OS DEVOTOS VOLTAM A MONTE SANTO

A tradição da Páscoa em Monte Santo, encontrava em atividade já por volta de 1797, há 220 anos, era mais forte os atos religiosos, que no passar dos anos foi modificando nos séculos XIX e XX.

Neste século XXI, menciono nesta matéria a seguir: pelas 8 horas da manhã de Domingo 9 de Abril de 2017, houve Missa em Igreja de São Francisco, no Bairro rua nova, em Monte Santo. Os fieis seguiram em procissão pelas ruas, no Domingo de Ramos, os devotos com ramos levantados passaram ao lado do Tanque do Gado, e podia ser visto algumas pessoas que se dirigiram até a Igreja Matriz, onde aconteceu a Missa.

Na quarta-feira, 12, houve a procissão da Viasacra e saiu da capela Senhor dos Passos, do lado esquerdo do caminho da Santa Cruz.

A Procissão era conduzida pelos Irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santa Cruz, e a imagem sob uma cruz e em andor era trazida pelos mais Devotos pela descida da Rua Senhor do Passos e outras Ruas, a procissão da Viasacra da quarta-feira maior, para os católicos locais, deram paradas em cada estação, defronte as casas, somando a 15ª estação, por onde passou este ato religioso da Semana Santa de Monte Santo Bahia.

A chegada da procissão, no Adro da Igreja Matriz, foi às 18h 25, e logo após sobre essa Celebração realizada pelo Italiano Padre Marcos. Com o seu Sermão longo e cansativo.

Ainda à noite de quarta-feira, 12 de Abril de 2017, o grupo de jovens apresentou uma encenação de uma peça teatral e pela tarde e começo da Noite de quinta-feira, 13 de Abril, defronte a Igreja, encontravam as Imagens de Srº dos Passos de Nossa Sra das Dores, todos os anos são repetidos a Ceia o lava pés e a crucificação de Jesus.

As 17h 30, começava a celebração pelo Padre Marcos, que falava dos últimos momentos de cristo e os seus discípulos e a importância da Páscoa.

Enquanto isto, 07 músicos de parte de uma Filarmônica passava a ser conduzida por Isidomário Rodrigues (Zizi), para tocarem os Cânticos religiosos em louvor a Santa Cruz.

Os números de pessoas aumentaram podendo chegar a encher o Pátio da Igreja e em volta dessa ouvia o som sendo transmitido pelo um Mini Trio.

A saída da procissão pelas Ruas da cidade, com as imagens de Srº dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, acompanhada pela Filarmônica e ao chegar a esquina da rua Senhor dos Passos, acontecia o encontro da imagem de Srº dos Passos com Nossa Sra das Dores a mãe de Jesus, na tradição católica.

Pela madrugada da Sexta-Feira da Paixão, 14 de Abril de 2017, às 4 horas subi pelo caminho da Santa Cruz, e nesse percurso de 40 minutos, encontrei aquelas pessoas retornando da Igreja de Santa Cruz, essas tinham feitas as suas preces no meio da madrugada fria e sobre a Serra noveiro.

As 5h 19, chegava a cruz conduzida por Salviano da Irmandade da Santa Cruz e aos sons das Matracas e as descidas das imagens de São João Evangelista de Nossa Senhora da Soledade e o esquife com o cristo morto.

A noite de Sexta-Feira, finalizava-se com a procissão e no Sábado de Aleluia também à noite e depois aconteceu a leitura do Testamento de Judas por este poeta José de Jesus, a queima de Judas pelo Fogueteiro Gilberto.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 22/04/2017
Código do texto: T5977872
Classificação de conteúdo: seguro