PENSADORES? ONDE?


No futuro vão rir dessa  gente que dá ouvidos a:
 
  • Mário Cortella, o guru da auto-ajuda embalada em filosofia light;
    Clóvis de Burros;
    Leandro Karnal;
    Viviane 'na-idade-média-só-havia-um-livro-a-bíblia' Mosé;
    Marilena 'não-li-e-não-gostei'Chauí;
    Paulo fio-terra Ghiraldelli;
    Safatle;
    Drauzio bonobo Varela;
    Regina Navarro Lins...
    Márcia Tiburro...
 
...e palpiteiros dessa linha...
 
Afirmar algo assim pode render (a quem afirma) uma longa lista de desafetos, impropérios, expressões de desprezo e estarrecimento geral de ofendidinhos que proliferam, nesses dias confusos, sobretudo em redes sociais.As vacas sagradas da imbecilização coletiva nacional permanecem intocáveis – a evidência disso é a histeria com que seus acólitos abrem mão da simples apreensão objetiva da realidade diante desse desavisado que ouse objetar suas ruminações, ai dele...

Segundo o senso comum, ou melhor dizendo, segundo o delírio conforme o qual os ‘pensadores’ em questão são destacados intelectuais, reconhecidos por suas idéias, ‘pensamentos e confrontações’, são o que há de mais atual e pertinente no ambiente cultural nacional, sem dúvida alguma.
 
Eu, no entanto, não diria que ‘eles se destacam’ pelos seus ‘pensamentos e confrontações’ (?????), mas que são promovidos por uma estrutura midiática que lhes avaliza as profundas ponderações (estou sendo sarcástico, aqui) no que isso tenha de vantajoso, de algum modo, à própria perpetuação do status quo.
 
Legitimar a bunda de fora do rei nu confere à vaidade pessoal de cada ressentido (jornalista, ‘filósofo’ ou mero opinador, como eu) a idéia de que se é ‘legal, tolerante,politicamente correto e politicamente consciente, comprometido com as causas importantes para a implementação de um-mundo-melhor’ e coisas do tipo.
 
.

 
Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 01/06/2017
Código do texto: T6015747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.