SENDO SALVOS DA TRAGÉDIA FAMILIAR

Ml 4:6.

O impacto de uma separação, e especificamente, de um divórcio na vida de uma pessoa, só é menor que a morte do cônjuge, segundo a famosa tabela do Dr. Thomas Holmes, da Universidade de Oregon EUA, ao fazer um amplo estudo de vinte e cinco anos sobre o estresse humano. O Dr. Thomas Holmes elaborou uma tabela de 43 problemas causadores do stress humano. Dos 43 fatores 23 estão relacionados com a família. A falta de conversão entre os membros da família sempre conduz á ruína. Vou tomar o exemplo de Davi que é um modelo de pai não convertido aos filhos.

Davi era ocupado.

Davi era muito bem intencionado escolhia os nomes dos filhos profetizando bênçãos sobre eles e sobre Israel.

Amnom: Fiel. Daniel: Deus é meu Juiz. Absalão: Meu pai é paz. Adonias: Jeová é meu Senhor. Sefatias: Jeová tem julgado. Itreão: Fartura de gente. Simeia: Afamado. Sobabe: Restaurado. Natã: Ele deu. Salomão: Pacífico. Ibar: Ele (Deus) escolha. Elisama: Deus ouviu. Elifelete: Deus salva. Nogá: Esplendor. Nefegue: Renovo. Jafia: Brilhando. Elisama: Deus ouviu. Eliada: Deu conhece. Elifelete: Deus salva. Tamar: Palmeira.

Davi tinha desejo de ser sacerdote. Sl 27.4.

Davi era rei e grande Guerreiro, mas não era capaz de investir nos filhos. Davi transferia responsabilidades intrasferíveis

1. Davi transferiu a responsabilidade com Amnon para Tamar. ll Sm 13.7 e este a violentou. ll Sm 13.14.

2. Davi transferiu para Absalão a responsabilidade com Tamar. ll Sm 13.20.

3. Davi é convidado por Absalão para reunir-se com os filhos e recusa. ll Sm 13.24-25.

4. Davi transfere a responsabilidade com os filhos para Absalão e ele manda matar Amnon. ll Sm 13.27-29.

5. Davi transfere a responsabilidade com Absalão para Talmai sogro de Davi e avô de Absalão e lá Absalão ficou 3 anos. ll Sm 3.3, 13.37-39.

Absalão voltou para Jerusalém e morava à cerca de 3 km do palácio real e ficou 2 anos sem ver o pai. ll Sm 14.28.

Davi não quis ver o filho. ll Sm 14.24.

Davi não conseguia perdoar seu filho. Davi conseguia vencer gigantes e guerras, mas não conseguia parar para conversar com os filhos olhando nos olhos deles e resolver os problemas.

Absalão coloca sua vida em jogo para ver o pai. ll Sm 14.32.

Davi quis a reconciliação. ll Sm 14:33. Mas não houve possibilidade.

Absalão estava irado, ira provocada por Davi, contrariando Cl 3.21.

Absalão passa a atirar o povo contra Davi. ll Sm 15.4-6.

Quis ocupar traiçoeiramente o trono. ll Sm 15.7-10.

Parte para destruir o pai e os amigos do mesmo.

Absalão se alia a um inimigo de Davi. ll Sm 15.12,31.

Aitofel é pai de Eliã. ll Sm 23.34, pai de Bat-Seba. ll Sm 11.3.

CONCLUSÃO: Davi transferia para Joabe a responsabilidade de trazer Absalão vivo, mas Joabe o matou com a ajuda de 10 jovens ll Sm 18.5,14-15. O que nos salva da tragédia familiar é a conversão dos membros da família uns aos outros. Ml 4.6. Diz: E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Pais convertidos aos filhos não transferem responsabilidades. Pais convertidos aos filhos não reagem emocionalmente aos filhos. Por falta de conversão familiar, Davi sofreu amargamente veja o que ele diz: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho! ll Sm 18.33.

André Luis
Enviado por André Luis em 19/04/2017
Código do texto: T5975252
Classificação de conteúdo: seguro