bater uma xepa dar uma pesquisada no bagúio, mandá um salve pros manos, mas ai trombei o brodi que me bateu que o pedaço moiô, então eu vim direto pra cá levar esse lero com vocês.

Isso pode até ser engraçado mas vamos combinar, não leva a lugar nenhum. Antes de mais nada a escrita tem que ter compromisso com a coerência ou se tornará uma leitura descartável, sem qualquer atrativo.

Escrever não é mistério, não é magia, e sim resultado de muita leitura pesquisa, trabalho, e uma grande vontade ou até necessidade de expor os seus anseios, suas agruras, suas dúvidas e expectativas,

. AUTOCONTROLE – AUTOESTIMA

Podemos definir autocontrole como o controle de si mesmo; domínio dos seus próprios impulsos, emoções e paixões, e como autoestima, a aceitação que o indivíduo tem de si mesmo.

VOCÊ deve praticar o autocontrole, pois para poder controlar a sua autoestima e a sua confiança, é preciso que VOCÊ saiba o que deseja. VOCÊ precisa traçar um plano de ação, detalhar o planejamento e executar o plano.

Não se esqueça de que VOCÊ é o autor do roteiro e, também artista principal do filme da sua vida!

É VOCÊ quem vai decidir entre o sucesso ou o fracasso do seu projeto , concentre-se na conquista, na vitória, é claro que não se pode vencer sempre, mas a forma como VOCÊ reagir à algum eventual resultado não satisfatório, é que será o fator determinante para atingir o alvo.

Acredite, VOCÊ é do tamanho do seu sonho e é o único que pode determinar a sua dimensão. Ninguém vai cantar seu canto, chorar seu pranto, e muito menos, sonhar o seu sonho, e nem escrever o SEU LIVRO.

A vida é feita por aqueles que nasceram pra bater palmas quando a banda passa, e os que tocam na banda, fazem a diferença e são aplaudidos! Você pode decidir de que lado quer ficar. DECIDA!

Você pode eventualmente não ter uma oportunidade que caia do céu, na verdade é muito improvável que isso aconteça, mas se você tem um objetivo, um foco, uma determinação, um sonho do qual não vai abrir mão, insista, invente, acredite e encontre sua oportunidade. A realidade do status social e condição financeira de qualquer pessoa não deve ser entrave da sua caminhada, sempre há motivos para encontrar o caminho certo, não virar estatística, contrariar o senso comum e mostrar que você é capaz de fazer a diferença.

Cabe ao escritor externar suas opiniões sobre, suas crenças religiosas e politicas, e opções sexuais e de comportamento, sem no entanto achar que elas sejam verdades absolutas e incontestáveis, deve ele atentar para que outros tenham o direito de discordar de seus argumentos e pontos de vista. Por fim, jamais esquecer que escrever é literalmente dar a cara à tapa e não temer as eventuais críticas ou comentários contrários à sua expectativa, afinal, sempre haverá alguém que vai achar que as esmeraldas e diamantes do seu texto, não passam de turmalinas e pedaços de vidro sem valor algum.

Quando isso acontecer, e vai acontecer com certeza, controle o seu ímpeto de mandar o dito cujo pra onde você acha que ele merece, tente ler seu próprio texto como se outra pessoa o tivesse escrito, e faça uma auto análise.

Às vezes também podemos concluir que algo deve ser modificado e que nosso texto na verdade, não é a ultima Coca Cola no deserto, nem o ultimo biscoito do pacote !

AC de Paula

poeta e compositor

AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 03/06/2017
Reeditado em 05/06/2017
Código do texto: T6017575
Classificação de conteúdo: seguro